Dungeon Master's Toolkit – Programa de auxílio para mestres de D&D 4E

Hoje encontrei um tópico que preste no Orkut, verdadeira raridade, sobre um programa gratuito de auxílio aos mestres de D&D 4E, em contraponto ao D&D Insider. O programador Pedro Augusto Ferreira Rocha criou o Dungeon Master’s Toolkit, um programa em Java com diversas funcionalidades, claro que ainda está longe de ser tão bom quanto o D&D Insider. Mas é uma opção econômica de relativa qualidade.

A criação de personagem no programa é manual, praticamente um bloco de notas de luxo, mas algumas outras funcionalidades tornam o programa atraente. Em especial a opção de criar grides de combate e mapas dentro do programa. Se você tiver um notebook sobre a mesa com este programa instalado, vai poder dar adeus aos velhos grids de papelão/isopor/whatever e aos marcadores reaproveitador de jogos de tabuleiro velhos.

Outras funções bacanas do programa:

  • Convertor de medidas: Como a 4E só existe em inglês, termos como milles, pounds, iches e feet acabam ficando difíceis de se explicar para novatos em uma mesa. Se às vezes já é complicado explicar o RPG para um novato, imagine tentar fazer ele aprender todo um novo sistema de medidas!

  • Gerador de nomes: ótimo para aquele orc aleatório que os jogadores capturaram para obter informações.

  • Consulta rápida: há diversas tabelas de consulta, todas com ferramenta de pesquisa rápida, embora uma única janela com todas as regras fosse melhor que todas aquelas subdivisões do programa.

  • Rolador de dados: coisa básica, mas importantissíma, o rolador de dados é simples e prático como deve ser.

Os grids de batalha e outras funcionalidades do programa ficariam ótimos como um plug-in do iRPG. Meus parabéns ao Pedro Augusto por perder (muito) tempo construindo isto para a comunidade, espero ver você na comunidade do Open iRPG, guri!

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Besteves disse:

    Eu tinha meu ‘próprio’ construtor de personagens da edição 3.0, baseado em pontos tipo o do NWN. Quem sabe quando sair o Tormenta: OGL o pessoal não anima de fazer pelo menos um construtor de chars?
    Besteves quer um grupo de RPG!

  2. Fabiano disse:

    Muito interessante isso. É válida a iniciativa de se criar possibilidades paralelas às da wizards, especialmente pra nós, brasileiros.

  3. Thiago disse:

    Até hoje eu me atrapalho com pounds, inches e coisas afins.
    Sempre precisei de uma tabela por perto.

  4. Maíra disse:

    Com o preço para usar o D&D Insider, nem fica difícil de criar possibilidades paralelas. Fico imaginando um jeito bacana de unir esses esforços…

  5. Fábio disse:

    Nossa que incrivel esse programa, fiz questão de mandar um e-mail pro desenvolvedor, fantástico mesmo. Quando ele traduzir seguindo a versão oficial da Devir esse programa vai bombar.
    Mais blogs poderiam divulgar essa pérola!!!!

  6. Tek disse:

    A tradução da Devir só é oficial se você quiser aceitá-la como tal. A do povo da Dark Sun não é de toda ruim também.

Deixe uma resposta