Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 04

Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 04 1

TORMENTA 20 ANOS – O MUNDO DE ARTON EM MOVIMENTO

Passados alguns anos do lançamento de Tormenta, com todos os seus elementos mais básicos bem desenvolvidos, dezenas de personagens bem conhecidos, diversas opções de jogo para diversos tipos de jogadores, e todas as suas regiões mais importantes descritas em detalhes, era a hora de começar a bagunçar isso tudo. Era o momento de colocar mudanças mais significativas em movimento no cenário.

O primeiro material a apresentar algumas destas grandes mudanças foi Tormenta D20, o novo livro básico do cenário, agora com regras para D&D 3ª Edição. Além de trazer conteúdos de jogo novos em diversas áreas, ele trazia o avanço das duas maiores ameaças do cenário: no sul, a Aliança Negra provocava a queda de Khalifor e realizava a tomada da cidade-fortaleza; e no norte, a Tormenta ocupava um pedaço do reino de Trebuck e vencia o supostamente invencível Exército do Reinado na Batalha de Amarid, revelando a existência dos Lordes da Tormenta. A nova edição do cenário logo ganhou como suplemento O Reinado D20, uma versão D20 e compilada do trio de suplementos de 3D&T.

Retrospectiva Tormenta 20 Anos — Parte 04 2

No 3D&T, com o lançamento da nova versão do sistema – o Manual 3D&T Turbo – alguns suplementos antigos ganharam atualizações. O Manual do Aventureiro Turbo era mais uma pequena atualização de regras de sua versão anterior, mas o novo Manual dos Monstros trouxe várias criaturas novas e atualizações para as criaturas antigas. O lançamento de Tormenta D20 também levou ao lançamento de um novo livro básico do cenário para o sistema, o Tormenta 3D&T, que era basicamente uma transposição do primeiro para as regras do sistema da casa.

Além dos acontecimentos dos novos livros básicos, outras mudanças importantes que mexeram com o mundo de Arton vieram com os últimos capítulos de Holy Avenger. A saga de Lisandra, Sandro, Niele, Tork e companhia chegou ao fim sendo uma das maiores e mais bem-sucedidas séries em quadrinhos já produzidas no Brasil, ganhando diversos prêmios e sendo reconhecida inclusive no exterior. Seu final mexeu com vários personagens e elementos fundamentais do cenário, fechando algumas pontas soltas e abrindo novas.

O final da série também abriu espaço para diversos outros produtos relacionados a Holy Avenger, como um epílogo em duas edições mostrando a situação dos protagonistas dez anos após o fim da busca pelos Rubis da Virtude; um par de suplementos de RPG (um D20 e outro 3D&T) traduzindo em regras a jornada dos herois; e o audiodrama Ouvindo Holy Avenger, cujo elenco incluía grandes nomes da dublagem brasileira, como Guilherme Briggs (Buzz Lightyear, Cosmo de Padrinhos Mágicos), Marisa Leal (Baby da Silva Sauro, Ariel de A Pequena Sereia), Miriam Ficher (dublou as atrizes Angelina Jolie, Jodie Foster, Drew Barrymore e outras), Mauro Ramos (Pumba, Shrek) e Márcio Seixas (Batman, Spock).

Outros quadrinhos também surgiram nessa época. Dungeon Crawlers foi uma minissérie que mostrava uma expedição à cidade perdida dos elfos, Lenórienn. Mercenário$ apresentava um novo grupo de heróis, menos heroicos e mais mercenários, por assim dizer… O arco de Merc$ em Tormenta, infelizmente, nunca foi concluído, mas os personagens ganharam diversos outros quadrinhos em um cenário próprio que continua sendo publicado até os dias de hoje.

O último grande lançamento deste período do cenário foi a mega-aventura A Libertação de Valkaria, que colocava os jogadores para resolver uma das primeiras tramas de Tormenta: a prisão da deusa Valkaria. O livro, que contou com a participação de Maury Abreu, apresentava uma enorme estrutura de vinte masmorras preparadas por cada um dos deuses do Panteão, que precisavam ser vencidas para libertar a Deusa da Ambição de seu cativeiro e alcançar suas graças. Um encerramento mais que digno para uma grande etapa da história de Tormenta.

E na próxima parte: um novo início! A Tormenta chega à Jambô!

Vitor “Pyromancer” Joenk é catarinense, fã de Tormenta e 3D&T desde os cinco anos de idade e atual administrador do Fórum da Jambô.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Nilton Quinsan Lins disse:

    O link do World RPG Fest em Eventos e Encontros está direcionando para um site de remédios.
    O link correto seria esse: https://wrf2019.com.br
    Valeu!

Deixe uma resposta