Whatsapp, narração e newbies: o início

O ano é 2.222 d.C. e vocês estão na cidade-estado de Atacama City. O mundo já sofreu seis guerras mundiais e as coisas estão um pouco diferentes do que seus avós contavam.

Seus personagens são feitos de Porrada, Malícia e Teimosia e vocês têm 5 pontos para distribuir entre eles. Também quero um nome e um estereótipo (mercenário, ninja, androide, alienígena, prostituta, clone ou gorila).

Essa foi a mensagem que meu grupo do WhatsApp recebeu. Tem uns anos que eu não jogo RPG e já estava tendo espasmos, aí resolvi jogar na marra com meus irmãos e primos, em um grupo de conversa fiada nossa no aplicativo. Nenhum deles nunca jogou RPG e a maioria nem sabe que isso existe, mas eu sabia que eles tinham potencial. Sempre contamos piadas, inventamos histórias e situações absurdas. Sempre soube que todos iriam gostar da coisa.

Mas aí que morava o problema: como iniciar meia dúzia de adolescentes e jovens em um jogo por bate-papo no celular? Se eu fosse explicar o que é um RPG e como funciona, eles achariam complicado demais e não iam querer experimentar. No máximo, alguns iam tentar, mas cheios de dedo, com aquela sensação de quem manuseia um objeto complicado e que pode quebrar a qualquer momento. Por isso eu joguei o cenário e um protótipo de sistema que eu tinha inventado dez minutos antes.

O cenário é um mundo pós-apocalíptico surreal onde qualquer coisa pode acontecer. A única regra que existe nele é a da diversão: se é legal pro jogo, está lá. Já o sistema está em evolução. Minha ideia era usar o máximo de elementos narrativos e tentar passar o bastão pra eles, mas conheço pouco desse universo e tenho minhas amarras nos RPGs mais mecânicos, cheios de aritméticas (e incluo o 3D&T aqui sem dó). O sistema, que nem batizado foi, tem crescido e mudado constantemente, mas isso não tem atrapalhado o jogo, pois tenho evitado situações mais mecânicas (como rolagens de dado) para dar lugar à narração e à diversão.

Pós-apocalipse: próximo o bastante pra qualquer um se identificar e fantástico o suficiente pra aceitar qualquer loucura. Cena de "Depois do Fim do Mundo", de Flávio R. Moura.

Pós-apocalipse: próximo o bastante pra qualquer um se identificar e fantástico o suficiente pra aceitar qualquer loucura. Cena de “Depois do Fim do Mundo”, de Flávio R. Moura.


Olhando assim, parece um desastre. Um grupo de pessoas que nem sabem o que é RPG (nem citei a sigla pra eles. Eles acham que é só um jogo sem nome), um mestre que não conhece a fundo os segredos dos RPGs narrativos e tudo isso acontecendo um uma salinha de bate-papo de um aplicativo de celular.

A grande notícia é que tem dado certo. Eles tem aprendido aos poucos que eles controlam as ações de seus personagens, mas o mestre define os resultados, sobre algumas coisas ruins acontecerem com os personagens, mas que isso é melhor para a história e por aí vai.

O jogo tem tido altos e baixos. Às vezes a galera se empolga e saem inventando coisas, procurando pistas e pensando em estratégias para resolver problemas. Às vezes preciso dar uma mãozinha, fazer coisas externas acontecerem que dão possibilidade de desenrolarem as coisas (como quando um caminhão surgiu para descarregar cerveja em um bar e eles explodiram o infeliz pra conseguir matar um agiota — nem sei se isso é possível, mas dane-se). Às vezes o ritmo cai e tenho que chutar o balde e mudar a situação pra eles animarem, mas tem sido divertido e a aventura está andando.

Eles são um grupo formado um Mercenário, um ladrão maneta (o mão-invisível), uma prostituta cowgirl, um androide com crise de identidade e um alienígena. A pedido de um senador de Atacama City, eles estão com a missão de matar o imperador do Japão, que está atrapalhando os negócios internacionais da cidade-estado e, nesse exato momento, eles estão criando confusão na Austrália Vermelha, um país governado por um tirano maluco.

