Tormenta 4e: Deuses – Wynna
Eis o último artigo da adaptação dos deuses de Tormenta para Dungeons & Dragons 4ª Edição. E vamos terminar esta série com um toque de mágica.
Wynna – A Deusa da Magia
Ela é a Deusa da Magia, louvada por magos, fadas, gênios, dragões e todos aqueles que empregam poder arcano. Generosa e liberal além dos limites, Wynna concede mágica a todos que pedem, não importando se usada para o bem ou para o mal — pois a magia é mais importante que a vida, e nunca deve ser negada a ninguém. Talvez por esse motivo Arton seja um mundo tão intenso em energias mágicas, e tão povoado por personagens de poder arcano. A Deusa da Magia tem boas relações com Tanna-Toh, Glórienn, Thyatis e Valkaria. Seus maiores oponentes são Ragnar, Sszzaas, Keenn e Megalokk.
Tendência: Imparcial.
Talentos
Estes talentos estão disponíveis para devotos de Wynna.
Capricho de Wynna [Divindade]
Pré-requisito: Canalizar Divindade como característica de classe, deve ser devoto de Wynna.
Benefício: Você pode invocar o poder da deusa da magia para usar o poder Capricho de Wynna.
Capricho de Wynna | Poder de Talento |
Quando você menos espera a caprichosa Wynna resolve conceder-lhe um pouco de poder extra. |
Encontro Arcano, Divino Sem ação Pessoal Gatilho: Você rola um 20 natural no ataque com um poder arcano ou divino. |
Efeito: Role um dado. Se o resultado for par, você pode adicionar seu modificador de Carisma no dano de seus ataques até o final de seu próximo turno. Se for ímpar, você ou um aliado pode usar um pulso de cura imediatamente. |
Graça de Wynna
Pré-requisito: Qualquer classe arcana ou divina, deve ser devoto de Wynna.
Benefício: Escolha um dos truques do Mago (pág. 118). Você pode fazer aquele truque como um poder sem limites.
Magia Defensiva
Pré-requisito: Qualquer classe arcana ou divina, deve ser devoto de Wynna.
Benefício: Você soma seu bônus de Sabedoria para determinar sua CA contra ataques de oportunidade gerados por você usar poderes arcanos ou divinos de ataque à distância quando estiver em combate corpo-a-corpo.
– – –
E aí? O que acharam?
Exatamente qual a vantagem da Graça de Wynna para uma classe arcana como o mago?
Absolutamente nenhuma.
Porque afinal são poderes para devotos (geralmente, classes conjuradoras divinas).
Não necessariamente, Tek. É um talento que só não serve para mago. Qualquer personagem devoto de Wynna e pertencente a uma classe arcana ou divina, ou com um talento de multiclasse para uma classe arcana ou divina (muitos esquecem deste último), pode se beneficiar dele.
Você pode ser devoto sem ser de uma clase divina (não existe mais a distinção conjurador/não-conjurador na 4e). E, de fato, acho que atualmente existem mais classes arcanas que divinas (artificer, bard, swordmage, warlock, sorcerer e mago; contra clérigo, paladino, avenger e invoker).
Claro. Com o Player’s Handbook III isso deve mudar.
Mas esta é a beleza deste talento: ele já foi feito compatível com suplementos futuros.
“Mas esta é a beleza deste talento: ele já foi feito compatível com suplementos futuros.”
Isso cheira a picaretagem 🙂