Em 2008…

No dia 5 de fevereiro de 2008 o .20 nascia com a resenha do livro básico do True20, anteriormente publicada na Dragon Slayer 9 pelo Salomão “Tek”, nos meses seguintes a equipe cresceu continuamente. No dia 22 de março, foi a vez da minha estréia aqui, com um post resenhando a Dragonslayer 19. E em abril, no dia 28, foi a vez do Shido Vicious aparecer, com o post sobre alternativas ao sistema vanciano de magia.

No final desse ano também se juntaram a nós dois amigos muito queridos meus. Dia 5 de novembro foi o batismo do meu companheiro de longa data, Adão Pinheiro, que vem construindo um “sistema da casa” aqui no .20, o Re.Ação! vai receber suporte contínuo por aqui: a versão Beta 0.2 está a caminho, aguardem!

O último membro da família .20 a aparecer em 2008 foi Leonel Domingos, arquiteto, colaborador da Dragon Slayer e ilustrador ocasional da editora britânica Mongoose Publishing. Dia 17 de dezembro foi o início das suas atividades, destroçando as esperanças de quem achava que em mundos de alta magia as soluções de transporte mudariam drasticamente.

2008 também foi o ano dos blogs, o crescimento da comunidade blogueira foi surpreendentemente rápida, desde o primeiro encontro de blogs de RPG no EIRPG deste ano foi como se uma bomba de entusiasmo tivesse estourado. Dezenas de blogs surgiram, agregadores ganharam força, editoras passaram a considerar os blogs uma força midíatica de respeito.

O Vorpal conseguiu uma entrevista com o badalado Monte Cook. A Underground Haven Publicações enviou exemplares dos seus livros para serem resenhados por blogueiros, e é muito comum que notícias sejam primeiramente vinculadas na blogosfera, muitas vezes somos informados em primeira mão por editores e autores. Diabos, alguns de nós são editores e autores, que o digam o Doutor Careca e o Rocha!

Essa explosão pode ser observada nos números obtidos pelo .20 em 2008. Foram 170 posts e 999 comentários, numa média de 5,87 comentários por post. Distribuímos mais de cento e cinqüenta reais em livros de RPG para nossos leitores através das diversas promoções  .20 (falando nisso, o vencedor da promoção de dezembro vai ser anunciado assim que eu pensar na promoção de janeiro) e cobrimos nosso primeiro evento de RPG em Porto Alegre.

E sabem o que é mais impressionante? 2009 promete ser melhor. Esperem só pelo que está vindo este ano.

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. rsemente disse:

    Não percebi que o .20 estava em atuação há tanto tempo! concerteza é um dos melhores blogs, e com os colaboradores mais variados e muitas matérias legais! Vida longa ao .20!

  2. Havoc disse:

    Apesar de eu ter ficado de fora em 2008, todo mundo realmente está dizendo que houve uma explosão na quantidade de blogs de RPG. Isso é muito bom sinal, sem dúvida, mas ainda há muito caminho pela frente. Espero que o pessoal mais novo atráia novatos com adaptações e coisas do gênero.
    Por sinal, onde encontros fotos desse encontro no EIRPG?

  3. Arquimago disse:

    Eu não peguei o começo do blog, mas acompanho todo dia!
    E pude ver o crescimento dele e dos outros, se tornando um meio de comunicação com diversas opiniões e estilos.
    Agora é esperar um 2009 ainda melhor!

Deixe uma resposta