Adaptação – Bleach 3D&T

Todos com certeza já ouviram falar algo sobre Bleach – mangá do gênero Shounen de Tite Kubo, conta a história de Ichigo Kurosaki, um garoto de 15 anos que vê espíritos, e quando sua família é atacada por um Hollow, um espírito maligno que devora almas, conhece a Shinigami (“Deus da Morte”, em japonês) Rukia Kuchiki. A garota sacrificou parte de seus poderes para salva-lo e sua família, porém conseguiu cede-los ao garoto, transformando-o em um Shinigami. Isso a obrigou a permanecer até que conseguisse se recuperar.

Com o tempo, aprendemos mais sobre a Soul Society, o mundo dos mortos, e somos apresentados a elementos como os Vizards (Shinigamis com poderes de Hollow) e os Arrancars (Hollows com forma quase humana e alguns poderes de Shinigami), entre outros. As aventuras de Ichigo acabam envolvendo seus amigos também, fazendo com que eles despertem poderes espirituais.

A série é uma das mais populares da atualidade, contando com 43 volumes em mangá e 13 temporadas em anime. O mangá é publicado semanalmente na revista ShounenJUMP no Japão, e bimestralmente no Brasil pela Editora Panini. Com todo esse sucesso, o 3D&T não poderia ficar de fora, trazendo Shinigamis, Hollows, Vizards e Arrancars para sua mesa de jogo.

Novas Vantagens Únicas:
Espírito (0 pontos)

Quando alguém morre, sua alma permanece próximo do corpo, ligada à ele por uma corrente (conhecida como “Corrente do Destino”) presa no peito. Nesse estado, são chamados de Espíritos Plus.

Um Plus não consegue se libertar desse mundo sozinho, precisando ser enviado por um Shinigami para isso. Caso esse envio não seja feito a tempo, a Corrente do Destino irá se deteriorar, gerando um buraco no peito e transformando o indivíduo em um Hollow.

Depois de libertados por um Shinigami, os Plus são encaminhados para a Soul Society (o mundo dos mortos) ou para o Inferno, de acordo com suas ações em vida, e perdem a Corrente do Destino sem nenhum efeito colateral. Todos os Shinigamis pertencem à categoria Plus; quando pessoas vivas se tornam Shinigamis (como Ichigo), devem usar algum item que libere a alma do corpo para poderem exercer a função.

  • Incorpóreo e Invisível. Espíritos são imunes a todas as formas de dano físico e energia. Eles sofrem dano apenas por magia, ou ataques realizados por xamãs ou outra criatura incorpórea. Da mesma forma, espíritos não podem usar sua própria Força ou PdF para interagir com o mundo físico — podem tocar apenas xamãs e outros seres incorpóreos. Além disso, são invisíveis para pessoas comuns, só podem ser visto por xamãs e outros seres incorpóreos.
  • Morto-Vivo. Um espírito possui as Imunidades de um morto-vivo, porém não recebe Infravisão, Energia Negativa e Devoção/Dependência.

Arrancar (3 pontos)

Um Arrancar é um Hollow que, através de métodos obscuros como o uso do item conhecido como Hougyoku (“Esfera de Aniquilação”), adquirem aparência quase humana, consciência humana e alguns poderes de Shinigami. Eles ainda mantém alguns traços físicos dos Hollows, como o buraco no peito e parte da máscara.

A maioria dos Arrancas serve ao vilão Aizen, alguns por opção, outros por não terem escolha. Somado isso à sua natureza como Hollows, ninguém realmente confia neles.

A liberação da Zanpakutou funciona de forma diferente para eles — ao invés de receberem uma nova arma, eles se transformam, adquirindo uma

Adaptação – Bleach 3D&T 1

Grimmjow, um Arrancar


forma parecida com a que possuiam quando ainda eram Hollows.

  • Cero. Assim como Hollows, os Arrancars podem concentrar sua energia em um disparo. Arrancars podem usar a magia Ataque Mágico (Espírito) pelo custo normal em PMs, mesmo sem possuir vantagens mágicas. Caso adquiram as vantagens apropriadas, poderão usar essa magia por metade do custo em PMs.
  • Zanpakutou. Os Arrancars conseguem imitar alguns poderes dos Shinigamis. Você adquire uma arma mágica +1, que evolui como você. A cada 2 PEs investidos em evolução do personagem (mas não em outras utilizações), você ganha 1 PE para evoluir sua arma.
  • Liberação. Quando liberam seu poder, os Arrancars ficam cada vez mais próximos da forma que possuiam quando eram Hollows comuns, porém com ainda mais poderes. Você recebe Forma Alternativa, com +1 em uma característica, uma vantagem de 1 ponto gratuitamente ou uma vantagem de 2 pontos por 1 ponto. Uma vez feita a escolha, ela não poderá ser mudada posteriormente.
  • Má Fama. Além de já terem sido Hollows, os Arrancars costumam a servir vilões ou causar prejuízos às pessoas.

