Tormenta RPG: Samurai Variante

Tormenta RPG: Samurai Variante

O livro Tormenta RPG oferece o samurai clássico que utiliza Katana e Wakizashi, e dois estilos de luta diferentes, Iaijutsu, para usuários de uma arma (historicamente o mais tradicional), e Combate com Duas Armas, para os que preferem usar ambas (simulando o famoso estilo Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi). Também é mencionado que alguns samurais utilizam outras armas, e cita como exemplo outras duas armas tradicionais do samurai histórico, a Naginata (similar a uma Alabarda, porém com uma lâmina tradicional encurvada na ponta e não a de um machado) e o Daikyu (o arco longo japonês, aliás, beeem longo, media em torno de 2,20 m). Porém essas armas não se adéquam aos estilos de combate apresentados, por isso resolvi criar estas variantes para cada uma dessas duas armas.

Estilo Naginata-do

Usuários deste estilo dominam o uso da arma de haste Naginata, tornando-se mestres em combater de forma versátil, eles tiram proveito máximo do alcance da arma assim como do poder de seus movimentos em arco.

naginata x katanaEstilo de Combate: No 2º nível o samurai domina o alcance de sua arma e recebe o talento Combate Próximo (veja adiante).

Estilo de Combate Aprimorado: No 6º nível você recebe o talento Ataque Poderoso aprendendo a atingir bem ou com força, conforme a conveniência da situação.

Domínio do Estilo de Combate: No 11º nível a sincronia entre arma e corpo chegou ao máximo e é possível aproveitar melhor o seu poder no ataque, você recebe Golpe Com Duas Mãos.

Estilo Kyu-do

Literalmente, “O caminho do Arco”, usuários deste estilo se dedicam ao domínio do arco longo Daikyu, ou do arco curto Hankyu. Na cultura de Tamura o arco é visto como uma arte de meditação que trás estabilidade ao corpo e mente, que é então passada ao arco, permitindo o disparo perfeito.

kyudoEstilo de Combate: No 2º nível o samurai é capaz de se manter mais calmo enquanto dispara aumentando assim sua pontaria. Você recebe Tiro Certeiro.

Estilo de Combate Aprimorado: No 6º nível você pode calcular melhor a distancia de seus ataques sem prejudicar sua precisão e alcançando distancias maiores com o disparo. Você recebe Tiro Longo.

Domínio do Estilo de Combate: No 11º nível você já adquiriu a paz de espírito necessária para se concentrar calmamente e garantir que a flecha disparada atingirá o alvo. Você recebe Mira Apurada.

*Tiro Zen: A habilidade Grito de Kiai funciona normalmente com este estilo, porém para combinar mais você pode considerar que no lugar de um grito que libera a energia interna, o personagem consegue alcançar um estado de espírito especialmente perfeito no momento do disparo melhorando sua precisão enormemente (ou seja, as mesmas regras com outro nome e descrição).

Novo Talento: Combate Próximo (Combate)

Sua afinidade e habilidade com a arma lhe permitem utilizá-la mesmo quando muito próximo de seu oponente.

Pré-requisitos: For 13, bônus base de ataque +1

Benefício: Você consegue usar armas de haste em combate adjacente. Mas por estar segurando a arma da base do cabo você não consegue atacar com o mesmo poder, para todos os efeitos práticos aplique -1 a seu mod. de força.

Normal: Armas de haste permitem atacar a 3m (ou mais), mas não inimigos adjacentes.

Notas adicionais:

– Existe também o Bisento, arma similar a alabarda, porém maior e mais pesada. Era usada principalmente contra cavalaria. *Um jogador meu leu isto e me pediu para usá-la, eu deixei assim: arma exótica, duas mãos e de haste, 2d6, x3, corte, peso 9Kg, exige força 15 para ser usada corretamente.

– Existem outras lanças japonesas (a palavra japonesa para lança é Yari) que podem ser equivalentes orientais das lanças européias vistas na maioria dos jogos D20. De modo geral lanças de ponta reta se chamam Su Yari (como as lanças curta e longa do D&D tradicional) e as de lamina cruzada se chamam Kama Yari (como o Ranseur).

– Tanto o arco como a lança eram comumente usados por samurais montados, por isso não seria de se estranhar que personagens que escolheram estes estilos também escolham talentos de combate montado para combinar com esses aspectos.

– Diversas outras armas podem possuir versões orientais, como o Tanto (adaga), Bo (bordão) e o Hanbo (que forçando um po… bastante, pode ser uma clava). Tudo bem que essas armas dificilmente serão usadas por um samurai, mas eles não são os únicos personagens orientais que se pode usar.

– Também existem armas chinesas, claro, mas essas eu não conheço direito e samurai é japonês, então se quiser usar alguma vá investigar você mesmo.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Bela estréia Masa! E bem ao seu estilo, inclusive huheu ;D

  2. Masamune disse:

    Aproveitando que o tema de vaz é Tamura, agora essa matéria também faz parte da Iniciativa TRPG.

  3. Fernando Gomes disse:

    Estilo Naginata-do
    Usuários deste estilo dominam o uso da arma de haste Naginata, tornando-se mestres em combater de forma versátil, eles tiram proveito máximo do alcance da arma assim como do poder de seus movimentos em arco.
    Estilo de Combate: No 2º nível o samurai domina o alcance de sua arma e recebe o talento Combate Próximo (veja adiante).
    Estilo de Combate Aprimorado: No 6º nível você recebe o talento Ataque Poderoso aprendendo a atingir com precisão ou com mais força, conforme a conveniência da situação. Caso o Samurai já tenha Ataque Poderoso, recebe o talento Trespassar.
    Domínio do Estilo de Combate: No 11º nível a sincronia entre arma e corpo chegou ao máximo e é possível aproveitar melhor o seu poder no ataque, você recebe o talento Trespassar, Caso já tenha Trespassar, recebe o talento Golpe Com Duas Mãos.

  4. Fernando Gomes disse:

    Estilo Kyu-do
    Literalmente, “O caminho do Arco”, usuários deste estilo se dedicam ao domínio do arco longo Daikyu, ou do arco curto Hankyu. Na cultura de Tamura o arco é visto como uma arte de meditação que trás estabilidade ao corpo e mente, que é então passada ao arco, permitindo o disparo perfeito.
    Estilo de Combate: No 2º nível o samurai é capaz de se manter mais calmo enquanto dispara aumentando assim sua pontaria. Você recebe Tiro Certeiro. Caso já possua Tiro Certeiro, recebe Tiro Preciso.
    Estilo de Combate Aprimorado: No 6º nível você pode calcular melhor a distancia de seus ataques sem prejudicar sua precisão e alcançando distancias maiores com o disparo. Você recebe Tiro Longo. Caso já possua Tiro Longo, recebe Tiro Rápido.
    Domínio do Estilo de Combate: No 11º nível você já adquiriu a paz de espírito necessária para se concentrar calmamente e garantir que a flecha disparada atingirá o alvo. Você recebe Mira Apurada. Caso já possua Mira Apurada, recebe Na Mosca.

Deixe uma resposta