Concurso Alphaversos 2018: Conheça os mini-cenários dos participantes! (Parte 2)

Alalaô! Depois de conferirem os 12 primeiros concorrentes na Parte 1 deste artigo, chegou a hora de conhecer os 11 concorrentes finais do Concurso Alphaverso 2018! Todos eles submeteram seus cenários no último dia de inscrição, mas não se enganem! Eles estão sérios na disputa e vem com tudo!


Não custa repetir: os concorrente foram listados na ordem em que sua inscrição foi recebida. Os manuscritos recebidos (todos convertidos em PDF) estão numa pasta do Google Drive, e podem ser acessados clicando no título de cada mini-cenário.

13. Wank’a

Autor: Nikos Elefthérios – Paulo Afonso, BA.

Resumo: Uma grande Tormenta tomou o mundo, um cataclismo mágico que destroçou o continente, deixando uma grande cicatriz onde antes se encontrava uma imensidão única. Os sobreviventes vivem nas encostas dos fragmentos da própria terra, abismos para o centro do mundo. A superfície é assolada por tempestades terríveis, um lugar impossível de se viver. Das tempestades nascem imensas cachoeiras que varrem as encostas de toda a vida. Então os Construtos chegaram. Antigos e poderosos, eles escalam do centro da terra e sobem as encostas, mantendo a civilização entre a pedra e o martelo. Em cidades suspensas as raças se adaptaram a uma vida nômade de eterna luta e perigo. Monstros flutuantes, homens-lagarto que planam, construtos conscientes lutam pelo pouco espaço.

Temas: distopia, disputa de território, construtos.

14. União: A Ascensão das Peças

Autor: Arthur Deliza – São Paulo, SP.

Resumo: Uma nova tecnologia chega a Terra. As nações se movimentam para entender e controlar as consequências de tal acontecimento. Pessoas variadas agraciadas (ou amaldiçoadas) pelo acaso usam armaduras altamente tecnológicas. Armaduras com inteligência artificial com personalidades distintas. Destas algumas em busca de saber sua própria origem. Outras buscam apenas causar destruição. Motivações variadas em mundo assolado pelo coercivo poder que tais armaduras possuem.

Cada armadura possui as próprias vantagens e desvantagens; seus próprios armamentos e funções principais, mas elas precisam sempre de uma coisa essencial para agir no mundo: Um Usuário humano. Qualquer ser humano é capaz de utilizá-las. Assim, humano e máquina poderão agir juntos e desempenhar atos sobre humanos. O que seu personagem fará com tal poder?

Temas: construtos, traição, sobrevivência.

15. A Galáxia do Caos

Autor: Douglas “Mago D’Zilla” Reis – São Paulo, SP.

Resumo: Num futuro muito distante, a humanidade é apenas uma das duzentas raças a habitarem a Via Láctea. A rápida comunicação e o tráfego interestelar eram providos principalmente pelas Eclusas, estruturas colossais deixadas por uma antiga raça inteligente desaparecida conhecida apenas como Ancestrais. Mas num evento cataclísmico recente, as Eclusas pararam de funcionar, deixando as populações da Via Láctea praticamente ilhadas nos setores em que se encontram, as alternativas de viagens e comunicações hiperluminais (acima da velocidade da luz) relativamente restritas.

Com as antigas redes de comércio e prestações de serviços interestelares destruídas, cada setor da galáxia, cada sistema estelar precisa agora lutar para obter, garantir ou preservar os recursos de que precisa para sobreviver nesta Galáxia do Caos.

Temas: distopia, disputa de território, sobrevivência.

16. Terra dos Pequenos

Autor: Ricardo de Andrade – São José dos Campos, SP.

Resumo: Uma força desconhecida encolhe todos os humanos até o tamanho de um inseto (15 centímetros). Agora cabe aos humanos sobreviventes se adaptar a esse novo ambiente ou reverter o processo de encolhimento para salvar a humanidade da extinção.

Temas: distopia, disputa de território, sobrevivência.

17. Sertão Nuclear

Autor: Artur Vinícius Araújo – Natal, RN.

