#52rpgs — Ryuutama: Natural Fantasy Role Play

Meu #02 de #52rpgs (clique aqui para saber mais). Conheci Ryuutama há uns bons anos, quando o meu comparsa Bruno Schlatter fez uma linda resenha do jogo aqui mesmo no RPGista. Conforme os anos se passavam, eu ia ouvindo mais e mais coisas positivas sobre o jogo de outras fontes fidedignas. Até que o lindo do Lucas Nogueira, reunindo materiais de bom game design, comprou o livro — e não teve chance de ler, porque eu pedi emprestado XD

Tudo isso pra dizer que Ryuutama é o melhor jogo de RPG que li no ano passado — e tenho sérias dúvidas se não é o melhor RPG dos anos 10.

Parece exagerado? Vamos a algumas informações. Ryuutama foi escrito por Atsuhiro Okada, autor japonês, e seu objetivo como jogo parece ser bastante simples e nada excepcional para um RPG: construir histórias em conjunto, entre um narrador e jogadores. O que Ryuutama traz de diferente é a maneira de atingir esses objetivos.

As regras são enxutas, elegantes e realmente fáceis de aprender — já mestrei uma boa quantidade de aventuras iniciais e até agora todos os jogadores se deram bem. Parte do jogo se pauta na exploração de novos lugares, como conhecer uma nova cidade, atravessar uma região inóspita… e vivenciar essas experiências. Minha sensação em jogo foi a de uma mecânica que suporta uma narrativa mais fluida, menos centrada em seguir de combate em combate, e capaz de propiciar melhor a experiência do “se aventurar em conjunto” sem descambar para o mero combate tático.

Ilustração de Ryuutama
Ilustração de Ryuutama

Porém, o combate tático em Ryuutama também é divertidíssimo! Zonas de combate mantém tudo mais organizado, as pequenas ações descritivas que você pode fazer evitam o “eu ataco. rolo o dado. eu causo dano. rolo o dano” e a influência ocasional do mestre — para o bem ou para o mal — é completamente respaldada pelas regras. Acabou a injustiça: você tem como saber quantas vezes o mestre pode trapacear, e até se ele pode trapacear. O motivo? O mestre também tem uma ficha de personagem, uma criatura poderosa que acompanha secreta e às vezes até abertamente o grupo. Este “Ryuujin” toma notas e “escreva a crônica” daqueles personagens, seus feitos e suas vidas.

As ilustrações também são um show à parte. Lembram muito aqueles manuais de instruções de JRPGs de videogame da década de 1990, lembram? Uma pegada Final Fantasy Tactics, Hayao Miyazaki, sei lá. Ajuda a esquentar o coração. 😀

Se você tiver oportunidade, compre, leia, jogue. Ele foi traduzido para o inglês pelo pessoal da Kotodama Heavy Industries (KOTOHI). E fica o sonho de alguém trazer essa pequena pérola para o Brasil, em português…

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Leishmaniose disse:

    Olá,
    Ryuutama é um amorzinho de RPG. E ele agrada gregos e troianos, tanto o pessoal que curte algo com mais história quanto ao pessoal que curte uma jogabilidade – sem mencionar o elemento na pegada “hexcrawl” dele. E por usar dados e haver uma forte escassez de bônus, ele acaba sendo tendo uma emoção maior na rolagem dos dados.
    Eu peguei o pdf no financiamento (e peguei até a versão em espanhol) e espero uma oportunidade de algum dia conseguir comprar o livro – ou o Dead ter outro filho e ter que liberar espaço em casa e me dar aquele Ryuutama e o Pugmire dele (HUHUHU!).
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

    • Realmente, é de um game design ímpar.
      Nem sabia que tinha versão em espanhol! A qualidade do livro é boa demais, acabei nem comentando, mas a capa dura, papel couché, fazem ele ser muito agradável de manusear. Em mesa, no entanto, tenho preferido usar o PDF (jogando imagens pra tv conforme necessário), e usar handouts impressos pra limitar as aberturas do livro pra não estragar kkk
      valeu pelo comentários, Leish

      • Leishmaniose disse:

        Olá,
        Tem, comprei até pra mostrar a um amigo que se recusa a ler em inglês – no final o infeliz acabou foi não lendo mesmo. 😛
        E se eu estivesse no seu lugar, faria o mesmo. No máximo, uma impressão do pdf. Usar o danado do livro em mesa é pedir pra ele se acabar um pouco e esse aí vale a pena se guardar.
        Bonanças.
        Atenciosamente,
        Leishmaniose

  2. The Ga disse:

    Ryuutama é lindo. Sou louco pra jogar ele.

Deixe uma resposta