Os títulos mais aguardados para 2012

Será que vem? =O


E aí, pessoal, sentiram saudades? Não, não voltei a ativa por aqui. É mais um presente de ano novo para mim mesmo, que ando com uma saudade de ficar postando notícias e opiniões sobre RPG, do que qualquer outra coisa. E já que postei sobre as melhores publicações de RPG em 2011 lá na Ilha do Nume, meu cantinho especial neste exílio autimposto, decidi falar por aqui sobre os títulos mais aguardados para 2012 na minha nada humilde opinião. Bora lá?
Espírito do Século
A ser lançado em fereveiro de 2012 pela editora paranaense Retropunk, Espírito do Século é longamente aguardado pela nerdaida RPGística indie cheia de subtítulos destas terras tupiniquins e conta com ilustrações totalmente novas, de autoria da ilustradora Germana Viana (cujo estilo cai muito bem com a ambientação proposta no livro, diga-se de passagem), e traz o sistema FATE ao Brasil pela primeira vez, sistema que é usado em uma penca de jogos indies com jeitão de mainstreain como Dresden Files. Além do sistema badalado, seu cenário de aventuras pulp é pra lá de legal, e por tudo isto ele entra na lista dos mais aguardados de 2012.
Savage Worlds
É o GURPS indie do século 21, um sistema genérico com enfase em velocidade de jogo e menor preparação, com dúzias de cenários (os Mundos Selvagens do título) disponíveis em títulos oficiais e materiais de fãs. O destaque deste lançamento que o faz se tornar tão aguardado é a possibilidade de que apareçam por aqui seus cenários muuuito legais como Necessary Evil (um jogo onde todos os super-heróis morreram e os super-vilões tem que proteger a Terra de uma invasão alienígena).
D&D Essencial
Vá lá que a 4e já está começando a mostrar sinais de que será substítuida por uma 5e lá nos EUA, mas é legal ver a linha Essencial chegar no Brasil, especialmente pelo seu formato “(quase) tudo que você precisa numa caixa”, que barateia muito o custo para começar a jogar D&D no Brasil. Com R$45 você compra a caixa, investe mais uns dez ou doze Reais em um conjunto de dados economicos e pronto, tem tudo o que você precisa para meses de diversão com seus amigos.
Guia da Trilogia
Provavelmente é o maior livro de RPG nacional de todos os temos… literalmente! Com quase 400 páginas o Guia da Trilogia traz a Tormenta RPG regras de níveis épicos, deuses, artefatos, combates entre exércitos e tanta coisa junta num só lugar que, mesmo que você esteja pouco se lixando para a Trilogia da Tormenta, você VAI ter que comprar esse livro só pelas regras extras que ele traz! Por todo esse contéudo para lá de importante, o Guia é provavelmente o livro de Tormenta mais esperado de 2012…
O Mundo de Arton
… exceto talvez por O Mundo de Arton, que está previsto para ser o primeiro RPG em caixa de Tormenta, apesar de maiores informações sobre o que virá nessa caixa ainda não estarem disponíveis. Durante a RPGCon falou-se numa caixa que trará regras para os níveis iniciais e com uma descrição mais detalhada do cenário do que a vista no módulo básico de Tormenta RPG.
DC Adventures/M&M 3e
Ainda fica a dúvida se a Jambô trará a 3e de M&M através do DC Adventures ou se vai trazer só o sistema puro mesmo, mas em ambos os casos o lançamento será puro awesome, embora não ache que ele vá ocorrer tão cedo em 2012, já que agora em dezembro saiu a edição revisada da 2e pela Jambô.
Pé na Estrada
Da editora mineira Secular Games, a mesma do megaboga Violentina, lançado em dezembro de 2011, vem aí o RPG mais legal que já tive a oportunidade de ler (e que até hoje fiquei devendo uma resenha por aqui que está lá nos rascunhos escrita pela metade), Pé na Estrada é sobre sexo, drogas e rock’n roll em jornadas através da estrada com a melhor seleção de músicas setentistas que você vai encontrar no Brasil. Prevista para o segundo semestre de 2012, é o tipo de lançamento que vale a pena aguardar, porque, afinal, in Secular we trust.
Atomic Highway
Um baita edit agora para colocar esse título aqui! Nem sei como pude esquecer que a carioca Bárbaras Magias está trazendo para o Brasil este jogaço que é uma mistura de Mad Max com Fallout, com carros modificados cruzando estradas arruinadas entre os últimos redutos de civilização numa terra devastada pela guerra nuclear de um passado nem tão distante assim. Atomic Highway é provavelmente o jogo que mais espero para 2012 (apesar deste branco aqui dizer o contrário, né? É a idade, pessoal, a idade universitária! =D).
E a novidade do ano da Jambô…?
Talvez alguns de vocês já tenham notado esse padrão na editora gaúcha, outros nem se tocaram ainda, mas todo ano a Jambô traz para o Brasil alguma novidade nas suas linhas. Num ano tivemos M&M, noutro a volta das Aventuras Fantásticas, aí Dragon Age RPG, Tormenta RPG, 3D&T Alpha… podem conferir, o padrão está ali!
A questão que fica agora é qual seria a novidade do ano da Jambô? Quais ficam sendo suas apostas? As minhas fica sendo o RPG de As Crônicas de Fogo e Gelo, já que, né, com essa série da HBO indo pra 2ª temporada e os romances traduzidos há meses e meses na lista dos mais vendidos e o contato que eles já tem com a Green Ronin seria irreal se pelo menos não tentassem trazer esse diacho de jogo para cá!

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Rocha disse:

    Ei Nume, que honra o Pé na Estrada nessa lista mais que estrelada! Na real, fico feliz que tenha curtido o jogo : )
    Ah, e já que tô por aqui, na última reunião da Secular resolvemos antecipar a parada – o PnE sai no segundo trimestre de 2012!

  2. Aposto fielmente que a Jambô traga esse título para casa.

  3. Griffith disse:

    Eu queria ver o Song of Ice and Fire! e um box de arton! E o Barbaros da lemuria!

  4. Cinnunt MacGrein disse:

    Eu tbm estou sentindo o Cronicas de Gelo e Fogo no horizonte!!!
    Eles (Green Ronin) bem que podiam trabalhar num aSoIaF para o sistema AGE (Dragon Age) depois de finalizarem o Set 3, que aliás terá um Open Playtest, igual ao set 2.
    Informações do Fórum da Green Ronin XD

  5. Bob Nerd disse:

    Quando eu vi a imagem da postagem achei que realmente alguma editora teria resolvido publicar o aSoIaF por aqui. Mas pelo visto ainda não. Lógico que precisam sair os calendários de lançamento das editoras para confirmar se vai vir ou não. Vamos ver se teremos alguma que irá aproveitar o sucesso da série da HBO e dos livros. E ainda não sei porque está demorando tanto a sair por aqui esse jogo.

  6. To aguardando esse Espírito do Século (pulps e steampunk tem me atraído alucinadamente de uns tempos para cá xD). Mega City da Jambô é outro que eu espero bastante

  7. Minha maior expectativa é o guia do mundo de arton, principalmente se vier mesmo em uma caixa!
    Mas achei bem interessante a descrição do Savage Worlds…

  8. OD_ disse:

    Eu ja tive o prazer de jogar o RPG das cronicas de gelo e fogo, e é bem interessante, gostaria de vê-lo publicado em portugês =)

  9. Milton Diogo disse:

    Anseio por Savage Worlds! Ainda mais depois de saber da existência de Necessary Evil. \o/

  10. JJ Rangel disse:

    No aguardo por SotC e DC Adventures (ou o M&M 3 mesmo). Espero que Dresden Files dê as caras um dia.
    Até.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: