Iniciativa 3D&T Alpha – Tema: Música

Tenores

Antes de mais nada, vale a pena explicar: A Iniciativa 3D&T Alpha surgiu na onda das atuais “iniciativas de rpgistas” voltadas para a divulgação de algum sistema específico. Surgiram com a pioneira Iniciativa 4E que já rendeu até alguns PDFs, animou o pessoal da linha Mutantes e Malfeitores a fazer o mesmo e por fim atingiu em cheio a galera de 3D&T Alpha. A idéia geral é aumentar as opções de material de jogo disponível para ele na internet, fugindo um pouco do básico fornecido pelo manual (que também é gratuito). Periodicamente, os participantes decidem por um tema, e então cada um cria e publica no seu blog ou site um pequeno artigo a partir dele. E o primeiro tema eleito (na onda dos livros 3D&T Rock Band publicados aqui) foi Música.

O Que é um Tenor?

De acordo com a Wikipédia, na classificação tradicional, a voz de tenor corresponde à faixa de sons mais aguda que pode ser emitida, no canto lírico, por um indivíduo do sexo masculino. Ela distingue-se do barítono e do baixo por ter sua extensão padrão dentro dos limites do Dó2 ao Lá3, em alguns casos mais raros até o Dó4.

O termo tenor provém do latim tenere, que significa sustentar. Na música medieval, era a esta voz a que era atribuída, via de regra, a linha principal do canto. Por esta razão, o intérprete deveria ser capaz de “sustentar” as notas enquanto as outras vozes, mais graves, realizavam floreios vocais.

A rigor, existem outras duas vozes masculinas ainda mais agudas do que o tenor. Elas são o contratenor, onde o cantor atinge o alcance vocal que corresponde à voz feminina de mezzo-soprano, e o sopranista, que chega mesmo a emitir notas na faixa de um soprano.

Indivíduos do sexo masculino não são capazes de atingir “naturalmente” o alcance vocal de um contratenor ou sopranista, porque durante a puberdade os hormônios masculinos fazem as pregas vocais engrossarem e a voz desloca-se para uma zona de emissão mais grave. Para especializarem-se nestas funções, os intérpretes necessitam deste modo de um treinamento especial (Nota: a Wiki está sendo elegante aqui. No passado, existia o costume dos Castratti, que basicamente consistia em cortar a ligação dos testículos de um garoto antes dele atingir a puberdade, evitando assim que as cordas vocais amadurecessem e sua voz mantinha-se infantil e aguda. Se isso for “treinamento”, eu sou um sagui do mato.) Por esta razão, o tenor ainda é tradicionalmente considerado a mais aguda dentre as vozes masculinas.

No repertório operístico clássico e romântico, os tenores costumam desempenhar os papéis masculinos principais, enquanto os coadjuvantes mais importantes estão a cargo das vozes mais graves (barítono ou baixo). Em muitos casos, o enredo gira em torno de uma disputa entre “herói” e “vilão”, com o primeiro quase invariavelmente atribuído a um tenor. Era aqui que eu queria chegar.

Bardos Tenores

Exigências: Artes; PdF2, Personalizar seu PdF como Ar/Sônico.
Função:
Baluarte ou Dominante.

Um Bardo Tenor é um músico capaz de sustentar notas poderosíssimas por longos períodos de tempo, tornando-se conhecidos pela amplitude de sua voz. Ele pode empregá-la tanto para desnortear seus inimigos quanto para auxiliar seus companheiros em combate, dotando-os de coragem e fúria. Raramente tornam-se aventureiros, mas quando o fazem, seus feitos se fazem ouvir pelos quatro cantos do mundo. Quer queiram, quer não.

Voz de Comando: quando um Tenor canta, seus companheiros em combate sentem-se automaticamente mais dispostos a enfrentar qualquer risco, enquanto seus oponentes encolhem-se de pavor diante do vozerio. Em regras, ao custo de 5Pms, o Tenor é capaz de sustentar uma nota por um número de Turnos iguais a sua R+1d. Durante este período, seus companheiros recebem um bônus de H+1, enquanto os oponentes um redutor de H-1 em todos os seus testes.

Magias de Tenor: o bardo tenor pode escolher três magias da escola Elemental (Ar) e lançar essas magias mesmo sem ter a vantagem Magia Elemental, pelo custo normal em PMs. Caso adquira essa vantagem, ele paga metade do custo em PMs para lançá-las. O bardo ainda deve atender quaisquer outros requisitos destas magias.

Opereta: desde que não esteja em combate, um bardo tenor pode entretar seus companheiros exaustos com o som de suas canções, reanimando-os mais rapidamente. Em termos de regras, um Tenor pode gastar seus PMs para que todos os seus ouvintes recuperem PMs e PVs na mesma proporção. Entretanto, após sua apresentação, o Tenor estará exausto e precisará do dobro do tempo para recuperar-se plenamente (ou seja, pelo menos duas noites ao invés de uma única para recuperar seus próprios PMs).

Proteção das Artes: a deusa das Artes protege seus passos. Caso chegue a 0 PVs, você é automaticamente bem sucedido em seu Teste de Morte, caindo Muito Fraco (mas ainda podendo morrer por Castigo Contínuo conforme as regras do Manual Alpha – pág.26).

Blogs Participantes do Tema Música

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Marlon, que Kit massa! Tenores são sempre legais, eles mereciam uma homenagem assim mesmo! Só que surgiram algumas dúvidas:
    1. Em Opereta, o Bardo Tenor gasta X PMs para que seus companheiros recuperem X PVs e PMs adicionais, ou para que recuperem PVs e PMs X vezes mais rápido?
    2. Em Proteção das Artes, é no primeiro Teste de Morte (pensando no Castigo Contínuo) que o Bardo Tenor é automaticamente bem sucedido, certo?
    Vou aproveitar e atualizar umas coisas. Valeu!

  2. Filipi disse:

    Muito bom H!
    Parabens ao site do Inominattus pela estréia em grande estilo!!

  3. Armageddon disse:

    Opa, valeu aos dois ;D
    Quanto as dúvidas do Pedro:
    1 – X PMs e PVs, desde que fora de combate (pra não apelar). Então se o cara tem 10 PMs, ele pode gastar os 10 com Opereta para que todos recuperem 10 PMs e PVs. Porém, o próprio Tenor vai levar dois dias para recuperar os próprios PMs com descanso. Baluarte até os ossos esse poder ;D
    2 – Certo. Ele não precisa testar da primeira vez, só vai morrer se sofrer Castigo Contínuo, o que é bem raro na real. É naquelas de “matar bardos dá azar” =)

Deixe uma resposta