Acho que um pecado meu foi dar de cara um objetivo gigante (viajar pra outro país e matar o líder supremo). Imagino que essa sensação de que a coisa não acaba nunca pode ser meio chata pra eles, por isso tenho montado a jornada em cima de pequenas cenas com pequenos problemas a serem solucionados. Quando chegar ao fim da coisa, quero uma resposta deles sobre o que acharam, se gostaram e se querem jogar mais. Se der certo, quero tentar colocar a próxima aventura em um mundo medieval fantástico, recheado de clichês e loucuras. Mas isso é algo que só saberemos na frente. Não sei se teremos uma nova aventura. Não sei nem se essa vai chegar ao fim. Mesmo que eles resolvam não jogar mais, ainda assim, terá valido muito a pena. Enquanto isso, vamos nos divertindo e criando uma aventura maluca.

No fim, o foco não é criar uma aventura épica enquanto se usa um sistema de regras impecável. É só contar uma história junto de amigos e dar risada, o que no fundo, é o objetivo de toda partida de RPG, saibam eles o que significa isso ou não.

Você pode gostar...

37 Resultados

  1. Mauricio disse:

    Cara, sera que eu poderia jogar tbm se ainda nao acabou?

    • Ásbel disse:

      Oi, Mauricio. A campanha já acabou. Foi bem divertida e deu pra aprender algumas coisas interessantes sobre essa nova dinâmica:
      1- Como é mensagem de celular e cada um vê numa hora, não dá pra ficar estabelecendo turnos. Até dá pra forçar, mas aí quebra um pouco a empolgação da ação (por ter que esperar alguém que está longe do celular). Entretanto, esse tipo de escolha vai de grupo para grupo.
      Mas tem que ver que não dá pra esperar muito tempo por um jogador ausente enquanto outros estão mais interessados (ou disponíveis). Se muito é minutos, horas ou dias, é seu jogo que vai dizer.
      2- Na mensagem, o pessoal acaba sendo curto, mandando várias coisas e um mandando algo enquanto o outro tá contando sua ação em mensagens picadas. É importante o mestre ficar atendo e cuidar pra amarrar tudo em uma cena conjunta. Só assim cada jogador vai ver que seu papel é parte em algo maior (e não que é um jogo individual pra cada um acontecendo num mesmo lugar).
      Acho importante esse cuidado, porque de outra maneira o jogo pode acabar parecendo uma partida de Counter Strike, onde cada um sai atirando pra um lado e só pensa no time no final da rodada, pra ver qual dos lados matou mais.
      Outra coisa: por ser um grupo de jogadores novos (neófitos do RPG, que lindo) foi um caminho de aprendizado diferente. Não acho que seja o melhor jeito de ensinar (tanto que as regras ficaram mais pra eu poder gerenciar a ação). Entretanto, devido a distância física dos participantes e da falta de interesse que eu sei que eles teriam se um dia eu os juntasse em uma mesa cheia de livros estranhos, foi uma ótima experiência.
      Uns demonstraram mais interesse na brincadeira. Outros só apareciam quando o chat tava fervendo e gostavam mais das partes de ação. Acho que faz parte e, no fim, foi uma experiência bem legal.
      Desculpa usar sua resposta como feedback da partida, mas acho importante apontar os resultados da experiência.
      Ah, Mauricio, mas se aparecer um grupo aí afim de jogar, me convide! 🙂

      • clokgen disse:

