Aliados Conjurados para 3D&T Alpha

Às vezes, o poder do seu grupo de aventureiros não é o suficiente para enfrentar um determinado inimigo. Inspirados pelas GFs, as Guardian Forces de Final Fantasy, estes Aliados Conjurados são na verdade um tipo de magia. Quando utilizada, invoca uma criatura mágica que utiliza algum tipo que poder especial. Esse poder vai desde um ataque devastador, que atinge um ou mais alvos, a uma magia de cura ou proteção.
Um Aliado Conjurado não pode ser atacado ou afetado como uma criatura normal — ele apenas surge em cena, realiza sua mágica e desaparece no mesmo turno. Esse Aliado também não pode executar quaisquer outras tarefas, como fornecer informações ou transportar o grupo (a menos que seu poder especial seja justamente esse). Cada Aliado tem apenas um tipo de poder.
As formas como um Aliado Conjurado pode ser conquistado variam. Eles podem fazer parte do próprio personagem, como poderes ganhos com treino e esforço (ou seja, comprados com Pontos de Experiência). Ou podem ser invocados a partir de um item mágico, como um anel, varinha, estatueta ou carta de baralho. No entanto, Aliados Conjurados NÃO podem ser comprados como se fossem Vantagens, durante a criação do personagem — eles só podem ser obtidos em campanha.
O ataque de um Aliado Conjurado é sempre considerado mágico. Uma Esquiva bem sucedida reduz sua Força de Ataque à metade.
Conjurar um Aliado conta como uma ação que consome um turno inteiro. Além disso, consome certa quantidade de Pontos de Magia: quanto maior o poder do Aliado, mais PMs serão necessários para invocá-lo. Aliados Conjurados podem ser utilizados APENAS em situações de combate.
Abaixo vocês encontram uma lista de Aliados Conjurados baseados em dois panteões de mitologias da Terra; a forma de adquiri-los pode variar de acordo com sua própria campanha. Sempre que um deles é conjurado, a imagem de seu respectivo deus surge nos céus de forma grandiosa, despejando sua magia sobre o campo de batalha.
 
Panteão Egípcio (O Pesedjet)
Um dos mais antigos panteões de deuses da Terra, o Panteão Egípcio há muito deixou de ser idolatrado ativamente. No entanto, o legado cultural do Egito moldou muito da cultura ocidental, ainda que isso seja raramente reconhecido. Muitos de seus deuses têm a curiosa aparência de humanos com cabeça de animais.

Anubis, por SirArturo

Anúbis


Anúbis – O mensageiro do mundo subterrâneo, com cabeça de chacal, uiva de forma terrorizante e causa em todos os inimigos os efeitos da magia Pânico até o fim do combate, sem direito a teste de Resistência. 15 PMs.
Bast – A protetora deusa com cabeça de gato cerca todos os aliados com o poder vivo da luz solar, dando um bônus de +5 na Armadura até o fim do combate. 20 PMs.
Hathor – A bondosa senhora do amor e da feminilidade desce dos céus em sua forma de vaca, enchendo os corações de coragem e esperança. Todos os aliados recebem os efeitos das magias Marcha da Coragem e Marcha da Batalha (FA e FD +5) até o fim do combate. 15 PMs.
Hórus – A ira justa do deus-falcão desce dos céus, atacando com azagaias de pura luz todos os inimigos com FA 15. 20 PMs.
Ísis – A mãe dos deuses surge no campo de batalha em meio a um pálido brilho, chorando e curando todos os PVs de todos os aliados. 20 PMs.
Maat – A dama da retidão e da ordem julga em sua balança o coração de um único inimigo, causando morte instantânea caso o alvo não possua nenhum Código de Honra. 30 PMs.
Maat, por Mi-Alegria

Maat


 
Osíris – O juiz dos mortos vem ao mundo dos vivos por uma rachadura no solo e fulmina com o olhar um único inimigo, atacando com FA30. 20 PMs.
Ptah – O mestre da palavra desce dos céus e pronuncia a palavra que dá a vida, ressuscitando quaisquer aliados mortos e devolvendo-os à plena saúde (PVs e PMs no máximo). 30 PMs.
Thoth, por Veld-Nova

Thoth


Sekhmet – A furiosa criadora do deserto emite um rugido ensurdecedor com sua cabeça de leoa, causando em todos os inimigos os efeitos da magia Silêncio até o fim do combate. 15 PMs.
Set – O maligno deus da guerra varre o campo de batalha com o cáustico vento do deserto, atacando todos (aliados e inimigos) com FA 20. 20 PMs.

