Dragon Ball Super e um ataque de oportunidade na sua mesa de RPG

Dragon Ball Super foi uma boa surpresa. Ele não é espetacular, e até aí Dragon Ball Z também não é, e não é tão ruim quanto Dragon Ball GT e a saga de Majin Boo, então achei o saldo positivo no final. Principalmente se você considerar o último episódio, que tem uma das melhores cenas de luta de todo do anime, incluindo o Dragon Ball, o Z e o GT.

Só que eu não vou fazer um review do anime e nem do mangá, vou apenas jogar aqui a ideia de uma oportunidade que surgiu no mangá/anime de Dragon Ball Super. Vamos falar sobre o Universo 6, mas primeiro é bom dar uma resumida para quem não acompanhou Dragon Ball Super.

De maneira muito resumida, o mangá/anime introduziu o conceito de múltiplos universos canonicamente no lore de Dragon Ball/Z. Existem 12 universos, com suas regras, suas raças poderosas, seus problemas etc. E desses universos os número 7 e 6 são gêmeos, sendo o universo 7 o que acontece as aventuras que acompanhamos desde Dragon Ball. Só que a história do universo 6 não é a mesma do seu irmão, mesmo tendo as mesmas espécies, e é aí que surge a oportunidade para uma mesa de RPG. E vou destacar aqui só algumas diferenças positivas para uma adaptação de RPG de Dragon Ball Z nesse universo.

O planeta Vegeta ainda existe

Como falei anteriormente apesar de serem universos gêmeos a história deles são diferentes, e no universo 6 o planeta não foi destruído pelo Freeza. E agora temos todo um planeta repleto de saiyajins com continentes, facções, perigos etc. Inclusive em Dragon Ball Super foram apresentados três saiyajins desse universo, Kyabe, Caulifla e Kale, que apesar de não terem uma lenda de relacionada ao Super Saiyajin (SSJ), podem chegar nesse nível de poder.

Outra mudança interessante é que a espécie de Freeza existe mas ela ainda não dominou os Saiyajins, a raça de guerreiros alienígenas servem à Patrulha Galáctica. Uma força policial espacial que elimina ameaças à paz da galáxia. E a raça de Freeza ainda não alcançou o nível de poder da sua contraparte no universo 7. E temos até um  Brolly canônico no universo 6.

Existe outras raças tão fortes quanto os Saiyajins e a de Freeza

E estamos falando de raça de Hit, um cara roxo que consegue saltar no tempo para prever o futuro e pegar o adversário desprevenido. O personagem aparece no mangá/anime como um assassino muito temido no universo 6, e o legal é que aparentemente temos toda uma raça com essa habilidade (ou talvez apenas alguns fazem isso? Não sabemos, e o mestre pode se aproveitar disso aqui).

A Terra foi destruída 

O planeta Terra do universo 6 foi destruído pela guerra entre os terráqueos, e aqui podemos colocar que essa guerra tem tanto tecnologia quanto poderes sobrenaturais envolvidos. O que pode significar que os humanos desse universo tem um potencial destrutivo muito maior do que os do universo 7. Será que há androides muito mais fortes nesse planeta? Seres geneticamente engenhados como o Cell? Os humanos possuem poderes que rivalizam com os saiyajins ou mesmo Freeza?

E estou falando sobre a Terra do universo 6 aqui porque ela foi restaurada com um desejo das Super Esferas do Dragão.

Não há Esferas do Dragão 

Apesar de anteriormente falar sobre as Super Esferas do Dragão, no universo 6 não Esferas do Dragão como no universo 7. Nem em Namekusei e nem na Terra. O que pode significar que talvez não tenha tido tempo para os namekuseijins idealizarem e criarem as esferas, ou existiram e foram destruídas, ou ainda existem e estão escondidas  ou desaparecidas. E aqui dá para iniciar uma campanha só para criar as esferas. Ou sua mesa pode deixar as coisas como estão e a campanha poder ser bastante tensa já que qualquer um pode morrer em definitivo.

Outras ideias 

 

Já que falei sobre algumas diferenças canônicas entre os universo 6 e 7 também podemos aproveitar todos os detalhes ainda não definidos e criar em cima disso. Por exemplo:

Limite do poder dos saiyajins

No Torneio do Poder as saiyajins do universo 6, Caulifla e Kale, conseguem peitar Goku transformado em Super Saiyajin Blue (que é o maior nível de poder exclusivamente dos saiyajins até agora) e elas só alcançam o SSJ2 (e ainda não considerei a fusão das duas, Kafla). E eu sei que considerar Caulifla como saiyajin padrão quando ela é o Broly desse universo é errada, mas eu não estou fazendo isso já que Kale consegue dar trabalho para Goku.

Então dá para forçar um pouco a barra e definir que os saiyajins do universo 6 são bem mais fortes que os do universo 7, ou definir que eles alcançam no máximo esse nível de poder. Também dá para considerar definir mais limites para a transformação em Deus Super Saiyajin.

Campanhas ao estilo One Piece Dragon Ball

Com um limite de poder mais baixo, adversários no mesmo nível de poder ou mais fortes, e fazendo parte da Patrulha Galáctica, dá para voltar às origens e focar em aventuras no melhor estilo Dragon Ball, viajando pelo espaço como Goku fazia pela Terra quando era criança. A campanha pode até ter como foco a criação das Esferas do Dragão, ou a busca das Super Esferas do Dragão. Poderia ser algo inspirado no Dragon Ball GT só que de um jeito bom.

Membros da Patrulha Galáctica

Como a Patrulha existe no universo 6, é possível que os membros do grupo sejam todos patrulheiros espaciais. O legal dessa abordagem é que você pode ter membros de diversas raças de alienígenas no mesmo grupo. Dá até para pegar uma inspiração em Mass Effect e fazer uma campanha baseada na entrada do primeiro terráqueo na patrulha.

Enfim, essas são só algumas ideias para utilizar o universo 6 em aventuras na sua mesa de RPG. Pode parecer algo óbvio para uma galera mais experiente, mas espero ter ajudado quem esteja sem ideias de como mestrar uma aventura no universo de Dragon Ball (aproveite as adaptações nas revistas Dragão Brasil Digital #140, e das antigas Dragão Brasil Impressas #23 #59 #93 e #99). E recomendo os sistemas das adaptações, 3D&T (grátis na versão digital), Mutantes e Malfeitores 3ª Edição (recomendo principalmente o suplemento Mecha & Mangá) e o Karyu Densetsu (que deve ser publicado agora em 2020).

Imagem original de naironkr

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Esse texto foi mais de 8000! Inspirador para começar a jogar uma aventura de Dragon Ball!

  2. Vagner disse:

    E se vier acompanhada com uma adaptação como essa, melhor ainda:
    https://acertocriticoalpha.blogspot.com/2019/02/adaptacao-dragon-ball-super-para-3d.html

Deixe uma resposta