Vamos ajudar o RPGCon 2012 a ser ainda melhor?

Quando vi a campanha de financiamento coletivo para o RPGCon 2012 (que deve acontecer em São Paulo nos dias 13 e 14 de outubro) fiquei surpreso ao constatar que essa […]

Quando vi a campanha de financiamento coletivo para o RPGCon 2012 (que deve acontecer em São Paulo nos dias 13 e 14 de outubro) fiquei surpreso ao constatar que essa já será a quarta edição do evento. Um evento, que, podemos lembrar, começou para preencher um vácuo deixado pela ausência súbita e pouco explicada do tradicional Encontro Internacional de RPG em 2009. E que fez um excelente trabalho, diga-se de passagem.

Os anos sepassaram. Os adeptos do hobby envelheceram. O jogador de RPG médio não tem mais 13-14 anos, como na época em que eu comecei a jogar – estimulado justamente por esses eventos de RPG, que eram inclusive gratuitos. Hoje o jogador médio já tem mais dinheiro no bolso e, principalmente, maior capacidade de discernir se quer ou não ir a um encontro, e porque fazê-lo.

E precisamos de encontros de RPG. Sem eles, não temos novos adeptos para o hobby, o que faz com que as editoras não tenham lucro e tenham que sair do mercado. Num cenário desses, podemos acabar voltando para uma “geração xerox” à moda do século XXI, com a Internet fazendo as vezes de fonte de jogos gringos – com uma produção nacional deixada às traças.

Felizmente, esse não é o caso. Com uma porção de iniciativas de editoras nacionais, o nosso próprio mercado está muito bem, obrigado -apesar daquela crise que só ouvimos falar.- Isso quer dizer que encontros continuam sendo, sim, uma necessidade.

Falei bastante, né? É só pra chegar naquela clássica punchline de pedir o seu dinheiro. Mas nesse caso, não é pra mim o dinheiro, e sim para a realização do RPGCon. O vídeo explica muito melhor do que eu o que se passa:

(Como eu sou um troglodita tecnológico, não estou conseguindo colar o vídeo aqui. Segue um link até eu conseguir fazê-lo: http://vimeo.com/movere/rpgcon-movere-financiamento-coletivo-crowdfunding).

Estamos a 17 dias do final da arrecadação e mal passamos de 23%. Ou seja, o RPGCon precisa de ajuda, divulgação e principalmente da sua colaboração! Pense comigo: se você de fato já pretendia ir ao evento, comprar o ingresso antecipado por R$30,00 para os dois dias é basicamente o que você já ia gastar, considerando-se os anos anteriores. Porque não comprar desde já? (e há também todas as recompensas legais). Os organizadores pensaram até numa maneira de contemplar aqueles que não poderão participar do evento em pessoa, com pacotes que incluem vídeos das palestras.

Gostou? Então entra lá no movere.me: http://movere.me/projeto/164-rpgcon-2012/

Fonte da imagem: Divulgação

Sobre Álvaro "Jamil" Freitas

Jamil, o único kender de Arton (druida 11, Neutro), descobriu que tinha um alter ego humano em outro plano de existência, chamado Álvaro Freitas (ranger 3/ladino 4/bardo 5, Neutro e Bom). Eles volta e meia aparecem como convidados especiais em crossovers.