Ranking RPGista de Blogs – Março de 2019

Muitos blogs, um só hobbie! Após um longo hiato, chegou a hora de retornarmos com nosso Ranking de Blogs de RPG! Quais blogs chegaram em 2019 triunfantes e quais caíram no famigerado traffic ranking? Confiram!

Carnaval acabou e 2019 finalmente pode começar! Após um tempo afastado da blogagem, tá na hora de arrumar a casa e retornar as atividades. Partiu ranquear?

Sempre Bom Lembrar

Se o seu blog não está listado aqui e cumpre as regras para participar do Ranking, basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem. As regras estão no artigo de estréia do Ranking RPGista (janeiro de 2018).

Top 20

Mesmo sem conseguir publicar no blog, eu continuei coletando informações quase todos os meses. Por conta disso, temos aqui as posições de fevereiro para comparativo.

1. Rede RPG: Manteve a liderança, atingindo um traffic ranking nacional de 10.871 (-2.626 posições em relação a fevereiro). A Rede tem um bom ritmo de publicação, tendo postado 13 artigos em fevereiro, a maioria resenhas e notícias. Ranking de fevereiro: 1º. Categorias: miscelânea, D&D.

2. Jambô Editora: Continua com a segunda colocação, com um traffic ranking nacional de 15.335 (-123 posições). Talvez pela Dragão Brasil estar produzindo conteúdo remunerado, a editora tem limitado seu blog a divulgação. Confiram o bombástico calendário de lançamentos para 2019 (tudo menos Tormenta)!! Ranking de fevereiro: 2º. Categorias: editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

3. Redbox: A editora fluminense retorna a 3ª posição, com um traffic ranking de 19.855 (+12.115 posições). Assim como a Jambô, a Redbox vem focando seu blog na divulgação de seus projetos. Em fevereiro, os caras liberaram o capítulo 1 de Senhores da Guerra: Vikings, seu próximo lançamento! O livro parece fenomenal. Ranking de fevereiro: 4º. Categorias: editora, loja, Old Dragon.

4. Guilda dos Mestres: Subindo de forma constante no Ranking desde o ano passado, Pep e sua guilda finalmente chegam ao Top 5, obtendo um traffic ranking nacional de 36.028 (+14.162 posições). Meu destaque vai para a entrevista com a equipe de Senhores da Guerra: Vikings, com direito a revelação do Dan Ramos sobre o próximo lançamento da linha! Ranking de fevereiro: 10º. Categorias: miscelânea, OSR, Old Dragon, Icons.

5. Nitro Dungeon: Tio Nitro já estava por aqui quando a blogosfera era apenas mato. Este mês nosso querido dinossauro conquista o Top 5 com um traffic ranking nacional de 41.544 (+2.005 posições). Confiram o Nitrocast especial para o Dia Nacional de RPG, com dicas para escrever aventuras curtas para eventos. Ranking de fevereiro: 8º. Categorias: pessoal, Old Dragon, dicas, literatura.

6. RPGista: Nos mantemos estáveis com um traffic ranking nacional de 42.171 (-844 posições). Os destaques de fevereiro vão para a série com personagens prontos para Império de Jade, e o Concurso Alphaversos 2019, que neste carnaval foi sobre criação de personagens de 3D&T para Tormenta Alpha.  Ranking de fevereiro: 6º. Categorias: miscelânea, Tormenta, 3D&T.

7. Pontos de Experiência: O blog oldschooler obteve um traffic ranking nacional de 42.864 (+27.955 posições), retornando ao Top 10. Neste último mês Nogueira publicou a notícia sobre seu livro, Espadas Afiadas & Feitiços Sinistros, que agora pode ser obtido a um preço reduzido ou até de graça! Ranking de fevereiro: 17º. Categorias: pessoal, OSR, EA&FS.

8. Rolando 20: Este mês o blog do Anand conquista a 8ª colocação, obtendo um traffic ranking de 53.348 (-5.387 posições). Assim como o Pontos de Experiência, o Rolando 20 se mantém no Top 20 mesmo publicando pouco, graças ao seu vasto acervo. Eu curti a dica de compra do baralho de itens e eventos aleatórios. Ranking de fevereiro: 9º. Categorias: D&D.

