Um algoritmo de inteligência artificial consegue escrever um gancho de aventura de RPG?

Em Agosto de 2022 fiz a primeira tentativa de treinar um algoritmo de aprendizado de máquina para escrever ganchos de aventura pra mim, e o motivo é que as vezes fico sem ideias e isso ia ser uma mão na roda. Escolhi um algoritmo para treinar, um GAN (generative adversarial networks, ou rede adversária generativa). Resumindo bem porcamente, são duas redes neurais competindo, uma cria algo e a outra tenta saber se aquilo é tão bom quanto os exemplos que foram usados durante o aprendizado.

O problema é que, no geral, algoritmos de aprendizados de máquina precisam de uma quantidade de dados equivalente a complexidade da tarefa. Principalmente se o usuário for treinar um desses algoritmos do zero. Que foi o meu caso. Admito que eu poderia ter sido mais esperto e usado um algoritmo que já constrói textos e ajustado para a tarefa de criar ganchos de aventuras de RPG.

Para alimentar o algoritmo, usei os ganchos de aventura do Valkaria – Cidade Sob a Deusa, o suplemento de Tormenta RPG (um dos meus favoritos), digitei os 101 ganchos, organizei e treinei o algoritmo. O resultado foi bem decepcionante, mas era o esperado. Levando em consideração que 101 é uma quantidade pequena de exemplos para treinar um gerador de texto do zero, até que o algoritmo se saiu bem. Por exemplo:

O algoritmo tinha que criar a partir de “o grupo…”: seaguim sua parecem des jevem que algum esco ara atitar a ricantas atratar comida os pjs — astanata descobrimas que algum esco ara atitar a ricantas.

Executei o algoritmo mais duas vezes os resultados foram:

O segundo texto, ele tinha que completar a partir da frase “o grupo de aventureiros ” aí ela gerou: desáós um verdade alblho na vivinhade o predentem saguar de uma irmandade.

O terceiro texto foi para completar a partir de “Um burguês”: pede se uma irmandado ela diz ciminosos destes os tastos rauimar sagrado hom uma grande mansitas a ritantas que arganto malidio éo padeces um parconta.

Apesar de poucos dados, é possível tentar encontrar algum sentido nas palavras, pensei que com mais ganchos de aventura o resultado seria melhor. Então, traduzi os ganchos para inglês e consegui mais textos (por volta de 300) para alimentar o algoritmo. E o resultado foi:

O algoritmo deveria completar a partir de “the crew…”: the logang but is a family sambing istomal form of a shuring in of a lamils loving the logang but is a family sambing istomal form of a shuring in of.

Percebi que mesmo aumentando em quase quatro vezes a quantidade de dados não foi suficiente para o algoritmo criar uma frase com sentido em inglês com 150 caracteres (limite que impus). Como precisaria de mais dados, e pretendia fazer uma nova tentativa com aproximadamente mil frases, o projeto ficou de lado por falta de tempo. Até que o ChatGPT ganhou a internet.

O ChatGPT é um Large Language Model (LLM), ou seja, é um algoritmo de aprendizagem profunda (deep learning), que foi treinado com uma quantidade gigantesca de dados, por um bom tempo, e foi refinado até chegar no ponto de ser capaz de ler, resumir, traduzir e criar textos com uma escrita semelhante a forma como seres humanos escrevem.

Robô sobre uma folha de papel segurando um lápis.

Essa imagem foi gerada pelo Craiyon (Formerly DALL-E Mini).

E após ver algumas “criações” do Chat GPT e tentei a sorte com ganchos de aventura na língua inglesa e os resultados foram muito bons. Primeiro pedi para criar um gancho de aventura para um mundo de fantasia espacial.

In the far reaches of the galaxy, a powerful ancient civilization known as the Progenitors ruled over countless planets with their advanced technology and psychic abilities. However, a great catastrophe befell them and their civilization crumbled, leaving behind only ruins and artifacts of their incredible power.

