Financiamento coletivo do 13ª Era teve início hoje

Hoje, por volta de 00h03, a Editora New Order começou a campanha do financiamento coletivo do 13ª Era. Conforme informamos recentemente, o jogo já teve um quickstart lançado em PDF, […]

Hoje, por volta de 00h03, a Editora New Order começou a campanha do financiamento coletivo do 13ª Era. Conforme informamos recentemente, o jogo já teve um quickstart lançado em PDF, para quem queira conferir e conhecer um pouco deste jogo sensacional. Até esta tarde o financiamento já ultrapassou 10% de sua meta. Ele encerrará a arrecadação de contribuições no dia 05 de Setembro. E há níveis de colaborações que trazem descontos bem legais para quem participou dos financiamentos do Yggdrasil e/ou do Numenera.

Para quem não conhece o 13ª Era, ele é uma variação do Sistema d20 lançada em Agosto de 2013, pela Pelgrane Press, que foi refeita para funcionar de uma forma mais simples e abstrata, apesar de reter ainda o sistema de classes e níveis com o qual muitos estão familiarizados. Sua criação foi encabeçada por Rob Heinsoo e Jonathan Tweed, ambos ex-funcionários da Wizards of the Coast já versados no desenvolvimento de material para o D&D (sendo que Jonathan Tweed também é um dos principais designers do clássico Ars Magica) e o jogo recebeu o prêmio ENnie de Prata de 2014 na categoria Melhor Regras, justamente por inovar em sua forma de integrar as capacidades dos personagens com o histórico deles e as características do cenário (seja ele qual for). Tudo isso mantendo uma forma leve e abstrata de lidar com os elementos do jogo.

Enfim, é um jogo muito bem feito, cuja leitura do livro básico é bastante envolvente. Eu já estava torcendo por ele vir logo para o Brasil desde o ano passado, quando o conheci. Com certeza ele dará uma renovada necessária no campo dos jogos de fantasia, afastando-se do já desgastado modelo de administração de recursos e mensuração excessivamente granular dos elementos, mas mantendo a robustez do sistema necessária para não deixar o mestre boiando demais.

Sobre CF

Carlos Frederico “CF” é formado em Publicidade e atualmente estuda Direito sob a alegação de que cansou de ser advogado de regras e agora quer virar juiz. Ele já escreveu umas coisas por aí para revistas, livros e sites de RPG.