9. Epic Kingdom: Outro blog de referência para D&D que está meio parado e se mantém com acervo, Edu Trevisan obteve traffic ranking nacional de 56.517 (-17.927 posições). Ranking anterior: 5º. Categorias: D&D, Old Dragon.

10. Tagmar: A primeira surpresa do mês vai para Tagmar, que estréia no Top 10 com um traffic ranking nacional de 58.483 (ganhou TR nacional). Nos rankings publicados em 2018, o primeiro RPG brasuca ficou entre a 23ª e 34ª colocações. Vamos ver como eles se saem mês que vem. Lembrando que todos os livros de Tagmar estão disponíveis gratuitamente. Ranking de fevereiro: 19º. Categorias: Tagmar.

11. O Velhinho do RPG: O velhinho publica pouco, mas se mantém bem com um traffic ranking nacional de 62.174 (-3.199 posições). Destaque para o artigo de Noções Básicas De Conjuração Para Mago: O Despertar 2ª Edição, que é de dezembro, mas ainda deve tá rendendo. Ranking de fevereiro: 13º. Categorias: pessoal, ensino, WoD.

12. RPG News: Focado em notícias e divulgação de projetos, O RPG News se manteve no Top 20 este ano, alcançando sua melhor colocação até o momento. Talude começa o ano bem, com um traffic ranking nacional de 67.084 (+3.227 posições). Ranking de fevereiro: 19º. Categoria: notícias.

13. Livro dos Espelhos: O maior blog de Storyteller do país obteve um traffic ranking nacional de 74.064 (-44.900 posições), uma considerável queda em relação ao mês passado, quando ficou em 3º lugar! Destaque para a série de artigos trazendo o conceito afro-brasileiro de axé para o Mundo das Trevas. Ranking de fevereiro: 3º. Categorias: miscelânea, WoD, CoD, Sombras Urbanas.

14º Gurpeiros: Este blog de GURPS despontou, alcançando traffic ranking nacional de 76.056 (ganhou TR nacional) e entrando no Top 20 pela primeira vez. Confiram o Comandante, uma nova classe para GURPS! (eu nem sabia que GURPS tinha classe). Ranking de fevereiro: 36º. Categorias: GURPS.

15. Retropunk: A editora paranaense tem estado com o blog bem ativo e produzindo conteúdo. Os curitibanos obtiveram um traffic ranking internacional de 1.252.593 (perdeu TR nacional). Mês passado tivemos a revelação dos finalistas do Concurso Os Vários Mundos de Savage Worlds, além de um artigo sobre como adaptar a série de super-heróis Titãs para RPG, inclusive para Rastro de Cthulhu!? Ranking de fevereiro: 7º. Categorias: editora, loja, Savage Worlds.

16. Crônicas RPG: Alcançando um traffic ranking internacional de 1.759.271 (+2.491.813 posições), Crônicas RPG pode estar se despedindo do Ranking com estilo, já que não há postagens faz 12 meses (passando desse limite iremos considerar o blog inativo). Ranking de fevereiro: 23º. Categorias: Crônicas RPG.

17. Mundos Colidem: O povo de Natal-RN obteve um traffic ranking internacional de 1.784.928 (perdeu TR nacional). Os caras mandaram bem em fevereiro, publicando nada menos que 16 artigos! Difícil escolher um destaque… tem material de jogo para D&D, CoD, Savage Worlds, resenhas… mas vou destacar “Construindo Personagens e Cenários em Crianças Enxeridas”. Fala sobre o mini-jogo baseado em Stranger Things que o Lima fez com a filha. É tanto amor no texto que vomitei arco-íris! Ranking de fevereiro: 12º. Categoria: miscelânea, coletivo de RPG, regional, Fate.

18. Moostache: Este mês, o fã-blog da Redbox teve um traffic ranking internacional de 1.873.841 (perdeu TR nacional). Destaques para a adaptação de Golden Axe para Old Dragon e o Especial de Carnaval 2019. Ranking de fevereiro: 14º. Categoria: Old Dragon, Space Dragon.

19. Aventureiros dos Reinos: Preparem as salvaguardas, que o blog que se propôs a traduzir as regras do D&D 5E (antes do anúncio da Galápagos) chegou ao Top 20! Com foco na tradução e compilação de material gringo para D&D e Forgotten Realms, os aventureiros tiveram um traffic ranking internacional de 2.023.619 (perdeu TR nacional). Ranking de fevereiro: 11º. Categoria: D&D, traduções.

20. Pensamentos Coletivo: A editora obteve um traffic ranking internacional de 2.281.579 (perdeu TR nacional). Ano passado eles saíram do Top 20, mas retornaram esse ano, provavelmente impulsionados pelas vendas de fim de ano e pela campanha pesada em torno do FC de Symbaroum. Ranking de fevereiro: 15º. Categoria: editora, Fate.

Top 5 Ranking RPGista, Rede RPG, Jambô Editora, Redbox, Guilda dos Mestres, Nitro Dungeon
Top 5 de Março de 2019. Old Dragon dominando 3ª, 4ª e 5ª posições.

Baixas

Tivemos muitas perdas de blogs em relação ao último ranking publicado (julho de 2018). Alguns blogs foram desativados, enquanto outros passaram a serem considerados inativos pelas nossas regras (mais de 12 meses sem postagem).

De todas as baixas, sem dúvida a maior foi a saída do RPG Notícias, que chegou a ser líder em janeiro de 2018, e era figurinha frequente no Top 5. O blog saiu do ar por problemas técnicos e questões pessoais, e o Shinken optou por retornar com ele no Medium, uma plataforma /rede social de blogagem em franca expansão. Infelizmente, ainda não é possível medir o desempenho dos blogs desta plataforma (a Alexa só enxerga o Medium como um todo, tal como o Facebook ou Twitter).

Estou listando todas as baixas no final do artigo, incluindo alguns blogs inativos há muito tempo, que ainda acompanhava na esperança de retornarem.

Análise do Top 20

Apesar das baixas, em termos de composição, o Top 20 em si não mudou tanto. Comparando com julho de 2018, temos a entrada de 4 blogs: Gurpeiros, Aventureiros dos Reinos, Pensamento Coletivo e Crônicas RPG, sendo que os dois últimos já haviam alcançado o Top 20 anteriormente.

A Rede RPG continua na liderança desde fevereiro de 2018. Durante todo esse tempo, A Rede só perdeu a liderança em dezembro (ranking não publicado), quando a Jambô ultrapassou, provavelmente impulsionada pelos inúmeros lançamento no final do ano, sem contar as promoções na loja durante a Black Friday.

A maior novidade no Top 20 foi a ascensão da Guilda dos Mestres ao Top 5. Nascido em agosto de 2017, a Guilda mostra que novos blogs tem condições de encarar os blogs tradicionais que figuram no Top 20 (alguns com mais de 10 anos). Outro blog com pouco mais de um ano e que tem se mantido no Top 20 é o Aventureiros dos Reinos (nascido em setembro de 2017).

Série B

No ranking de julho de 2018, tínhamos 97 blogs, com 53 deles com traffic ranking na Alexa. Devido ao acúmulo de baixas que tivemos durante o hiato, esse mês tivemos um total de 78 blogs, com 38 deles tendo traffic ranking. É uma senhora queda, mas também existe a possibilidade de novo blogs não terem entrado no nosso radar nesse tempo que eu fiquei “fora do ar”.

Se souberem de blogs que não estejam no ranking, avisem nos comentários! Vamos as posições da Série B (blogs com traffic ranking, cobrem da 21ª à 38ª posições).

21 (-3). Universo RPG (miscelânea). TR 2.417.051 (+93.795)
22 (—). Crítico 6 (Tormenta, Mighty Blade, 3D&T). TR 2.529.881 (+725.893)
● 23 (-3). Roleplayers (mestres profissionais, dicas). TR 3.059.911 (+80.800)
● 24 (-3). GURPSzine (GURPS). TR 3.583.022 (-379.310)
● 25 (-1). Gentle Ogre (editora). TR 4.171.315 (+636.716)
● 26 (estréia). Coisinha Verde (editora, loja, Mighty Blade). TR 4.197.999 (estreante)
● 27 (TR!). Geração Alpha (3D&T). TR 4.275.615 (ganhou TR)
● 28 (-2). RPGames Brasil (miscelânea). TR 4.818.158 (+2.387.836)
● 29 (estréia). Bonfire (estúdio, Old Dragon). TR 5.372.148 (estreante)
● 30 (+2). Zeo Kang Studio (estúdio, UED). TR 5.719.684 (+5.791.855)
● 31 (estréia). Lampião Game Studio (estúdio, L’Aventure). TR 6.244.371 (estreante)
● 32 (-2). Aventurando-se (grupo de RPG, dicas). TR 6.439.036 (+4.374.358)
● 33 (-8). A Toca (regional, Tormenta, dicas). TR 7.123.317 (+73.549)
● 34 (-7). Cavaleiros das Noites Insones (miscelânea). TR 7.387.337 (+61.407)
● 35 (-7). Aster Editora (editora, Sombras Urbanas). TR 8.695.837 (+102.295)
● 36 (-7). Mestre das Antigas (miscelânea). TR 8.883.864 (+97.472)
● 37 (-6). Forja Lúdica (miscelânea). TR 11.397.681 (+102.850)
● 38 (-5). RPG World (Apocalypse Engine). TR 11.462.922 (+88.594)