The players are members of a rag-tag crew aboard a spaceship, trying to survive and make a name for themselves in this dangerous world filled with spacefaring factions and creatures. They receive a lead about a lost Progenitor city on a remote planet that could hold valuable technology and treasures. But they’re not the only ones after it, as rival factions and rogue elements also seek to uncover the secrets of the city.

As the players embark on their journey, they discover that the planet is home to various alien species, some of whom are willing to trade and some of whom are hostile. They also encounter strange phenomena and challenges, such as psychic storms and malfunctioning Progenitor technology. As they delve deeper into the lost city, they uncover clues about the fate of the Progenitors and the true nature of the catastrophe that doomed them.

The players must navigate these challenges, make alliances and enemies, and ultimately decide the fate of the lost Progenitor city and possibly the entire galaxy.

Tradução (pelo Google Tradutor):

Nos confins da galáxia, uma poderosa civilização antiga conhecida como Progenitors governava incontáveis planetas com sua tecnologia avançada e habilidades psíquicas. No entanto, uma grande catástrofe se abateu sobre eles e sua civilização desmoronou, deixando para trás apenas ruínas e artefatos de seu incrível poder.

Os jogadores são membros de uma tripulação maltrapilha a bordo de uma nave espacial, tentando sobreviver e fazer seu nome neste mundo perigoso cheio de facções e criaturas espaciais. Eles recebem uma pista sobre uma cidade Progenitor perdida em um planeta remoto que pode conter tecnologia e tesouros valiosos. Mas eles não são os únicos atrás dela, já que facções rivais e elementos desonestos também procuram descobrir os segredos da cidade.

À medida que os jogadores embarcam em sua jornada, eles descobrem que o planeta é o lar de várias espécies exóticas, algumas das quais estão dispostas a negociar e outras são hostis. Eles também encontram fenômenos e desafios estranhos, como tempestades psíquicas e tecnologia Progenitor com defeito. À medida que se aprofundam na cidade perdida, eles descobrem pistas sobre o destino dos Progenitores e a verdadeira natureza da catástrofe que os condenou.

Os jogadores devem enfrentar esses desafios, fazer alianças e inimigos e, finalmente, decidir o destino da cidade perdida do Progenitor e possivelmente de toda a galáxia.

Também pedi para o ChatGPT criar um gancho de aventura para um mundo de fantasia clássico:

The adventure begins with the players, who are all members of a small village, discovering that a powerful artifact has been stolen from the local temple. The artifact is said to have the power to control the elements and whoever possesses it holds great power. The village elders task the players with retrieving the artifact and bringing it back to the temple.

As the players set out on their journey, they soon realize that they are not the only ones searching for the artifact. A powerful sorcerer and his minions have also set out to find it, and will stop at nothing to get their hands on it. The players must navigate treacherous mountains, dark forests, and treacherous swamps as they search for the artifact.

Along the way, the players encounter a variety of creatures and NPCs, some friendly and some hostile. They may also discover ancient ruins and forgotten tombs that hold valuable treasures and clues about the artifact’s whereabouts.

As the players get closer to finding the artifact, they learn that the sorcerer and his minions are also closing in on it. The players must race against time to find the artifact before it falls into the wrong hands.

The final showdown takes place in an ancient temple deep within a mountain. The players must fight their way through hordes of the sorcerer’s minions and finally face the sorcerer himself in a epic battle to decide the fate of the artifact and the village.

The adventure ends with the players returning the artifact to the temple and receiving the gratitude of the village elders and the people. The players may also be rewarded with treasures and other rewards for their successful quest.

Tradução (pelo Google Tradutor):

A aventura começa com os jogadores, todos membros de uma pequena vila, descobrindo que um poderoso artefato foi roubado do templo local. Diz-se que o artefato tem o poder de controlar os elementos e quem o possui possui grande poder. Os anciãos da aldeia incumbem os jogadores de recuperar o artefato e trazê-lo de volta ao templo.

Conforme os jogadores partem em sua jornada, eles logo percebem que não são os únicos procurando pelo artefato. Um feiticeiro poderoso e seus asseclas também partiram para encontrá-lo e não vão parar até colocar as mãos nele. Os jogadores devem navegar por montanhas traiçoeiras, florestas escuras e pântanos traiçoeiros enquanto procuram o artefato.