Novo Kit: Shinigami
Exigências: Espírito ou Xamã; Inimigo (Hollows), Patrono (Soul Society).
Função: Atacante.

Os Shinigamis (“Deuses da Morte”) são aqueles que zelam pelos mortos e pela segurança tanto do mundo dos vivos quanto do mundo dos mortos. Reunidos na área da Soul Society conhecida como Seireitei, são divididos em 13 esquadrões, liderados por um Capitão e um Tenente. Acima deles está a Central 46, que recebe ordens diretas do Rei Espiritual e governa a Soul Society.

Além de recolherem as almas Plus, os Shinigamis também são enviados em missões para caçar e neutralizar os Hollows. Quaisquer ameaças espirituais ao mundo real também são investigadas por Shinigamis.

Suas principais características são o uso de um kimono negro, e o porte da arma espiritual Zanpakutou, que normalmente toma a forma de uma espada. Além disso, muitas vezes são vistos na companhia de Borboletas Infernais, borboletas negras que podem leva-los ao mundo real e guiá-los

Adaptação – Bleach 3D&T 2

Rukia Kuchiki com sua Zanpakutou liberada


até as almas.

Esse trabalho é normalmente desempenhado por espíritos residentes da Soul Society, porém raras excessões (como Ichigo) tornam-se Shinigamis quando vivos. Nesse caso, eles usam itens que extraem a alma do corpo (como pílulas com almas artificiais, para que as pessoas não notem a ausência do indivíduo, ou objetos que simplesmente extraem a alma, deixando o corpo inconsciente) e lutam na forma de espíritos.

Zanpakutou. Todo Shinigami carrega uma Zanpakutou, uma arma espiritual que permite combater os Hollows e enviar as almas. Em sua forma inicial, ela possui a aparência de uma espada, com Força +1 e Flagelo (Hollows).

Shikai (Exigências: Zanpakutou). A Zanpakutou na verdade é uma arma consciente, possuindo um espírito dentro de si. Quando o Shinigami aprende a se comunicar com esse espírito e aprende o nome de sua arma, ele pode invocar sua segunda forma, chama de Shikai. Uma Zanpakutou no estado de Shikai pode se tornar qualquer tipo de arma, não necessariamente uma espada. Uma Shikai possui os mesmos poderes de uma Zanpakutou comum, porém evolui com seu portador. Sempre que você investe 2 Pontos de Experiência em evolução do personagem (mas não em outras utilizações), você também recebe 1 PE extra para melhorar sua Shikai. Além disso, você pode gastar 5 PEs adquiridos para a arma para que ela adquira uma vantagem de combate de 1 ponto ou a capacidade de invocar duas magias. Invocar a Shikai exige um movimento e 2 PMs.

Bankai (Exigências: Shikai). O estado completo de uma Zanpakutou, alcançado com treinos árduos. Invocar a Bankai exige um movimento e 5 PMs. Uma Bankai possui os mesmos poderes já adquiridos com a Shikai, porém também recebe um dos poderes a seguir:

  • Pode utilizar duas magias por metade do custo em PMs;
  • Ganha 2 pontos em vantagens de combate;
  • Pode se transformar em um Aliado com a mesma pontuação do Shinigami. Caso esse Aliado seja derrotado em combate, a zanpakutou retornará para sua primeira forma (espada +1 flagelo) e o Shinigami não poderá invocar sua Shikai ou Bankai pelo resto do dia.

Kidou. Muitos Shinigamis aprendem técnicas mágicas conhecidas como Kidou, geralmente adquirindo magias de ataque ou defesa. Você pode utilizar três magias mesmo que não possua vantagens mágicas, desde que cumpra seus pré-requisitos. Esse poder pode ser adquirido diversas vezes, cada vez adquirindo uma nova seleção de magias.

Observação – O Shunpou: em Bleach, alguns personagens podem utilizar técnicas para deslocamento e esquivas conhecidas como Shunpou. Personagens que possam utilizar o Shunpou na verdade possuem Aceleração, não possuindo nenhum poder específico do Kit para isso.

Nova Vantagem:
Vizard (1 ponto):
Exigências: Shinigami.

