Retratação referente a DragonSlayer 28

A Dragon Slayer 28 foi, sem dúvida, a edição mais esperada do ano pelos fãs de Tormenta. Ela traria várias novidades sobre o cenário, como: Uma prévia do novo livro básico, o fim das Guerras Táuricas, uma HQ com os personagens d’O Inimigo do Mundo, entre outras novidades. Mas com todo o trabalho voltado para lançarem o Tormenta RPG e o primeiro suplemento, Guerras Táuricas, os autores acabaram esquecendo de alguns detalhes que haviam prometido.
Segue abaixo o texto do Guilherme Svaldi retirado do Fórum da Jambô.
*Atenção: O texto contém spoilers*

Pessoal,
Como alguns usuários comentaram no fórum da DragonSlayer, algumas informações que prometemos na DS 27 para a DS 28 acabaram ficando de fora da revista.
Na pressa de fechar a edição, e com nossa cabeça no Tormenta RPG e no suplemento Guerras Táuricas, acabamos cometendo esse erro.
Para compensar, aí vai o que foi prometido na DS 27, cortesia do Gustavo Brauner. Se quiserem saber de mais alguma coisa referente à situação atual do Reinado, podem perguntar. Mas já aviso que muita coisa será esclarecida no Guerras Táuricas, e nem tudo será respondido no fórum.


Aqui vai o que foi prometido na DS 27:

  • Conclusão das Guerras Táuricas: os minotauros sitiam Valkaria e após uma longa batalha. O Princeps Aurakas, o Rei-Imperador Thormy e seus muitos assessores, conselheiros e diplomatas reúnem-se, decidindo o fim e os termos do fim da guerra. A partir de então, Arton (-norte) fica dividido entre o Reinado e o novo Império de Tauron. Para assegurar o cumprimento dos novos tratados e da criação do Império, Thormy e a esposa são levados como reféns para Tiberus, cidade-capital dos minotauros. Thormy troca sua liberdade pela paz no continente.
  • Novo líder do Panteão: Tauron é o novo líder do Panteão.
  • Mudanças políticas no Reinado: Shivara Sharpblade, Rainha de Trebuck e Yuden, é escolhida como sucessora de Thormy no comando do Reinado.

Novamente: mais detalhes de todos esses eventos no suplemento Guerras Táuricas.

Acompanhe a discussão no Fórum
E o novo ano para Tormenta já se inicia cheio de mudanças. Fiquei um pouco surpreso com o desfecho das Guerras Táuricas, mas nada que tenha me desagradado. A revelação do novo líder do Panteão também foi uma surpresa, mas a resposta para essa pergunta estava na cara, porém eu não conseguia vê-la.
No mais, é esperar que esse seja o Ano da Tormenta, pois ano passado só tivemos um lançamento para o cenário.

Você pode gostar...

133 Resultados

  1. Filipi disse:

    Eu achava que o Keenn ia ser o novo lider, mas Tauron ta legal por demais também!

    • Moreau do Bode disse:

      Cara, e o pior é que o novo líder estava na cara de mais, mas ninguém queria ver.

      • protagonist disse:

        e não é sempre assim? Lembro que, mesmo depois daquele conto introdutório no Panteão, tinha gente duvidando que os lefeu tivessem alguma coisa a ver com a Tormenta. Ou ainda que não acreditava no retorno do Kallyadranoch em O Terceiro Deus.
        Depois daquela entrevista como Aurakas, já devia estar bem óbvio que Tauron seria o novo líder

      • Desde que o Boi pegou a Glórien, eu já imaginava que ele ia ascender à alguma coisa no mundo. Pois é, antes o povo rezava pra um Deus Justo e Tapado, agora vai ter que rezar pra não levar tapa de Boi. XD

  2. Edauros disse:

    Trio Tormenta original…(Marcelo Cassaro, Jm. Trevisan e Rogério Saladino) voltem a trabalhar com o SEU cenário, vcs estão fazendo falta…

  3. Devo dizer que essa é a primeira vez que fiquei decepcionado com Tormenta.
    Eu compreendo que as Guerras Táuricas tenham acontecido — desde que comecei a acompanhá-las na DragonSlayer, percebi que esse era o caminho natural dos minotauros, beliçosos e expansionistas por natureza e devoção.
    Mas eu não gostei do final. Gosto pessoal mesmo. Mas tenho uns pontos a acrescentar:
    1. Thormy deu o grande troco em Mitkov em O Terceiro Deus. E agora pura e simplesmente se rende, sem nem mesmo dignidade. Patético, acho eu. E Shivara mostra que é mesmo uma Yudennach, fazendo Deheon virar mais uma porção das terras de Yuden. Logo logo o Leopardo volta, e a atitude do ex-Rei-Imperador foi em vão.
    2. E a divisão política? Que reinos farão parte de cada super-potência de Arton-Norte? Pelo menos essa lista deveria ser esclarecida, mesmo sem entrar em maiores detalhes.
    3. E Tauron líder? Uma grande queda de popularidade de Khalmyr seria obviamente esperada, principalmente depois dos eventos da Trilogia do Leonel. Mas, pura e simplesmente, Tauron torna-se o líder, só por causa de uma guerra e expansão política? Pode-se dizer: “foi o mesmo que ocorreu com Ragnar em Arton-Sul!” Sim, mas os goblinóides aumentam seus números muito rapidamente, e a popularidade de Thwor Ironfist tornou fácil para eles aceitarem o deus menor. Mas quem disse que os povos e nações vencidas aceitariam Tauron assim fácil?
    Nota: mesmo na civilização romana, sabida ser uma das inspirações de Tapista, as nações conquistadas podiam manter sua cultura e religião.
    O único ponto positivo (já ressaltado na DS 28) foi a continuação da profecia. Enfim, é isso.

    • Esqueci de comentar: e como fica a cidade de Valkaria, destroçada? Vai ser dividida em duas, parte para o Reinado e parte para o Império, tal qual a Berlim da Guerra Fria?

    • protagonist disse:

      Pedro, acho que você está sendo um pouco precipitado. Ainda não temos tantos detalhes sobre o que aconteceu durante as guerras táuricas e você está reclamando sobre fatos que ainda nem aconteceram oficialmente. Então, não da para dizer se, por exemplo, Tauron foi aceito fácilmente. É melhor esperar o novo Tormenta e o livro das guerras táuricas antes de tirar conclusões.

  4. Chikago666 disse:

    Eu assino embaixo que a DS 28 era a mais esperada do ano. Estamos em Fevereiro, oras. 🙂 Durrrrrhh
    Desculpa. Não resisti.

  5. Felipe Weber disse:

    Achei meio forçado o Taouron subir de posto divino tão rapidamente. Keen, que tem um posto divino maior que Tauron teria sua influencia aumentada pela guerra tanto quanto Tauron… Mas sei lá também, o cenário é deles e eles fazem o que quiserem. Só quero ver o Kallyadranoch de volta e depois depondo tauron atacando Tapista com um exercito de Dragões aheuaheuaehuaeh

  6. MalkavFelipe disse:

    Cara… onde Tormenta ta indo parar….
    Não concordo com Tauron como novo lider do Panteão…. Keen faria muito mais sentido, ou até mesmo Nimb devido ao estado do mundo ultimamente (apesar de que ele não tenha jeito de lider =P).
    E achei as guerras tauricas desnecessárias visto o quanto de problema Arton ja tem… mas não da pra negar que é o extinto dos Minotauros que causou tudo isso…. Mas o evento poderia ter um grau de importancia muito menor para o cenario como um todo….
    Minha opinião lógico!!!
    Abraços!

  7. protagonist disse:

    Pessoal, com todo respeito, você não acham que estão reclamando cedo demais? a gente ainda não sabe tudo que aconteceu e que ainda poderá acontecer (pode ser que a cronologia do cenário avance alguns anos por exemplo). Além disso, não seria arriscado dizer que alguns estão reclamando só porque a sua divindade favorita não foi promovida a lider do panteão.

  8. Edauros disse:

    Não se trata disso protagonist, mas simplesmente algo assim não tem o menor fundamento, e tem mais, se Svaldi ou qualquer um do "trio tormenta" lerem isso e acharem graça eu tô pouco me f… pra isso, mas da entender que Tauron é o deus que eles gostam e por isso tão pondo o cara as alturas, isso não é atitude de um profissional e sim atitude de um fã boy.

    • protagonist disse:

      “Não se trata disso protagonist”
      Não se trata do quê? De julgamento precipitado? Se for, sinto discordar, mas me parece exatamente isso (assim como a sua acusação sem fundamento de “fanboizisse” do Trio).
      Agora, se você está dizendo que não se trata de reclamar só porque o seu deus favorito não foi escolhido, bom, pode ser que isto não se aplique específicamente a você, mas é bastante provável que seja a motivação de muita gente.
      “algo assim não tem o menor fundamento”
      Como eu disse antes, não sabemos de todos os fato para poder afirmar com tanta convicção. Não estou dizendo que o Trio tem razão, só estou dizendo para esperar um pouco antes de levantar as armas.

  9. Linkan disse:

    Pois é Luigi; o Terceiro voltou — um dos maiores e complexos suspenses tema do cenário — e no final foi esquecido DE NOVO, e dessa vez em menos de um dia. Minotauros viraram trama mais importante que o Deus Esquecido e tão poderoso como diziam.
    Todos gostariam sim de ter seu deus sendo o líder, afinal, quem não queria? Mas isso não significa nada meu caro amigo. O que importa é a noção do negócio, se tratando de que deus seria REALMENTE o "cabível" num posto tão iIMPORTANTE quanto esse. Francamente, você já parou pra pensar nisso? Alguém algum dia por um acaso imaginou Tauron (logo TAURON) tomando um posto de LÍDER DO PANTEÃO?!
    Se algum dia alguém pensou em "se Khalmyr caísse", tenho certeza que muita gente iria ter milhares (ou melhor, 17) deuses como escolha para o posto do Deus Justo. Tudo, menos Tauron.
    O fato real que deixa todos nós p… da vida, não é porque não foi nosso "deus preferido", e sim a escolha de Tauron — um deus que em histórico, motivação e desenvolvimento está se equivalendo à Marah. Deus(a) de lado.
    Só ultimamente mesmo ele vem vindo sendo "mais explorado" — se é que realmente concorde com isso. O que é uma coisa ainda muito baixa pra arriscar em colocar ele com status de Líder do Panteão.

    • Oriebir disse:

      Isso me faz refletir… O que o posto de "líder do panteão" traz de benefícios mesmo? Digo, na prática… Nem dá pra entrar na questão do status divino, porque o status é um "pré-requisito"; e porque status divino é uma referência mecânica. Digo no cenário mesmo… Não consigo lembrar o que diferencia o "líder" do resto dos outros deuses…
      Bora consultar meu Panteão.

    • protagonist disse:

      na verdade, eu já ví gente cogitando Tauron para líder do Panteão há muito tempo atrás.
      Dizer que ele é o mais improvável líder do panteão me parece bem exagerado. Não imagino indivíduos traiçoeiros como Sszzaas, Hyninn ou Tenebra sendo escolhidos como líderes do Panteão. Nem indivíduos sanguinários e sem bom senso como Megalokk, Ragnar ou Keenn. Menos ainda gente passiva como Lena, Marah ou Glórienn (que nem é mais deusa maior)
      Você está confundindo a sua antipatia por Tauron com a importância que ele realmente tem no cenário. Ele já era patrono de toda uma raça que possuía um reino consideravelmente poderoso. Sem falar que incorpora um conceito bastante abrangente (força).

      • Linkan disse:

        Devo rir?
        Ha ha ha.
        Okay. Satisfeito?
        Antipatia por Tauron?? Já me viu jogar alguma vez parceiro?
        Se visse, deveria contar quantas vezes já joguei de Minotauro devoto de Tauron. Nem por isso acho que ele está "perfeito" pra essa decisão, no mínimo, pouco pensada, e mais chutada no impulso.
        Cuidado com o que diz. Se não conhece, psiu…

        • protagonist disse:

          ah que ótimo, um molequinho (ou piór, marmanjo com cabeça de pirralho) achando que já me fez calar a boca só porque fez umas piadinhas infantis.
          Ah, vá! Como eu ia saber que um fã de Tauron ia dizer bobagens contra o próprio personagem que tanto admira? Se tivesse dito alguma coisa consistente e sem exageros gritantes eu poderia considerar que você não é um daqueles malas que adora levantar bandeirinha do ódio.
          Se eu falei uma inverdade, a culpa foi toda sua. E, pra completar, eu apresentei alguns argumentos para justificar o que digo, ao contrário de você que só sabe ficar indignado.
          Bom, eu já devia estar acostumado com gente que se diz “fã” ou “consumidor” de alguma coisa no meio rpgístico, mas só sabe meter o pau com argumentos fraquíssimos (coincidentemente os mesmos usados pela turma das “terras vermelhas”).

          • Linkan disse:

            Interessante, meu caro. Descobri agora que sou um consumidor entre aspas e ainda por cima tenho argumentos fracos. Acho que você está cego então, olhe ao redor e notará que não sou só eu que estou decepcionado com o final que levou tudo isso. Pra que repetir argumentos se outros (e mais de uma vez, inclusive) já citaram os mesmos?
            Uma pena, tem gente mesmo que não se manca.
            Boa sorte aí então. Bye.

          • protagonist disse:

            É, realmente tem gente que não se manca mesmo. Esses argumentos (realmente fracos, porque são conclusões tiradas sem conhecimento de todos os fatos) que você não quer repetir, caso não tenha percebido, já foram rebatidos por mim. No mais, essa conversa de "outros já falaram o que eu queria dizer" é desculpa de quem não tem nada pra dizer mesmo.
            Obrigado, mas não preciso de sorte. Só de paciência mesmo. Falou.

  10. Luigi. disse:

    Bom…
    Tauron líder do Panteao é inusitado e naminha opiniao, sem sentido…
    espero ver o OGL logo, Tormenta está me decepcionando.
    Kallyadranoch acabou de voltar e fizeram o cara passar despercebido. Simplesmente o maior segredo de Arton foi revelado e apagado por um bando de bois tarados.
    A Shivara é a p%#4 real do Reinado. Graças ao ultimo romance ela teve um status garantido, mas agora líder do Reinado
    OMG
    As coisas realmente importantes estao perdendo o foco
    Mas como eu disse, espero que o OGL explique algumas coisas, por enquanto vai de Forgotten Realms 3.5 mesmo, porque Tormenta esta estranho

  11. protagonist disse:

    Uma coisa que eu estava pensando:
    O pessoal anda preocupado com o aumento supostamente repentino no número de devotos do boizão. Porém, eu não lembro de ter sido dito que o deus mais popular será, necessáriamente, o líder do Panteão. Pode ser que ele tenha atraído mais devotos (e, portanto, acumulado mais poder) depois de assumir o trono. Afinal, fé envolve obediência, então é natural que a maioria queira seguir aquele que tem autoridade sobre os outros deuses.
    Aliás, pode ser que a escolha do chefão independa dos mortais. Ele pode ser nomeado pelo Panteão como um todo ou até pelas entidades cósmicas. em ambos os casos, o desempenho da divindade em questão falaria mais alto que o número de devotos.

    • protagonist disse:

      Ah, também pode ser que Tauron tenha sido escolhido por causa de sua tendência. Lembrem-se que antes havia uma divisão entre bem (Khalmyr) e mal (Kallyadranoch). Quando Kall saiu, o eixo mudou para ordem e caos (Nimb). No entanto, o deus da justiça ainda tem a parcela bondosa em sua tendência e Nimb é caótico puro. Pode ser que alguma autoridade (o Panteão como um todo ou as entidades cósmicas) tenha chegado à conclusão de que esta “impureza” no equilíbrio tenha sido a razão pela ineficiencia de Khalmyr e, então, tenha determinado que o deus da justiça deveria ser substituído por uma divindade leal e neutra. como Tauron tem se destacado nos últimos tempos, foi escolhido para ser este substituto.

    • Este post está na pista certa.

  12. Luigi. disse:

    Bom, o principio lgal era a dualidade
    no principio: Bem e Mal. Depois: Caos e Ordem. Agora: Penis de boi
    Sinceramente… EU acho belo deuses que por si garantem o equilibrio, Tauron nao garante nada. É como O Thormy, se o Mitkov conseguisse sucesso em seu plano, adeus reinado, com os deuses é a mesma coisa.

  13. Luigi. disse:

    Nao me julguem mal, jogo Tormenta há 8 anos, amo o cenário, e nao quero ver toda a beleza e qualidade dele comprometidas.
    Tirano por tirano, é mais sensato Ragnar que derrubou um deus maior, e ainda por cima é o deus da morte, aspecto que será para sempre infinito, a nao ser que todos se tornem imortais.
    A dualidade na liderança sendo deixada de lado fará com que decisoes beneficiem alguem.
    A Aliança Negra está mofando lá faz uns 13 anos, o deus mais poderosa de outrora acabou de voltar, uma pancada de deuses menores foram mortos abalando as estruturas das igrejas de Arton, uma àrea da Tormenta foi destruída mostrando aos Lordes que eles nao sabem nada sobre os povos de Arton e depois de tudo isso um deus que nunca fez nada alem de se masturbar pensando em Glorienn sobe de status e se torna líder, um povo que foi massacrado pelo dragao da tormenta sequestra o imperador-rei e toma o reinado
    (y)
    o ano tormenta começou com um chute pra arquibancada
    RIP

    • protagonist disse:

      “Ragnar que derrubou um deus maior”
      Ragnar nunca derrubou um deus maior. Ele só foi colocado no lugar de um que foi expulso do Panteão antes de sua ascensão. Tudo bem que a morte é realmente um conceito poderoso mas, a meu ver, a divindade bugbear representa um aspecto restrito da morte, mais ligado à violência brutal e ao sadismo. Tanto é que ele não tem muita afinidade com assassinos furtivos, mortos-vivos ou com a “frieza” imparcial que normalmente se relaciona com a morte.
      Não entendí muito bem o que os outros fatos mencionados por você tem a ver, mas pude entender a parte em que Tauron “nunca fez nada alem de se masturbar pensando em Glorienn”. Aí você exagerou um pouco. Tauron é patrono de um dos mais poderosos reinos do mundo e representa um aspecto bastante abrangente. E repito: a gente não sabe se haverá um avanço na cronologia. Pode ser que a ascensão da Super Vaca ainda leve alguns anos em tempo de jogo. Pode ser que o título de líder não tenha relação alguma com a situação no plano material. Então, até algo a respeito ser publicado, essa de “ascensão repentina” não cola.

      • Luigi. disse:

        Ragnar derrubou Glórienn indiretamente, nao me refiria a outro episódio. Morte é morte. o aspecto Leen de Ragnar é a morte com foice, a unica. Só há uma morte: aquela que o ser referido morre, nao importando se ele foi diividido ao meio por uma faca de cortar pão, ou com uma bala do rifle do Ingram na cabeça, dos dois jeitos ele morre. E ragnar vai estar esperando com um sorriso no rosto
        os fatos mencionados por mim sao 300x mais importants que os fatos descorridos na Revista. e até agora nada foi falado, sinceramente… guerras tauricas é legal, o jeito que ela abrangiu tudo nao foi legal,
        muita coisa foi deixada de lado
        Tauron é o deus da força e da escravidao :S
        tao abrangente quanto papel higienico
        cya

        • Linkan disse:

          Só o fato de ter muita gente decepcionada (a maioria) com o fim que levou as Guerras Táuricas já é mais que suficiente para se ver que essa mudança no cenário foi uma falha desagradável que muita gente não curtiu. Que não foi legal.
          Só não enxerga quem não quer.
          Que bom que você também percebeu, Luigi. ^^

          • protagonist disse:

            desculpa, mas acho bem impossível que a maioria dos fãs de Tormenta frequentem este tópico ou mesmo este site. Acredite, em gente que se ferrou por achar que apenas um site representa a maioria. Aliás, tem outro tópico aqui sobre onde a maioria não vê grandes problemas nas guerras táuricas. E aí? Qual dos dois tópicos é o mais "correto"?

          • Nume disse:

            Falha, falha, não é. Verdade seja dita, é um acerto decisivo na minha opinião. Nenhum evento capaz de gerar reações de amor e ódio tão intensos (já vi por aí gente que joga com os minos dando pulinhos de alegria) pode ser considerado uma falha. O objetivo destes eventos é causar paixão por parte dos leitores, se conseguem, são bem sucedidos.
            Agora, ainda falta explicar com detalhes essa história toda, o que temos até agora são as notícias da Gazeta do Reinado. Não são exatamente acuradas, já que são baseadas na visão e opinião de um personagem, e por isso geram tanta especulação.