Ao longo do caminho, os jogadores encontram uma variedade de criaturas e NPCs, alguns amigáveis e outros hostis. Eles também podem descobrir ruínas antigas e tumbas esquecidas que guardam tesouros valiosos e pistas sobre o paradeiro do artefato.

À medida que os jogadores se aproximam de encontrar o artefato, eles descobrem que o feiticeiro e seus lacaios também estão se aproximando dele. Os jogadores devem correr contra o tempo para encontrar o artefato antes que ele caia em mãos erradas.

O confronto final ocorre em um antigo templo nas profundezas de uma montanha. Os jogadores devem abrir caminho através de hordas de lacaios do feiticeiro e, finalmente, enfrentar o próprio feiticeiro em uma batalha épica para decidir o destino do artefato e da vila.

A aventura termina com os jogadores devolvendo o artefato ao templo e recebendo a gratidão dos anciãos da vila e do povo. Os jogadores também podem ser recompensados com tesouros e outras recompensas por sua busca bem-sucedida.

Uma aventura em um mundo cyberpunk:

The adventure begins in a sprawling metropolis, where the players are all members of a small hacking group. They receive a message from an anonymous source, offering them a large sum of money to infiltrate the headquarters of a powerful corporation. The corporation is rumored to be working on a secret project that could change the balance of power in the city.

As the players begin their mission, they soon realize that the corporation has tight security measures in place, including advanced surveillance systems and heavily armed guards. The players must use their hacking skills and creativity to bypass these defenses and gain access to the corporation’s headquarters.

As the players delve deeper into the corporation’s network, they discover that the secret project is a new type of artificial intelligence with the potential to revolutionize the world. The players must navigate the complex network of the corporation, avoiding detection and evading security while collecting information.

As they get closer to their goal, the players learn that the corporation is aware of their intrusion and is taking steps to stop them. The players must race against time to gather all the information they need before the corporation can shut down their operation.

The final showdown takes place inside the corporation’s headquarters, where the players must fight their way through security forces and hack their way into the mainframe to access the information they need. The players must then decide whether to destroy the AI or use it for their own gain.

The adventure ends with the players either leaving the city with their information and money, or using their new-found power to shape the future of the city. Whatever their choice, the players will be forever changed by the experience and have to live with the consequences of their actions.

Tradução (com Google Tradutor):

A aventura começa em uma metrópole em expansão, onde os jogadores são todos membros de um pequeno grupo de hackers. Eles recebem uma mensagem de uma fonte anônima, oferecendo-lhes uma grande quantia em dinheiro para se infiltrarem na sede de uma poderosa corporação. Há rumores de que a corporação está trabalhando em um projeto secreto que pode mudar o equilíbrio de poder na cidade.

Conforme os jogadores começam sua missão, eles logo percebem que a corporação possui medidas de segurança rígidas, incluindo sistemas avançados de vigilância e guardas fortemente armados. Os jogadores devem usar suas habilidades de hackers e criatividade para contornar essas defesas e obter acesso à sede da corporação.

Conforme os jogadores se aprofundam na rede da corporação, eles descobrem que o projeto secreto é um novo tipo de inteligência artificial com potencial para revolucionar o mundo. Os jogadores devem navegar pela complexa rede da corporação, evitando a detecção e burlando a segurança enquanto coletam informações.

À medida que se aproximam de seu objetivo, os jogadores descobrem que a corporação está ciente de sua invasão e está tomando medidas para detê-los. Os jogadores devem correr contra o tempo para reunir todas as informações de que precisam antes que a corporação possa encerrar sua operação.

O confronto final ocorre dentro da sede da corporação, onde os jogadores devem abrir caminho através das forças de segurança e invadir o mainframe para acessar as informações de que precisam. Os jogadores devem então decidir se irão destruir a IA ou usá-la para seu próprio ganho.

A aventura termina com os jogadores deixando a cidade com suas informações e dinheiro ou usando seu novo poder para moldar o futuro da cidade. Seja qual for sua escolha, os jogadores serão mudados para sempre pela experiência e terão que viver com as consequências de suas ações.

E uma aventura em um mundo com Super Heróis:

The adventure begins with the players all discovering that they have gained extraordinary powers and abilities. They soon learn that a powerful villain, known as the Mastermind, has surfaced and is planning to take over the city. The players, as newly minted heroes, are tasked with stopping the Mastermind and saving the city.

As the players set out to gather information and track down the Mastermind, they soon realize that the villain has a vast network of followers and henchmen. The players must use their powers and abilities to fight off the Mastermind’s minions, while trying to uncover the villain’s true identity and plans.

As the players get closer to the Mastermind, they discover that the villain has a powerful weapon, capable of destroying the city. The players must race against time to find and disable the weapon before it can be used.

The final showdown takes place in a high-security facility where the Mastermind and his inner circle are hiding. The players must fight their way through the Mastermind’s henchmen, and finally face the Mastermind himself in a epic battle to decide the fate of the city.

The adventure ends with the players successfully stopping the Mastermind and saving the city. The players may also be rewarded with recognition and gratitude from the city’s citizens and possibly other heroes.

Tradução (com Google Tradutor):

A aventura começa com todos os jogadores descobrindo que ganharam poderes e habilidades extraordinárias. Eles logo descobrem que um vilão poderoso, conhecido como Mastermind, surgiu e planeja dominar a cidade. Os jogadores, como heróis recém-formados, têm a tarefa de parar o Mastermind e salvar a cidade.

Conforme os jogadores começam a coletar informações e rastrear o Mastermind, eles logo percebem que o vilão tem uma vasta rede de seguidores e capangas. Os jogadores devem usar seus poderes e habilidades para lutar contra os lacaios do Mastermind, enquanto tentam descobrir a verdadeira identidade e os planos do vilão.

Conforme os jogadores se aproximam do Mastermind, descobrem que o vilão possui uma arma poderosa, capaz de destruir a cidade. Os jogadores devem correr contra o tempo para encontrar e desativar a arma antes que ela possa ser usada.

O confronto final ocorre em uma instalação de alta segurança onde o Mastermind e seu círculo íntimo estão escondidos. Os jogadores devem lutar contra os capangas do Mastermind e, finalmente, enfrentar o próprio Mastermind em uma batalha épica para decidir o destino da cidade.

A aventura termina com os jogadores parando o Mastermind com sucesso e salvando a cidade. Os jogadores também podem ser recompensados com reconhecimento e gratidão dos cidadãos da cidade e possivelmente de outros heróis.

Achei curioso que, apesar da roupagem diferenciada, cada uma das aventuras consiste em roubar, ou resgatar, ou encontrar algum artefato antes do vilão. O que não deixa de ser próximo a realidade diversas aventuras que encontramos por aí. Imagino que se eu caprichasse mais na descrição do tipo de gancho de aventura que queria, o ChatGPT entregasse algo diferenciado, mas isso vou tentar depois. Por enquanto fiquei satisfeito com o resultado e quero ver se aproveito isso de alguma forma.

Preciso dizer também que estou atento às ressalvas, polêmicas, e etc, envolvendo algoritmos de inteligência artificial que “criam” textos e imagens. Trabalho com I.A. (Inteligência Artificial) há mais de uma década e não abordei nenhum desses temas na postagem porque não era esse o objetivo. Pedi para o ChatGPT “criar” esses ganchos de aventura só pela curiosidade de ver possíveis resultados, tem muita coisa que estou curioso sobre a ferramenta e pretendo pesquisar mais sobre ela em breve.

Respondendo a pergunta título da postagem, sim, é possível criar ganchos de aventuras utilizando um algoritmo I.A. Pode estar repetitivo por causa das palavras que usei no pedido, não forcei ainda para saber quão complexo podem ser os ganchos de aventura.

Quer saber mais sobre o ChatGPT? Se quiser uma introdução mais aprofundada recomendo o vídeo abaixo. Recomendo também o canal Nerdologia.

P.S.: não sei sobre usos de algoritmos de I.A. no RPG no Brasil ou em outros lugares do mundo, nunca pesquisei a respeito.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta