Metal Gear Rising 3D&T

Metal Gear Rising: Revengeance é o primeiro spin-off oficial da série Metal Gear, imortalizada pela jogabilidade de espionagem e os enredos políticos rocambólicos. E o herói, é claro, não podia ser outro: Raiden, o pupilo de Solid Snake em Metal Gear Solid 2, agora transformado em um ninja ciborgue com um desejo insaciável de vingança!
Esta pequeno artigo adapta os elementos principais do jogo para o 3D&T Alpha, além de apresentar a ficha de alguns dos seus personagens principais. Recomendo também que você dê uma olhada nos textos da minha adaptação anteror do Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, bem como o meu texto sobre missões de infiltração, para implementar o seu jogo com outros elementos e vantagens. (E, é claro, não deixe de ver também a ficha do Old Snake se por acaso quiser incluí-lo no seu jogo).

police

O mundo de Metal Gear Rising
Estamos em 2018, quatro anos depois dos eventos de Guns of the Patriots. A destruição da IA dos Patriotas acabou com o sistema Sons of the Patriots que coordenava a Economia de Guerra, fazendo com que as nanomáquinas implantadas no corpo dos soldados das empresas militares privadas subitamente parassem de funcionar.
As guerras do mundo, no entanto, não pararam por isso. A política, economia, questões religiosas e étnicas continuam gerando conflitos ao redor do globo, mantendo a demanda por empresas mercenárias. Para supri-la, elas passaram a utilizar outra tecnologia: a dos ciborgues, ou seja, corpos humanos aprimorados através de implantes e maquinário.
Muitos dos mesmos soldados que antigamente receberam nanomáquinas em seus corpos de forma compulsória hoje se viram transformados em ciborgues, sob risco de perderem seus empregos se não o fizessem. Em alguns locais até mesmo a polícia passou a ser formada quase exclusivamente por eles. E por trás de boa parte destas empresas está a World Marshall Inc., empresa sediada em Denver, no estado norte-americano do Colorado, que é ao mesmo tempo a maior empresa militar privada em atividade e a maior fornecedora de partes cibernéticas para corpos humanos.
Personagens. Personagens no mundo de Metal Gear Rising quase sempre serão membros de alguma empresa militar privada, lidando com conflitos ao redor do globo e eventualmente com as conspirações que envolvem as maiores empresas e os governos dos grandes países. Como sempre, crie seus enredos com uma boa dose de política internacional e espírito crítico somado aos temas de ficção científica militar, dando assim o clima próprio característico de toda a série Metal Gear.
Recomendo personagens de 12 pontos para uma campanha mais próxima do clima do jogo. Se quiser, no entanto, você pode baixar este valor para 10 ou até 7 pontos, para representar personagens recém chegados ao mundo das EMPs. Embora não seja obrigatório, é esperado que eles possuam vantagens únicas variadas de Construto, como Androide, Ciborgue, Mecha ou Nanomorfo. A escala de poder padrão para as histórias deve ser a Sugoi – mesmo personagens que não tenham implantes cibernéticos deverão fazer uso de exoesqueletos e outras tecnologias que os deixem em um nível acima do humano se quiserem ter alguma chance de sobrevivência.
rayCorte à vontade!
A mecânica principal de Metal Gear Rising: Revengeance é o Blade Mode, um modo em que o tempo de jogo diminui a velocidade para que Raiden possa controlar com precisão exatamente onde e em que direção quer realizar o corte com sua katana de alta freqüência. Praticamente tudo no jogo pode ser fatiado – pilares de pedra, carros, paredes, e, é claro, os membros dos inimigos. Para simular este sistema em jogo, pegarei emprestado e adaptarei algumas regras do meu antigo 3D&T Gore.
Basicamente, sempre que um personagem rola um acerto crítico em combate, o alvo do ataque deve rolar um teste de Armadura. Se tiver sucesso, nada acontece; se falhar, no entanto, o mestre deve rolar 1d6 para descobrir qual parte do seu corpo foi decepada:

  • 1) Pernas. O personagem perde uma das pernas, reduzindo a sua Habilidade pela metade (arredondado para cima). Caso perca a segunda, ficará com H0 e poderá realizar apenas uma ação ou movimento por rodada.
  • 2-4) Equipamentos. O personagem perde algum equipamento especial, como um pedaço da sua armadura, um escudo ou arma especial. Ele perderá o uso de uma vantagem escolhida pelo mestre.
  • 5) Braços. O personagem perde um dos braços, reduzindo sua Força e Poder de Fogo à metade (arredondado para cima). Caso perca o segundo braço, ficará com Força e Poder de Fogo 0.
  • 6) Cabeça. Morte instantânea.

O jogador que conseguiu o crítico também pode pedir para realizar um teste de Habilidade sempre que o inimigo falhar neste teste de Armadura; se tiver sucesso, pode escolher exatamente qual parte do corpo dele quer decepar.
Sendo um jogo sobre ciborgues, não há nada que impeça um personagem de recuperar seus membros perdidos posteriormente – basta implantar novos membros cibernéticos no lugar. O custo, no entanto, é igual à metade dos PEs perdidos ao tê-los amputados – para recuperar um braço cuja perda baixou a sua Força 4 para 2, por exemplo, você precisaria gastar 10 PEs (já que você perdeu 2 pontos, ou 20 PEs).
zandatsuZandatsu. Os ciborgues do mundo de Metal Gear Rising funcionam através de uma espinha dorsal de células de alimentação que fornecem energia para todo o seu corpo. Caso seja capaz de retirar esta célula do corpo do inimigo, um personagem pode quebrá-las para se banhar no líquido combustível, e assim curar seus ferimentos e recuperar as energias.
Assim, sempre que conseguir um acerto crítico e o alvo falhar no teste de Armadura, o jogador pode pedir ao mestre para tentar realizar um zandatsu (“cortar e tomar,” em japonês). Isso requer um teste mais difícil do que simplesmente escolher uma parte do corpo para decepar: H-2. Se tiver sucesso, no entanto, além de matar o adversário, ele também se banhará nas suas células de combustível, recuperando automaticamente todos os seus PVs e PMs.
Não é possível “guardar” as células conseguidas desta forma para uso posterior – uma vez que caia no chão ou fique fora do corpo de um ciborgue por muito tempo, elas param de funcionar.
Aparar. Aparar é uma manobra semelhante à Choque de Energia (Manual 3D&T Alpha, p. 1d+73), mas para ataques corpo-a-corpo. Ao invés de simplesmente bloquear um ataque inimigo, você tenta desviá-lo com a sua arma, abrindo a defesa do inimigo para um ataque rápido.
Em regras, funciona da mesma forma que Choque de Energia, mas para ataques realizados com Força. Quando você receber um ataque inimigo, faça um teste de Força: com sucesso, você pode rolar uma Força de Ataque (F + H + 1d) para bloqueá-lo, ao invés de uma Força de Defesa. Se a sua FA for maior que a do inimigo, ainda, ao invés de você sofrer dano, é ele que sofrerá o dano restante! Além disso, se você conseguir um acerto crítico, você ainda pode possui a chance de amputar um de seus membros ou mesmo de tentar um zandatsu normalmente.
Caso falhe no teste de Força, no entanto, você será considerado Indefeso para aquele ataque. Além disso, você só pode tentar aparar um ataque se ainda não tiver realizado uma ação neste turno, e perderá a sua próxima ação ao fazê-lo.
Personagens
Abaixo estão alguns dos personagens principais de Metal Gear Rising: Revengeance. Todos eles possuem a vantagem Aliado (equipamentos), seguindo as regras da adaptação de High School of the Dead da DragonSlayer #32 para aproveitar equipamentos encontrados ao longo das missões.
raidenRaiden [15 pontos; Sugoi]
F3 (corte) H5 R3 A2 PdF0 15 PVs 15 PMs
Vantagens: 

  • Aceleração
  • Aliado (equipamentos)
  • Ataque Múltiplo
  • Deflexão
  • Sentidos Especiais (Infravisão, Radar, Visão de Raio-X)

Desvantagens:

  • Ciborgue (Cérebro Orgânico)
  • Código de Honra dos Herois
  • Ponto Fraco / Fúria

Raiden é o personagem principal do jogo, um ciborgue treinado em combate ninja e que tem uma longa história como soldado em conflitos ao redor do globo. Seu Ponto Fraco é o fato de que tenta suprimir o instinto assassino que adquiriu ao longo da sua vida, e que lhe rendeu a alcunha de Jack o Estripador. Inimigos que saibam usar isso a seu favor recebem um bônus de H+1 contra ele. Se por acaso ele vier a aceitar a sua natureza e parar de suprimir este instinto assassino, troque a desvantagem Ponto Fraco por Fúria.
wolfLQ-84i [17 pontos; Sugoi]
F2 (corte) H3 R2 A2 PdF2 (perfuração) 10 PVs 10 PMs
Vantagens:

  • Aliado (equipamentos)
  • Ataque Especial (Poderoso)
  • Genialidade
  • Mecha
  • Perícia Máquinas
  • Sentidos Especiais (Infravisão, Radar, Visão de Raio-X)

Desvantagens:

  • Código de Honra da Gratidão
  • Munição Limitada (6 facas)

LQ-84i é um robô com formato de lobo utlizado pela empresa mercenária Desperado. Ele possui uma inteligência artificial altíssima, várias vezes maior do que a inteligência humana. No entanto, também possui um desejo de liberdade que não pode satisfazer, uma vez que corre o risco de ter a sua memória e personalidade apagadas se desobedecer uma ordem de seus donos. Seu Ataque Especial é uma serra que pode manipular com a sua cauda, causando grande dano nos inimigos; caso consiga um acerto crítico com ela, a sua Força é multiplicada por 3, ao invés de 2 como normal. Além disso, ele pode atacar inimigos à distância com adagas de arremesso superaquecidas.
jetstreamJetstream Sam [17 pontos; Sugoi]
F3 (5) (corte) H4 R3 A2 PdF0 15 PVs 15 PMs
Vantagens:

  • Aliado (equipamentos)
  • Ataque Especial (Tempestade de Golpes)

Desvantagens:

  • Código de Honra do Combate

Arma especial:

  • Katana Muramasa de alta frequência (F+2)

Samuel Rodrigues, também conhecido como Jetstream Sam ou pelo codinome Minuano, é um nipo-brasileiro mestre na arte do kendo, a esgrima japonesa. Diferente de outros personagens, ele possui pouquíssimos implantes cibernéticos: apenas o lado direito superior do seu peito, incluindo o ombro e o braço. Sua espada Muramasa herdada da família, no entanto, recebeu diversos implantes tecnológicos, como uma lâmina de alta frequência e um gatilho na bainha que aumenta o seu dano, seguindo as regras de Ataque Especial. Com uma série de golpes rápidos, ele pode usar este ataque também para atacar vários inimigos simultaneamente, usando a ampliação Tempestade de Golpes (que aparece no livro Mega City). Além disso, ele costuma utilizar um exoesqueleto que aumenta as suas capacidades físicas para compensar a falta de implantes.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. MateusOkami disse:

    Olá!
    nessa adaptação foi levada em conta dos dlcs?
    neles tem como jogar com o LQ-84i e o Jetstream Sam. Seria uma boa jogar as duas para tem uma ficha mais precisa dos 2 personagens.

Deixe uma resposta