        Eu gostaria de convidar você e todos os interessados a jogar o meu rpg
        Sinopse>>
        ?O mundo se encontra numa situação de uma selva de concreto e aço, onde duas ligas de assassinos lutam pela dominação local. Cada liga com uma ideologia diferente. Escolha o seu lado e se torne um assassino da elite.?
        *Ligas:
        ?Hitmans?
        ?Uma liga que tem como base a ajuda de alguns políticos do estado. São compostos por snipers e assassinos silênciosos. Todos componentes dessa liga sabem criar drogas que matam de causas “naturais”!
        A ideologia desta liga é ganhar dinheiro e seguidores suficientes para comprar uma ilha e ter seu próprio povoado, manipulados por eles mesmos. Iniciando uma vida mais pacífica e que eles possam ter controle sobre tudo!?
        ?Esquadrão C.O.G.B.A?
        ?Está liga que tem como base o exército do Estado, com equipes de assalto, armamento pesado e bombardeiros.
        A ideologia dessa liga é de dar um golpe militar e arrumar o arrumar o sistema despedaçado que esta nos dias atuais. Isso tudo a partir do militarismo.?
        Regras?
        Pode
        Não pode
        Depende
        Desrespeitar o chefe da facção, com razão justificável, não porque não gosta do que ele diz;
        Não aceitar a morte;
        Sair da liga;
        Xablar só no pvd;
        Matar outros jogadores quando um moderador esta assistindo e/ou você foi ordenado pelo chefe da liga;
        Matar qualquer um pela cidade;
        Matar algum chefe;
        Sair do grupo. Porém saiu não volta.
        Interagir com gente de outra liga;
        Explorar o estado;
        Aprender a fazer as coisas do nada. Cada classe tem sua habilidade;
        Drama,obvio, pq isso é RPG de assassinato e não de melação!
        Personagens>>
        ?Classes dos Hitmans
        Informante de alvos: passa os alvos e informações sobre, em potencial no pv do elite.
        -Mike
        ?Elite: o chefe dessa liga, que passa as ordens para todas as outras classes da liga.
        -Ashley Holat
        ?Sub-Elite: substitui o elite quando ele está fora.


        Snipers: franco-atiradores precisos que dão cobertura a equipe de assalto e sempre estão bem posicionados.
        -Cael Mantovan



        Equipe de assalto: Assassinos silênciosos que invadem locais fechados. E além disso recebem suporte dos Snipers.
        -Perrie Edwards
        -Nathalia Müller

        Vigias: ficam no Qg da liga defendendo de invasores e cuidando da segurança do perímetro



        ?Esquadrão C.O.G.B.A
        Informante de alvos: passa os alvos e informações sobre, em potencial no pv dos generais
        -Gabriel?
        General: Organizam os planos de golpe militar, organizam os ataques do esquadrão e comanda o esquadrão no geral.
        -Jack Flame


        Soldado: Fazem ataques as bases e realizam missões de categoria C-B




        Guarda da base: ficam no Qg do esquadrão. defendendo de invasores e cuidando da segurança do perímetro.



        Juggernault: participa de alguns ataques a bases inimigas, são o braço direito do Coronel e participam de missões SS-C.
        -Hiyousen Souske

        Pilotos: dirigem carros, gipes, tanques, e caminhões, além disso dão cobertura terrestre aos soldados.

        -Lionel Shard

        Escolta aérea: usam aviões bombardeiros, jatos, e helicópteros. Dão suporte aos soldados em ataques as bases e são chamados em missões especiais.


        “`Ficha de personagem:“`
        Nome real:
        Nome do personagem:
        Sexo:
        Idade:
        Liga:
        Classe:
        Observações (opcional):
        ?Para mais informações ou sugestões chamar Pv?
        *Obs: isso não é um RPG de famosos!!*
        Adms:
        Mike: 11 94828 9998
        G.T.: 11 98871 9026

  2. Arianne disse:

    Eiii se o jogo ainda tever rolando!! Coloca eu. Meu numero (085) 8889-9342. Pode me add

  3. Olá, desejo participar de Grupos do WhatsApp, caso queiram me add; +55 88 9439-7851.
    Quem desejar criar um Site, Fórum ou Blog, também queria poder participar…

  4. Marlon disse:

    Cara cria outro rpg e me add no seu grupo 7981540248

  5. xande disse:

    Aeww se tiver rolando RPG me add por favor…. (11) 951204132

  6. Thiago disse:

    21965276380

  7. Pablo disse:

    gnt, vamos montar um grupo?

  8. roger disse:

    ola pessoal se tiverem montando algum grupo de rpg no whats me chamem pelo email [email protected]

  9. isah disse:

    Estou querendo entrar em grupos legais de rpg.. quem quizer mi colocar ou chamar no whats para conversaar so chamar: 015981530514

  10. luiz disse:

    preciso de um programa para rolagem de dados pelo whats app alguem pode ajudar?

  11. gleybson disse:

    vamos montar um grupo, add eu ai (11) 98881-7925

  12. Arthur Barros disse:

    Se alguem for montar um grupo pode me chamar (me bipa no email que eu mando o numero [email protected])

  13. Alessandro disse:

    Me adc, 11941879123, grato

  14. Philipe Lionegg disse:

    Me add la 77 91731545

  15. Camilo disse:

    Estou mestrando uma da Marvel, interessados
    019 992255837

  16. Gabriela disse:

    Quero jogar RPG pelo whatsapp, qualquer tipo de jogo… só adicionar: 85 9646-8035

  17. Guilerme disse:

    add 028999021941

  18. Lucas disse:

    Se alguém quiser montar um grupo pode me add 011996133080

  19. Danielson disse:

    Eu estou tentando mestrar um grupo que criei, e já está fechado mas ainda quero estabelecer um sistema, poderia mostrar o que você usou pra poder me inspirar com o meu?

    • Ásbel disse:

      Oi, Danielson.
      O sistema criado não tinha nada de mais. Era só pra estabelecer uma ideia sobre os personagens. Quem era mais forte, quem era mais esperto e tal. No fim, fora uma ou duas ocasiões, nem teve rolagem de dado. Isso porque rolar dado é uma coisa legal pra caramba quando está todo mundo em volta da mesa. Mas pro mestre ficar rolando sozinho e administrando bônus não é legal; nem pra ele, que fica com a vida mais complicada, e nem pro jogador, que deixa de ter um momento de sorte/azar pessoal pra algo sem graça (mestre rolando sozinho).
      Minha dica é, seja prático e procure um sistema básico, com pouca ou nenhuma rolagem nem muitos valores numéricos. Além de deixar mais simples pros jogadores, vai facilitar a sua vida pra caramba. Afinal, se tiver muita regra, é você que deverá ficar rolando dado, pesquisando regra, analisando valores etc. Se é pra jogar pelo celular onde estiver, é bom você contar com algo prático.
      Se quiser mais detalhes, montei um post sobre isso:
      http://rpgista.com.br/2015/04/12/rpg-whatsapp-pequeno-manual/
      Dê uma lida e veja se ajuda.
      Abraço e bom jogo!

  20. matheus disse:

    Quem quiser jogar rpg podem me add tenho um grupo de rpg. +55 67 9284-2258

  21. LuanA disse:

    Eu amo rpg quem tiver algun grupo no whats me adiciona 6799584211

  22. Tenho um grupo no WhatsApp de rpg se quiser entrar me chama no pv
    (21) 991886720

  23. luigge disse:

    Eu tenho um RPG de Dragon Ball … Se quiser entrar Chama PV 97 8124 5040

  24. luigge disse:

    Um RPG simples msm com lutas e interpretação… Meu personagem é o vegeta

  25. Rpgista disse:

    Olá, estou aqui para convidar a todos que gostam de Rpgistas para participar de um RPG chamado Hidden’s City.
    Conheça nesse momento um novo mundo fictício onde você irá entrar em uma cidade também fictícia e poder escolher entre diversas raças sobrenaturais para ser.
    HIDDEN’S CITY
    História:
    Hidden’s City foi escolhida pelas seis principais raças sobrenaturais para sediar os seus concelhos, que servem para proteger seus membros da exposição aos humanos, que com a evolução tecnológica havia se tornado perigosos. Em seu território é proibido o assassinato de humanos, para manter em segredo a nossa existência. Bruxas, Vampiros, Lobisomens, Híbridos, Anjos e Demônios vivem em paz, por um acordo mantido por seus lideres. Mas esta misteriosa cidade nem sempre é tao calma como parece, com tantos seres sobrenaturais residindo nela os problemas acabam por aparecer, ameaçando sempre expor nossa condição.
    *INTERESSADOS PELO O RPG E QUEREM CONHECER MAIS CHAMEM UM DOS ADM’S DE NOSSO JOGO NO PVD *
    Aninha – +55 71 82912574
    Miih – +55 62 85283892
    Wins – +55 71 96303211
    Dante – +55 71 87090495
    ? Obrigado pela a atenção.

  26. Matheus disse:

    Cara sou meio novato no rpg pelo whats,se tive algum rpg rolando ai alguém me convida pfv (89) 99872511

  27. Sobre RPG disse:

    História:
    Scary’s’s City é uma cidade distante e misteriosa que é habitada por seres misticos e humanos, estes (humanos) que vivem lado a lado e não sabem da existência da misticidade do local. Scary’s City também foi escolhida para sediar os conselhos das respectivas raças que ali habitam, esses responsáveis por instaurar a ordem sobre todos os seres e manter o anonimato. Um acordo foi feito a milhares de anos garantindo a convivência tranquila entre as raças, contudo essa cidade nem sempre é regida pela paz, visto que frequentemente novas discussões e mistérios ameaçam o anonimato e a existência de todos naquela cidade.
    Raças
    * Vampiros
    * Lobisomens
    * Híbridos
    * Bruxos
    * Anjos
    * Demônios
    * Sereias/ Tritões
    “PESSOAS INTERESSADAS PELO O RPG E QUE QUEREM ENTRAR ENTREM EM CONTATO PV”
    69 92410448
    Desde já obrigado pela atenção!

  28. Milinha disse:

    Hill Valley
    Hill Valley é uma cidade que atrai misteriosamente as pessoas devido aos seus exóticos frequentadores. Uma cidade que possui uma singularidade, existe tanto no plano físico quanto no plano espiritual.
    Devido à isso, ela é lar de seres sobrenaturais que vivem em conflitos internos pelo domínio da cidade e das almas que ali existem.
    Para os humanos normais, ela parece ser uma cidade deveras bonita e  com atrativos turísticos,  mas ela guarda segredos, mistérios, romances perdidos, e uma guerra interracial.
    E quando a noite chega na cidade e a luz do sol é escondida sobre os montes, as feras saem pra caçar.
    Classes para jogo:
    Anjos
    Demônios
    Vampiros
    Lobisomens
    Magos/Feiticeiras
    Ficha de personagem
    ?Nome do jogador:
    ?Nome do personagem:
    ?Idade do personagem
    ?Pessoa que representará o personagem (ator/atriz/modelo/cantor ou vc mesmo):
    ?Ocupação:
    ?História do personagem:
    Interessados entrar em contato com um de nossos adms
    Cams: 031 993529210
    Biel: 011 986814658
    Drigo: 098 987913168 

  29. lorde das trevas disse:

    MUNDO DE GEHENNA
    Um mundo de fantasia onde magia e tecnologia caminham juntos. Um mundo onde é possível se tornar o maio herói ou o pior vilão.
    Desde a última guerra, seres monstruosos assolam o mundo, então as raças se reuniram para manter a ordem no mundo.
    Escolha entre as 7 raças:
    Elfos
    Elfos negros
    Humanos
    Bestiais
    ?Levents
    Abissais
    Tielflings
    Após isso, escolha entre as seis classes:
    ?Sword Master-Espadachim Arcano
    Trickster-Trapaceiro
    Gunslinger -Pistoleiro Arcano
    ?Soul Master-Espiritualista
    ?Dark Lord -Senhor das trevas
    Royal Guard -Guardiões.
    Então aventure-se por esse mundo e torne-se uma lenda.
    Contatos
    Dante: +55 71 98483-9190
    Rods: +55 98 98791-3168
    Bia: +55 99 8236-7172
    Mih: +55 62 8528-3892
    Paula: +55 71 8291-2574
    Iago: +55 45 8839-1851

  30. Denis disse:

    Rpg-Escola Hogwarts
    A escola Hogwarts abriga tds os monstros que foram oprimidos pelos humanos, nela tds os monstros sao conaiderados como uma familia, e como td familia sempre ha alguns conflitos, os montros ali aprendem a controlar suas habilidades e ficarem mais fortr para se protejer de qualker arma que os humanos tenham inventado para matar monstros
    Raças
    Vampiros: sao os mais educados da escola, sua força, refleco e principalmente velocidade sao muito altos
    Lobisomens: Os lobos nao gostam muito dos vampiros e preferem nao se associar muito com as outras raças, Eles podem virar humano e lobos e claro híbrido (lobisomem), quando viram humano suas habilidades nao sao muito boa mais quando biram lobisomens sua forca aumenta e quando viram lobo sua velocidade fica muito alta
    Metamorfo: São associaveis a tds as raças e podem se transforma em qualquer um que ele tenha matado ou que tenha dado permissão para se transformar, sao muito descreto e fortes
    ?Bruxos(as): Tem varios truques e feiticos e sao muito asociaveis e falsos podem criar feiticos para td
    Anjos: sao meigos e bondosos, podem curar qualker ferida mais perde metade de seu poder podem voar com suas asas brancas e brilhantes e sao ingênuo mais perigosos com seus raios de luz
    Demonio: Usam o poder da escuridão (podem materializar objeto), mover objetos com a mente e nao gostam dos anjos
    Leviatãs: Devoram humanos e tem as mesmas habilidadrs dos metamorfos mais são mais fortes e mais rapidos e podem se teleportar, nao sao associaveis com as outras raças e sao sanguinarios
    Djinns: Podem clc suas vitimas em ilusão e tem muita forca e uma boa habilidade em luta
    Semideuses: Sao os mais poderosos podendo criar ilusões reais e criar um universo como ele propio quiser, tendo poderrs psíquico (paralisar o oponente por alguns segundos, mover objetos, telepatia e etc…)
    Ficha dos personagem
    NOME:
    IDADE:
    RAÇA:
    ARMA:
    PERSONALIDADE:
    ALTURA:
    MASCOTE:
    A ESCOLA FICA ESCONDIDA EM UMA FLORESTA DISTANTE DE TODOS OS ALUNOS PODEM SE SENTIR AVONTADE EM QUALKER LUGAR DA FLORESTA MAIS NAO POD SAIR DA FLORESTA PARA A PROPIA SEGURANÇA DELES
    LUGARES DA ESCOLA
    PÁTIO
    REFEITORIO
    8 SALA DE AULA
    CORREDOR
    PARQUE
    DORMITORIO (ALUNO)
    DORMITORIO (PROFF)
    SALA DOS PROFF
    SALA DO DIRETOR
    BIBLIOTECA
    SALA DE TECNOLOGIA
    LABORATORIO
    SALA DE FEITIÇOS
    GINASIO
    FORA DA ESCOLA
    JARDIM
    CACHOEIRA
    FLORESTA
    ACAMPAMENTO
    REGRAS
    -PODE HAVER RELACIONAMENTO ENTRE OS ALUNOS
    -PODE HAVER RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES
    -PODE HAVER RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS
    -NAO SERA PERMITIDO DESREIPETO ENTRE NINGURM
    -NAO DESREIPEITAR O DIRETOR NEM PROFESSOR
    -O RPG COMEÇA VCS ENTRANDL NA ESCOLA
    -PODE TER CONFLITOS ENTRE AS RAÇAS

  31. Imperatrice disse:

    Gradians Academy
    ?História ?
    Em um mundo onde magia e tecnologia cresceram lado a lado, a busca por poder desencadeou uma guerra que parecia não ter fim, até que das profundezas da terra surgiram criaturas que tinham um único propósito, destruir a humanidade. Depois de muitos anos e de 2/3 da população mundial ter sido dizimada, finalmente foi encontrada uma maneira de enfrentar essas criaturas, os guerreiros dispostos a enfrentar essas criaturas foram chamados de guardiões. Agora que a balança se equilibrou cidades poderam ser reconstruidas e uma academia foi fundada para formação de novos guardiões.
    Adm:
    Akil: 71 992775438

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: