Agregadores de blogs por todos os lados!

E a blogosfera de RPG se fortalece cada vez mais! Alguns meses atrás entrava em funcionamento a RPG Brasil, um agregador de blogs de RPG pioneiro no país, criado pelo Tarmann, do blog da Dragonslayer e parceiro de sobrevivência para o inevitável apocalipse zumbi. Nesta semana fiquei sabendo de outros três, isso mesmo, três novos agregadores de conteúdo.

O primeiro deles foi a Lista Lúdica, que reúne dois agregadores em um site, um dedicado a blogs e sites de RPG e outro a jogos de tabuleiros. Esta empreitada foi levada a cabo pelo Observatório do RPG usando ferramentas disponíveis no Blogger.com. O próximo agregador fiquei conhecendo através da lista de discussão dos blogs de RPG. O RPG.Blogs é uma iniciativa do Moreno, antigo proprietário do falecido portal Spell RPG e atualmente blogueiro no Blog do RPG. Há uma evolução notável no quesito visual aqui, tanto do pioneiro (e ainda em fase beta) RPG Brasil quanto da Lista Lúdica, ponto para o Moreno.

O último e menos notável é o RPG no Blogger. Visual fraco, poucos blogs indexados, estrutura de categorias digna da web 1.0… Este agregador precisa comer muito arroz com feijão para chegar aos pés dos outros três. Para começar, podiam pegar aquela estrutura de categorias e enfiar de volta no rabo da criatura pré-história de onde tiraram. Coisa mais web 1.0, eca! Melhorar o visual também era uma ótima pedida. Já a indexação de novos blogs pode ir sendo feita aos poucos. Uma boa idéia é usar o Ranking Cinza para ir indexando os melhores blogs e sites, e depois ir usando o blogroll destes e seguir indexando.

Agora, é bom que surjam tantos agregadores? Neste caso sou adepto da política do “quanto mais, melhor”. Os agregadores são muito importantes para garantir novas visitas aos blogs já estabelecidos e ajudar os blogs recém nascidos a encontrar seu nicho dentro da blogosfera de RPG. Claro, é preciso um pouco de bom senso, se não vai trazer nada de novo ou empolgante, para que o mundo precisa de um agregador exatamente igual aos outros?

Nume Finório

Você sabe quem eu sou.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. rsemente disse:

    Só me restou uma duvida: o observatório RPG é um blog ou um agregador? O que ele faz?

  2. Nume Finório disse:

    O Observatório é um blog, não? A Lista Lúdica é o agregador.

  3. Opiumseed disse:

    É isso aí, Nume. O Observatório é o meu blog sobre RPG e design de jogos. A Lista Lúdica é o nosso projeto de agregador para facilitar a vida de quem quer acompanhar as movimentações da blogosfera.

  4. OD disse:

    gostei da materia, vou implementar essas estratégias…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: