2010 – Lançamentos Jambô

Sim, eu sei, você já deve ter visto essa lista de lançamentos da editora Jambô para 2010 em trocentenas de blogs, revistas, periódicos e anúncios de caminhões de som.  Tudo bem, não posso culpar você por isso. Mas enfim, de qualquer maneira, vou analisar cada um dos livros prometidos de acordo com o meu próprio achismo.
Então não me condenem por isso, tudo bem? =D
Agentes da Liberdade aaand O Livro da Magia aaand Ultimate Power
Pra quem não conhece, Agents of Freedom é um suplemento para Mutantes e Malfeitores que traz possibilidades para se jogar como… agentes! Os tiras malucos de filmes de ação que aprontam altas confusões como em Duros de Matar ou 007 da vida.  Logo de cara, esse livro (que era pra ter saído ainda em 2009) foi muito questionado por chegar antes do suplemento Freedom City, que é a Gothan City (ou a Metrópolis) oficial do sistema.
Como a chegada deste não impossibilita o próximo, não vejo por que tanta discussão sobre isso. Tudo bem que o cenário é legal, mas também por se tratar de um livro descritivo (quero crer) é o que pode esperar um pouco mais mesmo antes de sair. Por enquanto, cada um que se vire com seus próprios vilões e cidades de campanha.
Teremos também o O Livro da Magia que traz regras para personagens heróis magos malucos como o Doutor Estranho e correlatos e o Ultimate Power que traz mais regras de poderes pro sistema. Somando-se isso aos outros livros, a Linha de M&M acabou ficando bem redondinha. Tá quase um “Novo GURPS” mesmo.
Bestiário de Arton Vol. 1
Este é um livro que – até onde eu consigo deslumbrar – fará as vezes de Livro dos Monstros da versão OGL de Tormenta RPG. Como o primeiro ainda não está concluído, eu acho difícil que saia antes de meados de outubro, novembro deste ano. Tudo vai depender da quantidade de monstros novos (poucos, IMHO) e do número de adaptações que os bichos já existentes em material de Arton precisarão sofrer para se adequar ao novo sistema.
O “Volume Um” ali me trouxe um questionamento: será que vão ser suplementos menores, mais baratos e temáticos no estilo Bestiário de Arton – Tormenta; Bestiário de Arton: Galrasia e por ai vai? Ou vamos ter vários livrões de monstros na ondinha do D&D3.x? Alguém tem um palpite?
Caminhos Fantásticos Vol. 1
Esta é a primeira coletânea de contos da Jambô. Os autores aparentemente estão sendo escolhidos através de concurso, cujas participações foram encaminhadas no fórum da editora já no ano passado. Eu acho muito legal a chance de dar lugar para autores desconhecidos, sem fama e que ninguém conhece desta maneira. É o padrão “amigão da vizinhança” que a Jambô vem adotando com relativo sucesso no cenário.
A Cidade dos Ladrões aaaand  Criatura Selvagem aaaand A Cripta do Feiticeiro aaand A Floresta da Perdição aaand A Mansão do Inferno que são livros-jogos além das revistas DragonSlayer’s eu vou me ater de comentar por motivos de falta de conhecimento de causa. Os Livros-Jogos mesmo eu vou comprar de metido, provavelmente, mas ainda não reli nem o primeiro.  Já as DS são legais, mas fogem do meu orçamento. Nem é culpa da Escala. Um gibi da Turma da Mônica com vinte páginas está quase cinco pilas! Absurdo o preço das revistas. O negócio é comprar livro mesmo.
Guerras Táuricas
Essa eu quero ler até pra saber o que rolou no fim das contas, já que não acompanhei as DS’s pelos motivos já explicados. Aparentemente, o regente de Tapista ( o reino dos minotauros em Arton) pirou na batatinha e saiu do Reinado (será que tem alguma relação com a Profecia de Twor sobre um Rei quebrar a coroa em dois? ). Muitas perguntas legais surgiram dessa batalha, estou bastante otimista com esse suplemento.

A Mais Longa das Noites 2ª edição
Essa deve ser uma republicação com alguns adendos legais de “segunda edição” como já foi feito com o primeiro dos livros da Trilogia Tormenta ( O Inimigo do Mundo também já tinha esgotado sua tiragem). Não definiram o formato… será que rola um mapinha diferente, ou alguma capa nova?

