PDP: O Acadêmico Explorador
E, após um mês inteiro (sentiram saudade? =P) retornamos com o Projeto Deserto da Perdição. Nessa quinzena, apresentamos mais uma classe de prestígio: o acadêmico explorador. Confiram!
Aventureiros adentram masmorras, tumbas e templos abandonados em busca de toda sorte de tesouros. Eles mergulham na escuridão desses lugares sinistros e enfrentam toda forma de perigos possíveis e imagináveis, muitas vezes com o único objetivo de obter as riquezas contidas no seu interior. Assim também é o acadêmico explorador.
O Acadêmico Explorador é um aventureiro a serviço de uma grande instituição acadêmica, como o Colégio Real dos Médicos de Sallistick ou a Academia Arcana. Mas não é um aventureiro qualquer: acadêmicos exploradores passam por uma intensa temporada de estudos, aprendendo não somente sobre masmorras, mas também filosofia, lingüística, artes e ciências.
O Acadêmico Explorador desbrava ermos desconhecidos de florestas, desertos, geleiras e masmorras em busca de tesouros. Mas o tesouro que esse tipo de aventureiro busca é o conhecimento. Ele explora as mais profundas catacumbas não (apenas) em busca de ouro, mas também de documentos com incalculável valor histórico. Para ele, o conhecimento é o mais valioso dos tesouros.
O Acadêmico Explorador é, antes de tudo, uma pessoa de letras. Sua formação escolar superior o faz não somente um culto, mas também um gerador de conhecimento. Ele não aprende apenas o conteúdo dos livros e pergaminhos; eles questionam esse conhecimento, pondo-os a prova e, algumas vezes, derrubando-os em detrimento de conhecimento novo. Não se satisfazem com explicações simplórias em relação ao mundo, sempre buscando mais. São como cães famintos de saber, e só param de morder quando chegam aos ossos.
O Acadêmico Explorador pode ter várias origens distintas, mas sempre serão indivíduos de cultura e conhecimentos. Desde a bióloga que explora Galrasia em busca da verdade sobre os antropossauros ao nobre que explora os mares em busca do mapa definitivo, até o médico que tenta descobrir a cura para uma maldição ancestral… Todos eles encaixam-se no conceito de Acadêmico Explorador.
Pré-requisitos
Para se tornar um Acadêmico Explorador, o personagem deve preencher os seguintes pré-requisitos.
• Perícias: Conhecimento (qualquer) 8 graduações, Obter informação 8 graduações.
• Talento: Foco em Perícia (qualquer Conhecimento).
• Habilidades: Int 15+.
• Especial: Deve ser aceito como membro atuante de alguma instituição acadêmica.
Características de Classe
Pontos de vida: um acadêmico explorador ganha 3 PV (+mod. Com) por nível.
Patrono: graças ao renome adquirido pelos seus estudos, todo explorador acadêmico é patrocinado por uma instituição, fundação, grupo de estudiosos ou mesmo um único nobre rico, que acreditou em suas pesquisas e financia suas expedições. Seu patrono, dentro dos limites possíveis, oferece recursos financeiros, mágicos, humanos e um local onde o acadêmico pode manter suas pesquisas, como um laboratório, um museu ou similar.
No nível 1, o acadêmico explorador terá um custo de vida médio (veja Custo de Vida, na página 234 de Tormenta RPG) permanentemente coberto pelo patrono, e também tem a disposição um negócio de nível 1 (mais informações no suplemento Valkaria: Cidade sob a Deusa). No nível 5, recebe a cobertura de um custo de vida rico, e também um negócio de nível 2. No nível 10, o acadêmico explorador recebe a cobertura de um custo de vida muito rico, e passa a ter a disposição um negócio nível 3.
O os ativos do negócio deverão ser concordantes com sua área de especialização (enfermarias para medicina, forjas para metalúrgicos, santuários para clérigos, bibliotecas para pesquisadores…) e decididos em comum acordo com o mestre.
Seu patrono será o beneficiário de boa parte de seus espólios, o que significa que você não receberá os rendimentos do negócio, apesar de poder se beneficiar-se de seus ativos. Além disso, você deve prestar contas e o devido respeito ao seu patrono, sob o risco de perder estes benefícios.