        • protagonist disse:

          O problema é que até agora nada demonstrou que Ragnar é tão abrangente assim. Ele não enfatiza a morte em si, nem sequer formas variadas de assassinato, apenas a brutalidade (o que combina com sua natureza goblinóide). Também não é nenhum juíz ou carcereiro dos mortos nem um guia para o “outro lado”. É improvável que ele saiba o que acontece com as almas dos deuses mortos ou tenha qualquer autoridade sobre estas.
          Resumindo, nesse aspecto ele se parece mais com uma miniatura do Megalok (o que, na minha opinião, o torna um deus redundante)do que com esse aspecto universal da morte que você alega. Na prática, ele é tão deus da morte quanto o já citado deus dos monstros ou Keenn, e menos do que Tenebra ou até mesmo Khalmyr (este tem autoridade para executar até mesmo deuses maiores).
          Os ouros fatos que você mencionou são importantes para o cenário, mas a maioria não diz respeito à ascensão de Tauron.
          “Tauron é o deus da força e da escravidao :S
          tao abrangente quanto papel higienico”
          Me desculpe, mas esse argumento é muito fraquinho (parece mais pirraça de quem está tão convicto do que fala que nem parou pra pensar muito). Força pode ser até mais abrangente do que a guerra pois é fundamental não só para causar dano, como também serve para inúmeros propósitos não violentos como carregar peso.
          E se a Aliança Negra levou Ragnar tão longe, não vejo porque Tapista (que já era um reino poderoso antes das Guerras táuricas)não poderia fazer algo similar por Tauron.

          • Spartanus disse:

            Bom, eu gostei da ascensão r a considerei coerente.
            E Tauron não é só deus da Força física, mas de todos os espectros de força.
            E da coragem.
            E da proteção dos fracos.
            E da dominação dos fortes.
            E da escravidão.
            E dos minotauros.
            E povos bárbaros também são (ou pelo menos eram) influência dele.

    • Nume disse:

      Opa,
      Também acho que cada um desses fatos merece atenção, mas ao seu próprio tempo. O plot da AN vai ser posto em prática agora em 2010-11 conforme discuti em outro tópico, e este movimento provavelmente significa a chance de Ragnar de pegar o posto de Tauron. A morte dos deuses menores, aliás, pode ser facilmente resolvida com a devoção aos deuses do Panteão em lugar dos mortos.
      Quanto à resposta dos Lordes e ao destino de Kally, que ainda nem tem corpo e plano divino, andando por aí num cadáver de elfa, só nos resta esperar pelas respostas.

  14. Cloud Lima disse:

    Para mim, Tauron como líder é bem lógico… Além dos motivos já citados (potência de Tapista, Força como um conceito abrangente), se não muito me engano, em algum lugar, foi dito que os minotauros são uma das raças mais populosas de Arton (só perdem para os humanos e goblins, se me lembro bem). A essa altura, seria estranho mesmo é se Tauron estivesse esquecido ou em segundo plano!
    Nota: não estou totalmente atualizado com o cenário, por isso não confirmo totalmente essa minha citação.
    Detesto Tauron como líder por uma questão pessoal e também por que acho que isso pode bagunçar o cenário… mas analisando a situação friamente, parece sensato que ele seja o líder.
    Só não gostei deles terem "esquecido" o Kallyadranoch DENOVO!

    • Nume disse:

      Opa,
      Não acho que esqueceram, só que ele simplesmente não é páreo nessa disputa. Veja bem, ele nem mesmo tem um corpo ainda! Até onde sabemos tá andando pra lá e pra cá no corpo da Yadallina, que tá morta e fedendo desde a batalha dos deuses em Tamu-ra.
      Então veja bem, ele voltou como Deus Maior, mas não tem nem corpo divino nem plano divino ainda. Quando conseguir os dois e reorganizar seu culto em Arton, aí provavelmente vai enfrentar o vencedor da disputa Tauron vs Ragnar.

      • Cloud Lima disse:

        Ok, Nume…
        Mas a questão do esquecido não é em termos de liderança – o Deus dos Dragões não tem nem a mínima chance de ser líder! Nem nos piores pesadelos de Arton!
        A questão é que bem que eles poderiam fazer uma matéria, mesmo que curta, sobre seu bombástico retorno.

      • Luigi. disse:

        Linkan:
        Minha visão tambem é a sua.
        O que eles fizeram com as guerras táuricas foi deprimente, pra mim, o cenario perdeu um pouco do brilho. imagina só que divertido jogar agora… Tormenta era bom por ser um mundo de heróis, nao de minotauros. Vai chegar o dia em que todos os seres de Arton vao ser escravos sexuais dos minotauros. Cuidado Arton, na era de aquario vai vir o Avatar minotauro, esperem até 2012 ¬¬
        Protagonist: Para de ser baba-ovo e tome uma opiniao razoável e que parta de você. O Trio nao acerta em tudo, reconheça. Se houvesse um líder, esse seria Keen. O principio da dualidade foi deixado de lado, absurdo isso. Sempre tem que haver dois lados equilibrando, é um pricipio básico isso O que está em cima é igual ao que está em baixo.
        estao matando o cenário desse jeito

        • Luigi. disse:

          Cloud
          Os minotauros sao o povo mais populoso em Tapista.
          Creio que a segunda raça deva ser os goblinóides e por terceiro os anões, já que Doherim é o maior reino.

          • Cloud Lima disse:

            Hmm… Tenho quase certeza que numa antiga revista Tormenta foi afirmado sim, que os minos eram uma das raças mais populosas do MUNDO INTEIRO, a terceira se não me engano. Se não me falha a memória foi o próprio Vladislav quem disse… Mas pensado bem, talvez tenha sido uma suposição "provisória".

          • Spartanus disse:

            Raças mais populosas do mundo:
            1- humanos;
            2- minotauros;
            3- goblins;
            4- anões.

        • protagonist disse:

          Não sou babaovo, nem do Trio, nem de grupinho que se ajunta para meter o pau em coisas sobre as quais eu mesmo não conheço. Opinião razoável, como eu cansei de falar, só pode ser dada após conhecermos todos os fatos. Opinião que parta de mim é escolher com quem eu concordo ou discordo baseado na minha visão da realidade e não na de uma pequena parcela (auto declarada “maioria”) dos fãs de Tormenta. Então, não vou admitir coisa alguma até ouvir argumentos razoáveis.
          Reconheço que Keenn é uma escolha natural para líder seeeeee o critério for mesmo popularidade entre os mortais (mas se o líder for eleito pelo Panteão, então esquece). Mas isso de forma alguma tira qualquer chance de Tauron (só porque você largou em primeiro numa corrida não significa que, até o fim da corrida, o último lugar não possa ultrapassa-lo).
          O conceito de dualidade, como tenho certeza que já expliquei, foi mantido. Tauron é Leal e Neutro, Nimb é Caótico e Neutro. Taí.

  15. Luigi. disse:

    Cadê o Terceiro pelamordedeus
    O deus esquecido foi esquecido mais uma vez….
    putz
    que raiva disso…
    O evento mais mega-importante do milênio no cenário foi esquecido, nem comentaram nada
    OMG
    esse tipo de atitude é um desrespeito aos fãs, ficam enchendo de besteira a revista e os sites edeixam as coisas importantes pra lá. na esperança de saber sobre o terceiro muita gente se decepcionou com a DS.
    Isso é desrespeito
    Depois desse espero um pouco de criatividade e capricho no livro. Sem mais delírios por favor. As ultimas noticias fizeram muita gente desanimar.

    • protagonist disse:

      ele não foi esquecido nem nada assim. Apenas não houve oportunidade ou idéias para fazer alguma coisa com ele, ora. Ou, dentro da lógica do cenário, ele está ocupado tentando organizar seu culto, arrebanhando seguidores, pensando em uma maneira de recuperar seu corpo (e, possívelmente, seu poder total) e talvez até pondo em prática algum plano secreto. Enfim, não confunda tempo real com tempo de jogo. O retorno do Kall ainda é acontecimento recente em Arton.

      • Luigi. disse:

        Isso é complicado
        Oportunidade teve…A questao é a falta de respeito com o cenario. Um cenário tao rico como Tormenta nao precisa dessa guerra taurica alcançando essas proporçoes sem sentido, muito menos ênfase a um Deus que nao tem razao algumapra estar naquela posição.
        Cadê o Kally!!!
        Já era pro cara ter dado as caras no tribunal de Khalmyr e tirado sarro de todos os que ajudaram a derrotá-lo

        • protagonist disse:

          Bom, não vou nem repetir todas as razões pelas quais a posição de Tauron não é tão improvável assim (posição, aliás, que ele ainda nem assumiu oficialmente). Tiveram oportunidade? Talvez, mas talvez tenham faltado idéias boas para usar no presente momento. Talvez eles pensem que ainda não é um bom momento para trabalhar em cima desse assunto. Talvez tenham outras prioridades (como o módulo básico). Já parou para pensar que poderia ter gente reclamando da overdose de Kalliadranoch se eles fizessem algo agora?
          E, me desculpe a sinceridade, mas declarar como falta de respeito só porque o seu assunto favorito não foi o primeiríssimo a ser abordado é uma atitude bem infantil. Pensa bem, ninguém com um mínimo de cérebro ia “faltar com respeito” ao seu público a troco de nada. Existem outras razões mais prováveis para que ainda não tenham falado sobre o Kall.

          • Spartanus disse:

            O Terceiro teve um livro de mais de 500 páginas focado nele. Teve uma classe de prestígio só para os generais dele. O mais novo vilão mor do cenário é um clérigo dele. O único deus que burlou um decreto de Khalmyr foi ele.
            E vocês ainda acham que ele foi esquecido?

