Novo Aeon – Terror em Nova Gaia

Olá pessoal! Andei um bom tempo sumido por essas bandas, tendo de parar também com os trabalhos em Novo Aeon (veja meu post no hotsite com uma retratação a respeito), não deixando, contudo, de acompanhar o trabalho dos amigos Defensores. Mas cá estou de volta, trazendo material inédito para o cenário baseado num tema bem em voga: em clima de halloween, que está chegando (ou já passou? Nunca sei quando começa ou acaba xD), conheça um pouco sobre o lado obscuro de Nova Gaia. Conheça um pouco sobre os terrores de Novo Aeon, com algumas House Rules para ambientar os jogadores neste lado mais obscuro…
 

Além do Sobrenatural

Nova Gaia está cheia de mistérios. Mesmo com a tecnologia e a magia em seu auge, nada impediu que ameaças além da compreensão pudessem avançar sobre o planeta. Quer vindos de outras dimensões, quer vindos da própria natureza malévola do planeta, o sobrenatural aparece de muitas formas para aqueles que fogem e para aqueles que a enfrentam. Siga adiante apenas se a curiosidade for maior do que você, ou se sua coragem de dar cabo aos inimigos for grande. Você foi avisado…
A população hoje consegue ter várias informações sobre monstros e criaturas sobrenaturais. O Arcanorum Europeu, bem como a divisão de criptozoologia da Freelancers divulgam em convenções e sites da web 3.5 catálogos com os dados coletados por seus agentes e relatórios enviados por organizações menores. Entretanto, aventureiros, detetives particulares, e outras pessoas mais comuns já tiveram contato com seres ainda desconhecidos, sofrendo tragédias apagadas pelo tempo e pela falta de provas verídicas, cabendo a novos exploradores, para não dizer vítimas, encontrarem soluções onde os anteriores falharam. Alguns destes eventos e criaturas podemos ver a seguir.
 

Brumas 

Novo Aeon - Terror em Nova Gaia 1

Se encontrar uma destas nas brumas, corra... bastante.


O misterioso nevoeiro que causou pânico em Londres durante o período da 3º Guerra Mundial ainda está rodeada de mistérios, principalmente por ainda se manifestar em várias regiões do mundo. Segundo relatos de um sobrevivente, o nevoeiro é descrito como “uma fumaça triste, que não apenas cega os olhos, mas incita a depressão que precede a morte.” Embora mais raro na década atual, o fenômeno costuma trazer monstros de natureza desconhecida. Um grupo de exploradores experiente da Freelancers, que adentraram numa das brumas que se fixaram em um setor da Antiga Tóquio (a Tóquio original), acreditam que os monstros ali dentro seriam manifestações dos mortos da Primeira Era, visto que as formas das criaturas, sempre em um tom desesperador, se assemelham aos vários povos que viveram nos tempos áureos.
O fato é que ao ser pego pelas brumas, é necessário não somente força física (ou mágica, ou qualquer outra) para sobreviver: é necessária força de vontade, pois o principal perigo não são apenas os monstros, mas sim a própria névoa. Pelo relato coletado do sobrevivente já esquecido, a névoa ataca diretamente os medos e os pecados de suas vítimas, fazendo-as se entregar para as brumas… Já foram pedidas às ordens eclesiásticas para averiguar o caso, mas por algum motivo que ninguém sabe, se recusam a atendê-los.
As brumas são um evento que devem usados com pouca frequência em mesa, uma vez que eles são raros no cenário. Games como Silent Hill, Siren, bem como algumas obras de Stephen King podem ajudar os mestres a ter ideias de como utilizar este recurso em campanha. Uma dica interessante é explorar as características dos personagens previamente, dando mais opções ao mestre na hora de colocar o nevoeiro sobre os aventureiros, adicionando à tensão da batalha um clima de desespero. As regras de “Segredo do Insano” (veja mais adiante) podem ser úteis aqui.
 

Espíritos da Cidade

Pessoas morrem todos os dias, pelas mais diversas causas. Dentre elas, o ambiente urbano é uma das mais comuns: o ritmo interminável da rotina das grandes cidades pode deixar os de coração fraco completamente insanos e deprimidos, pois na ânsia de conquistar algo, acabam por perder seus objetivos no caos de cada esquina. Quando morrem, estas pessoas não se conformam por não terem feito o que queriam, e são estes espíritos que causam as dores de cabeça dos detetives espirituais.
Os Espíritos da Cidade são figuras amarguradas, vingativas, que escolheram ficar no mundo material para causar sofrimento aos vivos do que descansar eternamente em outros planos. Alguns espíritos já são malignos por natureza, extasiados pela sua função macabra em Nova Gaia. São os responsáveis pelas tragédias pessoais de algumas famílias, como traição, suicídios, e dizem, os principais aliciadores de mentes brilhantes que se tornaram Serial Killers. A menos que estes espíritos apareçam diretamente para suas vítimas, são impossíveis de serem descobertos, exceto por pessoas sensitivas à sua influência sinistra.
Espíritos da Cidade podem ser temas de aventuras mais investigativas, com um toque do sobrenatural, nos moldes de séries como CSI (com espíritos, obviamente), Arquivo-X e Supernatural, ou animes como Death Note e Hell Girl. O clima de suspense deve ser constante, mesmo quando os personagens estiverem próximos de descobrir a existência de um Espírito da Cidade, para que o clímax da sessão seja o combate (ou a ruína dos herois). Explore o uso de desvantagens como Assombrado e Insano (paranoia), e caso haja algum personagem que consiga ver espíritos (como aqueles que possuem a vantagem Xamã), dificulte a vida deles, afinal, eles são muito mais propícios a serem afetados pelos espíritos da cidade do que qualquer outro. As regras de Segredo do Insano e Contrato (veja adiante) podem ajudar também em um tipo de aventura como esta.
 

