Golpe de Mestre: Mantendo a atenção do Grupo
Quem nunca mestrou para um grupo onde havia um daqueles Jogadores malas que ficavam viajando distraídos durante a Campanha? E se fosse necessário separar os Jogadores em turnos distintos, aí sim que ele ficava com a cabeça na lua, o que fazer para manter o pique da galera e não deixar a Campanha esfriar?
Na verdade a resposta da pergunta eu não sei (…) mas aqui vão algumas dicas para colocar mais interesse na cabeça dos Jogadores.
Muitos Jogadores se distraem quando seus Personagens não estão na cena, ou não estão diretamente ligados a ação principal, uma boa pedida seria pedir para que o Jogador no banco de reservas que está de fora da ação role os dados nos testes e danos dos NPCs, assim o Jogador que tomar um socão de um NPC vai reclamar com o outro Jogador que rolou o dano e não com o Mestre ( o/ ), além de prender a atenção desse pobre Jogador chutado a escanteio.
Pedir para que esse Jogador interprete um NPC qualquer, não importante para trama, durante seu tempo ocioso pode ser uma ótima ferramenta para segurar o Jogador atento, o Mestre passa rapidamente o objetivo daquele NPC ali, como passar uma informação ou arrumar uma briga, aí o Jogador que está parado controla esse NPC apenas para que ele interaja com a história.
Conversas particulares deixam todos na mesa com orelhas em pé, algum NPC deseja passar uma informação importante apenas para um dos Personagens? Leve esse Jogador a outro lugar onde ninguém ouça a conversa e jogue um pouco ali reservadamente, isso vai fazer os demais Jogadores ficaram ferrados de raiva por não saber o que está acontecendo e vão
Incentive os Jogadores a interagirem entre si, afinal eles precisam conversar como os Personagens para resolverem seus problemas, assim todos acabam participando da conversa e diminuem as chances de um deles ficar catando moscas.
Tente manter todos na mesa ocupados, assim você garante que todos estão se divertindo e adiciona elementos que podem render boas risadas a jogatina.
Quando comecei a aprender sobre RPG para poder narrar, li textos como esses varias e varias vezes pois queria narrar da melhor maneira possivel. Essas dicas são ótimas e eu as uso em minha mesa. Contudo o problema não sou eu. Na verdade eu acho que eu narro bem, mas são meus jogadores que parecem não levar a coisa a serio. Ou seja: to fudido kkkkk
Legal o comentário, como eu sou mestre desde que aprendi a jogar RPG eu curto muito esses textos com dicas e tal.
Já estou terminando a segunda parte dos posts sobre Campanhas, esse segundo é sobre como montar os grupos, talvez ajude, fique ligado!
Muito bom mesmo. Realmente colocar os players participando e interpretando durante a aventura é complicado, várias e várias vezes eles desanimam ou simplesmente avacalham. Uma boa dica também é oferecer pontos de experiência para aqueles que interpretarem melhor ou que tiverem ótimas idéias, seja em planos para o grupo ou senão em interpretação do próprio personagem. Muito obrigado pelo post Rodolfo, do mesmo jeito que você, sou mestre desde quando comecei a jogar RPG e quanto mais dicas melhor õ/
Vlw Juninho! Boa ideia essa de recompensar as interpretações com EXP, faço isso e pelo menos comigo dá super certo.
Meus posts são mais voltados pra Mestres mesmo, então você vai gostar dos próximos, vlw amigo!
Ótimo arquivo, Willian.
Esse tema é um dos mais complexos a se tratar, já que uma mesa pode conter jogadores ávidos e outros não tão sedentos de emoção assim.
As dicas foram simples, porém valorosas. Meus parabéns e obrigado =D
Obrigado pelo comentário Kally, a ideia era essa mesma, umas ideias simples pra tentar manter a galera ligada no jogo, mas cada grupo é um grupo né, rs
E as vezes tenho essa treta na minha mesa mais gostei da ideia e vou testar ela na proxima sesão k 🙂 otimo texo