Alunos Daemon

As fases etárias dos personagens de Alunos!
Olá,
Dando prosseguimento a uma matéria de Alunos na sexta, posto o capítulo posterior ao conto (que foi publicado no dia 12, como homenagem às crianças em seu tão comemorado dia). Esse capítulo não traz regras, apenas abordando descritivamente (e sem entrar em detalhes sociológicos e psicológicos muito aprofundados) a Infância e a Adolescência.

Até pensei em adiantar mais o material, colocando o capítulo “Construção de Personagem”, que é o próximo capítulo, que já apresenta os ajustes nas regras dos sistemas, mas é melhor manter a constância e ir com calma, senão posso acabar colocando a carroça na frente dos bois. :) E como é uma revisão pra Daemon e uma adaptação pra BESM, melhor ir com calma mesmo. Vai me dar tempo suficiente de organizar e ajeitar a pontuação inicial para crianças no SRD de Anime.
Bonanças.
Atenciosamente,
Leishmaniose
***
Infância e Adolescência

Gundam

— Ah, saudades de minha infância… quando tudo era mais calmo e tranqüilo. Não precisava pagar imposto, nem me preocupar em não atrasar as contas, nem ter que trabalhar integralmente… — suspirou o diretor Norson, olhando as crianças brincando no pátio pela janela da diretoria.
— Eu tenho da adolescência… — falou Gyulia Moon, com um sorriso e uma piscadela.

A maioria das crianças tem seu contato com a Escola em seus primeiros anos de vida, geralmente aos 3 ou 4 anos. A partir desse momento a criança estará presa num ciclo da sociedade, que poderá se prolongar até o fim de sua vida, caso resolva continuar sua vida acadêmica fazendo cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Cada vez mais a sociedade exige de um cidadão a escolaridade e, como em todo os casos que não se enquadram nos padrões da sociedade, um cidadão que não possuir escolaridade exigida passará a ser discriminado. Dessa forma, muitos pais costumam matricular seus filhos na escola, obrigando-os a freqüentar a escola até conseguirem entrar na faculdade. E, muitas vezes assessoram até depois da faculdade, na vida profissional ou acadêmica mais avançada.
A Infância é o período de vida de uma pessoa que vai até os 12 anos, quando começa a entrar na adolescência. A Infância é tida como o período mais ameno da vida pelos adultos, já que os desafios e responsabilidades daquela fase eram menores dos que os exigidos em sua fase adulta. Mas, se esquecem que os desafios tão pequenos para eles, adultos, para uma criança correspondem a desafios tão grandes quanto os que eles enfrentam na fase adulta. A criança não entende muito do funcionamento do mundo em si, sendo tidas como inocentes e puras, já que ainda não aprenderam as malícias existentes no mundo. Sem entender e conhecer os perigos existentes no mundo em que vive, ela sempre mantém sua alegria e considera a vida uma eterna brincadeira. Algumas crianças, por condições de vida ou situações variáveis, confrontam esses perigos mais cedo, sendo assim retirados da fase inocente da vida: A Infância. O fato de uma criança também não possuir condições físicas que permitam-lhe confrontar os adultos, apenas agravam a situação para aquelas que são retiradas da Infância, embora melhorem a situação daquelas que têm infância, já que seu aspecto frágil causa, na maioria das vezes, uma certa tendência de conseguir proteção dos mais velhos.
A adolescência é a fase intermediária entre a fase da infância e a fase adulta. Essa fase tem início aos 12 anos e término aos 21 anos de idade. É tida por muito psicólogos como uma fase confusa, pois o adolescente não é mais criança, mas ainda não é um adulto. Nessa fase a pessoa busca se auto-afirmar no mundo, encontrar sua posição e tecer seus conceitos. O adolescente passa por uma fase de mudança fisiológica e psicológica, sendo incomum possuir várias dúvidas quanto à sociedade, a vida e a si mesmo. É nesse período que eles mais se apegam a grupos de amigos, influenciando e sendo influenciados por eles. Justamente por ser uma fase de auto-afirmação, em que se tenta conhecer um pouco mais dos estilos de vida existente, em que se questiona os modelos tradicionais, em que se duvida de tudo, é comum haver muitos casos de revolta, depressão e fuga por parte do adolescente. Embora seja realmente a fase mais confusa, é tida como a melhor da vida de uma pessoa. Não é incomum que se escute um adulto falar saudosamente de sua adolescência. Isso se deve a justamente por ser a última fase em que ainda pode-se fazer coisas sem o peso da responsabilidade, como costuma ser na fase adulta. Obviamente há exceções, mas ainda assim a adolescência é mencionada por tais exceções. O adolescente é visto pela maioria dos adultos como uma criança crescida e muitas vezes rebelde, sem noção do que ocorre no mundo.
Crianças e adolescentes, ainda são, pelos mais otimistas, a Esperança do Mundo. Por isso, muitos adultos buscam serem compreensíveis com eles para poder mostrar melhor aos caminhos a serem seguidos na longa caminhada da vida. Esperam que se a criança e o adolescente têm uma boa noção do que é certo e errado poderão fazer suas escolhas com sabedoria, tornando-se futuramente não somente adultos responsáveis, mas adultos conscientes.

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