Mais XP – Parte I

A D&D Experience aconteceu há mais de duas semanas, mas ainda assim tem gente que não está a par dos acontecimentos deste icônico encontro de entusiastas do Dungeons & Dragons. Agora que estou com o computador funcional e com paciência o bastante, vou tentar resumir algumas das novidades que apareceram lá.

No primeiro dia do D&D Experience (daqui para frente vou chamar de D&DXP) foi entregue aos visitantes uma folha com um guia chamado “What you need to know about Dungeons & Dragons 4th Edition at D&D Experience 2008” {“O que você precisa saber sobre o D&D 4ª Edição na D&DXP 2008”}. O Rey jr, do Ooze, colocou uma tradução do guia.
Foi explicado em um dos seminários do evento que livros seqüenciais (Livro do Jogador 2, 3, 4) serão lançados anualmente. Entretanto, tal qual o Player’s Handbook II da 3.5, eles serão apenas suplementos para os primeiros básicos, e não versões atualizadas com material adicional, como alguns diziam por aí.
Para os jogos de prévia da 4ª Edição, foram entregue fichas de personagem prontas para os visitantes. Mike Shea, do D&D Experience blog, tirou fotos das fichas da Kathra Ironforge (Anã Guerreira), Tira Duskmeadow (Meio-Elfa Bruxa), inclusive, esta segunda com frente e verso. Mais tarde almas caridosas no EnWorld e RPG.net colocaram cópias de alta qualidade na internet. E por fim, a própria Wizards of the Coast disponibilizou as fichas dos personagens prontos para quem quisesse fazer download.
No mesmo dia, o site Critical-Hits.com disponibilizou as fichas de alguns monstrinhos para os jogadores poderem brincar um pouco com os heróis mostrados na D&DXP.
O Relatório de Scalegloom
(…) A maioria dos “poderes” é bastante cinematográfica. No primeiro nível tivemos um ranger que acertou dois kobolds com duas flechas e causou um total de 44 de dano. O jogo não está exatamente mais rápido que a terceira edição, mas as pessoas ainda estão aprendendo. A redução das rolagens é compensada pelas decisões sobre poderes e posicionamento. Magos e Paladinos possuem uma porção de habilidades no primeiro nível. Pode ser confuso para os novos jogadores.
Traduzido do post original do D&D Experience blog
Nova Capa do Livro do Jogador da 4E:

Curtinhas:

  • 8 classes no Livro do Jogador:
    • Bruxo (atacante arcano);
    • Clérigo (líder divino);
    • Guerreiro (defensor marcial);
    • Ladino (atacante marcial);
    • Mago (controlador arcano);
    • Paladino (defensor divino);
    • Ranger (atacante marcial);
    • Warlord (líder marcial).
  • 8 raças no Livro do Jogador: Humano, Anão, Dragonborn, Eladrin, Elfo, Halfling, Meio-Elfo e Tiefling.
  • Ainda haverão modelos de criaturas, citados os lichs e fire scions, mas provavelmente estes estarão no Livro do Mestre, e não dos Monstros.
  • Condições (atordoado, surpreso, etc) terão três durações: 1 rodada, 1 encontro ou cancelada por resistência. Esta última é quando o personagem fará testes de resistência a cada rodada até ser bem-sucedido na rolagem, quando a condição sumirá.
  • D&D Insider:
    • Terá recursos de banco de dados de regras, visualizador de personagens, ficha de personagem on-line, mesa de jogo virtual.
    • Não haverão eBooks, como planejavam, no lugar você terá acesso à base de dados apenas. Serão vendidas versões digitais e eBooks exclusivos.
    • Haverão passes de duração de 24h para jogadores não-assinantes do D&D Insider.
    • Versão beta pública para testes abrirá em Abril.
  • Enxames de criaturas sofrerão metade do dano causado por armas.
  • Flanquear agora dá vantagem em combate (no lugar do oponente estar surpreendido, na 4E será considerado que o atacante tem vantagem em combate) para todos os oponentes do flanqueado.
  • O grimório do mago servirá para que ele possa trocar os poderes de uso diário que ele tem.
  • Há a intenção de publicar outros cenários além de Eberron e Forgotten Realms, inclusive antigos favoritos.
  • Manobras de combate explicadas pelo ShinRyuu, no fórum de D&D/D20/OGL da Spell RPG:
    • Derrubar e desarmar não são mais manobras comuns, agora requerem poderes ou habilidades de classe.
    • Empurrar (bull rush) é For vs. Fort, sem AdO, e empurra somente 1q. Habilidades especiais podem aumentar o empurrão.
    • Agarrar começa com For vs Ref, sem AdO; sucesso deixa o oponente imobilizado (immobilized, não pinned) por 1 rodada. O defensor pode escapar com Acrobatics vs. Ref ou Athletics vs. Fort. Pode mover o defensor 1q com um segundo teste de agarrar, na rodada seguinte.
    • Immobilized não pode se mover e concede vantagem de combate aos adjacentes, mas pode agir normalmente.
    • Stunned não larga itens.
    • Slowed reduz Spd para 2 para todas as formas de movimentação, exceto teleportação.
    • Defesa total dá +2 a todas as defesas por 1 rodada e não permite agir.
  • Mortos-Vivos que apareceram no evento são Natural Animate (Undead), Shadow Animate (Undead) e Shadow Humanoid (Undead). Avisado pelo ShinRyuu, de novo no fórum de D&D/D20/OGL da Spell RPG.
  • Não há ações de rodada completa.
  • O Livro dos Monstros contará com 500 criaturas.
  • Poderes Marciais serão chamados de Exploits {acho que a Devir vai traduzir como Proezas}.
  • Pontos de Ação: podem ser usados para dar uma ação extra. Personagens começam com 1 e ganham outro a cada 2 encontros.
  • Pulso de Cura: uma cura pessoal diária (X vezes por dia), ação padrão. Mais aqui.

Lançamentos Previstos:

  • Junho
    • Os três básicos: Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros (previstos para início de 2009 aqui no Brasil)
    • Guia para Warforgeds no D&D Insider
  • Julho
  • Agosto
    • Forgotten Realms: livro básico do cenário. Promete ser menos enciclopédia e mais algo de referência rápida.
  • Setembro
    • Forgotten Realms: livro do jogador para o cenário. É o livro que terá o swordmage (um defensor arcano)
    • Tome of Treasures: um livro recheado de itens que promete servir igualmente mestres e jogadores.
  • Outubro
    • Martial Power: livro para personagens com poderes marciais (ladinos, rangers e warlords). Dizem que não trará nenhuma classe nova.
  • Novembro
    • Draconomicon: trará três novos dragões cromáticos.
    • Starter Set: uma prévia do D&D para iniciantes. Desta vez sem miniaturas dentro, mas com dois mapas-pôsters.
  • Dezembro
    • Manual dos Planos
  • 2009
    • Eberron Campaign Setting

Fontes: D&D Experience Liveblog, EnWorld.org, Fórum de Dungeons & Dragons / D20 / OGL da Spell RPG e Ooze
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Now playing: The Dandy Warhols – I Am A Scientist
via FoxyTunes

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1 Resultado

  1. Excelente compilação da 4ª edição parabéns!!

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