Sobek – O crocodilo devorador engole momentaneamente o Sol, mergulhando o campo de batalha em trevas e curando todos os PVs de qualquer morto-vivo. 10 PMs.

Thoth – O escriba e mestre máximo da magia, com cabeça de íbis, libera uma quantidade enorme de magia sobre o campo de batalha, recuperando todos os PMs de todos os aliados (exceto o invocador). 20 PMs.
 
Panteão Grego (Dodecatéon)
O panteão grego (que foi posteriormente adotado e renomeado pelos romanos) é amplamente reconhecido na cultura ocidental. Mesmo quem não conheça os deuses já pode ter visto seus símbolos (como o caduceu de Hermes, que é um dos símbolos da medicina). Extremamente passionais, os Doze Deuses (Dodekatheon) tem um longo histórico de intromissão nos assuntos dos mortais, assim como uma batelada de -filhos ilegítimos- semideuses.
Afrodite (Vênus) – A sensual deusa do amor se exibe em toda sua glória, fazendo todos os aliados ganharem R+2 e todos os inimigos serem afetados pela magia Amor Incontestável de Raviollius, sem direito a teste de Resistência. 20 PMs.
Apolo – O arqueiro solar e senhor da profecia dispara flechas para o céu, que inundam o campo de batalha como chuva. Todos os inimigos são atacados com FA5, e todos os aliados recebem H+2 até o fim do combate. 20 PMs.

Apolo, por redheaded-step-child

Apolo


 
Ares (Marte) – O sanguinário deus da guerra investe contra todos os inimigos presentes como um borrão de violência desnecessária, atacando cada inimigo com FA30. 30 PMs.
Ártemis (Diana) – A arqueira lunar e senhora das florestas dispara uma única flecha contra o inimigo mais poderoso no combate, atacando-o com FA20. Se causar dano, o inimigo cai no sono até o fim do combate, sem direito a teste de resistência. 20 PMs.
Atena – A deusa da sabedoria e da guerra justa fita o campo de batalha com seus olhos cinzentos, concedendo a todos os aliados H+1 e a vantagem Genialidade até o fim do combate. 15 PMs.
Deméter (Ceres) – A mãe do trigo e personificação da terra aprisiona todos os inimigos em plantas e vegetais, causando Paralisia até o fim do combate. 20 PMs.
Dionísio (Baco) – O eterno boêmio causa uma chuva de vinho que embriaga todos os inimigos, dando uma penalidade de –2 em todos os seus atributos até o fim do combate. 20 PMs.
Hades (Plutão) – O sombrio senhor da terra dos mortos tira seu elmo da invisibilidade e aparece sem aviso entre os inimigos, causando os efeitos da magia Pânico sem direito a teste de Resistência, e atacando um dos inimigos com FA20. 30 PMs.
Hefesto (Vulcano) – O coxo deus da metalurgia imbui as armas de todos os aliados com poder divino, oferecendo um bônus de FA+4 até o fim do combate. 20 PMs.
Hera (Juno) – A vingativa esposa de Zeus toma ofensa por qualquer motivo e transforma um inimigo em um animal inofensivo ou planta, como na magia Transformação, mas sem direito a teste de Resistência. 30 PMs.
Hermes (Mercúrio) – O mensageiro dos deuses e patrono dos ladrões usa sua agilidade, roubando todos os itens carregados por todos os inimigos. Isso inclui itens mágicos, e remove as vantagens Ataque Especial e Arma Especial até o fim do combate. 25 PMs.
Héstia, por isikol

Héstia / Vesta


Héstia (Vesta) – A tímida e casta senhora do lar aquece os corações de todos os aliados com a chama da lareira, concedendo A+4 até o fim do combate. 15 PMs.
Poseidon, por isikol

Poseidon / Netuno


Poseidon (Netuno) – O rei dos mares e pai dos cavalos causa um terrível terremoto que ataca todos (aliados e inimigos) no campo de batalha com FA20. 15 PMs.
Zeus (Júpiter) – O rei dos deuses e senhor dos céus ataca com seu relâmpago divino, fulminando um único inimigo e destruindo-o automaticamente, sem direito a testes de resistência. 30 PMs.
 
PS: Esse artigo foi inspirado pela matéria original sobre Aliados Conjurados para 3D&T, criada por Marcelo Cassaro.
PPS: Esse artigo não é de maneira alguma um guia para deuses e panteões. Em muitos casos, há inúmeras grafias para o nome de divindade, e suas atribuições e portfolios não são sempre facilmente resumíveis. Na dúvida, consulte um bom dicionário de mitologia, ou o Pantheon.org.
PPPS: Originalmente o artigo ia ter três panteões: egípcio, greco-romano e nórdico. Mas o texto ficou grande demais. Se tiver uma boa resposta, faço uma parte dois com os nórdicos e mais uns dois panteões bônus. Escolham quais nos comentários 😉
Com exceção da imagem de capa (imagem de divulgação da Square-Enix), todas as imagens neste artigo são criações originais de talentosos artistas do DeviantArt. Basta clicar nelas para ser levado ao perfil do autor(a)!

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. burp disse:

    É engraçado que as summons de FF já foram chamadas de tanto nomes diferentes (Espers, Aeons, duas vezes Eidolons…), mas parece que o nome que “pegou” mesmo foi o de Guardian Forces =P Mas é sempre legal ver material de 3D&T que não é meu por aqui, heheh.
    E agora tem que fazer dos outros panteões também! Quero um aliado conjurado polinésio pro meu personagem…

  2. Alex Gabriel disse:

    Simsim faça de outros panteoes!
    Gostaria de ver o panteao hindu e/ou celta *-*

    • Álvaro "Jamil" disse:

      Panteão celta eu até manjo um pouco, graças à ex-mulher ser druida… panteão indiano me daria um trabalhão de pesquisa, mas curtiria. =)

  3. Kenam Ex disse:

    Desculpa a ignorância quanto ao panteão egípcio, mas eu senti falta do Rá 🙂
    Eu achei Zeus, Hera e Hermes muito apelões. Não condizem co os outros, mesmo torrando 30 PMs.
    Podia ter colocado no nórdico…

    • Álvaro "Jamil" disse:

      Oi Kenam, eu não coloquei Rá por conta da constante fusão entre ele e outros deuses, principalmente Hórus. Como eles teriam atribuições semelhantes (portfolio do Sol), preferi ficar com o que tem a aparência mais estilosa (Hórus) 🙂
      O nórdico ficou pronto, mas o artigo ia ficar grande demais…
      Quanto aos GFs apelões: tem sugestões pra deixá-los mais equilibrados?

  4. J Eduardo Dantas disse:

    Não sei se foi a referência às mitologias, mas fiquei imaginando aqui trabalhar em campanha com os deus indígenas ou do candomblé… imagina, numa cena de batalha sobre um rio, invocar o aliado conjurado da deusa Iara… ou trazer o próprio Tupã para dar aquela forcinha ao grupo (rs)…. os orixás do candomblé também dariam um pano pra manga interessantíssimo… imagina, literalmente, baixar um exu na cena de batalha… ou Ogum, deus da guerra.. ou o aliado conjurado de Iemanjá… acho que a mitologia hindu também é uma ótima fonte de refências, hein? viajei legal na maionese agora (rs)…

  5. Romullo disse:

    Cara, de longe um dos melhores artigos que já li! 3D&T está bombando! Se precisar de uma ajuda, não sei de onde você é, mas tenho uma pequena biblioteca sobre o tema e podemos desenvolver uma boa de uma campanha, quem sabe até um suplemento! Abraços!

  6. Pedro Henrique disse:

    Muito interessante, primeira coisa que pensei quando vi a sua matéria foi uma adaptação do jogo Persona , conhece ?

  7. Rick disse:

    Cara, que dez!!! Parabéns, mas por que não colocou as invocações de Final Fantasy mesmo? Aposto que a galera curtiria muito!! Mas os panteões foi uma ideia genial. Também curtiria muito o panteão celta e nórdico!!!

  8. Resposta três-em-um pra economizar replies:
    Romullo, obrigado pelo comentário!
    Pedro Henrique, não conheço Persona, só ouvi falar do jogo, mas sem muitos detalhes…
    Rick, preferi me abster de colocar as convocações de Final Fantasy porque: 1) são mais de dez jogos; 2) em média são 25 summons por jogo. É muita coisa! Mas acho que com essa base dá pra desenvolver muito material.
    E como o post continua rendendo bons comentários, já podem esperar pela parte 2, com mais panteões!

Deixe uma resposta