          • Luigi. disse:

            Spartanus
            Fala sério cara
            foram 500 paginas focadas nele????
            presta atenção… o Terceiro, Terceiro mesmo foi mostrado na introduçao do Panteao e em um pedaço do Inimigo do Mundo, e nem foi dito muito sobre ele
            Agora que o que todos esperavam apareceu, ele some denovo
            FanBoyzisse do Trio Tormenta
            O Leonel eu respeito pq o cara é foda
            mas o Cassaro eos outros dois estao rindo na cara dos fãs do cenário

          • Spartanus disse:

            Estou escrevendo seriamente.
            Só porque o livro não tinha Kallyadranoch ou Terceiro escrito a cada página não quer dizer que não foi focado nele.
            O primeiro livro explicou a vinda Tormenta; o segundo serviu como ponte entre o primeiro e o terceiro; e o terceiro livro serviu como justificativa para a volta do Kallyadranoch.
            Toda a trama do livro foi contruída para isso. Outros deuses maiores do cenário, muito mais importantes, frise-se, não receberam tal benefício.
            O deus esquecido tinha até uma classe de prestígio exclusiva para os seus generais. Isso enquanto ele estava esquecido.
            Agora, quantos deuses maiores não têm ao menos uma classe de prestígio ligada a eles?
            Quantos deuses maiores têm classes de prestígio exclusivas para os membros das raças que eles criaram?
            Eles estavam ativos e não tinham. E não têm.
            Kallyadranoch estava FORA do cenário e possuía.
            O Terceiro, que mal acabou de aparecer no cenário, já teve muito mais tenção que todos os outros deuses, seguido de longe por Valkaria.

          • Nume Finório disse:

            Opa, opa, opa!
            Que história é essa, meliante? Posso saber onde é que Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan estão envolvidos nessa história? Porque quem escreve a Gazeta do Reinado e cuida das Guerras Táuricas é Gustavo Brauner.
            E mesmo que tu tivesse acertado o tiro de fanrage, vamos manter o respeito por aqui, você está inferindo que o autor está fazendo o público de bobo só porque ele não escreveu o que *você* (e eu, verdade seja dita) queria. O que é uma puta de uma infantilidade. Então vamos manter o respeito. Você já partilhou a sua opinião e ninguém é obrigado a concordar com ela.

          • Este post também está na pista certa.

        • Tek disse:

          Engraçado falar que os autores estão faltando com o respeito ao próprio cenário. Morri de rir aqui.

          • Luigi. disse:

            Tek…
            nao é de hoje que toda a galera sabe que voce venera seu Deus mais do que tudo
            pra voce Tormenta esta sempre perfeito, sempre o melhor cenário, o trio é sempre certo e blá blá blá
            figurinha repetida nos tópicos de discussao de RPG
            piada

          • Tek disse:

            Cara, você realmente é uma pessoa sem perspectiva. Por favor, desligue a Internet e vá viver a vida real.

          • Luigi. disse:

            Nao adianta mesmo ficar me descabelando por um cenário morto
            Ultimamente tem muita gente metendo o dedo no cenário
            mas os caras que inventaram deram carta-branca, aí foi-se…
            Nao vejo mais muitos horizontes pra Tormenta
            tomara que eu esteja enganado

  16. Vini disse:

    Protagonist tem plena razao. A galera ta criticando antes de ler a noticia oficial. Calma o coração moçada, deixa de recalque que Tauron é melhor que Khalmir (Qualquer coisa é melhor que Khalmir, Deus da Justiça MENOS JUSTO da historia…) eu so acho que podia subir Lin Wu, mas ai é gosto pessoal pelo samurai fodão, mesmo.

    • Mamorra disse:

      Cara… Como assim o Khalmyr é injusto… ele deu uma chance pra Valkaria e pro Sszzaas. Só não deu uma chance de retorno pro Kallyadranoch. De onde voce tirou que ele não é justo, quando até a entrada de Tauron na liderança do Panteão demonstra a justiça?

  17. Luigi. disse:

    Protagonist é um baba-ovo
    é falta de respeito sim… nao é meu assunto favorito nao, é O assunto do cenário…
    Kallyadranoch voltou.
    Quantos mestres nao bolaram aventuras em cima disso. Quantas historias nao surgiram. Quanta espectativa.
    Quanta coisa ignorada

    • protagonist disse:

      Ah, claro. Eu sou baba-ovo. Não é a total falta de argumentos decentes que me faz preferir a versão do Trio, certo? Eu tenho que ser puxa saco dos resmungões para ter “opinião própria” e ser coerente, não importa que eles estejam reclamando com pouco critério, né? Claro, faz muito sentido.
      Coisa ignorada? Você leu alguma coisa do que eu escreví? Aquela parte explicando que existem várias razões pelas quais um assunto pode não ter sido abordado imediatamente? Claro que não, você só entende a sua mágoazinha individualista de não terem publicado o seu deus favorito (não falei?). E daí que é O assunto do cenário? Continua sendo coisa de fanboy disfarçar pirraçazinha pessoal de revolta “justificada” contra a “falta de respeito” do Trio.

      • Luigi. disse:

        Voce falou e falou e nao argumentou merda nenhuma tambem
        nao vejo nenhum motivo para deixar assuntos mais relevantes de lado
        Tormenta está morrendo… acorda!!!

        • protagonist disse:

          putz! Não tá cansado de confirmar as coisas que eu digo sobre você? Eu argumentei bastante, é você que está tão obcecado em vomitar profecias apocalípticas (Tormenta morrendo? Claro, é consequência do mercado de RPG em crise, né?) que nem se consegue prestar atenção. Pois bem, se você é o sábio que enxerga a situação “terrível” na qual o cenário se encontra, destaque um argumento decente no que você escreveu até agora. Garanto que dá pra resumir quase tudo em “o cenário tá tosco porque contraria os meus caprichos” e “aconteça o que acontecer, quem me contraria é baba-ovo”. Aproveite e aponte exatamente quais os motivos pelos quais tudo que eu disse até agora deva ser ignorado.

    • Nume Finório disse:

      Seguinte, Luigi, nós aqui no blog temos responsabilidade legal inclusive pelo que *vocês* falam nos comentários, então não rola tu ficar se exarcebando por aqui, porque se tu ofender alguém e rolar processo, não é o teu que está na reta, é o nosso.
      Neste caso não vou deletar a mensagem porque o protagonist não apresentou queixa comigo, mas se tu se passar novamente, não vou ter escolha além de deletar teus comentários e bloquear seu IP.

  18. Uriel Ravencrow disse:

    Como todo bom Mestre, usarei o poder concedido pelos meus jogadores para criar uma boa história, ou seja, ignorarei essa falta de sentido que é a Guerra Táurica.
    Como alguém citou nos comentários, Arton tem problemas demais já: que tal resolver os antigos?
    Aliança Negra, Tormenta, Infinita Guerra (não envolve tão diretamente Arton, eu sei, mas…), tramóias de Sszzaass, Arton Norte… só para citar alguns problemas/mistérios/assunto não desenvolvido que estão por ai há 10 anos.
    E de repente o Vacão assume o Panteão? Porque fez GUERRA? Não estamos misturando os deuses não? A não ser que os minotauros tenham se reproduzido feito amebas, não haveria um aumento tão grande de fiéis (escravos de outras religiões assumindo os deuses de um conquistador cruel? Ha, ha, faz-me rir…)
    Não querendo ser ácido, mas infelizmente sendo, pensarei duas vezes em adquirir o "material atualizado" de Arton.
    E pelamordedeus, não inventem de inserir os tais Moreau: um erro não se corrige com outro!
    Abraços.

    • "Como alguém citou nos comentários, Arton tem problemas demais já: que tal resolver os antigos?
      Aliança Negra, Tormenta, Infinita Guerra (não envolve tão diretamente Arton, eu sei, mas…), tramóias de Sszzaass, Arton Norte… só para citar alguns problemas/mistérios/assunto não desenvolvido que estão por ai há 10 anos. "
      E onde diabos estão os seus jogadores, que ainda não correram para começar a resolver tudo isso?

      • Uriel Ravencrow disse:

        Resolvendo isto nestes longos 10 anos, no qual jogo/mestro Tormenta.
        Acho que a pergunta é: onde estão os editores de Tormenta RPG. que apenas lançam "perguntas" sem "respondê-las"?
        -"Cabeee aos aventureiroooosss respondê-laaasss!", certo, certo, então quer dizer que os editores não têm mais nada a colaborar?
        Como bom mestro, sempre que lanço um desafio/mistério/confronto, penso em um final, um motivo, um porquê. Talvez esteja faltando isto no mundo de Tormenta…

        • protagonist disse:

          “então quer dizer que os editores não têm mais nada a colaborar? ”
          Sim, tem. Eles acrescentam mais ganchos para os jogadores resolverem. É justamente para isso que serve uma linha de RPG. Se você quer que os próprios autores resolvam tudo, deveria procurara um romance, HQ, filme, etc.
          Maas, justiça seja feita, posso me lembrar de alguns ganchos que já foram concluídos: Galrasia, a origem da Tormenta, o plano de Arsenal, Ssaasszz, A libertação de Valkaria, o Terceiro, a Revolta dos Três, o Paladino de Arton e estão preparando algo sobre a Aliança Negra. Pelo visto, conclusões não faltam em Tormenta

        • protagonista disse:

          Ah, e pelo que pude perceber, apesar de estar no mesmo mundo, Moreania tem uma certa independência com relação a Arton. Só pequenas participações (mas francamente não vejo grande problema, Moreania não é um "erro", é apenas diferente).

          • Uriel Ravencrow disse:

            !Se você quer que os próprios autores resolvam tudo, deveria procurara um romance, HQ, filme, etc.
            Pense comigo: você acompanha uma saga, seja anime, mangá, seriado, filme, comic…algo que saiba que tem início/meio/fim (esqueça as sagas ultradimensionais da Marvel, por exemplo…). Você está lá, participando, torcendo, mestrando (no caso do RPG), você quer um "feedback" dos autores! Quer saber o que eles tinham preparados, os ganchos, as resoluções sensacionais… Se eu criticio, não é pelo prazer em criticar (acredite, eu não critico nada por esporte…), e sim para apontar aspectos que considero falho, e gerar discussão. Simples assim.

          • protagonist disse:

            “você acompanha uma saga, seja anime, mangá, seriado, filme, comic…algo que saiba que tem início/meio/fim (esqueça as sagas ultradimensionais da Marvel, por exemplo…). Você está lá, participando, torcendo, mestrando (no caso do RPG), você quer um “feedback” dos autores! Quer saber o que eles tinham preparados, os ganchos, as resoluções sensacionais…”
            ótimo, concordo com você. Mas, assim como estas mídias tem diferentes modos de feedback, o RPG também tem o seu. Um mundo de RPG tem a função de oferecer ganchos para que seus consumidores tenham suas próprias aventuras. Este é o feedback dos autores.

