Manual da Magia 3D&T

Posso dizer sem susto que este é o livro que mais vezes foi prometido e adiado na história do sistema Defensores de Tóquio. Tanto que, nos fóruns e grupos de jogadores de 3D&T espalhados pela internet, há uma piada recorrente de que ele seria amaldiçoado, fadado a nunca existir. Estou falando, claro, de nenhum outro além do lendário Manual da Magia. E, adivinhem só, agora ele existe! =D

As primeiras sugestões de que este livro seria lançado remetem a alguns comentários em meados de 2003, em entrevistas na Revista Tormenta 12, e também na Dragão Brasil 106. Na época, o livro seria adaptado para o sistema Turbinado e Revisado. Porém, tudo isso aconteceu numa data muito próxima da série de problemas administrativos que acabou falindo a na época Editora Trama.

Manual da Magia 3D&T 1

Anos depois, provavelmente por volta de 2007, o autor Marcelo Cassaro tentou novamente emplacar o título, agora voltado para a linha 4D&T pela editora Mythos em parceria com a JBC. Novamente, quando quase conseguiu, a Mythos (parceira também para a publicação da Dragon Slayer) deixou de ser uma editora e passou a ser um estúdio criativo. Em algum passo nesse processo, o livro voltou pro plano astral.

Em 2008, o sistema 3D&T volta agora de casa nova, na editora Jambô. Dois anos depois, em 2010, tivemos o primeiro suplemento do sistema, o já esgotado Manual do AventureiroNeste mesmo ano, o Cassaro liberou gratuitamente os arquivos brutos, sem diagramação do que seria o Manual da Magia de 4D&T. E parecia que seria isso mesmo.

Neste meio tempo, o Maury “Shi Dark”, conhecido autor do blog/zine Beholder Cego também lançou uma versão de seu próprio Manual da Magia, que era o mais próximo de um material oficial para 3D&T que tínhamos até agora. Na finaleira de 2017, pouco após o lançamento do Manual dos Monstros: Criaturas Fantásticas,  o Tiago Ribeiro e eu conversamos com a editora sobre a possibilidade de lançar o livro ainda em 2018, reunindo parte do material que ficou de fora do já gigantesco Tormenta Alpha , além de uma infinidade de itens que saíram nos vários livros da linha TRPG nos últimos anos. E o Guilherme aceitou. =D

Manual da Magia 3D&T 2

E esse é o livro que agora vocês podem ter em mãos. Ele traz uma infinidade de regras novas, não apenas para conjuradores, mas para todos os combatentes com itens mágicos diversos para enlouquecer suas campanhas. Mais um fruto da parceria com o Tiago Oriebir e com o Marcelo Cassaro. O já não mais amaldiçoado Manual da Magia. =D

Segue o release da editora!

Magia extrema!

Manual da Magia é o livro mais aguardado de 3D&T de todos os tempos — e ele enfim está em suas mãos! Desvende os segredos deste tomo arcano, que traz recursos e poderes para todo tipo de personagem de Tormenta Alpha!

  • Novas regras mágicas opcionais: Magia Exótica, Focus, Baixa Magia, Rituais e Sacrifícios!
  • 6 novos kits de personagem: Abençoado, Elementalista Secundário, Portador do Item e outros!
  • Mais de 110 novas magias e uma nova escola: Caminho Secundário!
  • Mais de 310 itens, entre materiais especiais, melhorias, encantamentos, armas, armaduras, escudos, acessórios, consumíveis e itens malditos para equipar de vez o seu grupo!
  • 32 artefatos maiores de Arton: a Armadura Risonha, a Espada-Pistola de Khalmyr, o Olho de Sszzaas e muitos outros!
  • Pragas e complicações! Mais de 140 armadilhas, maldições, doenças e venenos mágicos e mundanos, para o mestre complementar suas aventuras!
Manual da Magia 3D&T 3

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Mike Wevanne disse:

    Tô curioso para ver a versão das regras de Focus.

  2. Rafael Veloso Parreiras disse:

    Já têm alguma errata pronta?
    Sei que havia um tópico no fórum da jambô, mas ele está inacessível há algum tempo.

  3. Rafael Veloso Parreiras disse:

    Há alguma errata?
    Sei que havia um tópico dela no fórum da jambô, mas está inacessível faz algum tempo.

  4. Argus disse:

    olá amigo , eu gostaria de saber se pode me imformar se este manual da magia é oficial e com aprovação do cassaro, desde ja agradeço.

Deixe uma resposta