3D&T Coffee Break

 
3D&T Coffee Break 1Falemos então da poção mágica mais popular em tempos modernos, que confere energia e força para longos períodos de trabalho, e é considerada por muitos como imprescindível para o melhor funcionamento da sociedade ocidental: o café. Qual a sua origem? Onde ele foi descoberto e consumido pela primeira vez? E, talvez o mais importante, quais os benefícios que uma xícara de café pode conceder a um personagem de 3D&T?
Um Pouco de História
Acredita-se que o grão de café tenha origem nas terras altas da atual Etiópia, e que os seus descobridores sejam os ancestrais da atual etnia Oromo. Uma lenda conta que um pastor do século IX chamado Kaldi observou que seus carneiros ficavam mais espertos ao comer as folhas e frutos do cafeeiro, e, ao experimentá-los, sentiu também uma maior vivacidade e energia. Contou então a um monge local sobre o fato, que começou a utilizar uma infusão dos frutos para resistir ao sono enquanto orava.
Daí o café se expandiu para o Egito e a Europa, e já no século XVI o café era utilizado no oriente médio, tendo sido torrado, como é feito hoje, pela primeira vez na região da Pérsia (atual Irã). O nome café vem do árabe kahwah ou cahue, derivado de qah’wa, que significa vinho – o café era chamado por eles de qah’wa al-bun, algo como o vinho do grão, o que demonstra bem a importância que possuía.
Você pode utilizar detalhes desta história como inspiração se quiser incluir o café em cenários de fantasia, como Tormenta. Normalmente se associa as culturas africanas aos povos bárbaros que habitavam Arton antes da chegada dos exilados do sul; talvez ele tenha sido descoberto por eles, então, sendo um cultivo comum em reinos como a União Púrpura ou Khubar. Alternativamente, pode ter sido descoberto também pelas tribos da Grande Savana, de onde o seu consumo se difundiu para os Sar-Allan do Deserto da Perdição, entre os quais é uma bebida muito apreciada pelos sábios e intelectuais.
Benefícios do Café
Cada dose de café custa 1 PE. Uma dose não é igual a uma xícara – para fins práticos, vamos dizer que é o equivalente ao café que se consome durante uma hora de uma atividade qualquer. Tomá-la, assim, garante a você durante esse período um bônus de +3 em qualquer teste que envolva evitar o sono ou a fadiga, como os relacionados a privações (ver o Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+69), e mesmo magias como Sono e outras.
Você também pode ter uma overdose de cafeína, consumindo, de uma só vez, o equivalente a cinco doses. Fazer isso coloca você em um estado de hiperatividade intensa, em que você recebe um bônus de +1 em todas as suas Características durante uma hora. Após esse período, no entanto, você sofrerá os efeitos de toda a fadiga acumulada, recebendo um redutor de -1 em todas as suas Características durante mais uma hora. Se voltar a ter uma overdose de café durante esse tempo, os redutores no final se acumulam.

Você pode gostar...

7 Resultados

  1. Alex Ricardo disse:

    Era só o que faltava! E eu gostei!

  2. Cassaro disse:

    Muito bom.
    Aguardo a continuação, 3D&T Capuccino.

  3. Sabe o que é pior? Funciona legal!

  4. Sócrates Melo disse:

    taí, queria saber se existe café em Arton, e se existe, quem planta e onde planta

Deixe uma resposta