39ª posição (blogs sem traffic ranking)

Este mês temos 40 blogs sem traffic ranking na Alexa.

Aqui temos três casos curiosos: Mundo Tentacular, Rage Across Brasil e Confraria de Arton. Os três são blogs já estiveram no Top 20 (dois deles no Top 5), mas hoje encontram-se sem traffic ranking. Os blogs estão ativos e eu não sei como explicar a queda. Talvez o público destes blogs deixem de acessar a internet durante as férias escolares?

Não me parece um artefato da metodologia de análise da Alexa, pois eu chequei outra ferramenta de análise de tráfego (SimilarWeb), onde esta queda também ocorreu.

Confraria de Arton (miscelânea, M&M).
Joga o D20 (D&D, Old Dragon).
Mundo Tentacular (Cthulhu).
Tragos Games (editora, estúdio).
Orbis Ciriji Terras Imperiais (grupo de RPG).
Casa do Alquimista (pessoal).
Rage Across Brasil (WoD).
Knight Of Hammer (Tormenta RPG). (estreante)
As Crônicas Aleatórias (pessoal).
Tomos de Sabedoria  (miscelânea).
Pirâmide RPG (Tormenta RPG).
Mais de Mil Dados (grupo de RPG, 3D&T, Tormenta).
Donjon Master (miscelânea).
Estalagem do Beholder Cego (fanzine, Tormenta).
Blog do Mestre Walla (grupo de RPG, cenário).
Ceifador RPGista  (3D&T, Mighty Blade).
Retalhos (pessoal).
Planeta Mhanan (sistema próprio, cenário).
3D&T À Bordo (3D&T).
Dia D RPG (resenhas, ideias).
Filhos da Gehenna (miscelânea).
Estúdio-Laboratório de RPG (pessoal).
Covil do RPG (associação lúdica, regional).
Nereus RPG (miscelânea, sistemas próprios, Fate). (perdeu TR e caiu 4 posições)
Novva Tokyo (4D&T).
Aventuras Inacabadas (miscelânea).
Escama de Wyvern (WoD, Old Dragon).
Cronistas das Trevas (CoD). (perdeu TR e caiu 5 posições)
RPG com Nozes (Old Dragon).
Módulos RPG (OSR, Old Dragon).
As Tralhas RPGísticas da Graci (pessoal).
Um Encontro Aleatório (3D&T).
Dungeon Compendium (Old Dragon, D&D, OSR).
Non Plus RPG (3D&T).
RPG Simples  (ensino, iniciantes, sistemas simples).
Toca do Juban Albino (Mighty Blade).
Papo de RPGista (pessoal).
NH uns 30  (GURPS).
Falando de RPG  (miscelânea).
O Velho Crânio (coletivo de RPG, regional).

Apêndice: Blogs retirados do Ranking RPGista

Blogs extintos?

Área de Tormenta, Dragon Age Brasil, Grupo D30 RPG, Masmorras e Maluquices e Teatro de Mesa.

Esses blogs estavam fora do ar no dia que coletei os dados. Vou checar mês que vem se algum deles retorna, caso contrário irei considerá-los desativados permanentemente. Se souberem de algo, digam nos comentários.

