Vote nos melhores do ano do RPG

Rápido e direto: quais foram os melhores do ano de 2009 no cenário de RPG nacional e internacional?
A discussão sobre criar um melhores do ano não é de hoje. Ouço falar e por vezes discuti sobre isto desde 2008, quando o .20 foi criado. No entanto, como costuma dizer o bom e velho Doutor Careca, democracia é uma coisa linda, mas na hora do vamos ver é preciso que alguém segure a responsabilidade e faça a budega ir pra frente.
Então aqui estou eu, com um formulário simples para vocês, com as minhas sugestões de melhores do ano. O pontapé inicial está dado. Votem, levem o formulário para seus blogs e o divulguem, se não gostaram de algo, vão lá na lista de discussão dos blogs de RPG e digam o que pode melhorar para o ano que vem.
A votação fecha em duas semanas, no dia 19 de janeiro, no dia seguinte posto os resultados por aqui.
EDIT: Esqueci de agradecer aqui ao Daniel Ramos do Paragons, ao Talude do RPGNews e ao D3 do d3system pela ajuda na confecção do post. Valeu gurizada!

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

25 Resultados

  1. Filipi disse:

    A Panilha num aparece legal. Mas é uma boa pedida para fazer uma avaliação. Falou o 3D&T Alpha nos lançamentos! hehehehehehe, eu votaria nele certo! As respostas foram bem dificeis… me senti chateado de nçao ter votado no M&M, ele foi um puta lançamento… mas fazer o que?
    Sucesso em 2009 para vocês!

  2. Talude disse:

    Precisando melhor, foi em setembro de 2008 🙂
    Agora, "Sucesso em 2009 para vocês! " tem algo errado, não? 😛

  3. Nem tanto, nem tanto. Eu achei um ano bem produtivo, cheio de bons títulos.

  4. Bem fraco em quais termos?

  5. Só pra lembrar: tivemos o retorno dos livros-jogos às prateleiras brasileiras (com 3 títulos), D&D 4E (também mais de um título) e o Guia do Mundo dos Reinos de Ferro… 2009 teve ainda o fim da linha Tormenta (Contra Arsenal) e um ótimo suplemento de Mutantes & Malfeitores (Manual do Malfeitor).

  6. Leo disse:

    Olha faltou a SJG como editora, faltou mais editoras nacionais… totalmente tendenciosoa essa lista!

  7. Quanto à SJG, não coloquei porque ela não está no mainstream mesmo. As outras editoras nacionais não apareceram porque elas não editaram um único livro em 2009.

  8. Talude disse:

    É exatamente isso que eu ia postar agora, Moreau, tens telepatia? 😛
    O ano foi fraco em relação a apenas duas editoras lançando livros e os lançamentos das duas apenas que lançaram foram bons, sim,. aidna q eu não vá coma cara de D&D4.

  9. Talude disse:

    Ano bem fraco o de 2009, pena.

  10. O 3D&T Alpha saiu no final de 2008, não é um lançamento de 2009.

  11. Moreau do Bode disse:

    No que se diz respeito as editoras. Só temos lançamentos da Devir e Jambô. Porém, a qualidade dos lançamentos de ambas as editoras não pode ser desconsiderado 🙂

  12. Cabelo Branco disse:

    O mercado tá mal das pernas.
    Bons tempos 1995!

  13. Talude disse:

    Não diria que o mercado vai mal das pernas, já q se vc perguntar para alguém da Jambô ou da Devir, eles devem dizer que o mercado vai bem.
    A Conclave deve voltar a publicar livros esse ano, a Caladwin acho que é um incógnita e a Daemon deve mesclar livros de ocultismo com de RPG. Não duvido que em 2011 essa enquete esteja mais gorda que esse ano, principalmente a primeira pergunta.
    Mas eu não arrisco apostar em nada 😀
    PS: Nume, vendo agora, não faltou Supernatural RPG nos importados?

  14. Cabelo Branco disse:

    Pois então, os lançamentos são poucos.
    Com toda certeza isso demonstra a realidade de nosso mercado, que é pequeno e não aparenta nenhum tipo de revitalização.
    Quem pensa em investir em rpg no brasil já sabendo que as principais licenças estão na mão da Devir ou Jambo é burro.
    Tomara que eu esteja errado!

    • Poucos não são, não. Especialmente se você pensar que apenas 2 editoras são as responsáveis por eles.
      A Jambô lançou um livro por mês em 2009, se for contar os romances também. E a Devir lançou 5 livros em seis meses no segundo semestre e esgotou a primeira impressão do Livro do Jogador.
      E essa desculpa de que "as principais licenças estão nas mãos de XYZ" era a mesma alguns anos atrás, só que não incluia a Jambô. E aí? A Jambô roubou as licenças da Devir? Ou simplesmente foi atrás de alternativas?

  15. Bruno Cobbi disse:

    Votado:
    Jambô
    Jogador 4e
    Paizo
    Pathfinder
    Paragons

  16. Peraí, cê não votou no d3system? XD
    Meu voto: Jambô. Guia do Mundo. Paizo. Pathfinder. .20. 😀

  17. Wallace disse:

    Faltou a pergunta pra site de RPG, achei muito restritivo apenas blogues.

  18. Dan Ramos disse:

    Votei no primeiro dia lalala

  19. "597 responses" – tá, ok. "Devir – 115" – tá, ok. "Jambô – 332" – tá, ok. Peraí! (115 + 332) = 447! (597 – 447) = 150. Onde foram parar esses 150 votos?

  20. Talude disse:

    No fim, o ano de 2010 foi bem mais proveitoso 🙂

Deixe uma resposta