Contatos para os Aventureiros

Eis algumas regras para lidar melhor com aqueles NPCs que podem dar uma mãozinha aos personagens jogadores. Estas regras foram traduzidas do Unearthed Arcana – o grande tomo de regras opcionais para o Dungeons & Dragons 3ª Edição.

Este sistema codifica um fenômeno comum na maioria das campanhas duradouras: o taverneiro amigável, o armeiro rude ou o sábio disperso que aponta os personagens na direção correta, passa pistas importantes ou oferece habilidades e conhecimentos que estão além do alcance do grupo.

Tabela: Contatos
NívelA1B2C3D4
  1. Use a coluna A para níveis de bardo.
  2. Use a coluna B para níveis de clérigo, paladino e ladino.
  3. Use a coluna C para níveis de feiticeiro e guerreiro .
  4. Use a coluna B para níveis de bárbaro, druida, mago, monge e ranger.
10º
11º
12º
13º
14º
15º
16º
17º
18º
19º
20º10º

Com esta regra opcional, os personagens terão um ou mais contatos sem nome marcados em suas fichas de personagem para serem usados mais tarde. Um jogador poderá definir o contato para seu personagem a qualquer momento do jogo, dando ao personagem acesso a um NPC amigável. Esta variante é particularmente apropriada para campanhas com mistérios, intriga e muita interação entre personagens. Ela é especialmente eficiente nas mãos de mestre que não se importam de improvisar novos NPCs em cima da hora.
Por exemplo: quando um personagem precisar ter uma inscrição traduzida do idioma Lorumese, um convite para a festa do Lorde, ou os serviços de um mestre em Ofícios (lapidação), o jogador diz ao mestre que ele quer definir um dos contatos de seu personagem para este propósito. Então, o mestre descreve como o contato surgiu, do ponto de vista do personagem: “Você compra as cordas de sua lira de Kinard Warshaw, que é casado com uma mulher Lorumesa, Teryeth. Ela lembra-se de você como um dos músicos que apresentaram-se em sua festa de casamento, e ficará feliz de fazer-lhe um favor”. Em termos de jogo, Teryeth tem uma atitude amistosa em relação ao personagem e continuará assim a menos que o personagem faça algo para mudá-la. Ela está disposta a traduzir a inscrição, e ela pode fazer este tipo de serviço em situações futuras. O jogador anota na ficha que um dos contatos de seu personagem foi definido como Terieth Warshaw, alguém capaz de falar e escrever no idioma Lorumês.

Obtendo Contatos

Personagens jogadores automaticamente ganham contatos à medida que sobem de nível; veja a Tabela: Contatos. Quando um PC obtém um novo contato em potencial, ele deve selecionar que tipo de contato será (informação, influência ou perícia), mas não precisará definir mais do que isso até ele ser necessário.
Um personagem multiclasse ganha novos contatos de acordo com seu nível em cada uma de suas classes, independente do nível total do personagem. Por exemplo: um Bardo 3/Bárbaro 2 receberá um novo contato quando ele alcançar o 6º nível de personagem, caso ele escolha o 4º nível de bardo, mas não se ele escolher avançar para o 3º nível de bárbaro.

Npcs e Contatos

Apesar de todos os contatos definidos serem NPCs amistosos, isso não significa que todo NPC amistoso será um contato definido. A regra dos contatos foi criada para adicionar, não substituir, outras interações sociais com NPCs não-combatentes. Ela dá aos jogadores uma chance de inserir um personagem menor no meio da trama.
Contatos definidos deveriam estar entre os personagens mais estáveis da campanhas. A menos que os personagens sejam completamente rudes ou incrivelmente azarados, o personagem menor que eles definiram como um contato não irá a lugar nenhum. Eles estarão comumente disponíveis onde quer que eles vivam, e normalmente terão o tempo e a disposição para ajudar o PC amigo. NPCs importantes – aqueles definidos somente pelo mestre – não podem ser designados como contatos. Um jogador não pode simplesmente dizer “Eu quero definir a rainha como um contato”.
Um contato não arriscará sua vida ou meio de sobrevivência só porque o jogador quer algo, mas um contato fará sim alguns sacrifícios pelo amigo. Por exemplo: um contato poderá passar a noite em claro traduzindo um antigo texto ou roubar uma das chaves para a cozinha do castelo (desde que ele possa levar de volta de manhã).
Há uma relação inversa entre a importância do contato dentro da trama da campanha e a quantidade de ajuda que ele pode prover. Em outras palavras: se você escolher o prefeito como seu contato, algumas vezes ele estará ocupado demais para atendê-lo na hora, mas ele será bastante prestativo quando conseguir uma reunião com ele. Beppo, o sapateiro, por outro lado, praticamente vive em sua oficina na Rua da Água – o que torna ele disponível dia e noite – mas as formas através das quais ele pode ajudar serão mais limitadas.

