OGL e uma loja para comprar e vender material do D&D 5e!

Logo da DMsGuildO dia finalmente chegou! A Wizards of the Coast anunciou hoje a Dungeon Masters Guild. “Há uma nova forma de comprar e compartilhar aventuras de D&D. Com a Dungeon Master’s Guild você poderá publicar material ambientado em Forgotten Realms usando monstros, magias, personagens e localizações.” É possível publicar material de D&D, bem como comprar, vender e compartilhar.
É uma parceria entre a Wizards e a OneBookShelf (a empresa responsável pela DriveThruRPG e RPGNow – as maiores lojas de RPG em PDF e demais formatos eletrônicos) e eles ficam com 50% de todo o lucro. A guilda, por hora, aceita apenas material de D&D 5e ambientado em Forgotten Realms. Não apenas isso, mas eles também oferecem agora um novo SRD (System Reference Document) para usar com a Open Gaming License (OGL)!
Então, a loja, chamada Dungeon Masters Guild, está funcionando. Ela já possui bastante material. O novo SRD também já está disponível. Eu tenho certeza de que nos próximos dias ele será objeto de análises mais profundas a respeito de suas orientações. Ele é um documento gigantesco em PDF contendo as regras abertas – que não são todas as que estão nos livros básicos.
Isto dá aos criadores de conteúdo duas opções: ou eles usam todas as regras disponíveis e o cenário de Forgotten Realms e publicam pela Dungeon Master’s Guild, ou usa o SRD e publica pela OGL (que ainda permite que você venda o material nas outras lojas da OneBookShelf, que oferecem até uma margem de lucro melhor que os 50% da outra licença). Além da vantagem de possuir mais material de base, quem publica pela Dungeon Master’s Guild tem acesso a alguns recursos exclusivos para a montagem do documento, a possibilidade de ter seu material incluído em material oficial da Wizards of the Coast e até mesmo de ser chamado para criar conteúdo especial para eles.
Finalmente a Wizards se esforçou para tornar o uso da licença que não é a OGL mais desejável do que antes. A Licença d20 (alguém lembra dela?) era atraente só pelo hype. Nesta há uma real reserva de mercado e oferta de recursos adicionais.
Fonte: ENWorld.org | The Day Has Come! It’s An OGL! And A Store To Buy & Sell D&D 5E Products!

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta