Ranking RPGista de Blogs – Abril de 2019

Muitos blogs, um só hobby! Confira o Ranking RPGista do mês e descubra quais são os blogs de RPG mais acessados do país! Abril chegou, e o Ranking nunca esteve tão competitivo, com a inclusão de vários novos blogs de peso. Partiu ranquear?


Este mês temos oito blogs estreantes: Acerto Crítico Alpha, Casa Velha Roleplaying, Café com Dungeon, Covil (do parça CF, como escapou?), Orbe dos Dragões, Pensando D&D, RPG Next, e Templo da Deusa Bêbada. Dado o volume de baixas no Ranking de Março, eu fiz um esforço na busca de novos blogs.

Também tivemos o retorno dos blogs Grupo D30 RPG e Teatro de Mesa, que mês passado estavam fora do ar.

Mistério resolvido

No Ranking passado destaquei o estranho fato de alguns blogs populares estarem sem estimativa de tráfego. Resumindo o que descobri: ocorreu uma mudança no Blogspot, afetando TODOS os blogs com final “blogspot.com.br”. O problema já foi contornado e muitos destes blogs voltaram com tudo este mês!

Para quem interessar, há uma explicação mais detalhada no final deste artigo.

Sempre Bom Lembrar

Se você possui ou conhece um blog que não esteja listado aqui — e cumpra as regras para participar do Ranking — basta pedir para adicioná-lo nos comentários e ele será incluído na listagem mês que vem. As regras estão no artigo de estréia do Ranking RPGista (janeiro de 2018).

Top 20

Este mês tivemos um Top 20 acirrado, com a chegada de novos blogs e o retorno de velhos conhecidos.

1. Rede RPG: Com um traffic ranking nacional de 12.291 (-1.420 posições em relação à março), a Rede se mantém firme na liderança, com uma boa distância em relação ao 2º colocado. Destaque para a série de artigos Jogando com Classe, com builds para D&D. Ranking anterior: 1º. Categorias: miscelânea, D&D.

2. Confraria de Arton: Resolvido o problema entre o Blogspot e nosso ranking, o blog do João Brasil se revelou como o 2º mais acessado do país, com um traffic ranking nacional de 28.852 (estava sem traffic ranking em março). A Confraria tem publicado de forma massiva e quase diária (41 artigos em março), entre notícias, curiosidades, traduções e material de jogo próprio, especialmente para Pathfinder, Starfinder e Mutantes & Malfeitores. Ranking anterior: 39º. Categorias: miscelânea, M&M.

3. Mundo Tentacular: O blog dedicado a obra de Lovecraft conquistou a 3ª posição,com um traffic ranking nacional de 32.652 (estava sem TR em março), mostrando a força dos mythos em nossa cena. Assim como a Confraria de Arton e outros blogs do Blogspot, seus acessos não estavam sendo contados mês passado. Ranking anterior: 39º. Categorias: Cthulhu, horror.

4. RPG Next: Estreando no Ranking com o pé na porta, os caras do RPG Next tiveram um traffic ranking nacional de 33.223. Este é um blog 100% dedicado ao podcasting de D&D 5E e GURPS 4E; trazendo dicas, discussões de regras, e campanhas. Ranking anterior: não tem. Categorias: podcast, D&D, GURPS.

5. Mundos Colidem: Mês passado eu relatei como a galera de Natal-RN estava produtiva, em quantidade e qualidade. Este mês eles colheram os frutos, chegando ao Top 5 com um traffic ranking nacional de 33.899 (ganhou TR nacional). O destaque vai para o lançamento de Nova Amsterdã, um RPG de horror lovecraftiano no Nordeste holandês do séc. XVII. Ranking anterior: 17º. Categorias: coletivo de RPG, regional, miscelânea, Fate.

6. Jambô Editora: A editora gaúcha sofreu uma queda este mês, com um traffic ranking nacional de 35.547 (-20.212 posições em relação ao mês passado). Em março, o blog se limitou a publicar os podcasts da Dragão Brasil, deixando todos ansiosos pela revelação do cronograma de lançamentos e comemorações dos 20 anos de Tormenta. Ranking anterior: 2º. Categorias: editora, fórum, loja, 3D&T, Tormenta.

7. RPGista: Continuamos estáveis, com um traffic ranking nacional de 37.166 (+5.005 posições). Isto é um alívio, visto que o blog passou por problemas técnicos nos últimos meses. Destaque para a republicação e atualização de A history of the Brazilian RPG Scene, um artigo clássico do Nume Finório. Ranking anterior: 6º. Categorias: miscelânea, Tormenta, 3D&T.

8. Orbe dos Dragões: Outro estreante que chegou causando, e que curiosamente, também é focado em D&D 5E e GURPS 4E! O blog conta com vários relatos de campanha e muito material de jogo — como a série de Escolas de Magia para GURPS. Ranking anterior: não tem. Categorias: miscelânea, D&D, GURPS.

9. Joga o D20: Este é um popular blog de D&D 5E, que já esteve no Top 20 em fevereiro de 2018. Agora eles retornam triunfantes, com um traffic ranking nacional de 42.201 (ganhou TR nacional). Confira a lista atualizada com todos os arquétipos e raças pra D&D 5E. Outro blog que havia sido afetado pelo problema com Blogspot. Ranking anterior: 39º. Categorias: D&D, Old Dragon, notícias.

10. Nitro Dungeon: Depois de abocanhar o Top 5 mês passado, Tio Nitro volta a sua posição habitual entorno da 10ª casa, com um traffic ranking nacional de 46.082 (-4.538 posições). Me interessei pelo vídeo de “A Relíquia do Vale do Trovão” (aventura para Old Dragon), que eu também estou mestrando para meu grupo. Ranking anterior: 5º. Categorias: pessoal, Old Dragon, dicas, literatura.

11. Grupo D30 RPG: O coletivo de RPG de Brasília retornam com tudo este mês, obtendo um traffic ranking de 49.574. Sua melhor posição desde maio de 2018 (quando obtiveram a 17ª posição). D30 RPG e Mundos Colidem são bons exemplos da força e contribuição dos coletivos para com o hobby, seja organizando eventos locais, seja produzindo conteúdo nas redes. Ranking anterior: não tem. Categorias: coletivo de RPG, regional.

12. Mais de Mil Dados: Focado em produzir material para 3D&T, Tormenta RPG / Império de Jade. PH e companhia tiveram um traffic ranking de 50.139 (ganhou TR nacional). Aguardo ansiosamente o retorno do diário de campanha The Legend of Zelda: Breath of the Wild, para 3D&T, com MUITO material de jogo! Ranking anterior: 39º. Categorias: grupo de RPG, 3D&T, Tormenta.

13. Livro dos Espelhos: O blog de Storyteller obteve um traffic ranking nacional de 51.799 (+22.265 posições), mantendo sua posição na 13ª casa. Após um período de atividade no ano passado, o blog parece que voltou a hibernar. Eva deve estar atarefada com os projetos da Aster Editora. Ranking anterior: 13º. Categorias: miscelânea, WoD, CoD.

14. Pontos de Experiência: Diogo Nogueira se mantém no Top 20 com um traffic ranking nacional de 67.720 (-24.856 posições). No começo de abril, o autor OSR lançou Perdidos no Mundo da Fantasia – Panfleto RPG inspirado por Caverna do Dragão, que pode se adquirido no Dungeonist. Ranking anterior: 7º. Categorias: pessoal, OSR, EA&FS.

15. Aventureiros dos Reinos: Este mês, os aventureiros obtiveram um traffic ranking de 68.095 (ganhou TR nacional). Os caras continuam trazendo traduções de material do Forgotten Realms, além de dicas e material autoral. O destaque vai para Isca de Tubarão, uma série de encontros contra os sahuagin e seus bichinhos. Ranking anterior: 19º. Categoria: D&D, traduções.

16. O Velhinho do RPG: André vem trazendo coisas interessantes, como o artigo com ideias sobre como iniciar uma campanha em Game of Thrones RPG a partir do final da série de TV. Este mês o velhinho obteve um traffic ranking nacional de 75.278 (-13.104 posições). Ranking anterior: 11º. Categorias: pessoal, ensino, WoD.

17. Rolando 20: O tradicional blog de D&D continua em baixa atividade, mas se mantém firme no Top 20, graças ao seu acervo e base fiel de leitores. Ranking anterior: 8º. Categorias: D&D.

18. Pensando D&D: Mais uma novidade no Top 20, criado por Leonardo Schabbach, este blog é bem multimídia, com canal do youtube (Mundos Fantásticos), podcasts (Pensando RPG) e artigos. Blog focado em D&D, mas com dicas de RPG em geral. Ranking anterior: não tem. Categorias: D&D, youtube, podcasts, dicas.

19. Epic Kingdom: Depois de um tempo meio parados, o blog focado em D&D parece estar retomando as atividades. Edu Trevisan e Yuri Sugata obtiveram um traffic ranking nacional de 96.720 (-40.203 posições), e apesar da queda, conseguiram se segurar no Top 20. Ranking anterior: 9º. Categorias: D&D, Old Dragon.

