Conheçam Venture City

Decidi que quando fosse mestrar Mutants & Masterminds eu não usaria Freedom City, mas sim um cenário próprio. Não que haja algo de errado com Freedom City, muito pelo contrário, eu acho aquele cenário muito bem bolado. Mas queria algo meu. Então comecei a bolar a minha própria cidade fictícia. O resultado foi Venture City.

Venture City, California

Localizada no sul da costa oeste dos Estados Unidos, Venture City nasceu em 1605 como a vila de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes. A vila funcionou por muitos anos como entreposto para os jesuítas que rumavam mais para o norte do pacífico, mas terminou sendo abandonada em 1834 com o decreto de secularização das províncias do norte da Nova Espanha. Logo na metade do século XIX a vila foi conquistada pelos EUA e no ano de 1850 teve outras vilas menores do Vale Ventura incorporadas e tornou-se a cidade de Venture City.
Entretanto, boa parte de seu crescimento só ocorreu no início do século XX, quando a marinha instalou-se na Baía de Serra. O fluxo de famílias militares para a região foi tão grande que marcou Venture City como uma das principais cidades americanas.
Com o término da Segunda Guerra Mundial a cidade ganhou mais notoriedade. Capitão Liberdade, um dos principais heróis da história americana e garoto-propaganda das forças armadas, revelou publicamente que Venture City é sua cidade-natal e que voltaria a morar lá para aproveitar sua aposentadoria.

Geografia

Venture City (População: 3.2 milhões de habitantes) possui uma área de cerca de 800Km². E ela está localizada logo ao norte de San Diego e compete diretamente com esta o papel de centro econômico da área metropolitana de San Diego-Carlsbad-San Marcos.
Os verões de Venture City são quentes e secos, e seus invernos são frios e pouco chuvosos. A temperatura média anual normalmente gira em torno de 18ºC. Não é incomum ocorrerem queimadas durante a época seca, e quase todo ano possui uma noite ou duas nas quais neva. Sua flora original possuía muitas árvores de pequeno porte, com cascas grossas e duras. Mas no processo de criação da área urbana muitas destas árvores foram derrubadas ou até mesmo trocadas por outras espécies importadas.
Venture City possui muitos distritos interessantes, dentre eles:

  • Centro: Chamado assim por ser o grande centro comercial e política de Venture City, o centro é o distrito que abriga os principais hospitais, shopping centers e lojas de departamento da cidade, além de ser o distrito no qual estão localizados o quartel general da polícia, a prefeitura, o Museu de História Natural e o Shopping Ventura (o maior shopping center e prédio mais alto da cidade).
  • Chinatown: Nascida no início do século XIX graças aos trabalhadores chineses que vieram para construir a ferrovia transcontinental. No período entre-guerras este bairro era conhecido pela prostituição e venda de drogas, tido como um dos locais mais barra-pesada que alguém encontraria em toda a Costa Oeste americana. Hoje em dia o que marca esta chinatown são suas docas, armazéns, fábricas e ótimos restaurantes chineses. Além da tradicional parada de celebração do Ano Novo chinês.
  • Crash Point: É o grande centro tecnológico local. Originalmente chamava-se Upper Port e abrigava um porto de pequeno porte, vários armazéns e um pouco expressivo comércio. Entretanto, boa parte dele teve de ser reconstruída depois de um incidente com robôs gigantes em 1937. Agora nele estão reunidas as principais empresas de tecnologia a serviço das forças armadas, praticamente um vale do silício bélico. O exército começou a abrir espaço para elas ainda durante a Segunda Guerra Mundial, e manteve-se como um excelente patrono até o final da Guerra Fria, quando o governo diminuiu seus investimentos em tecnologia bélica. Hoje em dia muitas destas empresas desenvolvem tecnologias de defesa para quem pagar melhor. Crash Point abriga o Presídio Especial São Gabriel Possenti, uma prisão especial criada exclusivamente para manter criminosos dotados de super-poderes. Neste distrito também está a Universidade Naval de Venture City, principal centro de formação das novas gerações de militares locais e de engenheiros para todo o país.
  • Hacienda Bonita: Originalmente uma vila agrícola fundada por imigrantes mexicanos no final do século XIX, ela tinha como principal função a produção alimentícia para a parte sul da costa oeste, bem como para a exportação. Logo após a 1ª Guerra Mundial ela passou a ser considerada parte da cidade. Entretanto, esta área sempre foi bastante negligenciada pelas políticas públicas de Venture City, o que contribuiu bastante para o desenvolvimento da marginalidade no distrito. Hoje em dia a Hacienda Bonita é considerada legalmente como parte de Venture City, mas é renegada pela população do resto da cidade. E sem muitos serviços básicos, este distrito terminou aceitando o amparo do crime organizado local. Agora até a polícia tem medo de entrar nele.
  • Midville: Midville é uma vizinhança pacata de classe média, conhecida por abrigar boa parte dos funcionários dos hospitais e clínicas espalhados pela cidade. Primariamente residencial, ela é conhecida por ter sido o local onde o Capitão Liberdade nasceu e cresceu. Se este boato é verdadeiro, ele jamais foi confirmado. Mas foi em função dele que a principal biblioteca da cidade, antigamente a Biblioteca Memorial de Midville, foi rebatizada em sua homenagem no final da década de 60, tornando-se a Biblioteca Capitão Liberdade.
  • New Bristol: New Bristol é uma vizinhança bastante tradicional de Venture City. Marcada por casas de estilo colonial, ela foi construída para abrigar aqueles que lucravam com a construção da ferrovia e todas as atividades relacionadas à marcha para o oeste. É neste distrito que está a Estação Ferroviária de Venture City, um importante ponto de escoamento para toda a sorte de mercadorias que chegam na cidade pelo mar e que precisam serem distribuídas no interior do país.
  • South West: É a vizinhança da moda em Venture City. Originalmente parte de Ventura Hills, o bairro de South West teve uma explosão de crescimento nos últimos dez anos, o que justificou a sua separação do distrito antigo. Prevendo um crescimento intenso, os empreiteiros responsáveis pela área entraram num acordo para fazer o bairro crescer sempre para cima, tornando este o bairro onde proporcionalmente há mais arranha-céus. Hoje em dia seus prédios de apartamento têm o metro quadrado mais caro da cidade.
  • Ventura Heights: Uma vizinhança rica, Ventura Heights abriga o Estádio Ventura, lar Warthogs, o time de futebol americano da cidade. Nele também está o Silverback Arena, lar do Venture City Silverbacks, o time de basquete local. Este distrito também apresenta uma grande quantidade de restaurantes, fast-foods, bares, boates e outras casas que animam a vida noturna dos cidadãos.
  • Ventura Hills: Uma mistura de comércio, indústria e áreas residenciais para a classe trabalhadora predomina neste distrito. Lugar de gente honesta, os bairros deste distrito abrigam muitas famílias de classe baixa que estão na cidade desde seu princípio. Em compensação, muito disso está se perdendo para os vícios do álcool, jogos e drogas ilícitas.
  • Verona Heights: É o distrito que abriga os principais bairros em termos de crescimento dentro de Venture City. Suas casas caríssimas e condomínios fechados quase sempre estão próximos a parques e pequenos lagos artificiais; o que dá aos moradores e visitantes a impressão de estarem num pacífico oásis bem longe do caos urbano.
  • Vila Universitária: Chamado assim por abrigar a Universidade de Venture City, fundada em 1957 para oferecer à população outros cursos de formação além dos ministrados pela Universidade Naval, este distrito possui também algumas casas de família, prédios de apartamentos e dormitórios para os universitários. Ela tem um pouco de todo tipo de comércio, a fim de servir aos alunos da universidade, funcionando quase como uma pequena cidade.
  • West Port: É o grande distrito de diversão da cidade. Suas praias estão sempre badaladas com pessoas importantes e pessoas que querem ser vistas pelas pessoas importantes da cidade. Além disso, para quem deseja uma diversão um pouco mais seca, mas não muito, há o Wild’n’Wondrous – um dos maiores parques de diversão da Costa Oeste. Durante os finais de semana e as férias de verão as ruas deste bairro lotam de jovens em busca de diversão, o que aumenta bastante as atividades do comércio e o crime no local.
  • Westwood: Situado no extremo nordeste de Venture City, seus moradores são presenteados todos os dias com a bela vista da floresta de Westwood. Até a primeira metade do século, a floresta se estendia por quase toda a área deste distrito, mas muito dela foi desmatado para a construção da ferrovia e das casas dos primeiros militares que vieram morar na área. Hoje em dia sua área residencial é uma das mais arborizadas, e seus moradores orgulham-se bastante disso.

—————-
Ouvindo: Jean-Jacques Milteau – 12 Bars
via FoxyTunes

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Que bom que a gente ajudou pelo menos um pouco, nem que seja como motivador pra detalhar seu cenário ;D

  2. CF disse:

    Caramba, cara! Tu faz plantão na internet?
    Mas é. Antes de ver o projeto de vocês eu havia descrito apenas uns sete distritos. Os outros seis eu fiz hoje de tarde. Sabe como é, os heróis não passam por todos sempre, então teve alguns lugares que havia apenas mencionado por alto (ou nem isso), mas que ainda precisavam de uma descrição melhor.
    É bom ver mais gente fazendo coisas que podem ser usadas em M&M. Ainda estou aguardando por mais novidades no Ultimato! =)

  3. valberto disse:

    Pareceu um pouco com Vice City, sem as drogas e sem o rock n roll, mas com capas e visão de calor.

  4. CF disse:

    A descrição de Vice City (e de San Andreas também) foi grande inspiração para a forma como apresentei Venture City. Outra inspiração bem forte no formato foi o Atlas do Universo DC. Queria algo simples e direto, e todos estes apresentam as cidades desta forma.
    Agora que o básico tá aí, posso explorar melhor as partes que já desenvolvi para jogos antigos.

  5. Erick Magnus disse:

    Bem legal, parece que os Supers estão voltando à ativa =d

  6. Vill disse:

    Como você criou o mapa? Algum porgrama?

  7. CF disse:

    Fiz um rascunho numa folha de papel, escaneei e desenhei por cima no Photoshop. Usei só o editor de imagens, nenhum gerador de mapas, se é o que quer saber.
    Acho que não precisa de gerador de mapas. Esse tipo de mapa é feito literalmente traçando linhas e preenchendo espaços com cores diferentes. Não tem nenhum segredo.

  8. Vill disse:

    Valeu 🙂

  9. Caramba! Adorei! E meu mundo assim ganhou mais uma cidade… aheuaehuaehuaeh! ^^

Deixe uma resposta