Cosa Nostra: Murder Inc.

Em abril-maio rolou o bem-sucedido financiamento coletivo do Cosa Nostra, meu jogo narrativo sobre a máfia, e, entre as recompensas extras, está a proposta de um PDF sobre a máfia judia. Bem… acho que o PDF da máfia judia vai contar como um jogo novo, já que estou considerando umas mudanças fortes nas regras.
A ideia é que os jogadores contem as histórias dos assassinatos da Murder Inc. Famoso grupo de assassinos judeus dos anos 30 e 40 que trabalhavam para a Comissão da Cosa Nostra americana (o “Sindicato Nacional do Crime”, como ficou conhecido). Embora o sistema em si continue na maior parte o mesmo (funções narrativas, baralho de aposta e da lei, etc), certas mudanças vão acontecer.
O baralho da lei, por exemplo, representaria pistas contra a Murder Inc. Enquanto o baralho de aposta representa proteção da Comissão. Assim, as cartas da lei se acumulam e o sistema as usa contra os jogadores ao atingirem certos números, enquanto a função das cartas de aposta, além de aumentar atributos, é diminuir a pilha de cartas da lei.
As funções narrativas ainda funcionariam da mesma maneira mecanicamente (escolha uma função narrativa, role um número de dados igual ao valor da função narrativa contra a dificuldade da etapa narrativa, etc), mas em vez do trio tradicional (Músculos, Negócios e Legitimidade) pretendo incluir termos mais ligados a preparação e execução metódica pela qual a Murder Inc. era conhecida.
Basicamente, é isto que estou pensando para o PDF, o que acham?

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Demian disse:

    Olá João. Imagino que é difícil não se empolgar com a pesquisa histórica. O problema que vejo é você expandir demais o escopo do jogo e perder o foco da proposta inicial, de forma a inserir todos os detalhes da ambientação de época no jogo. A princípio sugeriria fazer um suplemento só para a Murder.Inc. Mas pelo que entendi do seu post as funções narrativas ainda estão sendo trabalhadas. Não seria melhor reformular elas e também a relação delas com os baralhos de forma a permitir um sistema que acomode jogos com diferentes grupos da máfia, sem ter de reformular as regras para as peculiaridades de cada grupo?
    Seriam bem vindos mais detalhes, para os financiadores não ficarem com a impressão que o jogo que eles ajudaram a tornar realidade de repente vai se transformar em uma coisa bem diferente do que eles imaginavam.

    • Oi Demian!
      A ideia não é alterar o jogo base, mas aproveitar o PDF sobre máfia judia para apresentar uma maneira diferente de jogar Cosa Nostra.
      Como a Murder Inc. não é exatamente uma máfia em si, mas uma extensão da Comissão (a organização que reunião as principais famílias criminosas dos EUA), acho válida a utilização de regras levemente diferentes.

      • Demian disse:

        Entendi. Da forma que você escreveu achei que ia rolar uma alteração maior. Então serão regras opcionais/alternativas, ou você vai criar modelos pra se jogar com grupos específicos?

Deixe uma resposta