Decisivos
O assunto do mais recente artigo da coluna Design & Development do site da Wizards of the Coast são os Acertos Decisivos. E o que ele tem a nos dizer?
- Como muitos já haviam elocubrado, a rolagem de confirmação sumiu.
- Acertos decisivos não causam o dano dobrado.
- No lugar, quando você tira um decisivo, você causa o dano máximo que seria capaz de obter rolando os dados.
- Armas mágicas causam dano extra em caso de sucesso decisivo.
- Monstros não ganham este benefício, então os decisivos dos PCs são mais poderosos que os dos monstros.
- Armas podem possuir a propriedade high crit {decisivo alto}, o que lhes confere um dado extra num decisivo. Também é interessante notar o bloco de estatísticas das armas:
Arma: Pique de Guerra
Prof: 2 {ninguém sabe o que isto significa, alguns suspeitam do retorno de regras de perícias com armas, como no AD&D – eu prefiro esperar para ver}
Dano: d8 [note, apenas uma rolagem de dano listada]
Alcance: –
Preço: 15gp
Peso: 2,7kg
Categoria: Pique [“Pique” é uma “categoria” de alguma espécie]
Propriedades: Decisivo alto, versátil [“decisivo alto” foi mencionado acima; “versátil” é algo diferente]
Fonte: EnWorld.org
É… nada contra o decisivo causar dano máximo… mesmo curtindo bem mais o multiplicador de decisivo. Mas gostava da rolagem de confirmação de decisivo. Já pararam pra pensar que agora só é preciso de 2 resultados 20 pra matar com um único golpe??!
Isso é… se eles não mudarem as regras pra isso também. O que me deixa curioso é se eles vão manter a margem de ameaça de armas como cimitarras e a maioria das espadas que possuíam a margem de ameaça mínima de 19-20.
A nova forma de crítico é melhor e não sai do controle. Dano máximo com arma já esta otimo…