Tipos de Contatos

Contatos vêem em três tipos diferentes: contatos de informação, contatos de influência e contatos de habilidades.

Contatos de Informação

Contatos de informação são úteis pelo que eles sabem. Eles são aqueles que ouvem todos os rumores – e eles podem discernir quais os verdadeiros. Alguns simplesmente possuem uma intuição afiada sobre o que acontece em seu bairro ou cidade, como o taverneiro resmungão, o vendedor de frutas tagarela ou o capitão da guarda que já viu de tudo. Outros contatos de informações possuem interesses mais focados, como o sargento do exército que sabe tudo sobre movimentos das tropas, o receptor de mercadorias roubadas que acompanha as notícias dos principais crimes da cidade, ou o escriba designado para atender os profetas do alto-clero.
Um contato de informação normalmente é um camponês ou especialista com um terço dos níveis de classe de seu amigo PC. Não há problema em dar a este personagem alguns níveis em outras classes – como mago, ladino ou guerreiro – caso seja razoável alguém na posição dele ter este tipo de experiência. A maioria dos contatos de informação gasta seus pontos de perícia em perícias de interação, como Diplomacia, Obter Informação e Sentir Motivação.

Contatos de Influência

Contatos de influência são úteis por quem eles conhecem ou têm contato constante. Apesar do jogador não poder definir a rainha como contato do personagem, ele poderá definir uma de suas damas de companhia como tal. A criada não terá tantas informações, e ela não tem nenhuma perícia que os personagens precisam. Mas ela poderá fazer o filme deles com a rainha, e ela certamente poderá apresentar os PCs ao resto da criadagem real. O propósito do contato de influência é permitir e facilitar o acesso dos PCs aos NPCs mais importantes e difíceis de alcançar.
Um contato de influência tem um quarto dos níveis de classe do PC amigo. Quase sempre estes níveis são de uma classe de NPC (adepto, aristocrata, combatente, componês ou especialista), a menos que o personagem esteja em um ambiente onde quase todos terão níveis de uma classe específica, como uma academia de magos.

Contatos de Habilidade

Contatos de habilidade são úteis pelo que fazem. Algumas perícias – especialmente as especializações de Conhecimento, Ofícios e Profissão – raramente são possuídas pelos PCs. Contatos de perícias possuem estas perícias em abundância, então eles são úteis quando um personagem precisar de um ferreiro para consertar uma lança, um comerciante honesto para avaliar uma pérola gigante, ou um heraldo que possa identificar um cavaleiro com a face escondida por um elmo e que está portando um estandarte com um wyvern de duas cabeças. Uma categoria especial de contato de habilidade é o lingüísta, que pode te informar o que “Bree-Yark!” significa em Goblin.
Um contato de habilidade normalmente é um especialista com metade dos níveis do PC amigo. Ele tem o máximo de graduações possíveis na perícia que ele domina, e seu valor de habilidade mais alto é na habilidade que governa o uso da perícia em questão. Um contato de habilidade sempre tem o talento Foco em Perícia relacionado ao seu campo de especialização.
Crédito: Traduzido e adaptado do Unearthed Arcana.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Agarie disse:

    bacana CF, é uma boa maneira de dar um empurrãozinho pros Pjs…Acho que vou aplicar isso na minha próxima campanha de RdF

Deixe uma resposta