20. Redbox: É com certo espanto que vemos a queda da Redbox, que mês passado estava no Top 5, e hoje quase cai do Top 20! O blog da editora não publica nenhum artigo desde fevereiro, e a pré-venda do Legião não foi o bastante para evitar a queda, terminando com um traffic ranking internacional de 913.894. Ranking anterior 3º. Categorias: editora, loja, Old Dragon.

Ranking RPGista de Blogs - Abril de 2019 1
Rede RPG líder, mas a disputa pelas demais posições foi acirrada.

Análise do Top 20

Este é sem dúvida o Top 20 mais disputado que já vi! Tanto pelo retorno dos blogs hospedados na blogspot, quanto pela chegada de novos blogs. Exceto pela 1ª posição, onde a Rede RPG se mantém firme, a disputa nos diferentes estratos do Top 20 foi bastante acirrada.

Tivemos a entrada de oito blogs no Ranking este mês. Destes, vale ressaltar a popularidade do Confraria de Arton (2º) e do Mundo Tentacular (3º), que só estavam de fora do Ranking por conta de um problema técnico com o Blogspot.

Outro evento interessante foi a estréia de RPG Next (4º), Orbe dos Dragões (8º), e Pensando D&D (18º). Estes três blogs são focados em D&D, e dois deles focados em podcasting: uma não-tão-nova tendência. Contando estes três novatos, tivemos no Top 20 nada menos que nove blogs relacionados — em maior ou menor grau — com D&D. Ainda é cedo para apontar para uma nova hegemonia de D&D no país, mas o hype com certeza está nas alturas!

Na outra mão, tivemos a saída do Crônicas RPG (15º mês passado) do Top 20 e do Ranking RPGista deste mês. O blog — focado no sistema homônimo — não possui novas publicações há mais de 12 meses, sendo considerado “inativo” pelas regras do Ranking.

Os demais sete blogs que caíram encontram-se entre a 21ª e 28ª posições, e podem retornar ao Top 20 qualquer momento. Inclusive, diversos deles vivem fazendo isso, como o RPG News e a Pensamento Coletivo.

Série B

Este mês tivemos 85 blogs no Ranking, com 68 deles tendo traffic ranking na Alexa.

Os sete blogs que caíram do Top 20 jogaram para trás vários blogs que antes estavam na boca do Top 20. Minha esperança é que a disputa nesta zona se intensifique, e com sorte voltemos a ter blogs com traffic ranking nacional na Série B.

Abaixo segue a lista dos blogs entre a 21ª e 68ª posição. Todos com traffic ranking internacional.

66

    • (↑ TR!)

. Cronistas das Trevas

    • (CoD).

TR 12.227.580 (ganhou TR)

Ranking RPGista de Blogs - Abril de 2019 2

69ª posição (blogs sem traffic ranking)

Este mês tivemos apenas 17 blogs sem traffic ranking na Alexa, enquanto mês passado eram 40. Essa redução se deve principalmente a correção do problema com o Blogspot, que sabotava a estimativa do tráfego de vários blogs.

Em relação ao mês passado, apenas dois blogs perderam traffic ranking: Bonfire (ranking anterior: 29º; categorias: Old Dragon, Dungeonist) — que caiu por ter mudado de endereço — e Mestre das Antigas (ranking anterior: 36º; categorias: miscelânea, Dungeon World, Old Dragon, Dungeonist).

Segue a lista com os 17 blogs da 69ª posição. Vários deles estão ativos e espero que ganhem traffic ranking em algum momento:

Apêndice A: Blogs retirados do Ranking RPGista

Este mês tivemos a saída de três blogs do Ranking. Os blogs Crônicas RPG e O Velho Crânio saem do Ranking por estarem sem publicar há mais de 12 meses, torceremos pelo seu retorno!

Já o blog Knight Of Hammer também está sendo retirado, por nossa equipe considerá-lo um agregador de conteúdo de outros blogs e fontes (algo que eu estávamos em dúvida mês passado, mas confirmamos este mês).

Apêndice B: Problemas com Blogspot no Ranking de Março

No Ranking do mês passado, eu deixei um mistério no ar: os maus resultados do Confraria de Arton e do Mundo Tentacular, dois blogs bastante ativos, que sempre estiveram entre os mais acessados, mas que por algum motivo, passaram a não ter acessos suficientes para sequer serem ranqueados pela ferramenta de estimativa de tráfego Alexa!

O caso não parecia ser um artefato da Alexa, uma vez que a SimilarWeb (outra ferramenta de estimativa de tráfego) apontava a mesma coisa. Após investigar um pouco mais, descobri que o problema era do Blogspot: a partir de 15/05/2018, a plataforma de blogs da google transferiu todos os seus blogs de endereços regionais (blogspot.com.br, .uk, .au, etc) para endereços internacionais (blogspot.com). Os endereços originais continuaram existindo, mas apenas redirecionam para o novo, de modo que muitos dos blogueiros nem notaram a mudança!

Por conta disso, todos os blogs com endereço “blogspot.com.br” registrados comigo passaram a cair no ranking a partir de junho/18, já que eles apenas redirecionam, não possuindo acesso algum. Corrigi o problema, retirando “.br” dos endereços, e agora podemos estimar o tráfego de todos estes blogs corretamente.


Siglas: RN = (traffic) ranking nacional. TR = traffic ranking (internacional). Blogs sem TR estão ordenados pela data da última publicação (checado em 7 de abril de 2019).

Os dados de traffic ranking da Alexa foram coletados no dia  7 de abril de 2019. Parte das demais informações foram obtidas via RSS (feedly), ou checando os blogs manualmente.

O GIF que aparece neste artigo foi feito usando sprites do RPG Maker MV. Algumas partes foram criadas por membros do Fórum RPG Maker (Hiddenone, Jack, Whtdragon, Raedwulfo), ou então criadas /modificadas por mim.

Agradecimentos a todo mundo que continua apoiando e divulgando o Ranking. Vamos agitar essa comunidade!

Você pode gostar...

14 Resultados

  1. Leishmaniose disse:

    Olá,
    Eita, Mundos Colidem no 5º Lugar! \o/
    E Edu, Lima tá querendo o gif! HAUAHUAUAHUAHUAHAUHAUA!
    Bonanças.
    Atenciosamente,
    Leishmaniose

  2. Raphael Lima disse:

    Eita Edu, quase me mata de ansiedade rapaz, mas finalmente saiu. Estamos muito felizes aqui no Mundos Colidem por está em 5º lugar.

  3. Mike Wevanne disse:

    Olha que massa, obtive TR com o As Crônicas Aleatórias pela primeira vez na lista! 😀

  4. O knight of hammer sempre fez traduçoes independentes. Nesse mes trouxemos muitos contos da antiga lista tormenta porem ainda tivemos publicaçoes proprias. Nao é um padrao trazermos material de outras fontes. De qualquer forma o material da lista tormenta nao esta no ar a quase 10 anos.
    O blog vai continuar criando material proprio e publicando e adaptando o material da antiga lista. E acredito que essa retirada é um erro de avaliação. O blog. Vai fazer 10 anos em outubro. Tem 1 administrador ativo. E alguns colaboradores eventuais.

  5. Rafael 47 disse:

    Olá RPGistas!
    Aqui é o Rafael 47 do RPG Next.
    Estou passando aqui para agradecer ao bonequinho parecido comigo no gráfico do ranking hahahahaha. Não sei se foi proposital, mas todos estão comentando isso. =D
    Obrigado pela análise. Não conhecia esse ranking. Agora irei acompanhar mais de perto até chegarmos nesse topo ae 😉
    Abs!

  6. Obrigadão pessoal… Segundo lugar!!!! É show ver o bonequinho da Confraria de volta ao ranking, depois dos problemas técnicos do blogger!!! Vamos que vamos!!!

  7. Olá aventureiros, teria como colocar o Beholder Cego nessa brincadeira?

  8. Aventureiros, gostaria de apresentar o Cyber Goblin ao clã dos blogs aqui no RPgista! Seria possível ainda nesse mês?! Desde já agradeço <3

    • Edu Guimarães disse:

      Oi Gabriel, por pouco cês não entram na lista desse mês. Sejam bem-vindos.
      Dois avisos:
      1. Por algum motivo, só consigo ver o feed de vocês no feedly até 26/10/18.
      2. Desses 6 meses que consegui olhar, vocês tem 30% de posts dedicados a RPG de mesa (3 de 10). Lembrem-se que o ranking é para blogs com 25% ou mais conteúdo sobre RPG de mesa no último ano. Para se manterem no ranking nos próximos meses, mantenham ou aumentem essa proporção 😉

  9. Como faz pra entrar no ranking? Tenho um site voltado para o RPG chamado Mvoimento RPG (http://movimentorpg.com.br)! 😀

Deixe uma resposta