Blogs inativos por mais de 12 meses

Birosca Nerd, Calabouço de Mímicos, Cárcere dos Pensamentos, Contos D20, Contos de RPG, Covil GURPS, Desenhos & Rabiscos, Dimensão Nerd, Dragões do Sol Negro, Grifo Editorial, Grimório del Brujo, Grupo Interpretar e Aprender, Halls of Valhalla RPG, Jornada RPG, Nemenomicon, New Order Editora, Pergaminhos de Pedra, Pergaminhos Dourados, RPGista Veterano, Saia da Masmorra, Taverna dos Quatro Cavaleiros, The Truth’s For Sale, Torre de Dados.

Alguns estão parados há anos, mas eu ainda verificava. Dado o volume de trabalho, não irei fazer mais isso. Se souberem do retorno de algum deles, por favor, avisem nos comentários.

Outros Casos

Ao Sugo: O blog possui atualmente menos de 25% do conteúdo dos últimos 12 meses relativo a “RPG de mesa”.

Dungeonist: O blog se limita a postagens institucionais sobre a loja. Conversei com eles e concordamos em tirá-lo do ranking, ao menos por enquanto.

Goblin’s Loot: O acesso ao blog tornou-se restrito a convidados (?!).


Siglas: RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional). Blogs sem TR estão ordenados pela data da última publicação.

Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados nos dias 3 de fevereiro, e 3 de março de 2019. Parte das demais informações foram obtidas via RSS (feedly), ou checando os blogs manualmente.

Agradecimentos a todo mundo que apoia e continuou colocando pilha para eu retornar com o Ranking. Vamos agitar essa comunidade!

Você pode gostar...

18 Resultados

  1. Leishmaniose disse:

    Olá,
    AEEEEEEEEEEEE! Finalmente! Hallellujah!
    Muito bom trabalho com o Ranking, Edu! E excelentes observações e adendos, manolo. Ajuda muito a ter uma noção de como está a esfera RPGistica de blogs e sites.
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

  2. Vagner disse:

    Credo! O meu coitadinho, nem no top 100 deve estar, kkkkkkkkkkk.

  3. blog existente a quase 10 anos e sou estreante. kkkkk

  4. Que legal! Fico acompanhando direto! Quem sabe os #CavaleirosInsones não voltam um dia para o top10 como estiveram em 2010-2012? Vamos trabalhar para isso!

  5. Edu Guimarães disse:

    Cavaleiros Insones!!! Bom saber que você acompanha o ranking Fernando.
    Estamos aí se quiser sugerir mais um ou dois descritores para seu blog (além de “miscelânea”).

  6. Legal, estou bem feliz por ter subido para 12º apesar que acho que este ano terei menos visitas que o ano passado! Vamos ver com o tempo 🙂
    É sempre legal de acompanhar o ranking, tem até 4D&T!

  7. Edu Guimarães disse:

    Valeu Talude ^_^
    Por curiosidade: o porquê dessa previsão de queda nas visitas no RPG News? Vai dar uma desacelerada ou mudar o foco?

  8. Ano passado foi o recorde do blog, por incrível que pareça. Eu fiz as contas baseado em Janeiro e Fevereiro e este ano acho que vai dar mais ou menos 2/3 do total do ano passado.
    Vou dar uma variada no blog este ano, não falando apenas sobre RPG, já falei do Aranhaverso e já tenho duas resenhas (não de RPG) na bala.

  9. Leo Lima disse:

    Olá!
    Grato por incluir o Bonfire na lista!
    O endereço dele migrou do WordPress para o Blogger, caso precise para futura apuração: https://bonfirerpg.blogspot.com/
    Abraços!

    • Edu Guimarães disse:

      Oi Leo! Valeu por acompanhar o ranking e por avisar sobre a mudança de endereço.
      E eu ainda estou esperando pela ficha da Abeille Rainha! Abraço

  10. Edu, o site do Grupo D30 RPG passou por uma instabilidade e, por isso, no dia da sua verificação ele deveria estar fora do ar. Mas já está funcionando normalmente!
    Abs

  11. Mike Wevanne disse:

    Esse ranking presta um grande serviço à blogsfera RPGista nacional. É curioso conhecer o desempenho das páginas ativas na resistência.

  12. Fernando Brauner disse:

    aguardando um novo top ranking

  13. Fernando Brauner disse:

    E tragam o knightmer.blogspot.com.br de volta a lista

Deixe uma resposta