Planejando uma História

Já que meu jogo de M&M não foi para frente (muito por culpa minha, admito), resolvi tentar uma proposta mais simples. No lugar de um what if de um cenário com o qual parte dos jogadores jamais teve contato (o que tira boa parte da graça de qualquer what if), resolvi fazer uma minissérie no cenário normal.
E ao criar a estrutura da história que o grupo irá protagonizar me lembrei das minhas aulas de redação da quinta série. Acho que isso pode dar uma boa orientação para os mestres (independente do sistema).

Estrutura

Acho que todos aqui que já passaram pela quinta série (ou ao menos pelo primeiro grau) aprenderam que toda redação normalmente tem três partes: a Introdução, o Argumento e o Desfecho. O nome pode mudar, mas a idéia quase sempre é a mesma.
Primeiro você prepara o leitor e dá a ele uma noção sobre o assunto. Depois você discorre a respeito do tema e mostra seus argumentos. E por fim você fecha tudo fazendo a ligação entre os argumentos que apresentou e o que disse na introdução, ressaltando a importância dos seus argumentos em um tema tão relevante (seja qual for).
Levando para o RPG: a definição prévia de uma estrutura pode ajudar bastante na hora de criar e também quando for mestrar a história (ou o arco de histórias). A redação mais básica, assim como a história, tem um começo, um meio e um fim. Suas histórias não precisam seguir isso, mas este modelo de raciocínio pode ser uma boa muleta enquanto a criação e manutenção de histórias não é algo que vem naturalmente para você.
Por exemplo: uma aventura na qual um grupo de nazistas ocultistas dissidentes seqüestra super-seres para usar sua essência para alimentar um aparato que traria para a Terra uma entidade adormecida feita de puro mal. Ao aplicarmos a estrutura: um grupo de nazistas ocultistas dissidentes seqüestra super-seres (introdução) para usar sua essência para alimentar um aparato que traria para a Terra uma entidade adormecida feita de puro mal (argumento). O desfecho seria eles impedirem ou não o plano de acontecer.
Eu ia escrever tudo de uma vez só, mas como já demorei bastante aqui, na próxima eu vou tentar prestar maior atenção à Introdução e depois sigo com as outras etapas.

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta