FORPG – Fortaleza do RPG

Esse final de semana eu estive em Fortaleza, capital cearense, para prestigiar o maior passo dado até agora pelo grupo organizador do blog Vila do RPG, o FORPG – Fortaleza do RPG. Outras experiências que tive na cidade foram boas sim, porém essa foi, de longe, a melhor de todas.

Centro Cultural Banco do Nordeste

Centro Cultural Banco do Nordeste

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, no centro de Fortaleza. O espaço estava muito bem organizado, separando o grande movimento dos rápidos jogos de boardgames das sessões demoradas dos RPGs, mas não tão separadas que não se pudesse estar no mesmo ambiente. As acomodações bastante satisfatórias e o local climatizado ajudaram muito, com o forte calor que o centro da cidade apresentava.
Devido à agenda pré-programada do CCBNB, o evento até poderia acontecer sábado e domingo, mas no domingo seria necessário ajustar ao evento às atividades infantis que já acontecem semanalmente no mesmo espaço. Para não perder o foco do evento e ter um pouco mais de liberdade, a organização do FORPG resolveu arriscar e realizar sexta e sábado.
Na sexta feira eu não pude participar, mas pelos comentários que ouvi foi bom, sendo que não se esperava tanta gente, sendo um dia letivo. Já no sábado estive presente desde a abertura do evento, até o encerramento e posso dizer. O Vila do RPG está no caminho certo.

FORPG – Fortaleza do RPG 1

Algumas minis, das mesas de RPG.

Eu arriscaria dizer que no sábado a tarde houve cerca de vinte ou mais mesas de RPG, sendo que a grande maioria tinha seis ou mais jogadores.. Eu mesmo joguei uma sessão de Dragon Age, com outras sete pessoas na mesa.
Uma mistura que eu não esperava ser bem sucedida foi a de RPG com boardgames. Sempre vi eventos onde era quase obrigatório ter RPG, card game e alguma atração extra, mas no FORPG a mistura foi com os jogos de tabuleiros e foi um sucesso. As mesas sempre movimentadas e o mais importante; sempre havia alguém da organização disponível para ensinar as pessoas a jogarem, ou tirarem alguma dúvida das mesas que estivessem jogando. A atenção da organização aqui valeu mais uma vez a nota máxima.
O evento contou ainda com a presença de grupos independentes como o JogaFortal e Dragon Fang Guild [boardgames] e o Harry Potter CE, fã-clube do bruxo.
Não pude participar das palestras, mas estive na Oficina de Animação em Flash Para Novas Mídias, do Fernal [Urubutrix] e na Palestra Fantasia Medieval e Mercado de RPG, com Leonel Caldela. E gostaria de ter ido à do Pedro Salgueiro, mas não foi possível.

FORPG – Fortaleza do RPG 2

Para um sábado pela manhã, parecia ótimo, mas não foi nem o começo.

A primeira delas eu achei que não teve o público esperado, mas não dá para afirmar isso com certeza, pois fazer uma palestra sobre animação, durante um encontro de rpgistas, pode não ter sido uma boa escolha. Mesmo assim, ainda acho que foi bacana. [ri demais com o flash do carnavalesco].
A palestra do Leonel, como era de se esperar foi um sucesso, afinal um rpgista falando para outros, num encontro de RPG, é sucesso garantido.

FORPG – Fortaleza do RPG 3

Leonel Caldela na palestra sobre o mercado e Tormenta.

Leonel falou sobre sua visão de mercado para os novos escritores, sobre editoras, contou algumas de suas histórias, o processo para ele entrar definitivamente no grupo desenvolvedor de Tormenta. Respondeu a todas as perguntas dos participantes [até mesmo as sobre Hershey, que rendeu boas risadas].
Depois de uma hora e meia de conversas animadas, garotas aflitas pela falta de compromisso dos elfos para com Glorien, muitas risadas e poucos spoilers, tivemos o encerramento do evento, com o fim da palestra e o sorteio de vários livros, entre os participantes das mesas de RPG e boardgames.
Como crítica, posso dizer que o evento, como um todo, foi ótimo. Muito bem organizado, todos bem preparados, staff sempre prestativo. Porém o local deixou um pouco a desejar, quando se trata de um evento de RPG. Por mais que estivesse bem organizado, a estrutura oca e grande fez com que o eco deixasse os sons um pouco abafados, fazendo com que na mesa não se pudesse ouvir muito bem.
No fim, acho que foi um sucesso e espero estar nas próximas edições. Parabéns aos colegas do Vila do RPG, a todos os colegas de outras cidades com quem conversei e joguei e ao Caldela, pela sua simplicidade e atenção para com todos.
FORPG – Fortaleza do RPG 4 FORPG – Fortaleza do RPG 5 FORPG – Fortaleza do RPG 6
Créditos: Todas as fotos foram devidamente roub… digo, retiradas do do álbum do Medonho, dono do Calabouço.
Mais fotos e um relatório completo em breve no blog do grupo organizador.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Realmente o Vila do RPG está no caminho certo. Conseguir organizar um evento desde nível não é para qualquer um.
    Valew pelo Release!

  2. Muito obrigado pela e presença e pelo relato, Fnord!
    Foi muito trabalhoso fazer o FORPG, mas desde o momento em que as portas foram abertas no primeiro dia do evento, está sendo extremamente recompensador. Eu sei que o evento passou longe de ser perfeito, mas ver que os comentários estão sendo favoráveis é muito gratificante. No entanto, estamos tomando nota também das críticas (sobretudo as construtivas), para que no ano que vem as coisas sejam ainda melhores.
    E sobre um relato oficial do evento, ainda essa semana será postado lá no nosso blog, com fotos, vídeos, etc. Completinho!
    No mais, reforço os agradecimentos do Grupo Vila do RPG a todos que fizeram e compareceram ao FORPG. Em 2012 tem mais! Afinal, o mundo só vai acabar em dezembro, hehehhehehe…

  3. Kalderash disse:

    E como não poderia deixar de ser o evento foi fodástico, acabamos nem nos encontrando para conversar um pouco sobre o Dia D RPG e outros assuntos enigmáticos que cercam o RAG Online kkkkkkk Foi um prazer também te conhecer FNORD!

  4. Fnord disse:

    @Rafael Realmente não se dá pra fazer um evento desse nível, sem saber o que está fazendo. Eu realmente adorei.
    @Dmitri Tem que se acostumar agora com as cobranças. Muitas perguntas virão: quand será o próximo, o que teremos de novas atrações, etc, etc. Sendo que o primeiro nem acabou, mas tenho certeza de que alguém já lhe perguntou sobre o próximo.
    Fico no aguardo pelo relatorio do Vila.
    @Kalderash Então cara, faltou nossa conversa de boteco. Não vi vocês do Cariri, nem Cassiano, mas a noitada foi bacana com o Leonel. Muitas conversas e revelações.
    Abraço a todos e obrigado pelos comentários.

  5. Toy disse:

    Salve, Fnord! Muito obrigado pela presença e pelas opiniões apresentadas.
    Realmente foi um corre-corre para planear o evento, muitos detalhes e muito, mas muito trabalho mesmo, e o que mais queremos do evento é a satisfação dos freqüentadores por isso esta tudo anotadinho para que se tudo apontar para um próximo ano/evento, antes do fim do mundo em 2012 rs, vejamos uma nova edição do FoRPG com mais força!
    Um grande abraço.

  6. Moisés "AsgardSoldier" Saraiva de Luna disse:

    Pois é Fnord. Acabou que a galera do Cariri não se reuniu pra um boteco RPG. Pra trocar umas ideias, mudanças e tal. mas que o evento foi muito bom, isso sim, foi . Parabéns a organização do evento, a todos da Vila do RPG, ao Dmitri, ao Toy, ao Felipe, ao Luiz e a todos os outros que eu não me lembro o nome. Além da participação do JogaFortal, de grupos independentes de RPG, literatura, e boardgames, e tantos outros que ajudaram a construir o evento. E que venha o FORPG 2!

Deixe uma resposta