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Entrevista com Bruce Cordell

No site do EnWorld há uma pequena entrevista com o designer Bruce Cordell, feita na GenCon UK. As respostas do entrevistado foram bastante sucintas, mas felizmente Morrus (o webmaster do EnWorld.org) fez alguns apontamentos a respeito das respostas dadas.

P: Serão usadas as 6 habilidades básicas? Elas vão variar entre 3 e 18?
R: Sim, é um jogo d20.
P: Haverá ajustes raciais {para valores de habilidades}?
R: “Potencialmente”
Meu sentir motivação: Sim
P: Haverão raças normalmente consideradas de monstros disponíveis desde o início como raças de personagens, como orcs e goblins?
R: “Potencialmente”
Meu sentir motivação: Sim, mas não orcs e goblins. Outras raças.
P: Existem rumores sobre tieflings como uma raça padrão para PCs. Os aasimar também serão uma raça básica no Player’s Handbook?
R: “Menos chances disso.”
Meu sentir motivação: Não.
P: E os drow?
R: “Possivelmente, mas não confirmado.”
Meu sentir motivação: Sim
P: O que tem guardado para os humanos? Eles continuarão a raça padrão/baunilha?
R: Humanos terão mais “sabor”. Haverá um floreio mecânico para tornar os humanos tão empolgantes quanto qualquer outra raça.
P: Haverá gnomos como uma raça para PCs no Player’s Handbook?
R: “Espere e verá.”
Meu sentir motivação: Não
P: O que é o warlord? É uma classe nova?
R: “Há uma classe chamada warlord.”
P: Guerreiros e outras classes ganharão manobras de combate?
R: Toda classe terá uma “fonte de poderes”. Toda classe terá ações baseadas em poderes… “Você poderá personalizar seu guerreiro de várias formas diferentes”.
P: O novo mago lembrará o warlock da 3.5 {dada a redução na magia Vanciana}?
R: Os magos lembrarão mais os magos da 3.5 que os warlocks da 3.5.
P: Magos e feiticeiros serão mesclados {igual os rangers e scouts}?
R: O mago e o feiticeiro ficarão separados.
P: Haverá monges no PHB?
R: “Resposta: obscura.”
Meu sentir motivação: Sim.
P: Se for “sim”, eles serão a única classe do PHB a ter um tom oriental?
R: “Quaisquer monges terão um tom oriental”.
P: Haverá multi-classe?
R: “Haverá multi-classe no jogo, mas será melhor”.
P: Haverão classes de prestígio?
R: “Haverá uma escolha similar a isso”.
P: Como as perícias serão lidadas?
R: Perícias ainda farão parte do jogo. Haverá uma implementação melhor, que é “mais fácil e mais limpa”.
P: E os talentos?
R: “Talentos serão mantidos; as pessoas gostam deles… Algumas das classes da 3.5 sofreram por não terem talentos o bastante”.
P: Haverá testes de resistência? Eles funcionarão da mesma forma?
R: “Testes de resistência vão se parecer mais com algo novo”.
P: Haverá regras para perseguição e evasão?
R: Elas poderão existir no futuro. [Editado pelo Morrus: então, não.]
P: Quais mudanças estão previstas para as tendências?
R: No final, ainda há tendências. Haverá algumas mudanças, entretanto. Haverá algumas gambiarras… Mesmo quem não joga sabe o que um paladino leal e bom de 12º nível é.
P: De forma geral, o que há no Dungeon Master’s Guide?
R: Parecido com o que há no DMG agora… Itens mágicos.
P: Ainda haverá XP? Como funcionará?
R: “Ainda teremos XP, muito similar ao que temos agora… Não será mais uma curva de poder exponencial. Você avançará de forma mais gradual”.
P: Como lidarão com interações sociais?
R: Estamos fazendo playtest de um sistema de interação. É apenas um protótipo. “Quem sabe ele aparece no livro?”
P: Haverá monstros além do nível 30 no Monster Manual?
R: “Possivelmente, não sei com certeza”.
Meu sentir motivação: Bruce é a favor, mas não foi decidido ainda.
P: Serão sacrificados elementos tradicionais da fantasia em favor de facilidade no jogo, como a montaria do paladino, que aparece do nada?
R: “Não.”
P: Como funcionarão os poderes psíquicos?
R: Eles serão uma “fonte de poderes” {mas não no PHB}. As fontes de poderes do PHB serão “arcano”, “divino” e “marcial”.
P: Haverá um sistema de combate em massa para a 4E?
R: “No futuro. Isso seria bem legal, mas não no lançamento”.
P: A OGL continuará?
R: “A OGL e o d20 continuarão”.

Agradecemos ao Bruce por responder estas perguntas.
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Ouvindo: Men at Work – Overkill
via FoxyTunes

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