Resumo: Sertão Nuclear é inspirado na região Nordeste do brasil após um inverno Nuclear. Alguns sobreviveram em esconderijos subterrâneos liderados por um Coronel, outros sobreviveram no relento, tornando-se mutantes. Com o decaimento da radiação, as pessoas que moravam nos esconderijos subterrâneos conseguiram re-colonizar o sertão, mas ainda estavam sobre o controle de Coronéis, apesar de existir alguns vilarejos independentes. Os coronéis formaram feudos e estabeleceram comércios onde cada um ficara responsável de produzir algum produto principal: Aguardente, Açúcar, Macaxeira etc. Robôs foram construídos para tratarem de regiões radioativas. Porém a radiação, prejudicou seus “cérebros”, criando consciência própria, atacando tudo que vive. Sertão Nuclear é um dos ambientes mais difíceis de sobreviver.

Temas: distopia, construtos, sobrevivência.

18. Ecos da Guerra

Autor: Guilherme Rios – Rio Claro, SP.

Resumo: A aventura se passa num planeta cujo a sombra de seu anel causava sérias quedas de temperaturas e tempestades. Sendo assim a civilização só pôde construir nas regiões não atingidas, o equador e os trópicos. Após anos sendo assolados com essas tempestades, 3 heróis ditos de ser de outra dimensão resolveram essa crise de forma misteriosa, sendo assim a sombra do anel não mais causava essas tempestades, o gelo e neve derreteram formando novas planícies prontas para serem exploradas. A proposta é que os jogadores participem dessa guerra de conquista de território, alinhados à algum tipo de governo ou causa independente ou até mesmo participem na complexa politicagem por trás dos objetivos de cada governo e organização.

Temas: distopia, disputa de território, construtos.

19. Animalia

Autor: Edwy Fontes – Rio de Janeiro, RJ.

Resumo: Terra, anos após o fim da 3ª Guerra Mundial, a principal causa da extinção da humanidade. Sem sua presença, ou talvez devido sua influência ao longo das eras, os animais evoluíram. Tornaram-se capazes de conversarem entre os de diferentes espécies e agora sobrevivem em um mundo parcialmente destruído. A cadeia alimentar não se alterou, mas agora as presas possuem mais capacidades de se defenderem. Alguns animais aprenderam a usar, mesmo que parcialmente, as tecnologias humanas e assim melhorarem suas chances de sobrevivência.

Temas: distopia, disputa de territórios, japão feudal, sobrevivência, traição

20. Edopunk

Autor: Renato de Castro – Rio de Janeiro, RJ.

Resumo: Em um futuro onde grandes monopólios e a máfia controlam a política e a segurança pública japonesa o conceito de samurais e ninjas renasce mesclados a robótica e aos planos obscuros dos líderes que dominam o Japão pelas sombras. Uma guerra oculta em meio ao neon de uma ficção cyberpunk repaginando a era feudal de Daimyos e seus asseclas para os líderes em poder e influência nos seus grandes impérios industriais e de marketing protegidos por Samurais que vendem sua autonomia em nome da proteção de seus chefes e Ninjas, figuras sombrias e mortais, mas também as maiores vítimas deste mundo onde tudo tem um preço, até mesmo a vida humana.

Temas: distopia, construtos, disputa de território.

21. Terra do Sol Renascido

Autor: Pedro Netto – Rio de Janeiro, RJ.

Resumo: O cenário de Terra do Sol Renascido é uma realidade alternativa onde o Japão, após ser bombardeado pelas bombas que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki, decidiu fechar suas fronteiras para o mundo. A proposta é fazer com que os jogadores se empenhem em resolver as situações propostas de forma mais sutil possível e política possível, fazendo uso de perícias sempre que a situação aparecer.

Temas: distopia, japão feudal, disputa de território, construtos.

22. Lendas Argarianas: As Legiões de Ferro

Autores: Raphael Xavier – Manaus, AM; & Henrique Alves – Recife, PE.

Resumo: Essa história é uma Dark/Fantasy com o foco em uma guerra territorial focada em 5 províncias e seus líderes. Ela apresenta um extermínio de raças e uma tentativa de recriação das mesmas.