Área de Especialidade: o acadêmico explorador deve definir um campo para se especializar (uma perícia de Conhecimento que possua, no mínimo, 8 graduações). Essa Área de Especialidade será beneficiada pelas habilidades Especialização, Mestrado e Doutorado.
Especialização: o acadêmico explorador recebe, no primeiro nível, a titulação de Especialista em sua Área de Especialidade escolhida. Ele ganha +4 em testes de conhecimento ligadas a sua área, além de um bônus de +2 em qualquer teste relacionado (um especialista em arqueologia, por exemplo, recebe +2 abrir fechaduras, Operar mecanismos, e em sua CA contra armadilhas em tumbas antigas; enquanto um biólogo poderia receber +2 em esconder-se, furtividade, sobrevivência e nos ataques e dano contra animais).
Arma Exótica: após entrar em contato com uma variedade enorme de culturas, o acadêmico explorador sempre acaba desenvolvendo habilidade no uso de alguma arma incomum. O personagem recebe o talento Usar Arma Exótica. Normalmente são escolhidas armas versáteis e de muitas habilidades, mas qualquer arma exótica pode ser contemplada.
Nível de Conjurador: no terceiro, sexto e nono nível, um acadêmico que tenha níveis de conjurador poderá evoluir suas habilidades mágicas. Por exemplo, um clérigo ou mago 6/ acadêmico explorador 3 pode lançar magias como um clérigo ou mago de 7º nível.
Idioma Adicional: durante suas viagens, o acadêmico explorador aprende as línguas dos povos e culturas que estudam. Nos níveis 3 e 9, o acadêmico explorador recebe o talento Lingüista.
Aliados Fáceis: em suas andanças, o acadêmico explorador conhece muitas pessoas diferentes, e aprende o quão valiosos podem ser esses amigos em situações criticas. Acadêmicos exploradores são notórios por estarem sempre encontrando velhos companheiros e fazendo novos contatos por onde passam. Para conseguir ajuda, faça um teste de Carisma + nível nessa classe de prestigio. A CD depende da dificuldade do que você está pedindo. 10 para algo simples (como acesso à biblioteca particular de um amigo) 20 para algo caro ou complexo (como escolta de mercenários) e 30 para algo perigoso ou ilegal (como acesso a conhecimento ou itens poderosos relacionados à Tormenta).
No nível 7, o acadêmico explorador pode fazer um teste de Obter Informação no lugar do teste de Carisma + nível da classe de prestígio para usar a habilidade Aliados Fáceis.
Mestrado: ao alcançar esse ponto, o acadêmico explorador já trouxe conhecimentos inestimáveis e valiosos de sua área para a sociedade. Ele recebe a titulação de Mestre, e os bônus da habilidade Especialização aumentam para +6/+3.
Evasão: quando alcança esse nível, o acadêmico explorador já está acostumado a se proteger de perigos indeterminados. Ele recebe a habilidade homônima de ladino. Caso já a possua, recebe a habilidade Evasão Aprimorada.
Mente Calejada: se o acadêmico chegou vivo até aqui, certamente já presenciou horrores e abominações que nunca deveriam ser vistas por olhos humanoides. De tão habituado com os pavores guardados em tumbas ancestrais, o acadêmico explorador recebe imunidade a medo e magias de ação mental.
Doutorado: o acadêmico explorador se tornou não somente um dos maiores expoentes em sua área de atuação, mas um de seus referenciais primários. Suas contribuições na área acadêmica trouxeram muitos avanços para a sociedade, e luz onde antes só havia as trevas da ignorância, criando novos horizontes de conhecimento. Ele recebe o titulo de Doutor e os bônus ganhos na habilidade Especialização aumentam para +8 em testes de Conhecimento e +4 para testes relacionados.
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A imagem que ilustra o post é de autoria de Helton Carlos.
Eu gostei. Lembrou a classe do professor Viktor Pendrake do Reinos de Ferro. E eu tava pensando em colocar ela justamente em Arton.
Me lembrou também o Indiana Jones! Legal mesmo!
Se trem algo que gostei em TRPG foi essa simplificação em Classes de Prestígio, ficou bem melhor.
Cara adoro as classes de prestígio do .20, sempre foram ótimas classes e gostei muito da iniciativa de fazer, de fazer um pdf do deserto, tenho acompanhado e tenho adorado as matéria aguardo pela próxima matéria.
Continuem assim.