Armadilhas
Você pode ler tudo a respeito da postura da 4ª Edição em relação às armadilhas neste artigo do site oficial. O artigo em questão diz que “Nós achamos que o encontro ideal consiste em alguns dos PCs lutando com monstros enquanto outros lidam com uma armadilha ou risco similar” e ele menciona que agora as armadilhas são tratadas como um monstro (ou grupo de monstros, para armadilhas com componentes diferentes). O sistema de Armadilhas de Encontro do Secrets of Xen’drik é uma influência aqui: “tratando uma armadilha como um grupo de monstros com diferentes componentes operando com diferentes valores de iniciativa…”
O artigo também aborda a questão de “quem quer fazer uma interminável série de testes de Procurar, muitos sem necessidade?”, dando ênfase na decisão de assumir que os PCs estão procurando o tempo todo, e que as CDs [estáticas] das armadilhas são comparadas com os valores [estáticos] de Percepção dos PCs, quando apropriado. Também é digno de nota que “perícias como Arcana, Dungeoneering, ou até mesmo Nature, poderão das ao PC a habilidade de perceber a existência de uma armadilha, descobrir como ela funciona, ou até mesmo bolar uma forma de anulá-la”.
Também é digno de nota a primeira menção de duas perícias: Thievery {Ladinagem, Crime?} e Acrobatics {Acrobacia}.
Fonte: EnWorld.org
Parece interessante
Eu gostei muito das encounter traps do Secrets of Xen’drik, uso sempre quando vou preparar os combates finais de uma aventura ou dungeon. Fico feliz que elas se tornem um pouco o default da 4ª edição : )
Até antevejo os talentos: Inimigo favorito: Armadilha de fosso de cravos.
Fala CF!
Bom, eu mesmo já não ficava rolando dados pra Observar, Ouvir e procurar há MUITO tempo. Nas minhas mesas eu usava a regras do Escolher 10 o tempo todo e se o fulano suspeitasse de algo ele podia me pedir pra eu rolar o dado atrás do screen quantas vezes ele quisesse (a parada e o atraso que isso causava em off simulava o mesmo sopetão do on). Nesse ponto, a 4E só vai me ajudar se tiver regras mais hábeis pra isso.
Na parte dos encontros com armadilhas, é como eu disse no Área Cinza, eu j´incrementava nessa parte tb! Misturava Monstros, Armadilhas, Perigos do Terreno, do Clima e objetivos diversos (diferentes de “mate os monstros” e “pegue o tesouro”) nos meus encontros pra criar cenas memoráveis de ação fantástica nas minhas, portanto, there you go!
Eu devo ser MUITO fanboy… Estou VERDE pela nova edição! =]