Um sistema ideal

Fiz faculdade de Física por 2 anos. Durante esse tempo, percebi que a Física não é a realidade. A “Física” em si, não são as “leis da natureza”, como pensamos normalmente.
A Física apenas tenta descrever essas leis. As leis da Física são modelos.
E “modelos” nada mais são que simplificações da realidade.
Assim, as leis da Física são simplificações da realidade, escritas de forma que sejam suficientemente precisas para o seu fim, descrever o ambiente estudado.
Assim, a física Newtoniana que aprendemos no colégio não é a melhor para estudarmos partículas, ou objetos em altas velocidades. Mesmo assim, ela continua sendo ensinada, pois tem modelos que descrevem com boa precisão o mundo no qual vivemos.
No caso do RPG, acho que é a mesma coisa.
Eu entendo que os sistemas são melhores dependendo da sua finalidade. I.e., do estilo de jogo de cada grupo e/ou aventura.
Então, antes de dizer que esse modelo é melhor que aquele, melhor perguntar quais são as suas necessidades.
Essa é a razão pela qual não consigo mais defender que “um sistema de jogo é melhor que o outro” e me afasto de discussões como “a edição anterior era muito melhor”, ou que “machos de verdade não jogam isso”.
É interessante reparar que cada grupo tem suas próprias necessidades.
Acho que é por isso que não conheço um grupo de jogo que não tenha suas próprias adaptações às regras do sistema, criando, ignorando ou alterando alguma coisa do material oficial das editoras.
Se você não faz, sugiro que passe a fazer!
Customize! Destrua, crie e reconstrua!
Comece alterando o próprio sistema com o qual você joga. Se não for suficiente, crie o seu próprio modelo!
Uma das coisas mais bacanas que aconteceram recentemente foi ver que algumas regras caseiras do meu antigo grupo acabaram, coincidentemente, entrando na nova edição do GURPS (fadiga=HT e pontos de vida=ST).
Então, acho que o sistema ideal, afinal, não é aquele que melhor descreva ações reais, heróicas ou cinematográficas, mas aquele que, durante umas 4 horas, possa divertir meia dúzia de pessoas ao redor de uma mesa.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Heitor Moraes disse:

    Essa regra do GURPS é bem antiguinha.
    Se não me engano foi oficializada como regra alternativa no GURPS Compendium II.

  2. Alexandre disse:

    Sim, você está certo. Foi em um dos compendiuns onde ví a regra opcional pela primeira vez.
    O detalhe é que já usávamos ST nos pontos de vida antes desses suplementos.

Deixe uma resposta