Temas: disputa de território, traição, construtos.

23. A Floresta Negra

Autor: Felipe Soares – Oliveira, MG.

Resumo: Um mundo de horror gótico cercada por uma floresta inescapável, onde seres humanos são caçados pelas hordas da noite. Apenas a Legião de Bronze, o exército mecânico do Grande-Lorde Atcherberg garante a sobrevivência da humanidade, mas a medida que ele se aproxima da morte os lordes da Floresta Negra lutam pelo controle de suas forças e o domínio da humanidade… Se algo restar dela.

Temas: disputa de território, traição, construtos.


A imagem usada neste artigo (provavelmente) pertence a Wizards of the Coast.

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5 Resultados

  1. Muito legais estes novos mini-cênarios . Particularmente eu adorei ” Animalia ” e ” A Galáxia do Caos ” . Um dos meus tipos favoritos de personagens de series de animes , quadrinhos , desenhos animados e filmes são ” homens e mulheres feras ” acho interessante um mundo de fantasia habitado somente por Homens Feras inteligentes onde a lei de seleção natural dos mais aptos ganha um novo significado com os povos animais podendo utilizar meios mais inteligentes para melhorarem suas chances de sobrevivência na seleção natural igual armas magicas , magia ( arcana e divina ) e poderes naturais aprimorados . Já o cênario de ” A Galáxia do Caos ” me lembra uma serie de conceitos como por exemplo o fato de como seria a galaxia de ” Star Trek ” após a queda da Federação Unida de Planetas , do Império Klingom ou do Império Estelar Romulano num cênario onde cada uma das raças estelares tem que buscar os seus próprios meios de manter erguida suas civilizações e fazer alianças para prosperarem nos seus próprios setores da Galáxia e sobreviver ao caos e a anarquia . Realmente estes mini-cênarios são muito criativos e eu gostaria muito de vê-los sendo desenvolvidos e deixando de ser mini-cênarios para se tornarem cênarios completos como aconteceu com Tormenta . Fica a torcida para cada um dos autores poderem prosperar e criar inumeros novos mundos fascinantes de RPG . Boa sorte a todos .

