Tormenta 4e: Deuses – Lena

E continuamos adaptando o mundo de Arton para Dungeons & Dragons 4ª Edição. Depois de tantos deuses empenhados no combate, vamos dar uma olhadinha na deusa da vida:

Lena – A Deusa da Vida

Lena é a deusa da fertilidade e cura — enfim, a Deusa da Vida. É louvada principalmente em áreas rurais, onde camponeses oram por boas colheitas, e mães oram pela boa saúde dos filhos ainda não-nascidos. Suas sacerdotisas manifestam as mais poderosas curas mágicas — clérigas de Lena são sempre mulheres, assumindo o papel de mães gentis para a deusa criança. Ela não tem inimigos no Panteão: todos os deuses, mesmo os mais malignos, sabem que Lena precisa sorrir e brincar. Até mesmo a não-vida precisa ter existindo antes, como vida.
Tendência: Boa.

Talentos

Estes talentos estão disponíveis para devotos de Lena.
Cura Generosa
Lena cura sem pedir nada em troca.
Pré-requisito: Qualquer classe divina, conjurar rituais, deve ser devoto de Lena.
Benefício: Uma vez por dia você pode fazer um dos rituais de Restauração sem a necessidade de pagar pelo custo de componentes.
Dom da Cura
A influência de Lena sobre seus poderes lhe concede uma capacidade de cura maior que a dos outros clérigos.
Pré-requisito: Qualquer classe divina, conjurar rituais, deve ser devoto de Lena.
Benefício: Você soma seu modificador de Carisma em todos os seus testes de Socorro. Além disso, você é capaz de dominar rituais de Restauração como se possuísse dois níveis a mais (então pode, por exemplo, fazer o ritual de Curar Doenças à partir do 4º nível).
Maré de Lena [Divindade]
Pré-requisito: Canalizar Divindade como característica de classe, deve ser devoto de Lena.
Benefício: Você pode invocar o poder de sua divindade para usar Maré de Melora (ver Cap. 6 do Livro do Jogador).
– – –
É. Esta ficou pequenininha. Sabem como é: alguns dos talentos divinos dados na 3ª edição para os devotos de Lena viraram coisas padrão na 4e (como a opção de não matar quando você ataca seus inimigos sem a necessidade de levar penalidade no ataque, ou o negócio de somar o bônus de Carisma na cura, que pode facilmente ser substituído pela capacidade de somar o bônus de Sabedoria nos poderes de cura). E os que aumentavam a cura eram exagerados demais, na minha opinião. Então, resolvi inventar dois talentos que aumentam bastante a cura destes clérigos e usar o poder divino de Melora, que na minha opinião representa bem a capacidade dos devotos de Lena de restaurarem a vida de seus aliados.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Nibelung disse:

    No Dom da Cura, pra manter o padrão técnico dos livros, recomendo alterar o final pra “Além disso, você é capaz de dominar rituais de Restauração como se possuísse dois níveis a mais”. Nível não é determinante na hora de executar o ritual, apenas para dominá-lo. Por isso que artífices dominam um ritual de nível 4 e um de nível 6 já no primeiro nível, porque permite o uso indiscriminado.

  2. CF disse:

    Putz, valeu pelo aviso, Nibe. Não estava a par do termo em português, por isso tentei fazer algo entendível mas menos preso ao padrão.
    Vou alterar agora mesmo.

  3. Potemkin disse:

    “Cura Generosa
    Pré-requisito: Qualquer classe divina, deve ser devoto de Lena.
    Benefício: Uma vez por dia você pode fazer um dos rituais de Restauração sem a necessidade de pagar pelo custo de componentes.”
    Acho que faltou dizer que se é necessário saber conjurar rituais(ainda que seja possível fazê-los de pergaminhos), ou não…
    “ou o negócio de somar o bônus de Carisma na cura, que já é habilidade de classe dos clérigos”
    Clérigos somam modificador de Sabedoria em seus poderes de cura.
    Então seria interessante uma habilidade que permitisse a soma de um segundo bônus (nem que fosse por tempo limitado) e também seria bom para devotos de outras classes.
    Mas quanto às restrição (tanto de Lena quanto de outros deuses), vai deixar sem elas?

  4. CF disse:

    Ops. Mosquei. Você tá certo. Vou colocar o requisito de saber conjurar rituais na Cura Generosa e no Dom da Cura, e corrigir a gafe do bônus de Carisma nas curas.
    No primeiro momento não vou adicionar o segundo bônus porque acho que o clérigo de raio laser já cura bastante (não vejo alguém fazer um clérigo de Lena de força). Quando chegar o Divine Power em português, então, a coisa ainda piora com o Pacifista (que é definitivamente build dos seguidores de Lena e Marah). Entretanto, vou manter isso em mente e ver o que me ocorre. Alguma sugestão?
    Estou deixando as restrições no plano da interpretação apenas. Sem regras propriamente ditas (apesar dos talentos e poderes mais ou menos guiarem os personagens a encaixarem-se no perfil do deus).

Deixe uma resposta