Blog Mundos Colidem encerra suas atividades devido a pandemia

Blogs de RPG vem e vão, é algo triste, porém natural. Os motivos são diversos, na maioria das vezes de cunho pessoal. No entanto, é mais triste quando vemos um blog de RPG bom sendo desativado por conta dos efeitos devastadores dessa epidemia. Efeitos que poderiam ter sido evitados ou muito mitigados, não fosse a má condução do governo e ao negacionismo que se alastrou pelo país.

Num cenário com mais de 3.000 mortes por dia, e tendo que cuidar da saúde de familiares e amigos, o blog Mundos Colidem decidiu encerrar as atividades. Além das dificuldades que todos temos enfrentado neste último ano, em seu artigo de encerramento, o blog também cita a alta do dólar, que afetou diretamente os custos de manutenção de hospedagem.

Para quem não conhece, o Mundos Colidem é um coletivo de RPG de Natal/RN, provavelmente o maior e mais visitado blog nordestino de RPG dos últimos anos. Os caras também estão entre os principais blogs de RPG do país. Constantemente no Top20 do nosso antigo Ranking de Blogs, e eventualmente alcançando o Top5.

Você pode ler o artigo de encerramento do Mundos Colidem aqui.

Blog Mundos Colidem

Blog Mundos Colidem anuncia seu encerramento

Material de RPG diverso e de qualidade

Na ativa já faz cinco anos, confesso que só fui conhecer o trabalho deles em 2018, quando quatro de seus membros participaram do concurso de mini-cenários para 3D&T que organizamos aqui, tendo os quatro ficado entre os dez melhores cenários classificados! Os caras são fera, sempre trazendo material diversificado para a comunidade, de adaptações de Naruto para 3D&T e D&D, passando por RPGs para uso em sala de aula e com protagonismo negro.

Nos últimos anos, os caras foram além, produzindo mini-jogos de uma página para o Lima Lite — sistema de regras minimalistas da casa, de autoria do Raphael Lima — com temas diversos, como zumbis, invasão alienígena e isekai, e traduzidos para diversos idiomas. Além destes, o blog é conhecido por suas adaptações para diversos sistemas famosos, e também por produzir material autoral de maior volume, alguns vendidos como livros, como no caso do Crianças Enxeridas.

O fim?

Segundo os autores, o blog do Mundos Colidem ainda vai se manter no ar por alguns meses, até o contrato com a hospedagem acabar. Eles também estão vendo alguma forma de manter os arquivos do blog no ar (transferindo para um blog wordpress.com, por exemplo), mas ainda não temos detalhes de como isso será feito.

Importante frisar que apenas o site será encerrado. O coletivo de RPG continuará existindo, e o material disponível no Dungeonist e DriveTrhuRPG continuará disponível (a maioria de forma gratuita).

Pode ser um desenho animado de 1 pessoa

Nova Ifé. RPG afrofuturista, ainda a ser lançado.

10 materiais do Mundos Colidem para você conferir antes do Fim

Adoro listas, vocês sabem. Então aqui colocarei 10 artigos/RPG do Mundos Colidem que me chamaram atenção. Ressalto que o blog tem zilhões de artigos feitos por muita gente talentosa, e certeza que muito material bom ficou de fora dessa lista. A maioria (se não todos) os jogos disponíveis aqui estão de graça (sistema pague o quanto quiser).

Adaptação de Naruto para 3D&T (Tio Lipe) e D&D 5e (Leishmaniose): O Mundos Colidem possuem diversas adaptações populares de anime (bando de otaku fedido), mas as de Naruto para 3D&T e D&D 5e, provavelmente estão entre as mais famosas.

Adaptação de Final Fantasy Tactics para D&D 5e (Tio Lipe): Mais uma adaptação que ficou bem popular, feita pelo Tio Lipe.

Bravos Heróis (Tio Lipe): RPG minimalista pra você que curte um zeldinha. Está disponível no Dungeonist.

Crianças Enxeridas (Raphael Lima): RPG sobre crianças investigando mistérios sobrenaturais, no estilo de desenhos como Hilda, Scooby-Doo e Gravity Falls. Perfeito para jogar com crianças devido suas regras simples. Disponível no Dungeonist.

Guiamaniose dos Cenários de D&D da TSR e da WotC (Leishmaniose): Neste artigo, Leish lista e resume todos os cenários de D&D e AD&D publicados pela TSR e Wizards of the Coast até aquele momento. Uma aula de história.

Heróis do Electrum (Gilberto Olimpo): Este jogo minimalista é provavelmente um dos melhores sistemas para se jogar o gênero supers de forma descontraída e ágil.  O jogo pode ser baixado no dungeonist e conta com um suplemento.

Jornada ao Quilombo (Raphael Lima): Mini-jogo onde os jogadores encarnam pessoas escravizadas no Brasil Colonial, fugindo para um quilombo. Usado como atividade didática, em sala de aula. Não há previsão de sair em formato de mini-jogo ou livro, mas vocês podem conferir o material neste artigo.

Nova Amsterdã (Raphael Lima e Gilberto Olimpo): RPG ambientado no Brasil Holandês do séc. XVI, onde os jogadores devem enfrentar os horrores dos Mythos de Cthulhu, trazido pelos europeus. Regras para o sistema Fate. Nova Amsterdã está sendo produzido em parceria com o ilustrador e designer Daniel Ramos. Ainda não tem data de lançamento, mas você já pode jogar o fatsplay de graça no Dungeonist. Veja também nossa resenha sobre este jogo.

Nova Ifé (Raphael Lima e Lu Ain-Zaila): Um RPG afrofuturista pós-apocalíptico, passado no planalto nigeriano. Nova Ifé já conta com um mini-jogo, e terá um livro lançado em breve, com ilustrações de Lud Magroski. Você pode conferir mais nestes artigos que detalham as regras e o cenário.

RPG (e Fate Acelerado) para Iniciantes (Petras Furtado): Artigo voltado a ensinar RPG para novatos, através do sistema FATE. O artigo é claro e bem explicado, referência pro sistema. Por falar em FATE, a galera do Mundos Colidem gosta muito desse sistema, e produziu muito conteúdo sobre, que pode ser conferido nessa seção do blog.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Triste notícia. Desativar um blog é algo dolorido. São anos de dedicação para fazer material e postar. Muitas vezes o retorno não vem. Espero que o blog possa continuar no Blogspot ou no WordPress.

Deixe uma resposta