Wizards sabe agradar também

Quem lê notícias como a do fechamento do fansite do Ema’s Charater Sheets pela Wizards pode achar que a gigante americana do RPG pode não gostar de D&D fora do seu D&D Inside. Mas, pelo visto não é bem assim. Vários blogs americanos receberam um exemplar do Player’s Handbook 2 da Wizards of the Coast para apreciação. Antes mesmo do lançamento oficial.

A cortesia é maior do que parece. Não significa apenas um livro mas, confiança na blogosfera. Para a Wizards, ter o PHB 2 rolando na internet por agora pode significar queda nas vendas. Então imagine a confiança necessária para mandar uma cópia novinha em folha semanas antes do lançamento oficial para vários blogueiros que poderiam scannear tudo e colocar online?

Enquanto isso, aqui no Brasil, a cortesia (e confiança) das editoras para os blogs também acontece: a Editora Jambô vez ou outra envia exemplares de cortesia para nós do .20, para o CF do Covil e o Armageddon do Inominattus, por exemplo. A Devir, por outro lado, apesar de enviar exemplares a sites, prefere portais a blogs. Exemplares de Fortaleza no Pendor das Sombras foram enviado apenas para a RPG Online, RedeRPG e FaleRPG, mas todos os outros foram esquecidos. Aliás, achei pra lá de estranha a inclusão da FaleRPG, sendo que há inumeros sites maiores e mais acessados do que ela: Ambrosia, D&D Brasil, Área Cinza e até nós do .20 (antes do bug master de fevereiro).

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. d.darkangellus disse:

    A Wotc tem que fazer isso para manter um pouco do ‘prestigío’,caso contrário,a conduta da boa vizinhaça pode acabar por parte da blogosfera internacional e aí outras empresas podem ganhar espaço,um espaço que a Wotc não quer largar/perder.
    Não sei,ainda,como está a aceitação da 4ª Ed atualmente, ainda que Paizo e Green Ronin permanecem travando uma intensa batalha contra a 4ª Edição,ambos são produtos de qualidade e tão bons quanto o recente D&D,talvez seja este o principal motivo para tal cortesia do ”Lobo Mal”.

  2. Phil Souza disse:

    Essa confiança é importante e é muito inteligente da parte da Wizard. Ela envia o livro para formadores de opinião importantes e gera um buzz sobre o produto dela.
    Que bom saber que no Brasil isso acontece. Alias não esqueça do Deicide que mandou livros para blogueiros divulgarem e criticarem Ao Cair da Noite.
    Mas no caso da jambô ela não faz na realidade para os moderadores do fórum dela?

  3. @d.darkangellus, a aceitação da 4E lá fora é muito boa, até onde sei. Claro, isso entre o jogador comum, as antigas editoras d20 tão cagando e andando pra 4E.
    O que a Wizards queria é justamente o que o Phil disse: gerar um buzz sobre o livro antes do lançamento.
    @Phil, porra, verdade, esqueci do Deicide. 🙁
    E sim, a Editora Jambô presenteia os moderadores dos fóruns com livros. Mas coincidentemente quase todos os moderadores dos fóruns são blogueiros ou membros importantes de fóruns por aí (como o Kimble, que é figura garimbada em tudo quanto é fórum).

  4. d.darkangellus disse:

    Nume,entendi perfeitamente isso e quer saber,estou adorando isso,todas as editoras acima estão gerando bons produtos para o mercado e tudo devido a está competição,vou ficar torcendo para não acabar tão cedo!
    🙂

  5. Tek disse:

    Pode não ter muito a ver, mas eu sei que alguns colaboradores da Daemon têm, pelo menos, 30% de desconto em todos os livros da editora. Pode ser que, além disso, também tenham outros benefícios.

Deixe uma resposta