Finais, ou como terminar sua campanha

Os finais são tão importantes quanto a própria campanha em si, é através deles que podemos refletir se toda a aventura até aquele determinado ponto realmente foi válida ou não. Infelizmente os finais não recebem a dedicação e o respeito que merecem, muito porque tanto mestre quanto jogadores consideram mais interessante os perigos enfrentados pelo caminho. Sendo assim, vamos ver então alguns tipo de finais que podem incrementar as aventuras do seu grupo.

Finais, ou como terminar sua campanha 1Final surpreendente: No fim da jornada, todos os jogadores estão certos de que não teriam mais com o que se preocupar, bastando pegar a recompensa e pronto, mas na hora H uma informação surpreendente vem à tona e muda completamente todo o sentido da jornada dos heróis. Esse tipo de final serve como ótimo gancho para uma próxima aventura, onde os jogadores são obrigados a lidar diretamente com as consequências da aventura anterior.

Ex.: Os jogadores são assassinos trabalhando para o governo, completamente leais. Após matarem o homem que estiveram procurando por toda a campanha descobrem que ele era um dos mais renomados agentes do governo e que todos os homens assassinados anteriormente também eram agentes, e o que os jogadores fizeram na realidade foi acabar com as chances do pais se defender de um ataque. Na realidade estavam trabalhando contra o governo. Outro bom exemplo é o final da primeira saga de Bleach.

Final feliz: Esse é o típico final de filmes da Disney onde no fim, por pior que tenham sido os problemas, tudo é resolvido, o vilão é derrotado e cada personagem possui seu devido desfecho. Esse final é aconselhado para quando a campanha não terá continuidade.

Ex.: Os jogadores conseguem atingir todas as suas metas. Outro exemplo é o final de Yu Yu Hakusho.

Final em aberto: Esse final é uma ótima saída para quando se está fadigado de se jogar uma campanha, com os mesmo personagens, por um longo período de tempo. Com um final em aberto as aventuras do grupo são finalizadas, mas o mestre constrói uma brecha para continuar, caso deseje, depois.

Ex.: O grupo de caçadores de relíquias pegou o artefato que estavam procurando e finalizaram sua missão, agora devem esperar até surgir um próximo tesouro que mereça ser resgatado. Outro exemplo seria o fim da saga do Cell em Dragon Ball Z.

O ponto principal para se fazer um bom final é pensá-lo bem para que seja tão épico quanto o resto da campanha, afinal se é isso nas outra mídias como cinema, animes e games, porque não realizarmos isso em nossos jogos?

JV

A imagem neste artigo é da divulgação da série Happy Endings.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Raulzito2112 disse:

    Faltou um: Aquele tipo de final onde tudo dá errado e os personagens saem felizes por ter conseguido sobreviver… alguns. Funciona melhor em campanhas de horror ou algo parecido. Também existe uma variação deste tipo de final conhecida como ‘Todos morrem e não me encham mais o saco’. XD

Deixe uma resposta