Samurai Doggy – uma história de vingança brutal

Samurai Doggy é o novo trabalho do roteirista Chris Tex e do ilustrador Santtos, dupla responsável pelo Blackout, do selo Start!, da JBC.

Samurai Doggy Vol.1 foi lançado de maneira independente, por financiamento coletivo na plataforma Catarse em Setembro de 2020, e recebi a HQ em Junho de 2022 em versão digital. A versão impressa chegou um pouco depois.
Apesar da aparente demora, todo o processo foi bastante detalhado por e-mail, durante 2020 e 2021, então não fiquei preocupado com o tempo porque tinha todo esse acompanhamento em todo o período.

Desde a campanha de financiamento o que me chamou bastante atenção foi a arte, funcionou pra despertar minha curiosidade pelo projeto. E adianto que valeu a pena.

Samurai Doggy - uma história de vingança brutal 1
Palhinha da arte do Samurai Doggy.

Mas sobre o que é Samurai Doggy? Sinopse oficial do projeto no Catarse:

Durante a Quarta Guerra do Sol, um pequeno cachorro chamado DOGGY viveu um trauma irreparável: sua mãe foi brutalmente assassinada e os seus oito irmãos, ainda filhotes, foram sequestrados por um homem misterioso. Na tentativa de salvá-los, Doggy lutou bravamente contra o terrível assassino. Mas todos os seus esforços foram em vão e ele foi dado como morto.

O que ninguém imaginava é que um urubu tecnológico que costumava comer os cadáveres da região seria aquele que resgataria o moribundo cachorro da foice da morte.

Anos se passam e Doggy está mais velho e calejado. Ele se tornou um cão de batalha e seu único objetivo é saciar a sua sede de vingança. Para isso, ele deve descobrir o paradeiro dos seus irmãos e derrotar o maior império de máquinas e rôbos que já existiu.

O universo de Samurai Doggy é fantástico e único, onde mistura elementos orientais, medievais, retrô-futurista, super-poderes e paisagens exóticas. Tem como referência clássicos como Zelda, Samurai Champloo, Final Fantasy e principalmente os artistas Moebius e Akira Toriyama.

O que eu achei do quadrinho?

O quadrinho é uma história de vingança num universo retrô-futurista com animais antropomórficos, e apesar da maioria dos inimigos do Doggy serem robôs, o quadrinho é bastante brutal. Principalmente nas primeiras e últimas páginas. As sequências de luta são incríveis, tem uma sequência de splash pages que é absurda de bonita. É capaz de ter sido pensada pra ser uma sequência em câmera lenta de uma animação ou filme live action. A arte é caprichada demais e o roteiro redondinho.

O universo em si me lembrou bastante o de Samurai Jack, tem um “misticismo” misturado com tecnologia de uma forma bem particular. Os personagens são cativantes, e o Doggy me lembrou muito o Koi de DBride, apesar do segundo aparentar ser mais malandro. O Rei, eu estou encucado com ele, é misterioso e parece saber bem mais do que demonstra.

Mostra um cachorro antropomórfico com segurando uma espada, vestindo uma capa e roupas desgastadas pelo tempo.

Doggy, o cachorro samurai

Um corvo robô, com a cabeça flutuante.

Rei, o corvo robô.

A história também tem algumas viradas clássicas que não deixam de surpreender. E termina com um bom gancho para o próximo volume, que espero que não demore muito. 

O mundo criado me deixou curioso pra conhecer suas diversas localidades e tentar entender como esse mundo chegou nesse ponto. Fiquei um pouco confuso com o começo do quadrinho tentando ligar os pontos até o momento em que o Doggy adulto aparece. Mas tenho a impressão que faz parte da proposta, entender o mundo aos poucos conforme os volumes forem saindo, e tem bastante pano pra manga.

Enfim, gostei muito do quadrinho e estou esperando ansiosamente pela sua continuação. Ao terminar de ler fiquei com o volume 1 de Kill Bill na cabeça, pode ser uma referência ou só coisa da minha cabeça que associou as duas obras. 

Sobre a colorização, achei que coube certinho com o estilo da arte, os balões estão encaixados certinho e não me atrapalhou na leitura, e achei o letreiramento e revisão caprichados. A equipe é talentosa. E a ilustração do mapa no final só me faz pensar numa adaptação pra RPG. 

Quantos aos brindes do financiamento, de acordo com meu nível de apoio, recebi o mapa impresso do mundo do com descrições dos principais lugares no verso, um book plate autografado (que precisa urgentemente ser emoldurado), uma arte impressa, marcadores de página, adesivos e um amuleto da coragem. Tudo caprichado. 

Imagem o book plate, marcadores de página e arte impressa do Samurai Doggy.

A arte impressa, marcadores e book plate.

Saquinho de tecido com alça, e um bordado que representa uma cabeça de cachorro vista de frente.

O amuleto da coragem.

Recomendo demais a obra e se você perdeu o financiamento ainda dá pra comprar no site do projeto, na Amazon na versão digital (em inglês), e também adquirir a trilha sonora feita para o quadrinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. CHRISTIANO APARECIDO TEIXEIRA disse:

    Adorei o Review!

    Muito Obrigado por tudo =)

Deixe uma resposta