Manual do Aventureiro Alpha aaaand Manual dos Monstros
Esse primeiro já está quase beirando ao lendário. Prometido para meados de 2008, o Manual do Aventureiro Alpha vai trazer um busilhão de kits para jogadores do novo Manual 3D&T já com as novas regras criadas pelo Marcelo Cassaruman. Aparentemente, o projeto todo ficou meio de lado por causa do vindouro super-trabalhado-arrasa-quarteirão Tormenta RPG.
Já o Manual dos Monstros – que apesar de ter sido indicado para a linha Tormenta na página da editora, tem tudo pra ser o livro prometido para 3D&T no fórum há um tempinho, trazendo um bando de bichos legais para a gente pénabundear à vontade. Se tivermos mesmo dois lançamentos pro sistema no mesmo ano, vai diminuir um pouco a sensação de abandono com o qual os 3D&tistas já estão se habituando.
Tormenta RPG aaand Valkaria: Cidade sob a Deusa
O primeiro promete ser o Patfhinder nacional, trazendo todas as regras OGL para se jogar no mundo de Arton (e em cenários de fantasia medieval correlatos). Eu torço mesmo para que agrade a turma que faz bico para a quarta edição de D&D, ainda que muitos destes fazem bico também para qualquer livro que tenha uma capa vermelha e o nome de alguém do Trio.
Já o Cidade sob a Deusa é um suplemento que está sendo tocando em frente pela vedete do RPG no momento, o Leonel Caldela, autor da Trilogia Escatológica de Tormenta. É um livro que me deixa curioso, pois tive uma quase-tentativa de escrever um treco assim há uns anos, quero ver o que a mente sádica do Caldela vai bolar para a maior e mais cosmopolita cidade do mundo.
E é isso. De forma geral, é um ano de muito trabalho e projetos na Jambô. Mesmo que alguns destes livros acabem não saindo (nem sempre as coisas saem de acordo com o desejado… para uma lista com quase vinte livros, um mês sem lançamentos como no caso de Janeiro deste ano já é um agravante para se manter um cronograma sem apertos). Desejamos muita sorte para eles! (e muita grana pra gastar em livros para nós heheh)
Marlon “Armageddon

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Tava quase desacostumado a entrar no Inome XD
    O bestiário de Arton eu acho que vai seguir aquela linha de suplementos populares de Tormenta, tipo Academia Arcana e Vectora, com isto eles podem fazer muitos volumes e o pessoal pode comprar por um precinho camarada.
    O Tormenta RPG é um livro que estou aguardando muito, vi as prévias na DS das classes e me agradou bastante a forma que eles estão mexendo na 3,5, estão pegando muitas idéias do Star Wars SAGA [Meu OGL favorito, mesmo não sendo OGL] e simplificando muita coisa que fazia confundir minha cabeça.
    Mais do que Valkaria eu gostaria de um Tormenta atualizando o cenário. Muitas coisas mudaram desde os romances e as Gazetas do Reinado.
    Quanto as Guerras Táuricas bem, é uma mudança interessante no cenário mas que eu achei forçada até o talo.
    [SPOILER]
    O Aurakas ficou maluco e começou a dominar todas as nações que compõe o Reinado no maior estilo Império Romano. Depois ele se declarou Imperator do Império de Tauron e dominou Valkaria, pegando o Rei-Imperador Thormy como refém.
    [/SPOILER]

  2. Armageddon disse:

    Acho também que será algo nessa linha pros bestiários… mesmo que seja meio estranho um Bestiário com tão poucas páginas. A não ser que de tempos em tempos lancem também um livrão juntando tudo… bem, não deixa de ser um tipo de estratégia de vendas.
    O novo Reinado é algo que está nos planos deles já faz uns anos, pra atualizar toda essa bagunça que rolou nos últimos tempos. Porém, aparentemente, nem começaram a pensar em escrever o treco.
    Cara, isso do Aurakas é sério mesmo? Ele conseguiu dominar Valkaria? Que podre! hahah =D

Deixe uma resposta