  19. Shamassu disse:

    Pelos dados de Nimb e… seja lá qual arma Keenn prefere usar esses dias, quanto caos violento nesse post XD. Eu sou completamente neutro sobre a “posse” de Tauron. As pessoas tão irritadas porque gostavam de khalmyr, porque não gostavam do bumba-meu-boi, ou porque gostavam de outro deus? o.o Eu percebi muita gente dizendo que achou a posse de tauron sem sentido, e, agora que eu penso bem, parece meio nonsense mesmo. Acho que o que houve mostrou, mais uma vez, o quanto o Panteão pode ser volátil. Tanto caos em Aton faria de Nimb o líder mais “apropriado”, se bem que seria loucura XD O que importa é que, se Tormenta provou qualquer coisa, é que nada no cenário é definitivo. Quem ficou insatisfeito, faça as mudanças por conta própria, afinal, são livros, não servidores, os mestres podem mexer no mundo o quanto quiserem XD

  20. protagonist disse:

    Eu nem ia falar mais nada porque, ao longo do tópico, eu já discuti sobre tudo isso que acabaram de escrever. A única coisa que eu vou repetir é: como vocês podem dizer que a ascensão de Tauron não faz sentido se ninguém ainda sabe como ela aconteceu? Aliás, isso ainda nem aconteceu. Prometo que vou levar em consideração qualquer resposta que faça algum sentido e não se resuma a “é absurdo” 😛

    • Este talve seja o post definitivo até aqui.

      • Uriel Ravencrow disse:

        Argumento com o material cedido até agora: o cenário parece, pelas informações divulgadas, literalmente "non sense". O palavreado tem sido incoerente com as publicações dos últimos dez anos…

        • protagonist disse:

          Tudo que você disse nessas duas linhas pode ser resumido nas palavras "é absurdo". Então vou considerar como trolagem inútil mesmo.

          • Uriel Ravencrow disse:

            Que tal analisar a semântica? Eu dei motivos (o fato das publicações apontarem para um cmainho diverso…). Isto é argumento, para um bom leitor é o suficiente…

          • protagonist disse:

            talvez você tenha dado motivos em outros comentários. Mas nessas duas linhas específicamente você praticamente só reiterou que "é absurdo"

  21. Arelith disse:

    Fico aqui pensando sobre os argumentos apresentados para responder aqueles desfavoráveis à ascenção de Tauron como líder do Panteão. Não creio que os que o fizeram foi por "birra" já que seu deus preferido não tomou o lugar que agora ocupa Tauron. Eu também considerei sem sentido aparentemente a decisão, bem como as guerras táuricas terem surgido tão cedo assim… Quem sabe pudessem ter esperado um pouco até colocá-las no cenário, já que alguns conflitos ativos ainda não parecem ter sido encaminhados (como é o caso da Aliança Negra), já que nenhum suplemento foi lançado ou mesmo se falou a seu respeito (falo de suplementos oficiais… o fato de os fãs terem criado o suplemento Aliança Negra mostra uma certa negligência quanto ao assunto).
    Segundo, não entendo o porque das reações negativas às críticas. Criticas fazem parte da construção e discussão e mesmo melhoramento do próprio cenário. Acho que elas deveriam ser levadas ao menos em consideração e serem vistas como algo positivo e não levadas para o lado pessoal ou simplesmente rechaçadas. Isso mostra que os leitores se preocupam com o andamento do cenário, ou pelo menos apresentam uma posição crítica, ao invés de só absorver as coisas que vem prontas e tomá-las enquanto regras (não estou dizendo aqui que os que concordaram façam isso… concordar também é um posicionamento, logo, também demostra reflexão).

    • protagonist disse:

      "Eu também considerei sem sentido aparentemente a decisão, bem como as guerras táuricas terem surgido tão cedo assim… Quem sabe pudessem ter esperado um pouco até colocá-las no cenário, já que alguns conflitos ativos ainda não parecem ter sido encaminhados (como é o caso da Aliança Negra), já que nenhum suplemento foi lançado ou mesmo se falou a seu respeito (falo de suplementos oficiais… o fato de os fãs terem criado o suplemento Aliança Negra mostra uma certa negligência quanto ao assunto). "
      Já falei: espera sair alguma informação a respeito antes de afirmar que não faz sentido.
      Aliança Negra? Lembro de já ter sido mencionado um suplemento para fechar esse plot, mas de concreto mesmo só a menção à profecia na última Gazeta do Reinado. Já escreví bastante sobre "negligência" anteriormente: "Tiveram oportunidade? Talvez, mas talvez tenham faltado idéias boas para usar no presente momento. Talvez eles pensem que ainda não é um bom momento para trabalhar em cima desse assunto. Talvez tenham outras prioridades (como o módulo básico)."

    • Uriel Ravencrow disse:

      Concordo com o que você disse…

    • protagonist disse:

      Rapaz, eu concordo com o segundo parágrafo do seu comentário. O problema é que tem uma enorme diferença entre trolagem e crítica. Crítica é construtiva, não importa se é positiva ou negativa e trolagem é tão estúpida e inútil quanto puxa-saquismo. Eu tentei, de todas as maneiras que pude imaginar, "arrancar" um argumento decente do pessoal anti-tauron, mas eles simplesmente se recusavam a fazer algo além de reiterar a opinião deles. Repare que a discussão praticamente acabou quando eu desafiei alguém a mostrar seus argumentos e as falhas nos meus.

      • Arelith disse:

        Rapaz não… =P
        Olha, se faltam informações pra discordar, então poderíamos dizer que faltam também para concordar, já que, assim como pessoal que discorda, o que concorda também se baseia suas próprias concepções e possibilidades do que poderia ter acontecido. Se eu discordei, não foi só porque achava simplesmente absurdo. Tenho os meus motivos, assim como os que discordam devem ter os seus (e isso conta os que acham que Kallyadranoch possa ser o líder (ou qualquer outro deus), pois, para eles, isso faz sentido, e não só porque acham o deus bonitinho, fofinho e legal [ IRONIA! NÃO LEVEM AO PÉ DA LETRA PRA CRITICAR ESSE COMENTÁRIO! Sei que ninguém disse isso…].)

        • protagonist disse:

          “Olha, se faltam informações pra discordar, então poderíamos dizer que faltam também para concordar”
          Eu sei disso. Por essa razão eu digo que a gente precisa esperar antes de tacar o pau. Repare que eu nunca disse que a ascensão de tauron é algo genial ou sequer razoável, apenas disse que não é impossível.

          • Uriel Ravencrow disse:

            Tu (e o tal Gustavo Brauner) rechaçam os argumentos alheios sempre com a mesma frase: "não digam nada antes de ver o final".
            Tchê, isso é um argumento MUITO RUIM!
            Por favor!
            Criticamos o que foi nos dito! Não sou vidente, nem ninguém aqui! Se pra ti o problema é criticarmos as meia-dúzias de informações que circulam, está na hora de rever teus conceitos intelectuais, amigo…
            Trabalha-se com o que se tem em mãos, quanto mais melhor, óbvio, mas quando se tem pouco, paciência!
            A culpa SEM DÚVIDA não é minha e nem de mais ninguém que criticou, e sim de quem divulga o seu material deste jeito…

          • protagonist disse:

            Deixa ver se entendi: falar mal sabendo das coisas pela metade é razoável? Fala sério cara, isso sim é argumento ruim e necessitado de revisão intelectual.
            "Trabalha-se com o que se tem em mãos, quanto mais melhor, óbvio, mas quando se tem pouco, paciência!"
            Certo, então se um desconhecido me disser que uma garota tem má fama, eu devo confiar no que tenho em mãos e criar um mau juízo antes de conhecer a tal pessoa ou pelo menos procurar saber se essa fama é justificada? Isso não passa de justificativa furada para criar preconceito. Quando se tem pouco conhecimento em mãos, a única coisa sábia a se fazer é procurar descobrir mais ou pelo menos evitar fazer julgamentos apressados para evitar consequências das quais podemos nos arrepender.
            E, até onde sei, divulgar um livro não envolve entregar todo o material deste só para acalmar meia dúzia de fanboys furiosos. Envolve chamar atenção para que as pessoas leiam o tal livro e, aí sim, descubram o que diabos está acontecendo.

          • protagonist disse:

            aliás, esse é um ponto de vista bem hipócrita para alguém que dizia:
            "Não use um fã frustrado como molde para todo o resto"

          • Arelith disse:

            Não acho que as críticas feitas tem sido sem fundamento. Como foi dito pelo Uriel, "Trabalha-se com o que se tem em mãos, quanto mais melhor, óbvio, mas quando se tem pouco, paciência!".
            Usamos por base pra nossa argumentação todo o conhecimento que temos sobre o cenário até agora. E posso dizer que não é uma base falha, bem pelo contrário. Não dá pra simplesmente ignorar isso. E até o presente momento, a ascenção de Tauron e Guerras Táuricas me parece absurdo. Não ouve preparação pro que aconteceu. Apenas houve mudanças e pronto. É como se um dia Arton estivesse em paz (com os minotauros, é claro), e no outro dia o príncipe Aurakas levantasse me mau humor e resolvesse atacar o reinado.
            Sei que Tapista é inspirada em Roma, que sem dúvida foi um império expansionista. Só que Roma não conquistou vários Impérios do dia pra noite. Nem chegou sequestrando um imperador-rei cheio de reinos aliados, aliás, mais que Tapista. Isso foi feito de forma gradual, diferente do que parecem ser as guerras táuricas.
            Obviamente que não sabemos como a coisa vai se desenrolar (se é que vai…. ou só vão por no cenário e deixar por isso mesmo). Mas temos opinião, e como eu disse, base, para criticar algo da qual não concordamos. Até que não me apareçam com uma explicação brilhante sobre o motivo do desenrolar dos acontecimentos, continuo discordando e achando isso nada mais que um absurdo, tendo em vista a situação até agora apresentada dentro de Arton. De fato, estou curiosa pra saber qual a razão de tudo isso acontecer, mas até divulgarem o material continuo mantendo a mesma opinião. Não levianamente, mas com argumentos.

          • protagonist disse:

            Aí é que está: não foi algo repentino. As guerras táuricas não começaram e acabaram agora, houveram diversos artigos na Gazeta, começando com notícias do que pareciam ser pequenas rebeliões até o estado atual. Sem falar que vai haver um avanço de dois no tempo. E, me desculpa, você parece ser um cara razoável, mas eu devo dizer que considero leviano dizer que algo é absurdo sem nem saber do que se trata. "Trabalhar com o que se tem em mãos" neste caso não me parece argumento, só uma justificativa.

          • Arelith disse:

            Pequenas notícias na Gazeta do Reinado também não são lá a melhor base pra justificativa das guerras táuricas. Me baseio em material que tem saído, manuais, artigos, essas coisas. Devo dizer que a preparação de uma guerra dessa magitude merecia algo maior e mais informativo. Até porque não é só sair batendo e deu. Se os minotauros são inteligentes, e nunca me pareceu que eles fossem criaturas iditas e que babam, ao menos movimentaçõe sdiplomáticas eles deveriam ter feito. Conquistar aliados, ou promover intrigas entre Deheon e o resto do reinado… é disso que e falo. Voce não concorda que algo assim merecia ao menos uma preparação maior? De Arsenal todo mundo esperava que fizesse uma grande guerra, afinal a anos e anos ele junta itens e se prepara pra isso. Claro que não precisa algo óbvio, mas uma menção que não seja só meia dúzia de notícias na Gazeta do Reinado isso merecia.
            Quando a dizer que é absurdo, isso é opinião minha. Eu dei argumentos para sustentá-la, e de maneira nenhuma falei algo sem o mínimo de base. Vide o meu argumento anterior. O que eu falei por ter em mãos é nada mais nada menos que tudo o que foi escrito, ao menos oficialmente, sobre Arton. Não creio que seja pouca coisa. Você pode discordar de mim, tem todo direito, mas não pode dizer que minha afirmação foi leviana, só porque discorda dela. Em nenhum momento debati sobre um assunto somente com um "porque sim, porque não ou porque eu quero". Só acho que por enquanto isso tudo não faz sentido para mim. Talvez eles dêem uma explicação brilhante e me convençam. Por que não? Mas tem que ser algo de fundamento, é claro. Não é só porque é algo da qual não concordo, mas porque eu tenho o mínimo de senso crítico, e preciso de algo que seja convincente, ao menos na minha concepção, pra me convencer.
            E não, não estou dizendo que quem concorda não tem senso crítico. Como eu disse anteriormente, concordar também é um posicionamento e as pessoas o fazem porque acham convincente, e o fazem, assim como nós que discordamos, com base em suas próprias convicções. As informações que vocês (que concordam) tem e as que temos são as mesmas. Ninguém o faz com base em informações privilegiadas (pelo menos até onde eu sei =P). Se escrevemos com aquilo que temos, lembre-se que você também o faz. A diferença é que nossas visões são diferentes.

  22. protagonist disse:

    'Não creio que os que o fizeram foi por "birra" já que seu deus preferido não tomou o lugar que agora ocupa Tauron'
    Sério? O cara que só sabia reclamar do "sumiço" do Kalliadranoch demonstra justamento o contrário.

    • Uriel Ravencrow disse:

      Não use um fã frustrado como molde para todo o resto…E o cara tem todo o direito de ficar indignado, ora bolas! É o mesmo com você: quando alguém vai contra o que tu pensas como certo (aparentemente tudo o que os editores Tormenta inventam…), você não reclama?

      • protagonist disse:

        Não estou generalizando. Só estou exemplificando que existe sim gente que reclama por birra. Do jeito que o Arelith escreveu me parecia que ele estava dizendo que ninguém fazia isso.
        "É o mesmo com você: quando alguém vai contra o que tu pensas como certo (aparentemente tudo o que os editores Tormenta inventam…), você não reclama? "
        e quando eu proibí alguém de reclamar? Podem escrever à vontade. Mas, como você mesmo disse, temos todos o mesmo direito de expressar opiniões, então eu também posso dizer o que penso com relação às críticas.

      • protagonist disse:

        "aparentemente tudo o que os editores Tormenta inventam"
        Engraçado. Não lembro de ter dito minha opinião sobre todo o extenso material inventado pelo Trio. Nem sei se caberia aqui. Depois fala que eu estou generalizando…

        • Uriel Ravencrow disse:

          Vide 85% das tuas respostas, e verá do que estou falando.

          • protagonist disse:

            sim, sei do que está falando: você está dizendo que o fato de eu concordar com o Trio nos aspectos já citados faz de mim automaticamente um fanboy cuja opinião não deve ser levada em conta. É uma típica estratégia desesperada.

          • Uriel Ravencrow disse:

            Desespero? Por um fórum de RPG? 😛
            Que tal argumentar, amigo? Faça como, por exemplo, Arelith tem feito, ao invés de ficar "coaxando".

          • protagonist disse:

            Como eu chamo alguém com tão pouco a dizer que apela para respostas genéricas como “você só concorda com o Trio”?
            cara, argumentar é só o que eu tenho feito, mas quase só recebo acusações de ser fanboy, variações de “é absurdo e ponto final”, gente ignorando meus argumentos e desculpas furadas para tentar justificar preconceito. Tem excessões, é óbvio, as são poucas. Porque voc~e não para de coaxar, hein sapinho?

  23. protagonist disse:

    palavras do Cassaro
    "[Tormenta] As Guerras Táuricas não foram prematuras demais, tendo em vista tantos conflitos sediados em Arton ainda sem uma resposta adequada? (Tormenta e Aliança Negra, para dar dois grandes exemplos)
    Claro que não. Lembre-se que tramas como a Libertação de Valkaria, a derrota de Arsenal e Holy Avenger foram resolvidas — mas quase nenhuma grande crise foi acrescida ao cenário desde sua criação.
    Tormenta nunca será livre de crises e conflitos. Eles fornecem desafios para os jogadores.
    Então, se você espera que todos os problemas sejam resolvidos antes que surjam outros novos, esqueça. Não vai acontecer."

    • Uriel Ravencrow disse:

      Só porque é a resposta do Cassaro, não significa que seja "verdadeiro", muito menos de que faça sentido…Criar algo é um ponto, fazer sentido em relação ao que fala, é outro ponto.
      Apenas um exemplo para ilustrar: Fulano cria a história de um cavalo verde que corre pelo rio, e ao ser abordado a respeito, relata que sua obra é uma crítica ao capitalismo desenfreado…
      …Nah. Criar algo é um ponto, fazer sentido em relação ao que fala, é outro ponto…

      • protagonist disse:

        Presumiu demais.
        Eu não disse que a opinião do Cassaro é uma verdade absoluta, só coloquei aqui para mostrar os motivos pelas quais ele faz o que faz com o cenário. E os motivos dele fazem sentido: um mundo de RPG deve primeiramente oferecer histórias livres abertas para que cada grupo complete da maneira que achar melhor (coisa difícil quando se tem um roteiro já pronto). É sim esperado que eles concluam algumas coisas (o que, aliás eles tem feito desde a Libertação de Valkaria), mas isso é secundário.

        • Uriel Ravencrow disse:

          Presumi demais nada.
          Se só existem perguntas sem respostas, o cenário é parco. Óbvio que os mestres devem criar suas campanhas ao seu jeito, mas se a matriz provedora não ajuda, ou o mestre abondana o cenário (como vários Mestres do meu grupo resolveram fazer em relação à Tormenta), ou o reformula de uma maneira que seja muito diferente do molde original, ou fica estagnado.
          Secundário são ganchos antes da resolução dos antigos, isso sim.

          • protagonist disse:

            Presumiu que eu citei o Cassaro como se estivesse esfregando uma verdade absoluta na cara do pessoal para calar os críticos. Como eu já expliquei que essa não foi minha intenção, digo que você presumiu errado mesmo.
            Perguntas sem resposta? Eu preciso mesmo repetir os exemplos de sempre (Valkaria, a Tormenta, a Revolta dos Três, os Rubis da Virtude, Galrasia, etc)? Sério, to me sentindo uma vitrola quebrada ¬¬
            Como vê, a matriz provedora tem ajudado, tanto respondendo quanto fornecendo mais ganchos.
            Ganchos são secundários? Sem eles não existe cenário de RPG, só um cenário para um romance, HQ, filme,etc. Sério, dá perfeitamente pra rolar uma campanha com um ataque de goblinóide ocorrendo no continente, mas é difícil fazer o mesmo com um ataque de goblinóides que já foi detido por outros heróis.

  24. Arelith disse:

    Não estou dizendo que Arton deve ficar livre de conflitos ou nada parecido. Estou dizendo que ao menos eles poderiam se dar ao trabalho de fazer mais coisas sobre os conflitos existentes, pois esse tipo de coisa ajuda os mestres que se interessam em usar essas coisas em suas campanhas. Eu mesma pensava em mestrar guerras envolvendo Aliança Negra e retomada de Lenórien, mas desisti devido a falta de material auxiliar.
    Grandes conflitos devem fazer parte de um cenário, concordo, já que nós jogadores precisamos de novos desafios, mas acho dá pra segurar a ansiedade e não por tudo de uma vez. Obviamente que o Cassaro não acha que o lançamento seja precipitado, isso é algo óbvio, caso contrário ele não estaria lançando o livro das guerras táuricas agora.
    Pensando pelo lado prático, guerras, tormenta e mais guerras… bem… não há reino que se sustente assim. Nem pra compor exércitos, nem pra nada. Tapista não deve ser exceção. Pois se a economia de TODA Arton desmorona, a deles certamente sofrerá as consequências, afinal, Tapista não é uma ilha que se auto-sustenta sozinha). Exércitos custam caro, e mante-los numa guerra, mais ainda (vide vários exemplos na história…). Acho que esse tipo de coisa deveria ser levada ao menos em conta antes de colocar uma guerra dessa magnitude dois anos após uma guerra que, ao que me parece, causou grandes perdas ao reinado, tanto demográficamente, quanto em outros sentidos. Sem falar com os gastos com a Tormenta (lembrando aqui do gasto imenso que foi transportar aquele exército por meio de Teleporte, citado num dos livros do Caldela). Deixem os reinos respirarem! Afinal, Tibares não brotam em árvores, nem mesmo em Sambúrdia! =P

    • Uriel Ravencrow disse:

      Ei protagonist, isto é um argumento, não acha? 😛

    • protagonist disse:

      falta de material auxiliar nunca impediu ninguém de criar seu próprio material, vide a DS 22

    • protagonist disse:

      O problema é que o pessoal deve achar muito fácil publicar livros e que eles só demoram porque o trio é folgado, fanboy ou qualquer bobagem dessas. Não é assim que a banda toca, antes o autor precisa ter assunto pra falar a respeito do conteúdo desejado, sentir-se à vontade para trabalhar em cima disso, analisa-lo para saber se é viável, se vai realmente agradar a maioria (isso inclui milhares de pessoas que nenhum de nós jamais vai conhecer) e depois ter um baita trabalhão pra desenvolver e colocar tudo em prática (sem contar imprevistos que podem mudar tudo de uma hora pra outra). por isso eu peço que tenham um pouco de paciência, se um assunto é realmente importante, ele vai ter sua vez

      • Uriel Ravencrow disse:

        10 anos (para a Aliança Negra) não bastam?

        • protagonist disse:

          Não se os autores não tiverem "assunto pra falar a respeito do conteúdo desejado, sentir-se à vontade para trabalhar em cima disso, analisa-lo para saber se é viável, se vai realmente agradar a maioria (isso inclui milhares de pessoas que nenhum de nós jamais vai conhecer) e depois ter um baita trabalhão pra desenvolver e colocar tudo em prática (sem contar imprevistos que podem mudar tudo de uma hora pra outra)". Além do mais, não lembro de nenhuma obrigação legal que force o Trio a dar prioridade para esse tema. Por mim, os goblinóides podem demorar mais alguns anos para dar as caras (para minha infelicidade, parece que não vai demorar tanto assim)

  25. protagonist disse:

    "Estou dizendo que ao menos eles poderiam se dar ao trabalho de fazer mais coisas sobre os conflitos existentes, pois esse tipo de coisa ajuda os mestres que se interessam em usar essas coisas em suas campanhas. Eu mesma pensava em mestrar guerras envolvendo Aliança Negra e retomada de Lenórien, mas desisti devido a falta de material auxiliar."
    Mas eles fazem. É só dar uma olhada em livros como Área de Tormenta, Contra Arsenal, Libertação de Valkaria, etc.

  26. Arelith disse:

    "O problema é que o pessoal deve achar muito fácil publicar livros e que eles só demoram porque o trio é folgado, fanboy ou qualquer bobagem dessas."
    Olha, não lembro de ninguém ter dito algo do tipo. Nem aqui, nem as pessoas que conversei. O que acho que está faltando é alguma linearidade para o andamento do cenário. Do que adianta criar coisas novas e avançar e deixar os ganchos antigos se perderem. Não falo só da Aliança Negra. Falo de muitas coisas que foram abandonadas, ou mencionadas uma vez que outra. Por exemplo, nunca mais ouvi falar sobre a guerra entre diabos e demônios, os conflitos entre Bielefeld e Portsmouth, nada falando sobre Tamu-ra antes da tomenta… Também nunca mais ouvi falar do Berforam, tampouco vi material sobre a maioria dos sumo-sacerdotes, com exceção de Arsenal, Dee e quem sabe Nekapeth.
    Outra coisa que até hoje me intriga é a relação Leen x Ragnar, que também nunca mais ouvi falar, sendo que Leen sequer é mencionado no Panteão. Seria mesmo uma face de Ragnar? Então porque não é mencionado como tal, sendo que no Panteão aparece Divina Serpente e Mão noite, que nada mais são que Tauron e Tenebra? Aliás, existe até uma classe de prestígo para os Clérigos de Leen, os sacerdotes negros, mas nada fala sobre o deus que seguem, só meia duzia de coisas sobre a organização e deu.
    E por falar de Leen, isso também me lembra o Grupo do Mal. Fora o conto que foi escrito sobre eles, nunca mais vi material sobre esses NPC's.
    Não é só uma ou outra coisinha esquecida. Muito foi deixado pra trás e sequer foi desenvolvido ao longo das mudanças dentro do cenário de Tormenta. As mudanças dentro de um mundo se dão simultaneamente, mas as vezes me parece que em Arton isso não acontece, como se partes evoluissem, enquanto outras ficam congeladas no tempo.
    Não sou contra lançamento de suplementos. A minha crítica é aos "esquecimentos" dos autores do cenário, que podiam voltar um pouquinho naquilo que foi deixado pra trás e tapar esses buracos que ficaram ao longo dos anos.

    • Uriel Ravencrow disse:

      Bah, excelente comentário…
      Há algo bastante "peculiar" neste fórum: não sei para que serve o número no canto superior direito, ao lado dos ícones "positvo" e "negativo", mas aqueles que discordam do cenário – no caso Arelith – recebeu um -1, e aqueles que concordam com tudo que é escrito – no caso, protagonist – um +1.
      Será que os bons argumentos recebem um -1, enquanto os (perdoem-me) péssimos argumentos ("Ahhhh, tem que es
      perar o livrinho pra poder pensar, senão é proibido…") recebem um +1?
      Elogios são sempre bem-vindos, mas apenas críticas e debate corrigem ou aperfeiçoam assuntos mal-resolvidos…Gosta do cenário? Ótimo, eu também gosto. Leu todos os livros que surgiram(não, não vi ninguém usando este argumento, é só um exemplo…) nos 10 anos de Tormenta? Eu também.

      • protagonist disse:

        "Será que os bons argumentos recebem um -1, enquanto os (perdoem-me) péssimos argumentos "
        Oh puxa, mais um mestre da verdade capaz de diferenciar os bons dos maus argumentos para nós idiotas que não vemos o "absurdo" acontecendo em Tormenta. Legal ¬¬
        Ironia é bem estranha, considerando que é perfeitamente razoável argumentar quando se tem base paraI falar e que é totalmente irracional tacar pedras no que não é conhecido (isso se chama preconceito caso não saiba).
        "mas apenas críticas e debate corrigem ou aperfeiçoam assuntos mal-resolvidos"
        Correção: críticas aperfeiçoam quando acrescentam alguma coisa, não quando se resumem a acusar algo de absurdo. e já provei dúzias de vezes que, neste caso, "assunto mal-resolvido" é mais coisa de fanboy impaciente do que uma suposta negligência.

      • protagonist disse:

        "Leu todos os livros que surgiram(não, não vi ninguém usando este argumento, é só um exemplo…) nos 10 anos de Tormenta? Eu também. "
        aparentemente não leu, já que seus argumentos ignoram diversos livros publicados (que aliás eu vivo citando¬¬) que concluem ganchos incompletos. E olha que eu não tenho todos os livros já feitos para Tormenta.

    • protagonist disse:

      Arelith, sem querer ser grosseiro, mas presta mais atenção no tópico. Só alguns exemplos do que foi dito aqui:
      "esse tipo de atitude é um desrespeito aos fãs, ficam enchendo de besteira a revista e os sites edeixam as coisas importantes pra lá"
      "Sem mais delírios por favor"
      "Agora que o que todos esperavam apareceu, ele some denovo
      FanBoyzisse do Trio Tormenta"
      muita coisa do que você citou, apesar de ser importante provavelmente vai ficar mesmo sem solução porque ou são ganchos secundários (o grupo do mal, por exemplo, nunca teve grande importância) ou porque foram feitos para ficar em aberto ou na reserva (a guerra diabosXdemônios é simplesmente um conflito genérico eterno para justificar aventuras com esses bichos) . Veja bem, como eu já disse antes, pode ser difícil trabalhar um gancho que seja, imagine todos esses que você citou. Acho bem melhor eles concentrarem tempo e esforço nos ganchos principais do que ficarem bitolados em detalhezinhos que deveriam ser deixados em aberto para cada grupo desenvolver.

      • Arelith disse:

        Tudo bem. Mas o que quero dizer com isso tudo, pra ser bem direta, é que o andamento do cenário precisa ser coerente. E ao meu ver, isso não anda acontecendo em Arton. Coisas se desenvolvem, outras parecem que ficam congeladas no tempo. Você sabe que as coisas não acontecem assim. Tomenta ficou anos ignorada até o suplemento ser lançado (e um material muito bom, diga-se de passagem), como se não existisse. Tudo bem eles deixarem uma ou outra coisa pra depois. Mas a medida que o cenário avança, eles ao menos podiam mencionar o que anda acontecendo com aquilo que eles não falam. Por exemplo: o que Aliança Negra está fazendo durante todo esse tempo? Não acredito que Twhor estejá lá chupando o dedão do pé, de bobeira. Podiam mencionar as movimentações das tropas, ou ao menos dizer que estão fazendo planos. A gente pode deduzir? Pode. Mas não tira a responsabilidade deles de informar sobre certas coisas. As pessoas se questionam sobre isso, e como você pode perceber, sentem falta e reclamam disso. Vide o número de reclamação pela demora do suplemento sobre a Aliança Negra sair. E falo de coisas mais palpável que apenas a gazeta do reinado. Eu sinceramente acho que eles estão colocando a carroça na frente dos bois. Fica mais fácil pra quem utiliza o cenário como base, assim como facilita pra eles dar andamento ao mundo de Arton. Até porque essas coisas que eles não escreveram não deixaam de existir em Arton. Mas o abandono em relação a isso nos faz entender muitas vezes como negligência, e a gente fica com a impressão de um cenário bagunçado. Já ouvi esse argumento de várias pessoas, inclusive da que postou abaixo. Não se tratam de reclamações isoladas.
        Você ve pelo que as pessoas escreveram que alguns consideram desrespeito, ou seja lá como for. Entenda que as pessoas criam expectativas sobre isso. Talvez o que você considere como algo secundário, não o é para outros. Por isso bato na tecla dos esquecimentos. Há de concordar que não custa nada eles taparem certos buracos antes de ir colocando um conflito atrás do outro.
        Trabalhar em vários ganchos é difícil, mas isso fica cada vez mais complicado a medida que tu protela a explicação deles. Acho que se eles se comprometem a criar um cenário, eles arcam com a parte boa e a ruim, seja desenvolvendo as coisas básicas, como os detalhes, afinal, são eles que enriquecem e diferenciam o cenário.

        • Uriel Ravencrow disse:

          Sei que não interessa o que fazemos da vida além do RPG, mas tenho uma formação bastante
          prática, não gosto de muitos meandros.
          A situação é a seguinte: foram divulgado dados que não condizem com a realidade do cenário
          apresentada até hoje. Tapista atacar em um momento que não condições de infra-estrutura
          ecônomica, aliados, nadica de nada, e o pior de tudo, Thormy se entregar feito uma boneca
          de porcelana e Tauron virar o líder do Panteão NÃO FAZ SENTIDO. É incoerente, e ponto.

  27. Moyza disse:

    Por essas e outras que não me arrependo de ter me livrado de todo meu material artoniano por cards de magic… cenário bagunçado demais.

  28. Uriel Ravencrow disse:

    …continuação.
    O X da questão é que ninguém aqui ou qualquer lugar que seja é Deus, então não adianta dar uma de cultista conformado, ou pior ainda, batráquio arrogante (como fazem com a opinião dos fãs que por qualquer razão discordam do que sai nas bancas/livraria), que isto é palhaçada.

    • protagonist disse:

      Palhaçada pé você ficar ignorando tudo que eu falo e ficar respondendo com essa ofensas. Palhaçada é se esconder atrás desse argumento, desgastado faz anos, de que "todo mundo que discorda de mim é puxa saco do trio".

  29. Uriel Ravencrow disse:

    "Ahhh, espere, espere pra ver."
    Esperar o quê? A situação apresentada é essa! São ESSAS as informações! Mandar esperar
    NÃO é um argumento! Isto é que me irrita, falta o raciocínio PRÁTICO! Parece um bordão,
    mas TRABALHA-SE COM O QUE SE TEM!
    Pra por fim ao frululu: eles já emendaram ganchos, É ÓBVIO, você ctou alguns deles. Mas
    isso não muda o fato de que MUITOS GANCHOS IMPORTANTES, supracitados inúmeras vezes,
    ainda precisam ser resolvidos!
    E fanboy, imagino eu, significa fã? Não sou fã de um cenário de RPG, não sou um pré-adolescente,
    me desculpe aos que são (idade não significa muitaaaa coisa). Puxar saco de gente que nem conhece é o fim…

  30. Toda essa revolta sobre Tauron ascendo a líder do Panteão não passa de frescura de menino mimado. Não havia escolha mais lógica. Nimb não faria sentido como líder, Nimb não tá nem fudendo pra estabilidade divina nem pra quem é mais influente. Nimb só era "Co-Líder" do Panteão por que, convenhamos, Khalmyr sempre foi um pé-no-saco e Nimb é O CARA. Keenn também não caberia como líder do Panteão. Certo, Keenn é um General Estrategísta de primeira, o líder perfeito para o combate e PARA O COMBATE apenas. Keenn derrota e extingue seus inimigos. Tauron derrota e torna-os seus protegidos. Keenn trabalha na base do Conquer & Destroy, Tauron por sua vez no Conquer & Protect. Khalmyr por toda a eternidade que liderou o Panteão tentou manter o equilíbrio e PROTEGER seus irmãos. Se Keenn vira-se líder, ele tentaria manter sua soberania eliminando os outros deus e virando um deus único. Tauron tentará manter-se líder por dependência, ele tentará fazer que os outros deuses dependam da força dele. Keenn será o líder perfeito quando toda Arton estiver unida para enfrentar a Tormenta, e essa sim vai ser uma Guerra Épica.Ok, Khallyadranoch era um ótimo candidato, mas o fato é: ELE ACABOU DE VOLTAR. Ainda não teve tempo de solidificar sua influência e imponência. Até agora, só tem devotos diretos os dragões e o Edauros. O Trio-Sexteto Tormenta não esqueceu o Deus-Dragão-Estiloso-e-Moral: ele só está em baixa no corrente cenário de Arton.
    Quanto à Aliança Negra, ela está sendo explorada, lentamente mas explorada. Certo, o verdadeiro motivo de não ter saído quase nada sobre Thwor e seus feitos foi a simples falta de tempo dos autores, afinal, não é Tormenta que paga o aluguel e põe pão e leite na mesa deles, eles não vivem para desenvolver Tormenta, infelizmente, por que o MUNDO REAL NÃO DEIXA. Mas apesar disso, a Aliança Negra foi desenvolvida na proporção certa. A demora para Thwor tomar Khalifor é óbvia: Ele como bom aluno de Keenn, estudou seu inimigo e se preparou para que não houvessem falhas em sua tomada de Khalifor. Aí vem aquele playbóizinho fdp no fundo da sala gritando: "E por que ficou parado em Khalifor e não avançou contra o Reinado?!". E eu respondo mais uma vez que é óbvio: Thwor sabia dos planos dos Minotauros e de sua força e que se atacasse antes das Guerras Táuricas os minotauros seriam forçados a agir em conjunto contra o Reinado para manter seu plano intacto. Thwor sabe que os minotauros são um inimigo poderoso e que merece um estudo mais cuidadoso. Esperou os minotauros avançarem, e agora têm a chance de avançar sobre o Leste do Reinado, onde possuem um maior domínio devido a frota marinha. E a ajuda da galera que fez o Projeto Aliança Negra chegou na hora certa: Ao concretizar mais uma parte da Profecia de Thwor no fim das guerras táuricas, um conflito com a Aliança Negra agora é iminente. Vale ressaltar os próximos versos da profecia: "E a guerra tomará a tudo e a todos / Até que a sombra da morte complete seu ciclo". Acredito que não sou o único que cogitou a possibilidade de que "a sombra da morte" não seja um mero eclipse, mas sim a Aliança Negra em si?
    *continua…*

  31. *continuação*
    Aos pormenores, Shivara como líder do que sobrou do Reinado? Justo. Nenhum outro regente dos reinos a Leste é tão influente como Shivara, e Sckhar não tá nem se fudendo pro Reinado, só faz parte porque é vantajoso. Ok, eu entendo a frustação de muitos por botarem a capa da Sexy de Arton como líder, mas o fato é: A coitada não teve chance de expor o seu lado da história. Ela foi criada com um background promissor, e, por azar do destino e pelas mãos amigas do Cassaro, acabou virando puro Fan Service. Shivara Sharpblade é uma líder nata, ovacionada pelo Exército do Reinado, a melhor força militar do reinado, como Rainha e além de tudo, agora mandam na tropa de elite que é o exército Yudeniano. Quem mais vocês queriam? Thanthalla-Dhaedelin, a Rainha dos Baixinhos!?,opa, a Rainha das Fadas? Faça me o favor!
    Em suma, essas notícias são surpreendentes, admito, mas falando a verdade, o que me faz AMAR Tomenta não é o fato de ser um cenário rico, cheio de possibilidades de aventuras fantásticas e épicos aventureiros, mas sim a capacidade que o cenário tem de me SURPREENDER com os rumos que toma. O Paladino de Arton como um dos mais perigosos vilões de Arton(e o bosta do Sandro dando o Last Hit e levando metade da XP da Lisandra), o esqueletinho mais simpático da existência Tarso como Rei Dragão Lich, Valkaria livre, leve e solta, Crânio Negro é uma mulher, Ingram Brassbones come uma súcubo, Orion Drake cavalga o Deus dos Cavalos e empunha um Espada-Deus dentro da primeira Área de Tormenta COM UM SÓ BRAÇO, Tamu-ra Livre da Tormenta, Khallyadranoch Returns, Glórienn cái(YESSSSSSSSSSSSS) e os Minotauros passando o rodo no Reinado. Não sei vocês, mas em todas essas surpresinhas que o Trio Tormenta aprontou com a gente, a minha resposta foi sempre a mesma:
    "CARAAAAAAAALHO, QUE FODA VÉI!!!"

    • Uriel Ravencrow disse:

      Rodrigo, entendo muito do seu ponto de vista, principalmente no quesito 'surpresa", mas convenhamos que nem todas surpresas são boas…:P
      E não, não creio que Tauron seja uma boa escolha. Nada contra o bovino, mas não creio que ele esteja nem no "top five" deuses à ascender. Nimb, Keen, Kallyandranoch seriam entidades muito mais bem cotadas, tanto pelo status divino quanto pela lógica de crescimento de poder. Tauron é um deus conquistador sim, mas não recebe a adoração dos escravos: humanos, como crias de Valkaria, não seriam tão rapidamente convertidos à fé escravocrata. E como minotauros não se reproduzem feito baratas (como os goblinóides), não vejo como a fé à Tauron ganhar tanto poder em tão pouco tempo.
      Acredito que num futuro distante fosse interessante remexer o cenário, como foi feito no mundo pós-Triologia Cadela, mas ainda há muitos problemas "gritando" para serem resolvidos. Como Mestre perco muito do meu interesse em mestrar Tormenta vendo o cenário como alvo de uma experiência com face, corpo, cheiro e som de "mal-feita".

    • Arelith disse:

      "Toda essa revolta sobre Tauron ascendo a líder do Panteão não passa de frescura de menino mimado. Não havia escolha mais lógica."
      Me desculpe, mas até agora tentei manter o nível nas discussões com arguementações que mantivessem algum fundamento. Meninas mimadas não fazem isso. Só dizem que não e pronto. Ou seja, muito diferente do que tenho feito por aqui. Discordar e discutir são fundamentais para reflexão do que quer que seja. Agora, o mínimo de respeito deve ser mantido. Não é porque eu discordo que tenho que sair taxando todo mundo disso ou daquilo.
      Sempre deixei bem claro que meus argumentos eram opiniões, e nunca tomei nada por verdade absoluta. Assim como você está no seu direito de opinar, os que discordam também estão. É preciso saber discutir. Levar esse tipo de coisa pro lado pessoal é imaturidade. E sair xingando os outros por esse tipo de coisa também. Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta.

  32. Uriel Ravencrow disse:

    Creio que tenha sido uma tolice tentar discutir em um fórum onde apenas se respeita quem concorda "bovinamente" com tudo que os amados autores escrevem. Quem não concorda é taxado de diversas coisas, menos de maneira respeitosa.
    Dos autores, passando pelos "engolfa-bagos" (termo feio? Azar.) e por fim um fulano que chega de maneira ríspida falando sobre algo que desconhece.
    Fiquem com suas babações, casem-se com o Trio Tormenta, tenham muitos filhinhos, levem-nos em um pediatra e de preferência vacinem-os de acordo com o calendário vacinal. Infelizmente, não existe vacina para ignorância, e essa, vem impressa tanto por parte de pai quanto de mãe. Passar bem.

    • Uriel Ravencrow disse:

      P.S.: Se o prognóstico dos novos materiais de Tormenta confirmarem-se, acompanharei o colega Moyza e trocarei os meus livros Tormenta por algo mais útil. Nem que seja por um peso de papel. Pretendia fazer uma piadinha com "um cacho de banana para dar aos amigos do tópico divirtirem-se enquanto nao saem os novos livros", mas seria homofóbico demais.

Deixe uma resposta