Ícone do site RPGista

Golpe de Mestre: Mantendo a atenção do Grupo

Quem nunca mestrou para um grupo onde havia um daqueles Jogadores malas que ficavam viajando distraídos durante a Campanha? E se fosse necessário separar os Jogadores em turnos distintos, aí sim que ele ficava com a cabeça na lua, o que fazer para manter o pique da galera e não deixar a Campanha esfriar?
Na verdade a resposta da pergunta eu não sei (…) mas aqui vão algumas dicas para colocar mais interesse na cabeça dos Jogadores.
Muitos Jogadores se distraem quando seus Personagens não estão na cena, ou não estão diretamente ligados a ação principal, uma boa pedida seria pedir para que o Jogador no banco de reservas que está de fora da ação role os dados nos testes e danos dos NPCs, assim o Jogador que tomar um socão de um NPC vai reclamar com o outro Jogador que rolou o dano e não com o Mestre ( o/ ), além de prender a atenção desse pobre Jogador chutado a escanteio.

Arte: GENZOMAN /  DeviantART


Pedir para que esse Jogador interprete um NPC qualquer, não importante para trama, durante seu tempo ocioso pode ser uma ótima ferramenta para segurar o Jogador atento, o Mestre passa rapidamente o objetivo daquele NPC ali, como passar uma informação ou arrumar uma briga, aí o Jogador que está parado controla esse NPC apenas para que ele interaja com a história.
Conversas particulares deixam todos na mesa com orelhas em pé, algum NPC deseja passar uma informação importante apenas para um dos Personagens? Leve esse Jogador a outro lugar onde ninguém ouça a conversa e jogue um pouco ali reservadamente, isso vai fazer os demais Jogadores ficaram ferrados de raiva por não saber o que está acontecendo e vão torturar passar a observar o Personagem que recebeu informação sigilosa de forma mais interessada, afinal ele poderia estar tramando contra qualquer um na mesa.
Incentive os Jogadores a interagirem entre si, afinal eles precisam conversar como os Personagens para resolverem seus problemas, assim todos acabam participando da conversa e diminuem as chances de um deles ficar catando moscas.
Tente manter todos na mesa ocupados, assim você garante que todos estão se divertindo e adiciona elementos que podem render boas risadas a jogatina.
Sair da versão mobile