Entrevista com Bruce Cordell
No site do EnWorld há uma pequena entrevista com o designer Bruce Cordell, feita na GenCon UK. As respostas do entrevistado foram bastante sucintas, mas felizmente Morrus (o webmaster do EnWorld.org) fez alguns apontamentos a respeito das respostas dadas.
P: Serão usadas as 6 habilidades básicas? Elas vão variar entre 3 e 18?
R: Sim, é um jogo d20.
P: Haverá ajustes raciais {para valores de habilidades}?
R: “Potencialmente”
Meu sentir motivação: Sim
P: Haverão raças normalmente consideradas de monstros disponíveis desde o início como raças de personagens, como orcs e goblins?
R: “Potencialmente”
Meu sentir motivação: Sim, mas não orcs e goblins. Outras raças.
P: Existem rumores sobre tieflings como uma raça padrão para PCs. Os aasimar também serão uma raça básica no Player’s Handbook?
R: “Menos chances disso.”
Meu sentir motivação: Não.
P: E os drow?
R: “Possivelmente, mas não confirmado.”
Meu sentir motivação: Sim
P: O que tem guardado para os humanos? Eles continuarão a raça padrão/baunilha?
R: Humanos terão mais “sabor”. Haverá um floreio mecânico para tornar os humanos tão empolgantes quanto qualquer outra raça.
P: Haverá gnomos como uma raça para PCs no Player’s Handbook?
R: “Espere e verá.”
Meu sentir motivação: Não
P: O que é o warlord? É uma classe nova?
R: “Há uma classe chamada warlord.”
P: Guerreiros e outras classes ganharão manobras de combate?
R: Toda classe terá uma “fonte de poderes”. Toda classe terá ações baseadas em poderes… “Você poderá personalizar seu guerreiro de várias formas diferentes”.
P: O novo mago lembrará o warlock da 3.5 {dada a redução na magia Vanciana}?
R: Os magos lembrarão mais os magos da 3.5 que os warlocks da 3.5.
P: Magos e feiticeiros serão mesclados {igual os rangers e scouts}?
R: O mago e o feiticeiro ficarão separados.
P: Haverá monges no PHB?
R: “Resposta: obscura.”
Meu sentir motivação: Sim.
P: Se for “sim”, eles serão a única classe do PHB a ter um tom oriental?
R: “Quaisquer monges terão um tom oriental”.
P: Haverá multi-classe?
R: “Haverá multi-classe no jogo, mas será melhor”.
P: Haverão classes de prestígio?
R: “Haverá uma escolha similar a isso”.
P: Como as perícias serão lidadas?
R: Perícias ainda farão parte do jogo. Haverá uma implementação melhor, que é “mais fácil e mais limpa”.
P: E os talentos?
R: “Talentos serão mantidos; as pessoas gostam deles… Algumas das classes da 3.5 sofreram por não terem talentos o bastante”.
P: Haverá testes de resistência? Eles funcionarão da mesma forma?
R: “Testes de resistência vão se parecer mais com algo novo”.
P: Haverá regras para perseguição e evasão?
R: Elas poderão existir no futuro. [Editado pelo Morrus: então, não.]
P: Quais mudanças estão previstas para as tendências?
R: No final, ainda há tendências. Haverá algumas mudanças, entretanto. Haverá algumas gambiarras… Mesmo quem não joga sabe o que um paladino leal e bom de 12º nível é.
P: De forma geral, o que há no Dungeon Master’s Guide?
R: Parecido com o que há no DMG agora… Itens mágicos.
P: Ainda haverá XP? Como funcionará?
R: “Ainda teremos XP, muito similar ao que temos agora… Não será mais uma curva de poder exponencial. Você avançará de forma mais gradual”.
P: Como lidarão com interações sociais?
R: Estamos fazendo playtest de um sistema de interação. É apenas um protótipo. “Quem sabe ele aparece no livro?”
P: Haverá monstros além do nível 30 no Monster Manual?
R: “Possivelmente, não sei com certeza”.
Meu sentir motivação: Bruce é a favor, mas não foi decidido ainda.
P: Serão sacrificados elementos tradicionais da fantasia em favor de facilidade no jogo, como a montaria do paladino, que aparece do nada?
R: “Não.”
P: Como funcionarão os poderes psíquicos?
R: Eles serão uma “fonte de poderes” {mas não no PHB}. As fontes de poderes do PHB serão “arcano”, “divino” e “marcial”.
P: Haverá um sistema de combate em massa para a 4E?
R: “No futuro. Isso seria bem legal, mas não no lançamento”.
P: A OGL continuará?
R: “A OGL e o d20 continuarão”.
Agradecemos ao Bruce por responder estas perguntas.
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Ouvindo: Men at Work – Overkill
via FoxyTunes
Poderes marciais, argh. Gnomos vão vir nos outros PHB, possivelmente junto com drows e estas raças básicas mais “monstruosas”. Chuto que o feiticeiro é quem no final das contas vai parecer mais o warlock atual. 30 níveis me parece uma manobra pra vender mais livros de monstros, afinal de contas é necessária uma maior gama de criaturas para cobrir uma maior faixa de níveis.
meu sentir motivação me diz que ainda vai rolar muita água debaixo dessa ponte
Muito bom!
Boa noite, vim aqui para dizer que algumas regras da 4 edição sao bem parecidas com algumas alteraçoes feitas por mim em minha mesa, adotei um sistema de pv fixo definido por classe e raça, dou a opção para os pcs começarem o jogo com 3 atributos com 10 pontos e os outros 3 com 8, assim sendo, dou 1 ponto de atributo a cada nivel que o personagem adquira.
O pessoal aqui ja se adaptou, e espero que com a chegada dessas novas regras nao tenhamos dificuldades, ja jogamos nessas regras alteradas desde fevereiro deste ano (pois carnaval aqui onde moro é impossivel entao cai bem parar pra da uma melhorada no sistema ne…).