Círculos do Makai

É bem conhecido entre a população mundial o perigo das terras de lemuria, que por sua vez estão conectadas com o infernal plano do Makai. O que poucos sabem, é que estes demônios são ainda mais capazes de colocar seus tentáculos nos confins de Nova Gaia, pervertendo seres racionais com sua magia profana. Os demônios do makai, em conjunto com alguns grupos lemurianos radicalistas, implantaram em vários pontos do planeta, alguns bem escondidos nas grandes cidades, pontos onde a magia é muito mais poderosa, porém muito mais corrompida.
Os chamados Círculos do Makai são locais malditos, em que a magia é utilizada para objetivos vis. Usuários ordeiros e bondosos da força arcana abominam estes círculos, em especial os magos do Arcanorum Europeu, que possuem um esquadrão especial apenas para a destruição destes lugares. Nos Círculos do Makai, efeitos de ilusão são mais aterrorizantes, criaturas invocadas são mais bestiais e agressivas, e efeitos de cura causam ainda mais dor. Não obstante, conjuradores que se apoderam do poder vindo deste círculo tornam-se figuras deformadas, um poço sem fundo de horror e degradação. Embora alguns tentem escapar do destino cruel, é quase certo que suas almas tenham se perdido para sempre para os duques do inferno.
Aventuras que envolvam os Círculos do Makai podem ser as mais heroicas, mas não com menos terror. Os efeitos de se utilizar magia, ou qualquer força espiritual, trazem efeitos terríveis para seus usuários, mesmo os que não querem sua influência. Contra conjuradores, os aventureiros podem estar em sérios apuros se não contarem com personagens fortes que não necessitam de forças místicas. As regras de magia profana caem perfeitamente aqui, e os efeitos dela podem ser usadas em outras aventuras. Animes como Berserk, Blood+, ou HQs como Spawn e Hellraizer podem dar boas dicas de como rolar uma campanha neste estilo.
E as House Rules? Veja adiante.

Segredo do Insano

Esta House Rule explora os efeitos da desvantagem Insano, que vai a fundo nos medos e receios dos personagens. Sempre que o personagem for confrontado por seus medos ou problemas do passado (como ser afetado pelas Brumas), faça um teste de Resistência. Falha causa os efeitos da magia Ilusão Total, em que o personagem está diante de seu maior medo. Um segundo teste de R deve ser feito, que em caso de falha leva o personagem a uma desvantagem Insano (o mestre define de acordo com o histórico do personagem). Um teste bem-sucedido em ambos os casos anulam os efeitos. Caso o mestre queira dificultar as coisas, ele pode anular as imunidades a medo adquiridas por poderes de kits e itens mágicos; ao invés disto, oferecer bônus de +1 nos testes de Resistência, pois encarar o maior medo ou trauma é um desafio tão grande quanto qualquer dragão.
 

Magia Profana

Novo Aeon - Terror em Nova Gaia 2

Se a magia pode ser melhorada de outras formas, porque utilizar esta?


Esta regra alternativa é mais voltada para magos e outros usuários de energias místicas, mas se o mestre quiser dificultar as coisas, pode expandir as regras para qualquer uso de PMs. Sempre que uma magia ou técnica mística for usada, o usuário deve fazer um teste de Resistência ou Habilidade (aquele que for menor) para sofrer os efeitos da profanação arcana: nos primeiros estágios, o personagem sofre pequenas mutações no corpo, recebendo um redutor de -1 em testes envolvendo interação social (lábia, sedução, liderança…), ao passo que recebe um bônus em suas técnicas mágicas, que pode variar de acordo com os efeitos da magia (+1 na FA para magias de ataque, redutor de -1 nos testes de resistência dos adversários, etc.). Caso estes redutores/bônus ultrapassem o valor de Resistência do personagem, ele receberá permanentemente as desvantagens Monstruoso e Maldição (grave: estigma arcano; não poderá utilizar nenhuma magia da escola branca ou que ajude seus aliados). Cair para o lado negro da força tem o seu revés…
 

Contrato

E se alguém vindo literalmente do nada lhe oferecesse poderes extraordinários, ao custo de algo que você mais ama? Nas regras do contrato, um personagem faz uma aliança com um patrono misterioso (que você pode através das vantagens Aliado, Patrono ou Mentor), tendo acesso a magias e vantagens mais facilmente gastando metade dos PMs. Uma dica que pode ajudar nas regras é a variante Magia Versátil publicada aqui mesmo no Portal Defensores e na revista 3D&T² de Luís Bruéh. Em qualquer um dos casos, sempre que utilizar um poder por intermédio do seu contrato, deverá cumprir uma tarefa para seu contratante, quase sempre algo grotesco, como sacrifícios ou crimes.
 

Novo Aeon - Terror em Nova Gaia 3

Quer fazer um contrato com esse cara?


Todas são regras bem simples, sendo mais sugestões para deixar a vida dos personagens dos jogadores ainda mais complicadas. Uma sugestão é manter os personagens em pontuações baixas (as regras apresentadas na matéria de Kick-Ass da Dragonslayer servem como boas dicas), para manter o clima de desesperança que estas histórias costumam trazer. Em breve eu trarei fichas de alguns monstros aterrorizantes, fiquem de olho na página de Novo Aeon, aqui mesmo no Portal Defensores!
 
Imagens deste Post: @frostdseraphim, @super_sheep, Death_Note

ANÃO DEFENSOR encontrou um Espírito da Cidade e mandou ele tomar vergonha na cara e parar de assustar as pessoas.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta