R. I. P. Jack Vance (1916 – 2013)

Mais um grande nome da ficção científica que se vai: Jack Vance, morto no último sábado, dia 26 / 05. Para quem não conhecia, trata-se de um dos mais influentes autores norte-americanos do gênero, vencedor de diversos prêmios, com trabalhos que vão tão distante no futuro da humanidade que por vezes parecem se confundir com a fantasia. Sua série mais conhecida é The Dying Earth, que é, entre outras coisas, é a série que inspirou Gary Gygax na criação do sistema de magia clássico de D&D – aquele em que os magos esquecem as palavras que recitam após usar um feitiço, também chamado de sistema vanceano.
No Brasil, Vance teve alguns livros publicados nas antigas coleções de ficção científica da editora Francisco Alves, como Planeta Duplo, O Planeta dos Dragões e acredito que toda a série Star King – A Saga dos Príncipes-Demônios. De Dying Earth, apenas um conto foi publicado em português, em uma velha coletânea com outros autores famosos do gênero.
Enfim, mais um grande mestre que se vai. Descanse em paz.
Fonte: io9.
BÔNUS: MAGIA VANCEANA NO 3D&T!
Como última homenagem ao mestre, você também pode usar a magia vanceana nos seus jogos de 3D&T. O seu funcionamento é simples: as magias e fórmulas místicas não são meramente conjuntos de teoremas que podem ser facilmente memorizados; ao invés disso, ela envolve palavras e gestos especiais, quase como se fossem sencientes, que somem da memória do mago uma vez que são conjuradas. Pense no Rufus Domat, o mago de O Inimigo do Mundo: o autor Leonel Caldela se inspirou no sistema clássico do D&D para descrever as suas magias, e o fez de forma muito eficiente.
Em 3D&T, é bastante fácil fazer um sistema parecido. Assume-se normalmente que um mago aprende uma magia ao gastar 1 PE; ele pode lançá-la indefinidamente, desde que pague os seus PMs. No sistema vanceano, no entanto, ele passará a poder usá-la uma única vez: após utilizá-la e gastar os PMs, o personagem simplesmente esquece da magia, e precisará “aprendê-la” novamente, gastando 1 PE outra vez, se quiser usá-la de novo.
Claro, isso leva ao problema de como aprendê-la mais uma vez agora que a esqueceu. É por isso que magos no sistema vanceano utilizam utilizam grimórios: eles anotam neles as palavras e fórmulas que precisam para aprender a magia novamente toda vez que precisarem usá-la. Um grimório é um item especial que custa 5 PEs para cada 10 feitiços que suas páginas podem conter. Assim, se você quiser um grimório que possa conter 30 feitiços, ele lhe custará 15 PEs. Uma vez que você tenha aprendido a usar a magia uma vez, pode inscrevê-la no seu grimório sem qualquer custo extra.
Estudar novamente uma magia em um grimório requer tempo de preparação. O tempo necessário são 10 minutos para cada PM gasto no feitiço – assim, um feitiço de 5 PMs precisaria ser estudado por 50 minutos. Após esse tempo, o mago gasta 1 PE e pode aprendê-lo novamente. PMs permanentes gastos por feitiços poderosos são considerados como dez vezes mais para esse fim – ou seja, um Desejo, por exemplo, que gasta 5 PMs permanentes, levaria 500 minutos (50 PMs X 10 minutos), ou oito horas e vinte minutos, para ser aprendido.
A grande vantagem deste sistema, por outro lado, é que ele não gasta os PMs do mago. Cada magia é utilizada no momento em que ele recita suas palavras e realiza os seus gestos, e então desaparece. Mas ele só pode possuir em sua memória feitiços que gastassem originalmente até Hx5 PMs. Assim, um mago com H3 poderia ter em sua memória feitiços somando até 15 PMs nos seus gastos. A vantagem Memória Expandida dobra esta quantidade. PMs permanentes, novamente, contam como dez vezes mais – portanto, para ser capaz de usar um Desejo, o mago deve possuir no mínimo H10!
Em um mundo onde o sistema de magia é padrão, você pode adicionar uma nova desvantagem ao jogo, Magia Vanceana (-1 ponto), que faz com que o personagem passe a usar estas regras para os seus feitiços. Você também pode adicionar uma nova vantagem, Feitiços Extras (1 ponto), que funciona de forma semelhante a PMs Extras: dá ao personagem um bônus de H+2 apenas para calcular o máximo de PMs da sua memória.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta