Minha avaliação do D&D Next

Minha avaliação do D&D Next (mais precisamente do PHB e Starter Set) é no todo positiva. Jogo RPG a mais de 20 anos, mas isso não me faz um expert no assunto. Pelo contrário, só me faz ter uma margem maior de comparação, principalmente sobre D&D, pois joguei várias versões (AD&D, D&D boxed set, Skills & Powers, d20 3.0, d20 3.5 e variações, D&D 4.0, e até as 3 caixas de D&D board game). Participei também do playtest do Next, e devo confessar que estava temeroso com o apresentado e com as discussões nos fóruns. Mas a Wizard finalmente fez um bom trabalho.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa:
Starter Set
Infelizmente, devo confessar que o material apresentado no Starter Set foi pobre. Mesmo que a aventura seja interessante, o material não merecia o nome de Starter Set. Ele deveria trazer a base de criação de personagens nos primeiros níveis, mesmo que apenas uma opção. Achei o material fraco em comparação com o Red Box de D&D e o de 4th Edition. Ele está mais pra aventura pronta do que pra Starter Set propriamente dito.
Definitivamente não valeu o dinheiro investido.
Players Handbook
O sistema em si ficou equilibrado, sem ficar “quadrado” (como a 4a ed., sim 4th ed. lovers vão me odiar por esse comentário), cada classe tem sua característica marcante, e apresentam opções de subclasse que vão além de ser apenas “flavor”.
A introdução de vantagem e desvantagem nos rolamentos é fantástica e favorece o mestre. Terem limitado atributos e com isso encerrado a corrida por cada vez mais “stackable bonuses” da 3.5 foi uma excelente pedida.
A evolução dos personagens está equilibrada com algumas exceções que pontuarei depois. A arte do livro ficou muito boa de uma forma geral. O livro apresenta mais raças e classes do que qualquer outro PHB de edições anteriores.
Em contrapartida, a repetição das classes e subclasses apresentadas no Basic faz o livro parecer apenas uma expansão do Basic Rules (disponível gratuitamente no site da Wizards). A organização dos capítulos do livro me incomodou um pouco (atributos no capitulo 8, regras de multiclass longe do capitulo de classes). Algumas explicações ao longo do livro ficam abertas para erros de interpretação (como por exemplo se dragon resilience é cumulativo ou não com unarmored defense) e algumas descrições são estranhas conceitualmente (por exemplo o feat que garante proficiência em armadura diz que vc alcançou a maestria, mas as armaduras medias e pesadas tem outro feat chamado de maestria, e na descrição deste diz que você treinou bastante).
O que não consegui entender foi o porquê de terem piorado consideravelmente o monk em relação às edições anteriores. Mas assumindo que foi para garantir o equilíbrio do sistema ainda fica a duvida sobre o subclass de monk 4 elements. A ideia seria um subclass de monk com características mágicas, mas fizeram um sistema complexo e caro se tornando a pior subclass de monk. Poderiam ter seguido a estrutura de Eldritch Knight (Martial Archetype de Fighter) ou Arcane Trickster (Roguish Archetype de Rogue), que teria sido beeem melhor.
Mas tirando esses pormenores, o sistema ficou muito bom e vale a pena ser jogado.
Por Bolota.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. BURP disse:

    Acho que a minha decepção com o Starter Set é que não vinha tabuleiro e miniaturas mesmo =P Mas acabei comprando só porque o preço é ótimo – 60 reais por uma caixa com dados, regras e aventura. Não esperava que viesse com regras de criação de personagem mesmo; como a função é introduzir, personagens prontos tá mais do que bom, até pra não complicar demais. Mas ainda quero ver o PHB completo.

Deixe uma resposta