  2. Eu particularmente adoraria se por acaso entre as raças de homens e mulheres feras do cênario de ” Animalia ” existissem homens e mulheres feras evoluidos a partir de canideos ( Cães, Lobos, Raposas, Coiotes, Hienas, Chacais, Dingos, Cães Selvagens Africanos, Dholes / Cães Selvagens Asiáticos ) , felinos ( Leões, Tigres, Ligres, Leopardos, Tigardos, Leopons, Panteras Negras, Jaguares, Pumas, Leopardos de Neve, Leopardos Nebulosos, Ocelotes, Linces, Linces-Pardos, Guepardos ) Tubarões ( Grandes Tubarões Brancos, Tubarões Martelo, Tubarões Tigre, Tubarão-limão , Tubarão-azul , Cação-mangona ,Tubarão-cinzento-dos-recifes ,Tubarão-anequim , Tubarão-galha-branca , Tubarão cabeça-chata ) Aves de Rapina ( Águias Calvas Americanas, Águias Douradas, Águias Negras, Águias Pescadoras, Harpias, Falcões, Açores ) Primatas ( Gibões , Macacos Aranhas, Macacos Pregos, Mico-Leões Dourados, Lêmures, Chimpanzés, Babuínos, Orangotangos, Gorilas ) Ursinos ( Ursos Pardos, Ursos Negros, Ursos Polares, Ursos Kodiak, Pandas Gigantes [ ok , ok … eu sei que ” Pandas não são Ursos ” mas e daí ? ] ) Serpentes ( Jararacas , Cascaveis , Surucucus , Mambas-negras , Cobras-corais , Cobras-do-Mar , Cobras Najas Reais , Sucuris ou Anacondas , Pitons , Jibóias ) Crocodilianos ( Crocodilos do focinhos delgados , Jacarés , Crocodilos do Nilo, Crocodilos de água salgada, Jacarés-Açus , Gaviais ) todos com poderes e habilidades naturais super evoluidas das suas antigas condições de animais irracionais para seres sapientes que lhes permitiriam travar verdadeiras guerras pela sobrevivência dos mais aptos no mundo futuro além de também dominarem poderes maiores iguais magia ( arcana e divina ) , poderes do Ki e tecnicas marciais de luta desarmada como se fossem ” Monges ” ( alguém aí lembrou de ” Bloody Roar ” ? ) e no caso de ” A Galáxia do Caos ” eu gostaria que tivessem raças fascinantes como uma que fosse um tipo de ” Gorns Indominus Rex gigantes ” mega fodonicos no combate corpo a corpo que engoliriam vivos sujeitos iguais James Kirk se por acaso lutassem em algo parecido com o episódio ” Arena ” ) , uma raça de criaturas marinhas como os ” Xindi-Aquatics ” da ” Delphic Expanse ” que viagem pelo espaço em naves espaciais inteiramente preenchidas por agua no seu interior , uma raça de alienigenas insectoides que seriam um tipo de ” Thri-Kreen bombado ” , uma raça de criaturas Plantas Sapientes como Groot de ” Os Guardiões da Galáxia ” uma raça de homens passaros como os ” Aurelians ” de ” Star Trek: The Animated Series ” de 1973 que viajam pela galaxia em naves com amplos espaços para se deslocarem voando e que possua muitos elementos de ficção cientifica como robôs , androides , clones , seres geneticamente modificados para se adaptarem a ambientes alienigenas , armas de feixe , coletes de reflex , cinturões geradores de campos de força , orgãos artificiais para transplante , clonagem de orgãos vitais , nanotecnologia , planetas únicos iguais os ” Planetas Toroidais ” , ” Planetas Artificiais ” , ” Mundo Astronave ” , ” Cidades Antigravitacionais ” , ” Cidades Submarinas ” e tudo que faz a festa dos fãs de ficção cientifica . Enfim estou ancioso para poder ver como serão estes mini-cênarios . Vai valer a pena esperar .

    • Cara, pelo que pude entender do texto e regras de Animalia, os animais apenas adquiriram inteligência, mas continuam fisicamente iguais. Tipo Madagascar.

      • Tudo bem que seja . Inteligência já é um grande diferencial para os animais de Animalia pois permite um uso muito mais refinato e efetivo das habilidades naturais já disponiveis de cada especie .

      • Mas se bem que se você reparar nos animais de ” Madagascar ” vai notar que eles são praticamente ” humanoides bestiais ” Alex era praticamente quase um ” homem leão ” , Teetsi era o ” Leão mais bombado do mundo ” , Florrie a mãe de Alex é muito charmosa e cheia de atitude , Zuba o pai de Alex a despeito da idade e da aparência mais velha é um líder que sabe se impor e fazer valer sua autoridade sobre os outros Leões do Bando , Vitaly o Tigre tinha o fisico de um atleta olimpico , Gia a Onça era belissima , Gloria a hipopótamo era Bonita, inteligente e cheia de recursos , os Pinguins eram um ” Comando Delta ” só Marty a Zebra e Melman a Girafa tinham aparência normal de animais quadrupedes . Mas mesmo supondo que os Animais do mini-cênario de Animalia tenham apenas inteligência como diferencial e sejam parcialmente iguais aos Animais sapientes de ” As Crônicas de Nárnia ” que possuem razão racional mas ainda são essencialmente ” animais ” já seria um senhor progresso animais donos de inteligência capazes de raciocinar e pensar racionalmente ao ponto de fazerem um uso muito mais inteligente e efetivo das suas habilidades naturais fora que fugiria do estereótipo comum ” Nesse cênario eu só quero animais como personagens dos jogadores então vou fazer todos Homens e Mulheres Feras ” tipo os Reinos de Moreania num cênario onde os personagens são animais pensantes e tem que utilizar sua razão conjugada com suas capacidades naturais para vencerem inimigos numa versão mais sofisticada da ” Lei da Seleção Natural dos mais Aptos ” de Charles Darwin .

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