Tormenta 4e: Talentos Regionais parte 1
Em minha última passagem por Brasília, encontrei com o CF e aproveitamos para conversar sobre a adaptação de Tormenta para o D&D 4e.
Começarei pelos Talentos Regionais, e com isso pretendemos também resolver o problema de personagens de fora do Reinado, que ganhavam o talento Foco em Perícia. Provisoriamente os talentos terão o nome do reino, mas a idéia é dar nomes mais atrativos.
Para começar, Valkaria e Vectora:
Valkaria
A vida na maior cidade do Reinado te ensinou algumas coisas sobre as pessoas e seus costumes.
Escolha um dos benefícios abaixo:
- ?Ter Religião como uma de suas perícias de classe;
- ?Adicionar aos seus idiomas conhecidos o idioma falado por uma raça básica de personagem jogador;
- ?Ter um bônus de +2 nos testes de Religião;
Vectora
A cidade voadora comandada pelo mago Vectorius é um dos maiores centros de comércio, principalmente de itens mágicos, de Arton e até de outros planos.
Escolha um dos benefícios abaixo:
- ?Ter Arcanismo como uma de suas perícias de classe;
- ?Adicionar aos seus idiomas conhecidos o idioma falado por uma raça básica de personagem jogador;
- ?Ter um bônus de +2 nos testes de Arcanismo;
Essa é a primeira idéia, lembrando que sempre estamos abertos a sugestões. Não deixe de mandar a sua.
EDIT: Convencionei chamar de Talentos Regionais para manter a compatibilidade. Eles seguem uma mecânica padronizada similar aos Backgrounds da 4e.
Tek, pq ao invés de criar talentos regionais, uma vez que (até agora) não existem (ainda) na 4a edição, você não adapta para as "regras" de Background que aparecem no Capítulo 3 do Player´s Handbook 2??? Apesar desse livro ainda não existir em nosso idioma vc poderia fazer uma espécie de resumo de como funcionaria
Concordo plenamente com o Medonho, um dos problemas de Tormenta 3ed era a criação de regras que já existiam! (Eu ainda não engulo a história dos Deuses…)
Hehe. É o aviso que ia passar para o Tek agora: não chame de Talentos Regionais porque aí o pessoal vai confundir.
Não acredito que eles não entenderam que é o mesmo que backgrounds só porque eu não disse que era.
Bom… Você chamou eles de talentos duas vezes. Pessoas menos sagazes poderiam cometer este erro… B)
O Intense Debate engoliu o segundo parágrafo:
Se prestarem atenção nas regras, notarão que apesar de chamar de Talentos Regionais, o que o Tek colocou aí são backgrounds no estilo dos do Player's Handbook 2 (porque os da campanha Scales of War e os do Forgotten Realms são roubados).
Os backs de FR são roubados? Não achei, exceto por um ou outro.
Pois é. Por não seguirem um padrão, tem uns poucos que são poderosos e outros que são uma porcaria. Isso porque foram antes da sugestão do Player's Handbook 2 de padronizar.
É igual no Scales of War: já rolou briga num grupo em que participei porque todos queriam pegar um dos dois backgrounds que deixavam você calcular os PVs iniciais com outro atributo além da Constituição. E não é só cortar estes, porque por não ter um padrão, haverá sempre opções com grande diferença de poder.
O bom de usar uma versão mais padronizada é que você torna todos os backgrounds mais próximos em nível de poder. Aí começa a entrar mais o fator do jogador escolher aquele que torna o personagem dele mais legal, no lugar de simplesmente escolher aquele que obviamente confere a maior vantagem.
¬¬…
Tormenta 4E?
To "intentendo nada".
É adaptação de fãn ou é coisa oficial?
É adaptação de fã
O dia que tivermos Tormenta 4E oficial terei certeza que os simbiontes lefeus existem e estão entre nos.
“EDIT: Convencionei chamar de Talentos Regionais para manter a compatibilidade. Eles seguem uma mecânica padronizada similar aos Backgrounds da 4e.”
Não entendi! Se é pra fazer um Tormenta 4e deveria manter a compatibilidade dos termos da 4e, estou errado?
Creio que a compatibilidade neste caso é para com termos comuns em Tormenta (usados na 3.5). Se é para sugerir um termo para jogadores que não conhecem a versão anterior de D&D, eu usaria "Antecedentes". Mas "talentos regionais" é algo mais fácil de captar, acho.
A idéia é essa.
Não sei se Arcanismo faz isso porque não entendo nada da 4e. Mas me espanta uma cidade comércio não dar bônus em atividades voltadas para o… Comércio ._. Nem tudo lá é mágico pra ter bônus relacionados somente a isso.
E Valkaria é uma cidade, o reino é Deheon não é?
Sim, o reino é Deheon. Mas a proposta é que em Tormenta 4e determinados reinos possam oferecer mais de um Talento Regional, devido a cidades/regiões com características diferentes, de forma a dar maior opção de personalização do personagem.
O melhor exemplo será quando eu apresentar os Talentos Regionais para Smokestone e Quelina, para vocês terem uma idéia.
Ótima a iniciativa de começar um "Tormenta 4e" (apesar de eu não ser apegado aos cenários em geral alguns dos meus [futuros] jogadores gostam muito de Tormenta, por isso penso em inserir algumas coisas do cenário na nossa campanha).
Será que rolariam coisas como os lefeu por aqui?
Apesar que a maior dificuldade para mim seria adaptar os deuses e seus servos (imagina um servo de Marah ou Lena na 4e…)
O CF está adaptando as raças, dá uma olhada no Covil que já tem alguma coisa lá. 🙂
Cheguei a ver as raças no covil, mas ele adaptou as raças da 4e para a tormenta (se não me falha a memória) não o contrário…
Mas ele vem fazendo um ótimo trabalho quantos os servos dos deuses de tormenta para 4e.
E as perícias??? Como elas vão ficar???
Pelo visto vai ter coisa nova…
Até onde me consta as perícias são as da 4e, até porque não estamos criando nada novo, só adaptando o que já existe para o sistema.