Adaptação – Bleach 3D&T 3

Ichigo libera seus poderes de Vizard

Um Vizard é um Shinigami que, por algum motivo (como ser exposto a objetos como a Hougyoku), adquiriu poderes de Hollow. Quando invocam esses poderes, adquirem uma máscara semelhante à de um Hollow. Apesar de uteis, esses poderes podem ser perigosos, fazendo o Shinigami perder o controle de si. Essa vantagem funciona como Poder Oculto, porém só exige uma ação para ser ativado, com um bônus total máximo igual a sua Habilidade ou Resistência (aquila que for maior).

Enquanto a vantagem estiver ativada, você pode utilizar o poder Cero (veja acima, na vantagem única Arrancar) e deve fazer um teste de Resistência todo turno; em caso de falha, deverá desativar a vantagem ou sofrerá os efeitos da desvantagem Fúria. A critério do mestre, o teste pode ser exigido em situações de combate mesmo que a vantagem não esteja ativada, fazendo com que seja ativada em estado de Fúria em caso de falha.

Os Hollows:

Quando um espírito Plus não é resgatado a tempo, sua Corrente do Destino se deteriora e abre um buraco em seu peito, revertendo-o ao estado conhecido como Hollow (palavra em inglês que significa “buraco” ou “vazio”). Esse processo é muito doloroso, e é acelerado caso o espírito tenha sido uma pessoa ruim ou tenha algum tipo de apego ao mundo real.

Os Hollows possuem sempre aparência monstruosa, sendo geralmente grandes, sempre podendo ser identificados pelo buraco no peito e por possuírem no rosto uma máscara em forma de caveira. Todo Hollow se alimenta de almas, tanto espíritos desencarnados quanto humanos vivos.

Adaptação – Bleach 3D&T 4

Ichigo enfrenta seu primeiro Hollow

Para destruir um Hollow, é necessário que sua máscara seja destruída. Caso isso seja feito com uma Zanpakutou, a alma será purificada, voltando ao estado Plus e sendo enviada para a Soul Society ou para o Inferno. Apesar de muitos serem apenas monstros sem mente, alguns ainda possuem alguma consciência, sendo capazes de camaradagem e lealdade. A maioria adquire índoles malignas, embora alguns muito raros podem se tornar seres bondosos.

Os Hollows residem em uma dimensão própria, localizada entre a Soul Society e o mundo real, chamada de Hueco Mundo (do espanhol, “Mundo Vazio”. “Hueco”, dependendo do contexto, pode significar “eco”, “cavidade”, “vazio”, “vastidão” ou “intervalo de tempo e/ou espaço”). É uma terra escura e desolada, extremamente árida. Hollows conseguem transitar livremente entre o Hueco Mundo, a Soul Society e o mundo dos humanos.

Para fazer a ficha de um Hollow, basta seguir as regras normais para criação de monstros, adicionando no final as habilidades Cero (como um Arrancar), Dependência (almas), Incorpóreos (Hollows PODEM afetar seres materiais com sua Força ou PdF normalmente, ao contrário de outros seres incorpóreos), Invisibilidade (sempre ativa – Hollows não podem ser vistos por humanos normais, apenas por outros seres espirituais e xamãs) e Ponto Fraco (máscara).

Você pode gostar...

21 Resultados

  1. Simples e direta, tem coisas ai que me irritam por eu não ter pensado antes huhauhua MAS eu acho que poderiam ter certas alterações.
    Primeiro o Ressurécion não deveria funcionar igual a vantagem forma alternativa já que essa se não me engano mantém as desvantagens nas duas formas, o que não ocorre aqui.
    O cero está simples demais, como fariam para imitar os ceros especiais de alguns inimigos como os ajudantes da Nell que unem os dois ou o gran rey cero ou coisa assim?
    Esqueceram de dizer que vaizards também podem usar Ressurécion, como o Tousen mostra durante a guerra e faltou explicar a dupla personalidade, etc..
    E eu diria que Shunpo funciona como um teleporte, e não aceleração. É como se o personagem atravessasse toda a distância que ele pode percorrer em 1 segundo. Eu faria essa uma vantagem de 1pt que desse bônus em esquivas e que pudesse ser usada JUNTO com aceleração (Yoruichi, Soi fong, Byakuya e Yachiru por exemplo)
    Faltaram os Quincy e humanos especiais como a inoue e o Sado =P

    • Kuro disse:

      Não citei os humanos com poderes espirituais porque a intenção foi focar só na parte “morta” mesmo. Decidi não aprofundar muito nos Vizards e nos Arrancars justamente para evitar spoilers. Se a galera pedir, posso expandir falando sobre os humanos.
      Sobre os outros comentários, se não quiser manter as desvantagens na Forma Alternativa dos Arrancar, tudo bem, eles devem ser adversários bem poderosos mesmo.
      Ceros especiais poderiam ser tratados como magias de ataque diferente, compradas com PEs.
      Quanto ao Shunpou, achei melhor Aceleração pelo uso dessa vantagem em combate. Se quiser, pode considerar tanto Aceleração como Teleporte como técnicas de Shunpou.

  2. Jaffar disse:

    Gostei mto da adaptação cara, mas tipo e os poderes das espadas? pelo que entendi elas aumentam de poder conforme o Ki (ou seja lá o que seja) do usuario.
    Tb gostaria de fazer propaganda de minha página https://sites.google.com/site/iniciativa4dt onde eu tenho uma versão adptada do sistema 4d&t quem gostar (ou não me de um retorno)

    • Kuro disse:

      A forma/tamanho da Zanpakutou depende sim da pressão espiritual (ou Reiatsu) do portador. Isso pode ser estético (como a primeira forma da Zanpakutou do Ichigo) ou então representado pela evolução do personagem (já que a arma se torna mais poderosa junto com ele).

  3. Jaffar disse:

    muito bom

  4. Rafael disse:

    Ei, kuro não consegui entender como funciona a shikai! Pois no anime elas tem poderes especiais.

    • Kuro disse:

      Ela funciona como a Espada Ancestral do Samurai do Manual do Aventureiro Alpha – quando você gasta 2 PEs no seu personagem, a Shikai ganha 1 PE. Então, gastando 1 ponto de personagem, a Shikai ganha 5 PEs.
      Só que ela também pode adquirir vantagens de combate que custem 1 ponto ou duas magias por 5 PEs. Por exemplo, gastando 5 PEs adquiridos para a Shikai, posso fazer com que ela adquira Ataque Múltiplo, podendo usar quando ela estiver invocada.
      Parece que ficou faltando, mas vale dizer que tanto a Shikai quando a Bankai duram só até o fim do combate.

  5. Ficou bem prática cara, meus parabéns ^^. A sugestão do shunpo do renato é uma boa também, de repente pode ser uma opção para outras adaptações.

  6. Zacksun disse:

    Gênial em sua simplicidade!
    O esquema de poderes das Zanpakutous me lembrou muito o “esquema” de criação de magias do “Sistema Daemon”, isto é, no que diz respeito a personalização dos poderes de sua espada.
    Agora é só pegar o Manual Alpha e o Manual de Magia Alpha e tentar achar as magias mais parecidas com seus personagens favoritos ( O meu é o Zaraki =p).
    Porém insisto: Autor, de continuação. Os humanos com poderes tipo os Quincy, são bem divertidos para serem pj’s também.

  7. Rafael disse:

    Como o shikai do Ichigo não desativa então?

    • Kuro disse:

      Não lembrei disso, esqueçam o que eu disse então lol

      • Após pensar MUITO sobre como fazer a ficha do Ichigo nos mínimos detalhes em meus projetos de adaptação de bleach eu cheguei na conclusão simples de que ele é um NPC e não segue as regras, ponto final. =P
        Não tem como permitir tudo o que ele faz sem quebrar a mecânica ou sistema base da adaptação.

        • Kuro disse:

          A ficha do Ichigo dá pra fazer sim, mas isso aí que você fala é o famoso Protagonista-no-Jutsu, quando o principal é favorecido pela história já que ele TEM QUE vencer. Isso não tem jeito mesmo, se for usar o Ichigo como PJ ele será mais modesto (já que o mestre não poderia favorecer um único jogador); se quiser usar como PdM e não tiver dó dos jogadores, roube muito nos dados dele lol

  8. Rafael disse:

    Ei cara, ainda falta os humanos pretende continuar?

  9. André disse:

    Ei cara, fala aew sobre os quincys e os humanos com poderes e tbm , quem sabe , sobre os espiritos modificados e os bounts que aparecem justamente na saga bount.

  10. Gohsenpai disse:

    Hey Kuro, num rola uma ficha especifica pra adaptação não?
    Eu e meu grupo estamos jogando Bleach a um tempo, mais se tivesse uma ficha própria seria um bocado mais fácil.
    Alguma idéia de onde eu posso arrumar uma?

  11. Rafael disse:

    Cara a arma pode acumular pontos, certo?. Na shikai é 1 vantagem OU 2 magias?

    • Kuro disse:

      Sim, na hora da compra você tem que escolher entre uma vantagem ou duas magias. Se quiser comprar esse benefício novamente, terá que negociar com o mestre.

  12. gunmaster disse:

    ; ( kd o os quincy!!!!!!!!
    quincy!quincy!quincy!

Deixe uma resposta